Apenas três letras, TDK, representam a mais de meio século tecnologia avançada quando o assunto é guardar informações e facilitar a comunicação entre as pessoas. Outrora conhecida como sinônimo de fita cassete, a japonesa TDK contribui para que milhões de pessoas possam carregar milhares de informações de uma forma compacta e segura.
-
A história
Tudo começou no dia 7 de dezembro de 1935 quando a Tokyo Denki Kagaku Kogyo (cujo significado em português é Indústria Eletroquímica de Tóquio), que mais tarde viria a ser conhecida pelas iniciais TDK, foi fundada por Kenzo Saito a partir da descoberta do Ferrite, um material cerâmico com excelente propriedade eletromagnética, feita pelos cientistas e doutores Yogoro Kato e Takeshi Takei do Instituto de Tecnologia de Tóquio, sendo a primeira empresa a comercializá-lo no mercado. A primeira aplicação do produto comercializado pela empresa era em transformadores e coils. Apesar de inicialmente a demanda pelo Ferrite ser escassa, com o aumento de equipamentos eletrônicos no mundo, a procura pelo produto aumentou de forma gigantesca, e a TDK se beneficiou de sua grande aposta inicial.
-
-
A diversificação da linha de produtos da empresa teve início na década de 50, quando em 1951 passou a produzir capacitadores de cerâmica. A expansão da linha de produtos continuou em 1952 quando a empresa começou a produção de fitas magnéticas para gravação de áudio, introduzindo no mercado japonês a grande novidade. A empresa começou sua forte expansão internacional com o estabelecimento de uma subsidiária nos Estados Unidos em 1965. No ano seguinte a TDK introduziu no mercado as fitas cassetes compactas, sendo pioneira na indústria. Rapidamente a marca TDK se tornou sinônimo de fitas cassete pelo mundo. Com o crescimento da indústria de eletrônicos japonesa no período pós-guerra, a TDK, fabricante de componentes eletrônicos, se beneficiou disso, crescendo em um ritmo acelerado.
-
-
Depois de abrir seu primeiro escritório na Europa em 1970 na cidade de Frankfurt na Alemanha, no restante da década a empresa se estabeleceu em inúmeros outros países como Coréia do Sul, Inglaterra, México e Brasil, crescendo rapidamente, aumentando também sua oferta na linha de produtos, como o lançamento de fitas para vídeo-cassete e disquete para computadores (1982). No início da década seguinte, em 1983, devido a popularidade e sucesso da marca TDK, a empresa adotou oficialmente o nome de TDK CORPORATION. Pouco depois, em 1988, depois de lançar no mercado as fitas cassetes digitais, a empresa iniciou a produção de componentes eletrônicos na Alemanha.
-
-
No final desta década estabeleceu oficialmente a TDK Europe, abrindo seus escritórios centrais pouco depois, em 1991, em Luxemburgo, integrando a produção das linhas de áudio e vídeo. Nos anos seguintes com o avanço de novas tecnologias e o desenvolvimento de novas mídias, a TDK precisou se adaptar aos tempos modernos lançando no mercado em 1992 o Mini Disc para gravação e o DVD para gravaçãol em 1998. Nesta década, a TDK respondia por mais de 50% da venda e comercialização de Ferrite no mundo.
-
-
Com a chegada do novo milênio, a empresa que havia se tornado a maior produtora de fitas cassete do planeta, mudou radicalmente sua produção e passou a ser uma das líderes na fabricação de CD e DVD, inclusive lançando no mercado, o DVD regravável. Nesta época, em 2001, a empresa começou a fabricar microfones para computadores. A TDK está sempre um passo à frente: em 2004, foi a primeira indústria de mídias a utilizar o desenvolvimento BD pós tecnologia DVD.
