As unidades da rede de hotéis econômicos SUPER 8 estão presente em muitas cidades pequenas e médias americanas e canadenses sempre a espera de um hóspede, oferecendo um serviço simples, porém honesto e dedicado, que a transformaram em líder de seu segmento. Por tanto, se você viajante, está procurando passar uma noite agradável e com preço justo, procure um dos milhares de letreiros amarelo com um número 8 em vermelho, e boa estadia.
A história
A história começou em 1972 quando Dennis Brown iniciou um sistema de gerenciamento de motéis. Já no ano seguinte, juntamente com Ron Rivett, ele deu início a um novo sistema, abrindo o primeiro estabelecimento com o nome SUPER 8 MOTEL no mês de setembro de 1974, que tinha capacidade para 60 quartos, diárias de US$ 8.88 (o preço cobrado na época era uma referência ao nome do hotel), na pacata cidade de Aberdeen, estado americano da Dakota do Sul. Os quartos do novo hotel incluíam camas, banheiro, telefone com discagem direta e aparelho de televisão - apenas o básico de que um viajante precisava - e o motel aceitava cartões de crédito. Além disso, o pequeno estabelecimento oferecia sempre quartos limpos e um atendimento amigável, principais características que a rede mantém até os dias de hoje. As inovações começaram já em 1975 quando foi implantado o sistema grátis de reserva chamado Superline, facilitando muito a tarefa de fazer uma reserva no pequeno hotel. Em 1976, mais uma inovação na área do marketing e relacionamento com o cliente, com o lançamento do programa de viajantes frequentes chamado The V.I.P Club (hoje renomeado para Wyndham Rewards). Ainda nesse mesmo ano a primeira franquia foi aberta na pequena cidade de Gillette no estado do Wyoming.
Depois de um período de expansão, no ano de 1979 a rede já contava com 71 estabelecimentos, que disponibilizavam 3.722 quartos e 57 mil reservas anuais. A década seguinte começou com o primeiro SUPER 8 MOTEL internacional sendo inaugurado em 1981 na província canadense de Saskatchewan. Em 1986, o programa de viajantes frequentes atingiu 270 mil membros e a rede contava com 402 motéis distribuídos por 42 estados americanos. Era um crescimento e tanto para uma rede tão nova. O sucesso do negócio pode ser medido em 1988, quando a cada 88 horas era inaugurada uma nova unidade do SUPER 8 MOTEL. A década de 1990 começou com números expressivos para a empresa, que possuía 900 estabelecimentos em funcionamento em 48 estados americanos. Já em 1993 a rede comemorou a inauguração de seu milésimo motel na cidade de Mt. Vernon no estado de Ohio.
A famosa campanha publicitária “Life’s Great at SUPER 8” foi introduzida nacionalmente em 1994, fazendo com que a rede se torna-se ainda mais popular entre os americanos. No ano seguinte inaugurou uma unidade em pleno centro de San Francisco, sendo o primeiro SUPER 8 MOTEL localizado em uma grande cidade. E lançou também a premiação (selo) PRIDE of SUPER 8, que tinha como objetivo principal aumentar a qualidade e o atendimento em todos os hotéis da rede. Pouco depois, em 1997, a rede atingia a marca de 1.600 estabelecimentos, totalizando 98 mil quartos em 48 estados americanos. E foi neste ano que a rede concretizou uma ação histórica: no dia 13 de agosto foi realizada a primeira reserva via internet. Em 1998 inaugurou seu primeiro estabelecimento na Ásia, mais precisamente em Cingapura. Após se tornar a maior rede americana de hotéis econômicos, em 2001, como forma de ampliar sua gama de serviços a SUPER 8 introduziu o “Breakfast with Pizzazz”, oferecendo café da manhã continental grátis em todos os seus estabelecimentos. Ainda nesse ano, a rede inaugurou seu estabelecimento de número 2.000 na cidade canadense de Cochrane em Alberta.
No ano seguinte inaugurou um estabelecimento na cidade de Nova York com uma grande festa em plena Times Square. Em 2004 a rede inaugurou sua primeira unidade na China, ingressando assim no segundo maior mercado consumidor do planeta. A partir de 2006 a rede SUPER 8 implantou uma série de medidas visando proporcionar mais conforto para seus hóspedes: todos os quartos passaram a contar com secador de cabelo, acesso a internet de banda larga gratuito, canais complementares para a TV a cabo, cafeteiras e rádio relógios com alarme. As unidades também contavam com uma loja de conveniência e todos os benefícios esperados de uma marca global, que conhece bem as necessidades destes viajantes. Em setembro de 2013, a rede inaugurou no município de Lagoa Santa, em Minas Gerais, a primeira unidade SUPER 8 no Brasil. Porém, o projeto brasileiro durou poucos anos e os hotéis da rede foram fechados. Em 2016, a rede inaugurou seu primeiro hotel na Alemanha, localizado na cidade de Munique.
