Seu leque de opção é enorme. Desde a nevada Bariloche, passando pela cosmopolita Nova York, Orlando com os encantos da Disney, Madri, Caribe até países exóticos na Ásia ou o paradisíaco arquipélago de Fernando de Noronha. Tudo parcelado em vezes. Em muitos casos, sem juros. Cabe ao cliente escolher como quer viajar, para onde e por quanto tempo. O resto a CVC cuida com carinho, oferecendo a maior diversidade de roteiros e serviços turísticos do mercado brasileiro, atendendo a diferentes perfis de gostos e bolsos. Por isso, a CVC faz tudo por uma boa viagem e trabalha para transformar essa experiência na melhor conquista de sua vida, através de novas tendências e ampla rede de produtos e serviços turísticos.
A história
Tudo começou em 1972 quando Guilherme Jesus Paulus (foto abaixo), um então jovem agente de viagens da tradicional Casa Faro Turismo, dirigia um grupo de turistas em um cruzeiro pela Argentina. Lá, conheceu o então deputado estadual Carlos Vicente Cerchiari, que pretendia montar uma agência de turismo em Santo André, seu reduto eleitoral. O deputado propôs-lhe uma sociedade. Paulus aceitou e juntos fundaram no dia 28 de maio a Agência de Viagens CVC, batizada com as iniciais do nome do deputado. O novo negócio foi resultado da percepção de uma grande oportunidade a ser explorada: democratizar o acesso às viagens para brasileiros de todas as classes sociais. Nascia então o conceito de turismo de massa no Brasil. Poucos anos depois, em 1976, a sociedade foi desfeita e a CVC passou a ser administrada apenas por Guilherme e por sua esposa Luiza. Os primeiros resultados positivos não vieram de forma rápida. Isto porque, logo em seguida foi criado pelo governo o depósito compulsório, que determinava um depósito de US$ 1.000 para quem viajasse ao exterior. Resultado: as viagens internacionais praticamente desapareceram. E o pior: o turismo interno quase não existia ainda. Essa foi a primeira grande dificuldade enfrentada por Paulus. A CVC, então com quatro funcionários, entendeu que para consolidar sua atuação junto ao público consumidor seria fundamental inovar. Tanto que foi a primeira empresa a fretar aviões, a oferecer o parcelamento de viagens e a desenvolver produtos turísticos que cabiam no bolso de muitos cidadãos brasileiros. A CVC começou então a trabalhar com o turismo rodoviário nacional. Descobriu um nicho de mercado que estava concentrado no ABC paulista com as fábricas de grandes montadoras.
Em 1978, a CVC deu início à organização de grupos de viagem, atendendo principalmente aos grêmios de funcionários das indústrias da região. A CVC atuava fazendo promoções junto ao departamento de recursos humanos das empresas ou diretamente com os funcionários. Dá-se início à organização de grupos de viagem, atendendo principalmente aos grêmios de funcionários das indústrias do ABC Paulista. A CVC iniciou a organização de viagens para 1 dia de passeio, depois para finais de semana, até contribuir para que o trabalhador programasse suas viagens em feriados prolongados e nas férias. Em 1981 a agência já contava com uma carteira de clientes formada por mais de 300 grêmios e associações no Brasil para o turismo rodoviário. O crescimento dos negócios abriu as portas para estabelecer boas oportunidades com as companhias aéreas, hotéis e outros estabelecimentos turísticos. Foi nesta época, que surgiram os projetos cooperados, sendo o primeiro deles firmado com a Empresa Amazonense de Turismo, a Vasp e a rede hoteleira; que conseguiu o suporte para a venda de grande quantidade de viagens a Manaus, Salvador, Fortaleza e Maceió. Com o sucesso alcançado, a CVC continuou a investir nos cooperados obtendo muito sucesso ao fazer parcerias com órgãos oficiais de turismo. Esta década foi marcada também pelo surgimento dos pacotes de viagem com transporte aéreo e a inauguração das primeiras lojas fora do ABC Paulista.