-
-
Na era da convergência digital, em que as tecnologias de informação se tornaram mais poderosas e a Internet onipresente, os suportes de gravação que satisfazem a procura de capacidade, comodidade e mobilidade tinham que antecipar as necessidades emergentes dos consumidores para lhes permitir “viver o estilo de vida digital”. E, foi justamente isso que a TDK fez. Em 2007, a empresa japonesa licenciou sua divisão de mídias (CD, DVD, Blu-Ray e até pen-drives) por aproximadamente US$ 300 milhões para a Imation.
-
-
Os slogans
Life on Record.
Made and Played On.
Technology of the progress. (1980)
-
-
Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação: 7 de dezembro de 1935
● Fundador: Kenzo Saito
● Sede mundial: Tóquio, Japão
● Proprietário da marca: TDK Corporation
● Capital aberto: Sim (1961)
● Chairman: Hajime Sawabe
● Presidente: Takehiro Kamigama
● Faturamento: US$ 7.8 bilhões (2009)
● Lucro: - US$ 679 milhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 835 milhões (maio/2010)
● Fábricas: + 20
● Presença global: + 110 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 66.400
● Segmento: Informática e eletrônicos
● Principais produtos: CD, DVD, Blu-Ray, Pen-Drive e painéis solares
● Ícones: As fitas cassetes
● Slogan: Life on Record.
● Website: www.tdk-media.com
-
A história
Tudo começou no dia 7 de dezembro de 1935 quando a Tokyo Denki Kagaku Kogyo (cujo significado em português é Indústria Eletroquímica de Tóquio), que mais tarde viria a ser conhecida pelas iniciais TDK, foi fundada por Kenzo Saito a partir da descoberta do Ferrite, um material cerâmico com excelente propriedade eletromagnética, feita pelos cientistas e doutores Yogoro Kato e Takeshi Takei do Instituto de Tecnologia de Tóquio, sendo a primeira empresa a comercializá-lo no mercado. A primeira aplicação do produto comercializado pela empresa era em transformadores e coils. Apesar de inicialmente a demanda pelo Ferrite ser escassa, com o aumento de equipamentos eletrônicos no mundo, a procura pelo produto aumentou de forma gigantesca, e a TDK se beneficiou de sua grande aposta inicial.
-
-
A diversificação da linha de produtos da empresa teve início na década de 50, quando em 1951 passou a produzir capacitadores de cerâmica. A expansão da linha de produtos continuou em 1952 quando a empresa começou a produção de fitas magnéticas para gravação de áudio, introduzindo no mercado japonês a grande novidade. A empresa começou sua forte expansão internacional com o estabelecimento de uma subsidiária nos Estados Unidos em 1965. No ano seguinte a TDK introduziu no mercado as fitas cassetes compactas, sendo pioneira na indústria. Rapidamente a marca TDK se tornou sinônimo de fitas cassete pelo mundo. Com o crescimento da indústria de eletrônicos japonesa no período pós-guerra, a TDK, fabricante de componentes eletrônicos, se beneficiou disso, crescendo em um ritmo acelerado.
-
-
Depois de abrir seu primeiro escritório na Europa em 1970 na cidade de Frankfurt na Alemanha, no restante da década a empresa se estabeleceu em inúmeros outros países como Coréia do Sul, Inglaterra, México e Brasil, crescendo rapidamente, aumentando também sua oferta na linha de produtos, como o lançamento de fitas para vídeo-cassete e disquete para computadores (1982). No início da década seguinte, em 1983, devido a popularidade e sucesso da marca TDK, a empresa adotou oficialmente o nome de TDK CORPORATION. Pouco depois, em 1988, depois de lançar no mercado as fitas cassetes digitais, a empresa iniciou a produção de componentes eletrônicos na Alemanha.
-
-
No final desta década estabeleceu oficialmente a TDK Europe, abrindo seus escritórios centrais pouco depois, em 1991, em Luxemburgo, integrando a produção das linhas de áudio e vídeo. Nos anos seguintes com o avanço de novas tecnologias e o desenvolvimento de novas mídias, a TDK precisou se adaptar aos tempos modernos lançando no mercado em 1992 o Mini Disc para gravação e o DVD para gravaçãol em 1998. Nesta década, a TDK respondia por mais de 50% da venda e comercialização de Ferrite no mundo.
