15.8.06

DISCOVER CARD


Um pequeno sol alaranjado em um cartão de crédito representa para milhões de americanos, não somente uma forma de pagamento, mas uma grife de serviços financeiros. O DISCOVER CARD foi responsável por oferecer vantagens, inovações e benefícios que mudaram o conceito de cartões de créditos nos Estados Unidos, como por exemplo, as recompensas em dinheiro pela utilização de seus cartões. Sua principal missão é ajudar pessoas a gastar de maneira mais inteligente, gerenciar melhor a dívida e economizar mais para alcançar um futuro financeiro melhor. 

A história 
A história da marca DISCOVER CARD, uma das mais conhecidas do mercado americano, surgiu de uma forma bem singular quando, em 1981, a tradicional rede de lojas de departamento Sears, Roebuck and Co., na época a maior varejista do país, comprou as empresas Dean Witter Reynolds Organization e Coldwell, Banker & Company, em uma tentativa de vender serviços financeiros aos seus consumidores, assim como dar mais uma opção de pagamentos aos frequentadores de suas lojas. O cartão de crédito DISCOVER CARD foi lançado no mercado em teste no ano de 1985 pela divisão de serviços financeiros da empresa batizada de Sears Financial Network, comandada por Ray Kennedy. A primeira compra com um cartão de crédito DISCOVER aconteceu no dia 17 de setembro deste ano, no valor de US$ 26.77, em uma loja da Sears na cidade de Atlanta.


Em 1986 o DISCOVER CARD foi lançado nacionalmente no país. E a marca revolucionou o segmento de cartão de crédito no mercado americano, quando durante o intervalo do Super Bowl (final do futebol americano profissional que tem o segundo mais caro do mundo para se anunciar) o comercial “Dawn of Discover” apresentou um pôr do sol com a frase “Very few things cost you nothing to get and pay you back every day. But now the Discover card does” (algo como “Muito poucas coisas não lhe custam nada e o pagam de volta todos os dias. Mas agora o cartão Discover faz”). Rapidamente o cartão de crédito ganhou uma base sólida de consumidores em todo Estados Unidos devido à grande popularidade da marca Sears. Além disso, o DISCOVER CARD não cobrava anuidade, incomum para a época, e possuía limites bem mais alto que seus tradicionais concorrentes.


Porém, o grande problema foi que a Sears passou a não aceitar nenhum outro cartão de crédito em suas lojas e seus concorrentes a não aceitar o DISCOVER CARD, restringindo assim o crescimento acelerado do cartão. Apesar dessas enormes dificuldades, em 1989, o DISCOVER assinou acordo com seu milionésimo estabelecimento, um restaurante na cidade de Wilmington, no estado americano de Delaware. No começo da década de 1990 a Sears começou a ter dificuldades com seus negócios de financiamento e cartões de créditos, e acabou vendendo sua divisão de serviços financeiros à empresa Dean Witter no dia 1 de março 1993, que pouco depois, em 1997, se fundiria com o banco Morgan Stanley. Em 1995, ocorreu o lançamento de sua página na Internet, que oferecia diversos serviços como acompanhamento da fatura, pagamento de conta e gerenciamento de pontos do programa de fidelização. Pouco depois, ainda este ano, o nome da empresa foi trocado para NOVUS SERVICES (“novo” em latim), para não confundir com seu principal produto, o DISCOVER CARD. Em 1998, a empresa lançou o DISCOVER PLATINUM, um cartão de crédito Premium que oferecia inúmeras vantagens e benefícios aos associados como bônus, isenção de anuidade, limite de crédito estendido e outros serviços complementares. Ainda nesta década, a marca ficou conhecida popularmente pela longa e duradoura campanha publicitária que tinha como slogan “It pays to Discover”.