Em 1989, um dado impressionava o mercado: a CVC havia comprado 100 mil passagens aéreas da Vasp. Esse volume representava 50% de todo o movimento mensal da companhia aérea. O empreendedorismo da operadora foi noticiado até pela imprensa internacional como case de marketing. No mês de outubro de 1992, a CVC começou a fretar aviões para uso exclusivo de seus passageiros. As primeiras viagens foram para destinos como Maceió, Natal, Porto Seguro, Serra Gaúcha e para a Pousada do Rio Quente, em aviões modelo Boeing 737-300/500. Pouco depois, enquanto as agências funcionavam em prédios e horários comerciais, a CVC resolveu inaugurar sua primeira loja dentro de um shopping center. Mais uma grande inovação ocorreu em 1997 quando a CVC instalou a primeira sala de embarque no Porto de Santos, para atender com conforto aos passageiros de cruzeiros marítimos. No ano seguinte, a empresa contava com lojas em São Paulo, Santos, Guarulhos, Osasco, Campinas, Mogi das Cruzes, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Belo Horizonte, Londrina, Florianópolis, Curitiba e Rio de Janeiro. Nesta época a CVC oferecia mais de 50 roteiros turísticos, embarcando aproximadamente 300 mil passageiros por ano.
Em 2000, o programa operacional e de vendas Systur, desenvolvido especialmente para a CVC, contava com mais de 670 terminais servidores interligados em todo o Brasil com capacidade para 12 mil transações por minuto. O perfil dos clientes da CVC começou a mudar nesta época, quando a empresa conquistou os consumidores da classe média, aproveitando a desvalorização do Real, que quebrou importantes concorrentes como a Soletur e a Stella Barros. Ambas dependiam das viagens internacionais, que de uma hora para outra se tornaram caras demais para a classe média brasileira. Diferentemente delas, a CVC atravessou este período com êxito graças ao turismo doméstico, sua principal aposta até hoje. Na época da crise cambial o turismo rodoviário respondia por 50% de suas vendas, os pacotes aéreos nacionais ficavam com 30% e os 20% restantes eram de viagens internacionais.
Em 28 de maio de 2002 a CVC completou 30 anos de história com 5 milhões de passageiros embarcados, 48 lojas no Brasil e uma nos Estados Unidos. Após um crescimento exuberante nos anos seguintes e depois de meses de negociação, no início de 2010, o fundo americano de private equity Carlyle adquiriu por R$ 700 milhões 63.6% da CVC, então maior operadora de turismo da América Latina. Apenas a operadora de turismo - incluindo os cruzeiros marítimos - foi envolvida no negócio. Sob o comando do Carlyle, a CVC iniciou a expansão para outros mercados, incluindo alguns países da América Latina. Outro fato marcante ocorrido no ano foi que a CVC se tornou uma operadora oficial da Disney. Com experiência de mais de 20 anos na operação e comercialização de roteiros turísticos voltados às famílias brasileiras em viagens para a Flórida a CVC passou a integrar o restrito hall de operadoras seletas Disney, um claro reconhecimento à qualidade de seus serviços em viagens assistidas. Além disso, a CVC comprou as 14 lojas da bandeira Turismo Carrefour, localizadas dentro dos supermercados da rede francesa. Nos anos seguintes, com a oferta mais intensa de serviços adicionais como locação de veículos, venda de ingressos, seguro-viagem e passeios, a CVC aumentou seu faturamento.
Foi a partir de 2015, em especial, que a CVC deu o maior salto evolutivo de sua história, dando início a um processo de aquisições no setor de viagens, de empresas e marcas distintas em segmentos complementares às viagens de lazer. Nesse ano, a empresa adquiriu o Submarino Viagens (venda de viagens online) e a RexturAdvance (especializada no segmento de viagens corporativas). No ano seguinte, foi concretizada a aquisição da Experimento Intercâmbio Cultural (com mais de 50 anos de expertise em cursos no exterior e intercâmbio cultural). Já em 2017, a empresa assumiu o controle acionário de mais duas empresas: Trend Operadora (focada em viagens corporativas e de lazer distribuídas via agências independentes) e Visual Turismo (dedicada a nichos como ecoturismo, viagens de lua de mel, resorts e hospedagens de charme e requinte). No final de 2017, a empresa passou a se chamar CVC Corporation, maior grupo de viagens das Américas. A partir deste momento a CVC seria uma marca (no segmento de viagens de férias e lazer) deste conglomerado de turismo.
A linha do tempo
1981
● Lançamento dos primeiros pacotes de viagem com transporte aéreo.
1983
● Inauguração das primeiras lojas fora do ABC Paulista, localizadas nas cidades de Santos, no litoral paulista, e em São José dos Campos, no interior paulista.