-
-
Com a chegada do novo milênio, a empresa que havia se tornado a maior produtora de fitas cassete do planeta, mudou radicalmente sua produção e passou a ser uma das líderes na fabricação de CD e DVD, inclusive lançando no mercado, o DVD regravável. Nesta época, em 2001, a empresa começou a fabricar microfones para computadores. A TDK está sempre um passo à frente: em 2004, foi a primeira indústria de mídias a utilizar o desenvolvimento BD pós tecnologia DVD.
-
-
Na era da convergência digital, em que as tecnologias de informação se tornaram mais poderosas e a Internet onipresente, os suportes de gravação que satisfazem a procura de capacidade, comodidade e mobilidade tinham que antecipar as necessidades emergentes dos consumidores para lhes permitir “viver o estilo de vida digital”. E, foi justamente isso que a TDK fez. Em 2007, a empresa japonesa licenciou sua divisão de mídias (CD, DVD, Blu-Ray e até pen-drives) por aproximadamente US$ 300 milhões para a Imation.
-
-
Os slogans
Life on Record.
Made and Played On.
Technology of the progress. (1980)
-
-
Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação: 7 de dezembro de 1935
● Fundador: Kenzo Saito
● Sede mundial: Tóquio, Japão
● Proprietário da marca: TDK Corporation
● Capital aberto: Sim (1961)
● Chairman: Hajime Sawabe
● Presidente: Takehiro Kamigama
● Faturamento: US$ 7.8 bilhões (2009)
● Lucro: - US$ 679 milhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 835 milhões (maio/2010)
● Fábricas: + 20
● Presença global: + 110 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 66.400
● Segmento: Informática e eletrônicos
● Principais produtos: CD, DVD, Blu-Ray, Pen-Drive e painéis solares
● Ícones: As fitas cassetes
● Slogan: Life on Record.
● Website: www.tdk-media.com
-
A marca no mundo
Atualmente a TDK, muito conhecida pela produção de fitas de audio e vídeo, CD, CD-ROM, MD, DVD e Blu-Ray, mas que também atua em inúmeros outros ramos como telefonia celular, veículos elétricos, áudio e som (microfones, fones de ouvido, e até pilhas), e comunicação de dados, está presente em mais de 100 países do mundo, possuindo mais de 20 fábricas e empregando 66.000 funcionários.
-
Você sabia?
● A TDK mantém um moderno museu dedicado a tecnologia, instalado em sua fábrica de Hirasawa no Japão, que mostra a história da marca e seus produtos, assim como as novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 12/5/2010
A marca no mundo
Atualmente a TDK, muito conhecida pela produção de fitas de audio e vídeo, CD, CD-ROM, MD, DVD e Blu-Ray, mas que também atua em inúmeros outros ramos como telefonia celular, veículos elétricos, áudio e som (microfones, fones de ouvido, e até pilhas), e comunicação de dados, está presente em mais de 100 países do mundo, possuindo mais de 20 fábricas e empregando 66.000 funcionários.
-
Você sabia?
● A TDK mantém um moderno museu dedicado a tecnologia, instalado em sua fábrica de Hirasawa no Japão, que mostra a história da marca e seus produtos, assim como as novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 12/5/2010
Li em um site especializado que em l966/67 um engenheiro de gravações dos estúdios ABBEY ROAD,foi acionado para solucionar problemas técnicos em uma inédita tecnologia de gravação para adenter exigências do grupo musical THE BEATLES, quando na gravação do álbum Sgt.peppers lonely hearts club band,tendo obtido êxito ao recorrer a empresa TDK. Isto é verdadeiro? Ou não passa de lenda?
ResponderExcluir