Representando a qualidade e precisão suíça os relógios da TISSOT têm sempre uma história para contar, parte da constante evolução de design e inovações tecnológicas que surpreendem e agradam seus exigentes clientes em todo o mundo, justificando seu lema corporativo: “Inovadores por Tradição”. Por isso a marca suíça tem estado na vanguarda da arte e da inovação desde sua criação em 1853.
A história
A tradicional empresa foi fundada no dia 1 de julho de 1853 com o nome de Ch. Félicien Tissot & Fils pelo montador de caixas de ouro Charles-Félicien Tissot e seu filho, o relojoeiro Charles-Émile, em Le Locle, uma pequena cidade localizada na área de Neuchâtel nas montanhas de Jura, e um dos berços da relojoaria suíça, para produzir relógios de bolso. Nessa altura, a empresa atuava como uma “comptoir d’établissage”, que consiste de uma rede de trabalhadores independentes altamente especializados que produzem diferentes peças de relógio em casa, mais tarde montadas e vendidas no “comptoir”. Os relógios TISSOT eram inicialmente destinados essencialmente aos Estados Unidos, o seu principal mercado. O primeiro modelo produzido pela empresa já era inovador: um relógio de bolso com dois fusos horários. Com apenas cinco anos de vida já vendia seus produtos no Império Russo. Conduzido por um espírito inovador e uma notável habilidade técnica, os dois fundadores começaram a construir uma marca tradicional, mas, ao mesmo tempo inovadora. Tanto na tecnologia dos seus movimentos, na pesquisa para materiais especiais ou mesmo nas funções do relógio, os engenheiros e relojoeiros da TISSOT desenvolveriam nos anos seguintes modelos pioneiros na história deste segmento. Toda essa tradição e qualidade fizeram com que a TISSOT, em 1904, começasse a produzir relógios e peças para a corte russa.
A marca produziu relógios de bracelete em 1911, que eram inicialmente voltados para mulheres. Um dos relógios de maior sucesso produzido pela empresa foi o conhecido modelo “Banana” ou relógio Prince, introduzido em 1916, com sua caixa curva que “abraçava” o formato do pulso e com a tradicional pulseira em couro. Em 1930, a TISSOT e a Omega se fundem para formar a primeira associação suíça de relojoeiros, conhecida como SSIH (Société Suisse pour l’Industrie Horlogère). Pouco depois, a marca revolucionou o mercado ao introduzir o primeiro relógio anti-magnético do mundo, fazendo com que o funcionamento não fosse afetado quando em presença de magnetismo. Poucos anos depois do término da Segunda Guerra Mundial, no início da década de 1950, o mundo assistiu ao nascimento de um relógio que faria história: o TISSOT NAVIGATOR, que possuía entre outras novidades múltiplos fusos horários (24 no total).
Na década seguinte a TISSOT introduziu no mercado sua primeira linha esportiva de relógios. A TISSOT é uma marca que nunca temeu os caminhos nunca antes percorridos, e por isso mesmo, no início da década de 1970, em pleno nascimento da era eletrônica, lançou o ASTROLON, primeiro relógio de plástico do mundo. Sua ousadia não parou por aí: na década seguinte lançou um relógio com caixa em granito, e pouco depois, um relógio em madrepérola, seguido de um modelo em madeira. Tanta inovação acabou chamando a atenção do Swatch Group, maior grupo relojoeiro do mundo, que arquitetou uma fusão em 1983 com a SSIH (proprietária das marcas TISSOT e Omega).
Pouco antes da chegada do novo milênio, a TISSOT apresentou uma tecnologia inovadora: o sistema T-Touch, que permite acessar às diversas funções do relógio através de um simples toque na tela. Grande parte da coleção atual dos relógios da marca utiliza esta tecnologia, que chegou ao grande público pelas mãos (ou será mais correto dizer pulso?) da bela Angelina Jolie nos filmes Tomb Raider e Mr. & Mrs. Smith. Ao longo de sua busca por inovações tecnológicas, a TISSOT também construiu sua reputação sobre incomparável elegância e estilo. Seus relógios são autênticos e acessíveis, com materiais especiais, funcionalidades avançadas e um meticuloso design detalhado para criar peças que são precisas e dotadas de estilo inconfundível. Pessoas do mundo todo reconhecem a dinâmica que determinou o destino de sucesso da marca por mais de 160 anos, que passou pelos pulsos de grandes personalidades, como por exemplo, Carmen Miranda, Elvis Presley, Nelson Mandela, Grace Kelly e Frank Sinatra.