1992
● Início da venda de pacotes para Aruba no Caribe.
1993
● Aquisição de quatro ônibus Turismo tipo Luxo, totalizando uma frota de 15 veículos rodoviários.
1996
● Inauguração de sua primeira loja em shopping center, no Shopping Plaza Sul, em São Paulo. Era o início da estratégia de facilitar o acesso do brasileiro ao turismo - e de promover as viagens no varejo.
1997
● Contratação, por um período de um ano, de voos charters com a Transbrasil para Cancún no México.
● Início das vendas de pacotes para a Europa e Ásia.
2000
● Criação, em agosto, da primeira loja virtual de turismo do Brasil.
● Inauguração, no dia 28 de agosto, de duas novas lojas CVC em shoppings de São Paulo (Morumbi e Jardim Anália Franco).
2003
● Criação da CVC EVENTOS, empresa do grupo que se dedicava ao segmento do turismo de negócios.
● Fretamento do moderno transatlântico R5 Blue Dream, da operadora espanhola Pullmantur, para a temporada de verão de 2004. Esse foi o primeiro fretamento 100% já feito pela operadora.
● Lançamento, em janeiro, dos pacotes com destino ao Taiti e suas Ilhas, na paradisíaca Polinésia Francesa.
2005
● Inicia parceria inédita com a companhia aérea South African Airways para criar programas de viagem para a África do Sul com preços promocionais, bilhetes aéreos e roteiros, acompanhamento de guias de turismo fluentes em português e visitas por Cape Town, Johannesburgo, Pilanesberg, Sun City e Ilha Maurício. Este conceito de viagem ganharia força nos anos seguintes, com o programa CVC conhecido como “Mundo para Brasileiros”, que contava com roteiros exclusivos para brasileiros, hotelaria de primeira linha e assistência completa CVC.
● Fretamento de cinco transatlânticos na costa brasileira (três deles com o inovador sistema all inclusive, onde bebida e alimentação estão inclusos no preço).
2006
● Lançamento da Universidade Corporativa CVC, ferramenta de gerenciamento de treinamentos presencial e a distância (e-learning) destinada à capacitação de sua rede de distribuição no Brasil, formada por mais de 12 mil profissionais, entre funcionários e agentes de viagem diretos e indiretos.
2007
● Incorporação da companhia aérea Webjet, na época com uma única aeronave, e a transformou na terceira maior do Brasil, operando em mais de 20 cidades brasileiras com uma frota de 20 aeronaves, até vendê-la por R$ 70 milhões para a companhia Gol, em 2011.
● Entre os lançamentos de produtos internacionais, destaque para o roteiro Maravilha do Mundo, com início no Egito e término na Jordânia; programação permanente para Fátima (Portugal) e Santiago de Compostela (Espanha); Reino da Magia, com saídas semanais do Brasil para Orlando tendo destino os parques temáticos da cidade.
● Admissão de equipes de guias CVC falando português nas principais capitais do mundo, como Nova York, Paris e Dubai.
● Lançamento do primeiro ônibus CVC Double Deck. Inspirado nos veículos típicos da Europa, de dois andares, o ônibus oferecia aos turistas a visualização panorâmica dos principais pontos turísticos de Salvador.
● A tradicional bolsa de viagem CVC entra em sua quarta geração. A primeira delas, na cor branca, permaneceu por mais de 20 anos. Depois, veio a “amarelinha”, que circulou por uma temporada, até dar as boas-vindas à terceira geração de bolsas, na tonalidade azul, que vigorou até 2010. Agora, a nova bolsa, também na cor azul, é a primeira em formato mochila, com design prático e moderno.
2010
● Inauguração, em março, de sua primeira loja em um posto de combustível, no bairro da Saúde em São Paulo. A explicação para esta ousadia era simples: os postos se fortalecem no conceito de conveniência, detém grande fluxo de pessoas, possuem estacionamento gratuito para o cliente e oferecem horário de atendimento estendido, inclusive aos finais de semana.
● Passa a oferecer o serviço de locação de automóveis, que pode ser adquirido individualmente ou atrelado à venda de pacotes de viagem.
● A CVC chega ao estado de Roraima com a inauguração de sua primeira loja na capital Boa Vista. A novidade representa um marco histórico para a operadora, que conclui 100% de presença em todas as regiões/estados do Brasil, o que consolida a CVC como a única e a maior rede de varejo de turismo da América Latina.