Mais recentemente, além de renovar o ambiente e a decoração de seus quartos, a rede lançou mais uma de suas criativas campanhas de marketing: para o hóspede de número 888 que fizer o check-in em qualquer uma das unidades de seus hotéis, será cobrada uma diária de apenas US$ 8.88 - a mesma que o primeiro SUPER 8 oferecia quando foi fundado em 1974. Atualmente, você não precisa de um mapa para saber para onde está indo. Onde quer que seu espírito aventureiro o leve, siga as indicações para o SUPER 8. E, quando estiver em um dos hotéis da rede, pode confiar que você vai estar relaxado e descansado para o dia seguinte. Por isso, SUPER 8 é um companheiro confiável e testado para todos os viajantes.
Serviços honestos
Apesar da rede SUPER 8 ser de categoria econômica, todos os seus hotéis oferecem serviços diferenciados como:
● Internet banda larga grátis em todos os quartos.
● Café grátis no quarto e no lobby.
● Café da manhã continental grátis. O hotel ficou extremamente famoso pelo seu café continental, batizado de SuperStart® Breakfast, composto por cafés, chás, sucos, leites e derivados (como iogurtes), cereais, frutas e uma boa opção de pães, biscoitos e bolos.
● Crianças com menos de 17 tem direito a diária grátis (desde que esteja nos quartos dos pais).
● Banheiros com secador de cabelo e chuveiro ajustável.
● Televisões a cabo com canais Premium.
● Estacionamento gratuito.
● Garantia dos melhores preços (Rest Easy) ou a primeira noite grátis.
Em algumas unidades da rede existem piscina e salas de reunião. Em outras poucas é possível encontrar um restaurante no lobby. Além desses famosos serviços, que garantem uma hospedagem confortável e aconchegante, a rede é popular por suas promoções criativas. Todo mês de agosto a rede realiza a promoção “Celebrating The 8” com distribuição de prêmios, sorteios e eventos junto as comunidades onde está presente. Além disso, no dia 8 de agosto, todos os hotéis da rede cobram a diária com o mesmo preço de quando o primeiro hotel da SUPER 8 foi inaugurado há mais de quarenta anos: apenas US$ 8.88. Outra promoção de destaque é a Super 8 Destination Cofee Mug, onde o hóspede que comprar uma exclusiva caneca térmica terá direito a beber café de graça em qualquer hotel da rede por um longo período. Mais recentemente a rede redesenhou o visual de seus quartos - com roupas de cama elegantes, acabamentos sofisticados e comodidades modernas. Além disso, os quartos apresentam obras de arte em preto-e-branco exclusivas, representando marcos e paisagens locais. Com acomodações contemporâneas, café da manhã de cortesia e Wi-Fi grátis, o SUPER 8 é um companheiro de estrada confiável.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. No dia 8 de agosto de 2008, a data não foi escolhida por acaso, quando a rede SUPER 8 apresentou oficialmente na cidade de Aberdeen, onde o primeiro hotel da marca foi inaugurado, sua nova identidade visual que ganhou ares modernos, além da retirada definitiva da palavra MOTEL. A mudança visual foi acompanhada de uma nova decoração interna de seus hotéis. Mais recentemente, em 2018, SUPER 8 atualizou seu logotipo que ganhou a assinatura “by Wyndham” (atual proprietário da marca).
O novo logotipo pode ser aplicado também na horizontal (apenas na comunicação e não na sinalização de seus hotéis).
Os slogans
See You on the Road®. (2017)
An American Road Original. (2016)
Destination super.
See you along the way. (2002)
Life’s Great at SUPER 8. (1994)
For a night will spent! (1974)
America’s Finest Economy Lodging. (1978)
Clean and Friendly.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: Setembro de 1974
● Fundador: Dennis Brown e Ron Rivett
● Sede mundial: Parsippany, New Jersey, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Super 8 Worldwide Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária da Wyndham Hotels & Resorts Inc.)
● CEO: Geoff Ballotti
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Hotéis: 2.418
● Presença global: 5 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 24.000
● Segmento: Hotelaria
● Principais produtos: Hotéis econômicos
● Concorrentes diretos: Days Inn, Best Western, Econo Lodge, Comfort Inn, Holiday Inn, Quality Inn, Ibis e Motel 6
● Ícones: O café da manhã continental grátis
● Slogan: See You on the Road®.
● Website: www.super8.com
A marca no mundo
Atualmente a rede SUPER 8 é a maior na categoria de motéis econômicos, contando com mais de 2.400 hotéis nos Estados Unidos, Canadá, China, Alemanha e Arábia Saudita. Os estados americanos do Texas, Illinois, Califórnia e Iowa são os que contam com maior número de unidades da rede. O programa Wyndham Rewards, antigo SUPER 8 VIP CLUB, conta com mais de 13 milhões de associados, que desfrutam de muitas vantagens nas rede de hotéis.
Você sabia?
● Cada estabelecimento SUPER 8 tem em média 60 quartos (com cerca de 16 m²).
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 27/8/2019
Nice blog. Thank you for sharing. Motel in Cherokee IA
ResponderExcluir