Atualmente os relógios da TISSOT estão distribuídos por oito coleções, cada uma com várias dezenas de modelos e edições especiais tematizadas com os esportes apadrinhados pela marca. Com raras exceções, estes relógios têm uma essência puramente esportiva. Uma das principais coleções é a Touch Collection, que incorpora a tecnologia T-Touch. Nesta coleção merece destaque o modelo Silen-T, que através do mesmo sistema tátil, informa as horas silenciosamente através de vibrações. A coleção T-Lady é feita seguindo as novas tendências da moda, e talvez por isso, seja inteiramente feminina, com pulseiras coloridas e em formatos originais. Já a T-Sport, é uma coleção que inclui vários modelos altamente esportivos, que são precisos, sofisticados e contemporâneos. Numa vertente mais clássica, a marca criou ainda as coleções T-Classic (uma transição entre o estilo tradicionalmente clássico e o esportivo que marcam as coleções anteriores), Heritage (puramente clássica) e ainda a T-Gold (com modelos cujas caixas são total ou parcialmente em ouro). Curiosamente, a TISSOT ainda fabrica relógios de bolso, com uma vasta oferta de produtos que vai desde a recriação do relógio tradicional a novas e interessantes abordagens.
A linha do tempo
1951
● Lançamento do famoso relógio TISSOT NAVIGATOR, o primeiro relógio de pulso de corda automática com 24 fusos horários apresentados sem manipulação.
1965
● Lançamento do TISSOT PR516, um relógio esportivo com pulseira feita em aço inox cheia de furos.
1971
● Lançamento do TISSOT ASTROLON, primeiro relógio mecânico com caixa plástica do mundo.
1985
● Lançamento do TISSOT ROCKWATCH, primeiro relógio do mundo com uma caixa fabricada em madeira natural (granito e outras pedras).
1986
● Lançamento do relógio TISSOT TWOTIMER, que oferecia dois fusos horários, em analógico e digital, controlados com uma única coroa.
1989
● Lançamento do TISSOT WOODWATCH, relógio de pulso com uma caixa fabricada em madeira.
1992
● Lançamento do TISSOT CERATEN, um relógio feito em cerâmica e que teve seu nome derivado das palavras Ceramic (o material da qual é feito) e Ten (tempo de duração de sua bateria).
1996
● Lançamento de seus primeiros modelos autoquartz que possuíam autonomia de 6 dias.
1998
● Lançamento do TISSOT TITANIUM 7, relógio com caixa feita toda em titânio, um material extremamente resistente. O modelo rapidamente se tornou um verdadeiro sucesso.
● Lançamento de uma linha especialmente desenvolvida e voltada para as mulheres.
1999
● Lançamento do TISSOT T-TOUCH, relógio com sete funções adicionais (como por exemplo, cronômetro, bússola, altímetro, termômetro, calendário e alarme) ativadas através do toque em sua tela de cristal de safira.
2003
● Lançamento da linha clássica TISSOT HERITAGE em comemoração aos 150 anos da tradicional marca.
2005
● Lançamento do TISSOT PRECIOUS FLOWER, relógios femininos em forma de pétalas cravejados de diamantes.
2008
● Lançamento do TISSOT T-TOUCH EXPERT, relógio com onze funções adicionais ativadas através do toque em sua tela.
2009
● Lançamento do TISSOT SEA-TOUCH, equipado com três funções específicas para o mergulho: duração do mergulho, profundidade em tempo real e um variômetro, que indica a velocidade da descida ou da subida (um importante indicador, devido às mudanças súbitas de pressão que podem ser fatais). Com um total de oito modelos diferentes, merece destaque o relógio com uma pulseira em borracha laranja.
2014
● Lançamento do TISSOT T-TOUCH SOLAR, o primeiro relógio tátil do mundo alimentado por energia solar.
Uma marca verdadeiramente suíça
A TISSOT tem como principal missão o lema “Gold value at silver price” (em tradução livre “Valor de ouro ao preço da prata”). Segundo isso, oferece uma vasta gama de produtos de alta qualidade e de caráter inovador, a um preço acessível. Todos os relógios da marca são produzidos na Suíça, conferindo a famosa garantia “Swiss Made”. Todos os modelos TISSOT, salvo algumas exceções, apresentam as seguintes características em todos os seus modelos:
● Movimento ETA Swiss Made.
● Resistência de no mínimo 30 metros de profundidade.
● Vidro de safira, resistente a riscos.
● Bracelete e caixa feitos em aço inoxidável.
Precisão nos esportes
Nos esportes, como na vida, o tempo é tudo. O atrativo dos esportes é a competição, e a medição do tempo é uma parte integral deste universo. Conseguir medições exatas, umas atrás das outras, é um imperativo. Durante décadas, a TISSOT está envolvida na cronometragem esportiva. Ser Official Timekeeper significa que a TISSOT tem o privilégio e a responsabilidade de cronometrar cada milésimo de segundo de uma modalidade esportiva. E essa elevada precisão da marca suíça tem sido repetidamente reconhecida: na sua ilustre história, a TISSOT foi, ou ainda é, cronometrista oficial e parceira da NBA (poderosa liga americana profissional de basquete, com a qual a marca assinou em 2015 a maior parceria de sua história), NASCAR® (categoria mais popular do automobilismo americano), FIBA (Federação Internacional de Basquete), AFL (Australian Football League), CBA (Liga de Basquete Profissional da China), MotoGP™ (mais importantes competição de motociclismo do mundo), RBS 6 Nações (o maior campeonato anual de rúgbi do mundo) e dos campeonatos mundiais de ciclismo, esgrima e hóquei no gelo.
Os embaixadores
Para representar sua marca e divulgar seus produtos pelo mundo a TISSOT conta com uma equipe estrelada de embaixadores composta pela estonteante Danica Patrick (pilota de automobilismo), o motociclista Nicky Hayden, o jogador de basquete Tony parker, o ator chinês Huang Xiaoming, a atriz e modelo indiana Deepika Padukone, o motociclista suíço Thomas Lüthi e o espanhol Tito Rabat (piloto de motociclismo).
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. A primeira modernização do logotipo ocorreu em 1978. Mas foi em 1998, que a TISSOT adotou seu logotipo atual, onde o símbolo de + é o mesmo que se encontra na bandeira da Suíça, simbolizando a qualidade e a confiança que os relojoeiros orgulhosamente demonstram, desde 1853. O logotipo também pode ser aplicado com o símbolo ao lado esquerdo do nome da marca.
Os slogans
This is your time. (2015)
In touch with your time. (2010)
Swiss watches since 1853. (2009)
More than a watch.
Innovators by Tradition. (2002)
Why you should decide for one, which is less good. (1981)
Dados corporativos
● Origem: Suíça
● Fundação: 1 de julho de 1853
● Fundador: Charles-Félicien e Charles-Émile Tissot
● Sede mundial: Le Locle, Suíça
● Proprietário da marca: Tissot Ltd.
● Capital aberto: Não (subsidiária da The Swatch Group Ltd.)
● Chairman: Nayala Hayek (The Swatch Group)
● Presidente: François Thiébaud
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 220
● Presença global: 160 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 300
● Segmento: Relojoaria
● Principais produtos: Relógios e cronógrafos
● Ícones: O modelo Navigator
● Slogan: This is your time.
● Website: www.tissotwatches.com/pt-br/
A marca no mundo
A TISSOT é uma das principais marcas do Grupo Swatch, que vende seus produtos em mais de 15 mil pontos de venda, dos quais 220 são butiques próprias, localizados em 160 países ao redor do mundo. A marca suíça produz anualmente mais de 4.3 milhões de relógios. Com a missão declarada de fazer a excelência acessível, os versáteis relógios da marca podem ser encontrados a preços abaixo dos R$ 6 mil. Aproximadamente 60% dos relógios vendidos são para um público masculino. A TISSOT está entre as vinte marcas de relógios mais valiosas do mundo.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 16/12/2015
Ola amigos existe algum modelos feito de madeira com ouro
ResponderExcluirExcelente relógio tem muita qualidade e durabilidade.
ResponderExcluirMuito bom mesmo, sofri um acidente de moto e só fez tirar um pouco a tinta da parte superior da coroa e não aconteceu nada no vidro 😨😨
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