2011
● Inauguração, em dezembro, da primeira loja em estação de metrô, localizada na Estação Butantã (SP).
● Lançamento do roteiro “Emoções na Terra Santa com Roberto Carlos”, uma viagem para a Terra Santa, passando por Tel Aviv, Tiberíades e pela capital Jerusalém, onde o cliente podia assistir a um grande show histórico do cantor Roberto Carlos, realizado na Sultan’s Pool, suntuosa casa de shows a céu aberto, aos pés da Cidade Antiga, onde o cantor interpretou canções de sucesso em português, inglês, italiano e em hebraico.
2015
● Passa a atuar no segmento de viagens de intercâmbio, ramo complementar às viagens de lazer e em franco crescimento.
● Lançamento dos “Roteiros de Volta ao Mundo” com 30 dias e a opção do cliente escolher as paradas que quer fazer pelo caminho e ao redor do mundo.
2017
● Lançamento em maio do programa Tô de Férias no SBT, onde o apresentador Mário Frias e sua família (esposa e filhos) viajam pelo Brasil e pelo mundo, com o objetivo de mostrar um turismo ao alcance de todos, mesmo os que sonham o ano inteiro com as férias perfeitas. O programa da CVC não renovou o contrato com a emissora no mês de agosto de 2018. O contrato chegou ao fim, mas a temporada do Tô de Férias continuou disponível na internet.
O sucesso
Sempre atenta aos anseios dos consumidores, a CVC lançou tendências e ampliou sua gama de produtos e serviços turísticos, a ponto de ser hoje a companhia de viagens líder na preferência dos brasileiros. Um exemplo disso é a estratégia traçada para conquistar o cliente da classe média, baseada na venda de pacotes de turismo com inúmeras facilidades. Metade das suas lojas está localizada em shopping centers, para literalmente “fisgar o consumidor” no momento em que está fazendo compras ou simplesmente passeando. O grande desafio da CVC é saber quais os sonhos desses turistas e fazer de tudo para serem realizados. Fazer com que a viagem caiba no orçamento é um deles; daí a facilidade no pagamento oferecida pela empresa. Atualmente, as viagens mais econômicas, como excursões rodoviárias para Foz do Iguaçu ou para o Rio de Janeiro, correspondem a 17% do movimento. Mas a CVC ainda acredita que muitos sequer sabem que têm condições de pagar por um pacote turístico. E desmistificar essa ideia é mais um dos planos da empresa. O brasileiro se tornou um turista mais consciente e exigente. Para que possam planejar suas viagens, a CVC trabalha com uma tabela com mais de 12 meses de antecedência, que permite ao turista preparar de forma antecipada o roteiro desejado entre os mais de 120 diferentes destinos que a empresa oferece por meio de 1.000 roteiros nacionais e internacionais, através de viagens aérea, rodoviária e marítima.
O segredo, em qualquer negócio, é estar atento a tendências e novidades. Aliás, a CVC sempre entendeu que para consolidar sua atuação junto ao público consumidor é fundamental inovar. Tanto que foi a primeira empresa a fretar aviões, a investir em um novo formato de distribuição de produtos turísticos no varejo, com a abertura de lojas em shoppings e hipermercados, bem como a oferecer o parcelamento de viagens em 10 vezes sem juros e a desenvolver produtos turísticos que caibam no bolso do consumidor. É neste âmbito, de antecipar-se ao desejo de seu público, permitir o acesso ao turismo, desenvolver regiões turísticas, gerar empregos e crescer junto com esta indústria, que a CVC se fortalece e reforça sua importância no dia-a-dia da economia brasileira e magnitude no setor de turismo. A operadora tem feito grandes investimentos principalmente no segmento de cruzeiros. O turista brasileiro descobriu o prazer de navegar e as companhias de cruzeiros internacionais têm explorado fortemente nossa costa nos últimos anos. Além do segmento de cruzeiros, a CVC ampliou as opções de destinos de ecoturismo e assumiu a operação de turismo de grandes eventos, como por exemplo, a Parada Gay em São Paulo e o Rock in Rio. Hoje em dia a CVC prima pelo cuidado com os passageiros em todas as etapas da viagem, seja no momento da compra, no acompanhamento do passeio e o retorno ao local de origem.
