23.8.06

CARNIVAL CRUISE LINE


Seus navios são popularmente conhecidos pela suntuosa decoração e vasta opção de entretenimento a bordo. Os “hotéis cinco-estrelas flutuantes” da CARNIVAL CRUISE LINE, maior empresa do segmento em passageiros transportados, oferecem aos seus privilegiados hóspedes a chance de conhecer lugares exóticos e deslumbrantes desfrutando do máximo de conforto. Eles são conhecidos por sua atmosfera festiva e casual, oferecendo uma variedade de jantares a bordo, lazer e opções de atividades para qualquer humor e gosto. Desde uma refeição formal até opções mais casuais como os bistrôs com vistas para o mar, seus navios também oferecem jantares alternativos, pizzarias 24 horas, juntamente com entretenimentos deslumbrantes ao melhor estilo de Las Vegas. 

A história 
A história da CARNIVAL CRUISE LINE quase lembra a de um livro. Fundada no ano de 1972 pelo empresário israelense Ted Arison, considerado o pioneiro da indústria de cruzeiro moderna, e por seu sócio, Meshulam Riklis, a empresa começou sua história com um navio usado e um estoque de combustível suficiente apenas para ir da cidade de Miami, na ensolarada costa da Flórida, até San Juan, em Porto Rico. Confiando apenas nisso, Ted formou parceria com a American International Travel Service (AITS) para desenvolver e vender o cruzeiro da nova empresa, que lançava um conceito inovador: transformar um cruzeiro marítimo em férias com vinte e quatro horas de diversão. O primeiro navio da empresa, batizado de TSS Mardi Gras, zarpou do porto da cidade de Miami no dia 11 de março de 1972. Uma curiosidade: o navio encalharia em um banco de areia perto do porto de Miami, na sua viagem inaugural. Apesar do incidente, a empresa seria pioneira no conceito de cruzeiros marítimos com preços mais acessíveis e com duração mais curta de tempo.


Desde a primeira viagem, a companhia investiu no prazer de participar de um cruzeiro marítimo, inovando nas opções de lazer, tudo para tentar transformar as férias em alto mar em uma experiência inesquecível para cada passageiro. O resultado foi tão bom, que os turistas passaram a chamar os navios de “Fun Ships” (algo como “Navios Divertidos”). Esse termo continua ainda hoje resumindo descontração, bons serviços e um interminável desfile de atrações diárias, tanto na programação, quanto na gastronomia variada, representada pelos diferentes restaurantes a bordo de cada navio da CARNIVAL. Em 1974, a empresa ainda pequena, sobrevivia apenas das vendas da operadora turística AITS. Mas Ted persistiu em sua ideia e acabou comprando a AITS por simbólico US$ 1, assumindo uma dívida de US$ 5 milhões. No ano seguinte a empresa comprou seu segundo navio, o Empress of Britain (que depois seria rebatizado como TSS Carnivale).


Em 1978, o navio The Festivale, era o mais rápido na travessia de Miami para o Caribe. Nesta época a CARNIVAL CRUISE LINE já havia conquistado certa reputação no mercado, especialmente entre as famílias da classe média americana. No ano de 1982 estreou o navio Tropicale, a primeira novidade da indústria em anos, marcando o início da era dos luxuosos e caros transatlânticos. A empresa tornou-se a primeira linha de cruzeiro marítimo a anunciar na televisão em 1984, estrelando em seu comercial a atriz e cantora Kathie Lee Gifford como porta-voz. Nos anos seguintes a empresa incorporou a sua frota modernos navios como o Holiday (1985), o Jubilee (1986) e o Celebration (1987), que se tornou o maior navio da companhia, dando origem ao slogan “Most Popular Cruise Line in the World”, transportando mais passageiros que qualquer outra empresa de cruzeiro marítimo. Nesta época, a empresa lançou ações na Bolsa de Valores de Nova York arrecadando US$ 400 milhões, que seriam utilizados para futuras expansões (entenda-se compra de novos navios). Esse dinheiro também foi utilizado para aquisições de outras companhias regionais de cruzeiro marítimo, como por exemplo, em 1989, quando comprou a Holland America Line.


