20.8.06

BEST BUY


Suas lojas se parecem com uma gigantesca caixa azul. Dentro é possível encontrar desde produtos de informática, até televisões de alta definição, equipamentos avançados de áudio e vídeo, ou qualquer aparelho eletrônico que facilite a vida do consumidor nesses dias modernos. Assim pode ser descrita a BEST BUY, um dos símbolos de sucesso do varejo americano que literalmente respira tecnologia e inovação. 

A história 
A história da rede BEST BUY começou no dia 21 de agosto de 1966 quando Richard Michael Schulze e seu sócio, James Wheeler, fundaram uma pequena loja especializada em componentes e sistemas de áudio com o nome de Sound Of Music, na cidade de St. Paul, estado americano de Minnesota. Schulze financiou a abertura dessa loja com suas economias pessoais e a hipoteca da casa de sua família. No ano seguinte, mais duas lojas foram abertas na cidade de Minneapolis, uma localizada no centro e a outra próxima da Universidade de Minnesota. Ao final deste ano as vendas atingiram US$ 173 mil. Pouco depois, em 1969, mais três lojas foram inauguradas na cidade de Minneapolis. Nesse mesmo ano, Schulze comprou a parte de seu sócio nos negócios. Na década seguinte, novas lojas foram inauguradas, o faturamento rompeu a barreira de US$ 1 milhão e a rede se tornou a maior vendedora de equipamentos de som das marcas Panasonic, Magnavox, Sony e Sharp. No dia 14 de junho de 1981, um violento tornado atingiu a loja de maior venda e rentabilidade da rede localizada na cidade de Roseville, estado do Minnesota. O teto caiu e os produtos foram parar no estacionamento. A empresa respondeu à tragédia com enorme criatividade através de uma liquidação chamada “Tornado Sale”, que se tornou um evento anual gerando enorme visibilidade para a rede. 

 

Ainda nesta década a empresa rapidamente expandiu sua linha de produtos, passando a comercializar também utensílios e equipamentos de vídeo, adotando o nome BEST BUY (algo como “a melhor compra”) somente no ano de 1983, quando possuía sete unidades. Foi neste mesmo ano que a primeira super-loja (chamada em inglês de “superstore”) foi inaugurada na cidade de Burnsville, estado do Minnesota, um formato que oferecia enorme espaço de venda, exposição atraente de produtos, grande variedade de itens de marcas conhecidas com desconto e central de serviço. A empresa não demorou muito para abrir seu capital e começar a comercializar ações na Bolsa de Valores no ano de 1985, possibilitando assim a inauguração de mais 12 lojas e ampliação de seus serviços. Quatro anos depois, a BEST BUY introduziu seu famoso logotipo contendo uma etiqueta amarela, que se tornaria um dos símbolos corporativos mais conhecidos pelos americanos. A empresa teve um crescimento meteórico na década de 1990, chegando a atender aproximadamente 300 milhões de consumidores por ano e se tornando a segunda maior rede de varejo eletrônico do país. Nesta época suas lojas ficaram conhecidas como “big blue box” em virtude do design externo delas, muito semelhante a uma grande caixa azul.


Em 2001, a BEST BUY começou sua expansão internacional com a aquisição da rede de produtos eletrônicos Future Shop do Canadá por US$ 368 milhões, inaugurando suas oito primeiras unidades sob a marca BEST BUY em solo canadense na região da grande Toronto, no ano seguinte. Em 2002, adquiriu a Geek Squad, uma empresa fundada em 1994 e que oferece suporte informático com atendimento 24 horas por dia, ampliando assim sua oferta de produtos. A BEST BUY iniciou suas operações na China em 2003, inaugurando, três anos depois, em dezembro de 2006, uma enorme loja (a maior da rede no mundo na época) na cidade de Xangai. Nesta época a empresa comemorou a abertura de sua loja de número 800 nos Estados Unidos. Dois anos mais tarde, a rede inaugurou sua milésima loja na cidade de Bloomington, estado de Minnesota. Ainda neste mesmo ano inaugurou lojas pilotos em Porto Rico e no México, ingressando assim em dois novos mercados. Pouco depois, em 2010, a rede inaugurou sua primeira loja no Reino Unido. Nos meses seguintes novas unidades foram abertas, iniciando assim seu plano de expansão pelo continente europeu, que não durou muito tempo em virtude da crise global por qual atravessava o velho continente.