A evolução visual
O tradicional logotipo da CVC passou apenas por algumas pequenas modernizações ao longo dos anos. Depois de ganhar um visual em 3D e abolir a palavra “viagens”, em 2014 o logotipo ganhou o acréscimo de um traço inferior - underline - (entre o primeiro C e a letra V).
Os slogans
Tô de férias, tô de CVC. (2017)
SempreComVC. (2014)
Tudo por uma boa viagem. (2012)
Onde os sonhos viram conquistas. (2010)
Sonhe com o mundo. A gente leva você. (2008)
Para todo mundo, existe uma CVC. (2007)
A melhor maneira de viajar.
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 28 de maio de 1972
● Fundador: Guilherme Jesus Paulus e Carlos Vicente Cerchiari
● Sede mundial: Santo André, São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: CVC Corporation
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Presidente do conselho: Luiz Eduardo Falco Pires Correa
● Presidente: Luiz Fernando Fogaça
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Valor da marca: R$ 627 milhões (2019)
● Lojas: 1.322
● Presença global: 3 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 6.000
● Segmento: Turismo
● Principais produtos: Pacotes turísticos, reservas de hotéis e passagens aéreas
● Ícones: A cor amarela
● Slogan: SempreComVC.
● Website: www.cvc.com.br
O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca CVC está avaliada em R$ 627 milhões, ocupando a posição de número 19 no ranking das marcas mais valiosas do Brasil em 2019.
A marca no mundo
Hoje em dia a CVC (que responde por aproximadamente 50% dos pacotes comercializados no Brasil), têm mais de 1.320 lojas (das quais 20 próprias e o resto franqueadas), 7 mil agências de viagens credenciadas e um canal de internet que recebe mais de 5 milhões de visitas mensalmente, além de estar presente em todos os estados brasileiros. A empresa ainda possui acordos com representantes locais para a prestação de serviços com a marca CVC na Argentina e no Uruguai. A CVC embarca anualmente 4 milhões de passageiros, além de trazer mais de 35 mil turistas estrangeiros para o Brasil. A CVC oferece diversos serviços: turismo aéreo, terrestre e marítimo, com pacotes já formatados, opções do cliente criar o próprio pacote, além de comprar individualmente, ou atrelado a algum pacote, passagens aéreas, diárias de hospedagem, bilhetes de trens, seguro viagem, locações de automóveis, ingressos para parques temáticos, etc.
Você sabia?
● A CVC opera no mercado brasileiro há mais de 45 anos e, ao longo de sua história, já realizou o sonho de mais de 34 milhões de brasileiros, em viagens nacionais e internacionais.
● Os destinos nacionais mais vendidos pela CVC são: Porto Seguro, seguido por Bonito, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto de Galinhas e Florianópolis. Entre os destinos internacionais, a capital Buenos Aires é a preferida dos turistas brasileiros, seguida por Cancún, Miami, Nova York e Orlando. Outro grande sucesso da empresa é o “Circuito Quatro Bandeiras”. Trata-se de um roteiro clássico da CVC, que já foi realizado por mais de 115 mil brasileiros em mais de 20 anos. Com 16 dias de viagem, o circuito sugere o turismo contemplativo e inclui acompanhamento de guia de turismo em todo o percurso, passeios, hospedagens e alimentação em quatro países: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
● Hoje em dia, a maior parte dos clientes da CVC são famílias, que investem um tíquete médio de R$ 4 mil reais, para uma viagem para um casal com dois filhos.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Veja, Época Negócios e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 11/10/2019
Acompanhei o crescimento da CVC, simplesmente sensacional tudo o que Paulus fez. Empreendedor e visionário. Além de coragem invejável. Parabéns pelas informações, completas!!!!
ResponderExcluirGilberto
Eu tive o previlégio de fazer parte desta grande empresa de turismo, que é a CVC, conheço muito bem o trabalho arduo de seus diregentes como Guilherme Paulus, Luiza Paulus, Valter Patriani e outros grande amigos que la eu fiz e mantenho as amizade até hoje. Parabéns CVC pelo seu aniversário neste mes de maio.
ResponderExcluirMiguel Salvati
Estamos fazendo um trabalho acadêmico sobre a cvc. Mas não estamos encontrando algumas informações. Somos alunas de administração da UFAM-inc/bc. Será que você poderia nós ajudar?
ExcluirA CVC é a melhor agência de viagens, segundo o meu pai.
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