Nos anos de 1990 a empresa, renomeada para Carnival Corporation para se distinguir de sua companhia de cruzeiro, estreou em sua frota uma nova série de embarcações, os chamados mega navios, que tinham capacidade para mais de 2.500 passageiros, como por exemplo, o Ecstasy e o Fascination. Em 1995 foi vez do Imagination, seguido pelo Inspiration. Luxo, alegria, conforto, bem-estar era o que a CARNIVAL CRUISE LINES vinha praticando como meta para tornar cada viagem inesquecível a seus passageiros. No ano de 1996 introduziu em sua frota o Destiny, que na época era o maior navio de passageiros do planeta. Dois anos mais tarde, os navios MS Elation e MS Paradise, com capacidade para 2.040 passageiros, este último o primeiro navio non-smoke (proibido fumar em todas as áreas) do mundo, foram introduzidos na frota da companhia.


Em 2005, pela primeira vez na sua história, a empresa chegou à Europa com a sua mais nova linha de navios chamada Carnival Liberty, o primeiro “Navio de Lazer” a navegar em águas do Mediterrâneo. Na recente série de serviços oferecidos aos passageiros, um parque infantil com aproximadamente 400 m², juntamente com um excelente clube para adolescentes. Suas chaminés em formato de cauda de baleia são marca registrada e que identificam facilmente os navios da CARNIVAL CRUISE LINE, mesmo que a quilômetros de distância. A mais nova campanha de marketing da marca adota um slogan que é seguido à risca dentro dos navios da empresa: Todos pela Diversão. Diversão para todos (em inglês “Fun for all. All for fun”).


A frota 
Os navios da CARNIVAL CRUISE LINE divertem e relaxam milhões de passageiros todos os anos oferecendo suntuosas piscinas, sofisticados spas, lojas, esportes e atividades físicas, espetáculos e uma programação irresistível com atividades para adultos e crianças. Sem contar os shows, festas, cassinos e bares que animam ainda mais a vida noturna nos navios. O conforto para quem navega nestes colossos é total, com uma grande variedade de restaurantes, que oferecem desde jantares em ambientes tradicionais até os mais descontraídos. Há também opções de lanchonetes, cafés, sorveterias e pizzarias que funcionam até durante a madrugada. Atualmente a frota da CARNIVAL CRUISE LINE é composta por 25 modernos e confortáveis transatlânticos.