Com a chegada do novo milênio, o banco Greenwood Trust, emissor dos cartões DISCOVER, passou a se chamar DISCOVER BANK, em uma tentativa de criar, não somente uma marca de cartões de créditos, mas uma grife de serviços financeiros. No ano de 2002, ocorreu o revolucionário lançamento do DISCOVER 2GO, primeiro cartão de crédito em formato de chaveiro com tarjeta magnética. No ano seguinte, os cartões DISCOVER passaram a serem aceitos no México. Ainda neste ano a marca lançou grandes novidades no mercado, como por exemplo, o DISCOVER GASOLINE CARD (cartão gasolina), que dava ao associado 5% do valor de suas compras em abastecimento e para despesas de manutenção de automóveis; o THE MILES CARD by DISCOVER CARD, um cartão que revertia em bônus despesas feitas em um raio de até 2.500 milhas (exceto de avião) em hotéis, locadoras de veículos, pacotes de viagens e lojas de lembranças; e o DISCOVER GIFT CARD, um cartão de presente pré-pago.


Depois de uma longa batalha judicial, onde a DISCOVER acusava, tanto a Visa como a Mastercard, de práticas desleais, em 2004 uma sentença favorável à empresa colocou os cartões DISCOVER em igualdade de mercado diante de seus principais concorrentes. Com isso, os cartões de créditos da marca passaram a serem emitidos também por outros bancos, como por exemplo, o GE Consumer Finance e o HSBC. Em fevereiro de 2006 a DISCOVER lançou no mercado americano o cartão de débito, depois de adquirir, no ano anterior, a empresa de sistema eletrônico de pagamentos Pulse; e o DISCOVER BUSINESS, conhecido como cartão de crédito corporativo. Além disso, seus cartões passaram a serem aceitos em vários países da América Central. No final deste ano, um acordo na China possibilitou que a marca DISCOVER fosse aceita em redes de caixas automáticos e estabelecimentos do país. Nos anos seguintes o DISCOVER CARD passou a ser o cartão americano mais aceito na China, batendo seus tradicionais competidores Visa, Mastercard e American Express. Acordo similar também foi fechado no Japão, fazendo com que a marca crescesse internacionalmente.


Em 2007, a empresa lançou o DISCOVER MOTIVA CARD, um cartão de crédito que dava bônus em dinheiro para os usuários que soubessem utilizá-lo de forma responsável. Até este ano o cartão era administrado pela Discover Financial Services, uma subsidiária do banco Morgan Stanley, que a partir de então se tornou uma empresa independente, com capital aberto na Bolsa de Valores. Em abril de 2008, a empresa adquiriu a divisão internacional da rede de cartões Diners Club do Citibank por US$ 168 milhões, se tornando assim uma das maiores administradoras do segmento. A empresa adquiriu somente a rede de cartões Diners Club, e não a licença para emiti-los, fazendo com que o DISCOVER no futuro passasse ser aceito em 185 países ao redor do mundo. Ainda este ano, lançou o cartão de crédito em PVC biodegradável, uma grande novidade no mercado.


No mês de dezembro de 2009, um acordo temporário com a Redecard (atual Rede) possibilitou à aceitação dos cartões DISCOVER no Brasil. Uma das vantagens da operação era possibilitar aos estrangeiros, que intensificaram sua presença no Brasil devido a Copa do Mundo e as Olimpíadas, pagarem despesas no país utilizando cartão de crédito da DISCOVER. Foi neste mesmo ano que a marca lançou um aplicativo que possibilitava seus associados a gerenciarem seus cartões e faturas em dispositivos móveis. A partir de 2010, a empresa passou a oferecer empréstimos para estudantes, ampliando assim sua oferta de serviços financeiros. Em 2012, os cartões DISCOVER foram emitidos pela primeira vez fora dos Estados Unidos, na Rússia e no Equador. Em 2013 a empresa introduziu o DISCOVER IT CARD (sua nova geração de cartões, sem anuidade e que oferece aos titulares as recompensas e serviços pelos quais a marca é conhecida, ao mesmo tempo em que oferece uma combinação exclusiva de recursos, benefícios e uma experiência aprimorada) e ingressou no segmento de empréstimos imobiliários. Pouco depois, em 2016, a marca brasileira de cartões de crédito e de débito Elo começou a ser aceita no exterior, tornando operacional a parceria firmada com a DISCOVER em agosto de 2015. Mais recentemente, em 2019, o Discover Bank anunciou que todos os seus clientes estavam livres de todas as taxas sobre seus produtos de depósito.