No início de 2011, a empresa fechou todas as suas lojas na China, reforçando que sua aposta no mercado chinês iria restringir-se às operações da Five Star, rede de eletrônicos que adquiriu sete anos atrás. Nos últimos anos a BEST BUY vem sofrendo pesada e forte concorrência de grandes varejistas como Walmart e Amazon, e apesar dos prejuízos acumulados, a empresa aos poucos foi se reinventando, o que incluiu a adoção de novos formatos e conceitos de lojas, além do fechamento de centenas de unidades deficitárias. A BEST BUY tem mostrado um esforço contínuo de se atualizar aos novos tempos, especialmente reforçando suas vendas online. Depois de anunciar em fevereiro de 2018 que iria parar de comercializar CDs, a rede varejista de eletrônicos apresentou em maio um novo logotipo e um novo posicionamento, que realça sua cultura, sua experiência e seus talentosos funcionários.


Atualmente, cada loja da rede é muito bem dividida, em termos de layout, de acordo com suas enormes sessões: eletrodomésticos, eletroeletrônicos, games, informática e home-theater. Cada uma dessas lojas trabalha com um portfólio de marcas globais, incluindo corners especiais (espécie de “store-in-store”) da Apple, Samsung e Microsoft.


A linha do tempo 
1983 
Início da comercialização de vídeos cassetes em suas lojas. 
1989 
Implantação do sistema “Grab-and-go” (semelhante ao pegue e pague) em suas lojas. 
1997 
Se torna a primeira rede de varejo do segmento a comercializar hardware e software de DVD. Um ano depois a BEST BUY já vendia mais de um milhão de DVDs. 
1998 
Início da comercialização de televisões de alta definição em suas lojas. 
2000 
Lançamento de seu comércio online na internet, inaugurando mais um canal de vendas. 
A rede interrompe as vendas de equipamentos cassetes. 
Aquisição da MAGNOLIA Hi-Fi (renomeada Magnolia Audio Video em 2003), rede de lojas especializada na venda de eletrônicos de alta tecnologia. 
2001 
Lançamento do Redline Entertainment, um selo independente de música e distribuidor de vídeos esportivos. 
2003 
Lançamento do REWARD ZONE (a partir de 2013 rebatizado para MY BEST BUY), programa de fidelidade da BEST BUY. Atualmente o programa, um dos maiores do mercado americano, possui mais de 60 milhões de membros. 
2004 
Inauguração, em todas as lojas da rede, de quiosques da Geek Squad, fornecendo serviços informáticos e instalações a domicílio durante o horário comercial. Contando com mais de 20.000 técnicos, o serviço é divulgado com o slogan “We’re Here To Help”
Lançamento do LEARNING PLACE, serviço de pós-venda online. 
Lançamento, como item opcional, mediante à pagamento, da garantia estendida para todos os produtos, manual de instrução interativo e fórum de discussão online. 
2006 
Inauguração na cidade de Nova York da primeira unidade da BEST BUY MOBILE, pequenas lojas especializadas em telefones celulares e acessórios. Atualmente este formato de loja possui mais de 250 unidades, que oferecem aproximadamente 90 modelos diferentes de celulares e smartphones e 130 tipos de acessórios. 
2008 
Lançamento da BEST BUY EXPRESS™, uma máquina de venda automática que comercializa itens como máquinas fotográficas, iPod, GPS, filmadoras, HD externos, adaptadores, pen drives, fones de ouvido e muito mais. Inicialmente restritas a aeroportos, essas máquinas foram também instaladas em alguns selecionados centros de compra nos Estados Unidos. 
Aquisição do site de vendas de músicas digitais Napster por US$ 121 milhões, que seria venido em 2011 para a Rhapsody International. 
Iniciou a comercialização, em algumas de suas lojas, de instrumentos e equipamentos musicais. Atualmente mais de 150 lojas da rede nos Estados Unidos comercializam instrumentos musicais. 
2013 
Concretização de uma parceria com a Microsoft que permitia montar pequenas lojas WINDOWS STORE (para comercializar produtos como sistemas operacionais, Office, Xbox, Surface, Windows Phones) dentro de aproximadamente 600 unidades da BEST BUY espalhadas pelos Estados Unidos. Vale lembrar que a Apple e a Samsung já possuíam pequenas lojas dentro de unidades da BEST BUY.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações radicais durante os anos. A BEST BUY só adotou esse nome em 1983. Em 1989 apresentou um novo logotipo, já com um fundo amarelo.


Mas seu famoso logotipo com a etiqueta amarela somente surgiria em 1992, e rapidamente se transformaria em um dos símbolos mais conhecidos do varejo americano. Além da mudança radical, o logotipo perdeu definitivamente a palavra “superstores”. Em 2018 a marca apresentou uma nova identidade visual, que diminuiu consideravelmente a presença de sua tradicional etiqueta amarela (agora com novo design) ao tamanho de praticamente uma nota de rodapé. Além disso, o logotipo adotou uma nova tipografia de letra.


O novo logotipo da marca também deu flexibilidade para diversas aplicações, como mostra a imagem abaixo.


Os slogans 
Let’s talk about what’s possible. (2018) 
Expert Service. Unbeatable Price. (2013) 
Making Technology Work For You. (2012) 
Buyer be happy. (2011) 
Turn on the fun. (2009) 
The State of Things. (2008) 
Great Prices, No Pressure. 
Have Fun While Being the Best. 
Thousands of possibilities. Get Yours.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 21 de agosto de 1966 
● Fundador: Richard M. Schulze e James Wheeler 
● Sede mundial: Richfield, Minnesota, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Best Buy Co. Inc. 
● Capital aberto: Sim (1985) 
● Chairman & CEO: Hubert Joly 
● Presidente: Paula Baker 
● Faturamento: US$ 42.1 bilhões (2017) 
● Lucro: US$ 1 bilhão (2017) 
● Valor de mercado: US$ 21.8 bilhões (setembro/2018) 
● Lojas: 1008 
● Presença global: 4 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 125.000 
● Segmento: Varejo 
● Principais produtos: Televisões, celulares, aparelhos de som, câmeras e computadores
● Concorrentes diretos: Walmart, Target, RadioShack, Sears, Amazon, NewEgg e Apple Stores 
● Ícones: A etiqueta amarela 
● Slogan: Let’s talk about what’s possible. 
● Website: www.bestbuy.com 

A marca no mundo 
A rede BEST BUY, líder no mercado americano em sua categoria com 15% de participação, comercializa produtos como computadores, câmeras, videogames, celulares, eletrônicos, eletrodomésticos entre outros itens, através de 1.008 lojas nos Estados Unidos, Porto Rico, Canadá e México, empregando mais de 125 mil funcionários e alcançando faturamento de US$ 42.1 bilhões em 2017. Além disso, por suas lojas passam anualmente mais de 600 milhões de consumidores. A empresa ainda é proprietária da Magnolia Audio (6 lojas nos estados de Washington, Oregon e Califórnia), além de 250 BEST BUY MOBILE, pequenas lojas especializadas na venda de telefones celulares e acessórios, e mais de 200 BEST BUY EXPRESS, máquinas automáticas de venda localizadas em aeroportos e centros de compras. A empresa está entre as dez maiores do segmento de comércio eletrônico nos Estados Unidos. 

Você sabia? 
A marca utilizou-se de conceitos como “Making Life Fun and Easy” ou “Having Fun While Being the Best” para se posicionar diante dos consumidores. 
Os funcionários da BEST BUY são carinhosamente chamados de “Blue Shirt Team”, em virtude da camisa pólo azul-royal que utilizam. 
Mais de 70% da população americana vive a 15 minutos de uma loja da BEST BUY. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 24/9/2018

Um comentário:

  1. Parabéns pelo esplendoroso trabalho!

    Vou dar uma dica: você poderia adicionar nas informações os maiores concorrentes da empresa postada, daria um panorama do mercado.

    abraço e keep on the good work!

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