Entre as principais joias de sua frota estão: 
CARNIVAL SPLENDOR (2008): este gigante navio começou a operar no dia 2 julho com um cruzeiro que saiu de Genova na Itália para Dover na Inglaterra. O gigante oferece excelentes amenidades, incluindo o maior ambiente para crianças, com mais de 3.700 m² e um dos maiores spas, além de 4 piscinas, internet café, teatro, pista de corrida, diversos bares e lounges. Além disso, camarotes mais espaçosos e uma ampla, variada e excelente cozinha diferenciam-no de outros cruzeiros da mesma categoria. O mega-transatlântico de 113 mil toneladas e capacidade para 3.006 pessoas aportou no Rio de Janeiro em 2009 em sua rota para Los Angeles. 
CARNIVAL DREAM (2009): um dos maiores navios da empresa é um verdadeiro colosso flutuante com capacidade para 3.646 passageiros. Este navio apresentou grandes novidades, como os 11.250 m² de área só para adultos, batizada de Serenity; o The Lanai, uma área de lazer que se estende ao longo das duas laterais, com área para churrascos e banheiras de hidromassagens; o bar com música ao vivo Ocean Plaza, com ambientes cobertos e ao livre; uma tela de cinema junto a uma das piscinas; o moderno Spa Cloud 9 e o parque aquático WaterWorks com dois grandes escorregadores. 
CARNIVAL MAGIC (2011): este gigante dos mares, cinco vezes maior que o primeiro navio da empresa (o icônico TSS Mardi Gras), custou US$ 740 milhões e tem capacidade para 3.646 passageiros muito bem acomodados em suas suntuosas instalações. Este navio oferece entretenimento e amenidades incomparáveis para hóspedes de todas as idades, fazendo com que seja perfeito para famílias. Além da variedade de cabines tradicionais, oferece uma nova categoria de varandas (Cove Balcony), localizadas mais próximas do nível do mar, assim como várias cabines conjugadas que são ideais para grupos maiores. O navio foi responsável pelo lançamento de algumas inovações na empresa, como o RedFrog Pub, um bar com tema caribenho que serve um chope de marca própria, o restaurante familiar de comida italiana Cucina del Capitano e a SportSquare, uma grande área de recreação ao ar livre que introduz as atividades típicas do arvorismo, com dois percursos de corda com 70 metros de extensão. 
CARNIVAL VISTA (2016): o enorme transatlântico tem uma série de atrações inusitadas em alto mar. O navio de 133.500 toneladas e capacidade para aproximadamente 4 mil hóspedes conta com a primeira sala de cinema IMAX em cruzeiros, e o SkyRide, uma espécie de bicicleta que fica suspensa 45 metros do deque em um caminho de 243 metros com vista panorâmica. O destaque fica para a ampliada área de esportes, o SportSquare, onde além dos circuitos de arvorismo, contem campo de golfe, quadras, boliche e pista de corrida. Saindo das laterais e indo para os deques superiores, chega-se a um dos lugares mais agitados do navio. É lá onde estão os toboáguas, várias piscinas e o Serenity Deck, uma área reservada para relaxar em confortáveis espreguiçadeiras um andar acima do SPA.


Porque tanto sucesso? 
Persistente, enérgico e extremamente criativo Ted dedicou sua vida para o desenvolvimento da empresa, que se tornou uma lenda do transporte marítimo, tornando-se a mais popular e lucrativa empresa de cruzeiros em todo o mundo. O que fez a CARNIVAL CRUISE LINE tão popular? A empresa leva a sério um dos muitos de seus slogans “Por isso, tudo é muito divertido! Tantos lugares!”. Os navios da empresa são concebidos como verdadeiros hotéis flutuantes. A preocupação com a decoração temática a bordo é um dos pontos positivos: um grande átrio, painéis de luzes e móveis suntuosos fazem os passageiros se sentirem em Las Vegas ou, em casos extremos, até mesmo na badalada Hollywood. O entretenimento a bordo é constante; em todo o navio grupos musicais, cassinos e discotecas superlotadas até às quatro da manhã, se tornaram marcas registradas da companhia. Passageiros jantando em inúmeros restaurantes, assistindo a um show bem ao estilo de Las Vegas, em elegante e confortável teatro, sessões da tarde nas piscinas de águas transparentes, participando de uma variedade de atividades a bordo e em terra, onde se pode jogar golfe nos melhores campos, ou talvez andar de caiaque e canoa. Tudo isso, aliado a uma alegria e energia única 
é o estilo CARNIVAL CRUISE LINE presente em seus navios e transmitido por seus funcionários.


No total, 30% dos turistas (passageiros) estão na faixa etária abaixo de 35 anos, 40% entre 35 e 55 anos e 30% acima de 55 anos. Para atender interesses tão variados, cada funcionário da CARNIVAL CRUISE LINE tem um único objetivo dentro de cada navio: proporcionar o melhor atendimento a todos os passageiros. Da arrumadeira ao músico do piano-bar, além dos conhecimentos específicos de cada área, todos recebem treinamento especial para sempre oferecer o melhor serviço. Um trabalho levado a sério, com um sorriso, como convém a quem vende excelência, sonhos realizados e experiências de valor.