Atualmente, enquanto os cartões DISCOVER continuam não sendo tão aceitos na Europa, a marca tem forte crescimento no México, Canadá, Costa Rica, Belize, Micronésia Francesa e muitos países caribenhos. Além dos famosos cartões DISCOVER, a empresa também oferece serviços empréstimos estudantis, pessoais e imobiliários, contas correntes e de poupança e certificados de depósito através do DISCOVER BANK (com US$ 44.7 bilhões em depósitos, dados de 2018). Opera também a Discover Global Network, composta por milhões de estabelecimentos comerciais e de acesso a dinheiro; e a PULSE, uma das principais redes de débito/multibanco do mercado americano.


A evolução visual 
O logotipo da marca passou por remodelações desde seu lançamento no mercado. A primeira remodelação ocorreu em 1996, quando o logotipo ganhou novas tonalidades de cores e tipografia de letra. Em 2001, o tradicional e popular logotipo da marca foi substituído por uma identidade visual mais moderna e dinâmica, cujo símbolo central, um sol alaranjado, ganhou ainda mais destaque. A última remodelação da identidade visual da marca ocorreu em 2012, onde o sol ganhou uma coloração mais forte e impactante.


Os slogans 
We treat you like you’d treat you. (2010) 
Brighter. (2008) 
Where Discover Card is the Smart Choice. 
The Card That Pays You Back. 
For the slightly smarter consumer. (2000) 
It pays to Discover. (1989)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 17 de setembro de 1985 
● Fundador: Sears, Roebuck and Co. 
● Sede mundial: Riverwoods, Illinois, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Discover Financial Services Inc. 
● Capital aberto: Sim (2007) 
● Chairman: Lawrence A. Weinbach 
● CEO: Roger C. Hochschild 
● Faturamento: US$ 10.8 bilhões (2018) 
● Lucro: US$ 2.74 bilhões (2018) 
● Valor de mercado: US$ 26.8 bilhões (agosto/2019) 
● Associados: 55 milhões 
● Presença global: 190 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 16.600 
● Segmento: Financeiro 
● Principais produtos: Cartões de crédito e débito, empréstimos e serviços bancários 
● Concorrentes diretos: Visa, Mastercard, American Express, JCB, UnionPay, Pay Pal, Bank of America, JP Morgan Chase, Capital One e Citibank 
● Ícones: O sol do logotipo 
● Slogan: It pays to Discover. 
● Website: www.discover.com 

A marca no mundo 
Atualmente a Discover Financial Services é uma empresa de serviços bancários e pagamentos diretos, proprietária de uma das marcas mais reconhecidas no segmento de serviços financeiros dos Estados Unidos. O DISCOVER CARD é a terceira marca mais popular de cartões de créditos do mercado americano, possui mais de 55 milhões de associados, com aproximadamente 45 milhões de estabelecimentos cadastrados e uma enorme rede caixas automáticos, sendo aceito em 190 países ao redor do mundo, como por exemplo, Estados Unidos, Canadá, América Central, México, Caribe, China, Japão e Índia, entre outros. A DISCOVER é a sexta maior emissora de cartões de crédito do mercado americano, com volume de transações superiores a US$ 376 bilhões anualmente. A empresa ainda é proprietária da bandeira Diners Club e faz parcerias com marcas regionais, como com a japonesa JCB e a chinesa Union Pay. 

Você sabia? 
Pouco após seu lançamento nacional nos Estados Unidos, em 1986, surgiu um pequeno símbolo no DISCOVER CARD, que representava a Sears Tower, icônico edifício onde eram localizados os escritórios centrais da rede de departamento na cidade de Chicago, estado americano de Illinois. 
Até 2007, a marca DISCOVER aparecia com destaque acima da tradicional bola de ano novo na badalada Times Square, em Nova York, o que gerou ainda mais reconhecimento entre os consumidores americanos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 6/8/2019

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