A mascote 
Em 2003 a empresa, aproveitando o alto grau de reconhecimento de seu principal símbolo, as famosas chaminés em forma de cauda de baleia, resolveu criar uma mascote para se aproximar do público infantil. Era o nascimento do FUN SHIP FREDDY, uma simpática chaminé com aproximadamente 1.83 metros de altura vestida com o tradicional uniforme dos funcionários do navio, que inclui luvas brancas, tênis azul e branco, bermuda e camisa pólo. A mascote está presente em todos os navios da empresa para alegria da garotada. Além de tirar fotografias, FREDDY é presença constante nas aéreas de recreação infantil e participa de várias brincadeiras.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Há alguns anos atrás a empresa modernizou seu logotipo, que passou a contar com a imagem real da chaminé (azul, branca e vermelha) em forma de uma cauda de baleia, principal símbolo de reconhecimento da CARNIVAL CRUISE LINE.


Como sua proprietária (a Carnival Corporation & plc) tem o mesmo nome, a empresa utiliza um logotipo corporativo diferente.


Os slogans 
Fun for all. All for fun. (2009) 
Million ways to have fun. (2005) 
So much fun. So many places. 
Just more fun… 
The Most Popular Cruise Line in the World. (1987) 
The Fun Ships. (1973)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1972 
● Fundador: Ted Arison e Meshulam Riklis 
● Sede mundial: Miami, Flórida, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Carnival Corporation & plc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● Chairman: Micky Arison 
● CEO: Arnold Donald 
● Presidente: Christine Duffy 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Frota: 25 navios 
● Passageiros transportados: 4.5 milhões (2015) 
● Presença global: 25 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 37.500 
● Segmento: Turismo 
● Principais produtos: Cruzeiros marítimos 
● Concorrentes diretos: Royal Caribbean, Norwegian, Star Cruises, Celebrity Cruises, MSC Cruzeiros e Disney Cruise Line 
● Mascote: Fun Ship Freddy 
● Ícones: As chaminés em formato de cauda de baleia 
● Slogan: Fun for all. All for fun. 
● Website: www.carnival.com 

A marca no mundo 
A CARNIVAL CRUISE LINE transporta aproximadamente 4.5 milhões de pessoas por ano, sendo 750 mil delas crianças e mais de 1 milhão idosas (passageiros acima de 55 anos), com vendas anuais superiores a US$ 7 bilhões. Com seus 25 modernos transatlânticos a empresa realiza cruzeiros para Bahamas, Caribe, Riviera Mexicana, Alasca, Havaí, Nova Inglaterra, Canal do Panamá, Austrália, Nova Zelândia, Europa, Canadá e Ilhas do Pacífico, em roteiros de 3 a 16 dias. A CARNIVAL tem 3.900 empregados em terra e aproximadamente 33.500 a bordo de seus navios. A CARNIVAL CRUISE LINE pertence a Carnival Corporation & plc, maior empresa do mundo neste segmento e proprietária de outras companhias de cruzeiro marítimo como a italiana Costa Crociere, as americanas Princess Cruises e Seabourn, a inglesa Cunard e a alemã AIDA Cruises. 


Você sabia? 
Ted Arison, fundador da CARNIVAL CRUISE LINE, também foi o fundador em 1966, juntamente com o norueguês Knut Kloster, da Norwegian Caribbean Line, pioneira em cruzeiros para o Caribe e mais tarde designada como Norwegian Cruise Lines (NCL), e hoje uma das maiores companhias de cruzeiro marítimo do mundo. 
Os navios da CARNIVAL CRUISE LINE são construídos pelo estaleiro Fincantieri de Monfalcone, na região de Trieste, na Itália. O estaleiro já construiu mais de 50 navios para a empresa americana. 
Depois da tragédia do furacão Katrina em 2005, três navios da empresa, Holiday, originalmente ancorado em Mobile, estado do Alabama e depois em Pascagoula no Massachusetts; Ecstasy e Sensation, ancorados em Nova Orleans na Louisiana, foram contratados, por um período de seis meses, pelo governo americano, que pagou US$ 236 milhões, para servir de abrigo às vítimas que perderam suas casas durante a tragédia. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 


Última atualização em 5/10/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário