15.8.06

HOOVER


No mundo inteiro, especialmente na América do Norte e na Europa, quando é pronunciada a palavra “aspirador” (vacuum cleaner, em inglês), a primeira coisa que vem a cabeça do consumidor é a marca HOOVER. Graças a marca americana a limpeza do chão deixou de ser um “trabalho sujo” e pesado para milhões de pessoas no mundo inteiro. E por isso, que há mais de 100 anos, a HOOVER faz parte do cotidiano de milhões de lares, constantemente repensando a maneira de limpar com eficiência. 

A história 
Tudo começou como toda grande invenção: por necessidade. A história teve início em 1907 quando James Murray Spangler, um inventor que nas horas vagas trabalhava como zelador noturno de uma loja de departamento na pequena cidade de New Berlin (agora conhecida como Canton), estado americano do Ohio, estava limpando os tapetes e as escadas da loja. Ao varrer, ele percebeu que a poeira em elevação no ar agravava sua crise de asma e começou a desenvolver um aparelho que resolvesse esse incômodo problema. Pouco tempo depois ele inventou uma engenhoca composta por um cabo longo (de vassoura) com uma caixa de lata, uma espécie de saco (feito com uma fronha de travesseiro) para reter a poeira e um motor de máquina de costura adaptado. Esta máquina retirava do ar as partículas de poeira, que tanto faziam mal para sua asma, ao limpar os tapetes.


Ele rapidamente percebeu que sua invenção, um aspirador elétrico e ao qual batizou inicialmente de “Suction Sweeper”, tinha um enorme potencial de venda e começou a procurar quem a financiasse. Susan Hoover, sua prima, concordou em experimentar a máquina em sua própria casa. Ela ficou encantada e entusiasmada com a nova invenção: o tempo gasto e o cansaço foram reduzidos à metade, e o pó, em vez de ser mudado de lugar, era absorvido e totalmente eliminado. O marido de Susan, William Henry Hoover, que tinha uma pequena loja de artigos de couro, comprou a patente da invenção, registrada oficialmente no dia 2 de junho em 1908, fundou a Electric Suction Sweeper Company, contratou seis empregados, manteve Spangler como supervisor de produção com remuneração baseada em royalties do novo negócio e deu início à produção, fabricando seis aparelhos por dia. O primeiro aspirador elétrico foi lançado oficialmente no mercado e ficou conhecido como Model 0.


Logo o mercado limitado de uma cidade provinciana se revelou insuficiente. Hoover tinha planos ambiciosos e estudava a melhor forma de vender o produto nacionalmente. Decidiu então publicar um anúncio no jornal Saturday Evening Post: qualquer pessoa que solicitasse podia experimentar gratuitamente o aspirador, durante dez dias. O anúncio tinha como objetivo ensinar os consumidores a utilizar o novo produto. Outra ação de lançamento foi mandar o produto para lojas de boa reputação nas cidades que requeriam a nova invenção, para demonstrá-la aos consumidores, comissionando seus gerentes em relação ao número de aparelhos vendidos. Era o início de uma grande rede de distribuição. A empresa então começou a treinar seus próprios vendedores e representantes para demonstrar o produto em seus showrooms ou em ações porta a porta. Em 1909, a HOOVER estabeleceu o departamento de designer e desenvolvimento de produtos. Neste mesmo ano seus aspiradores começaram a ser vendidos na Inglaterra e também no Canadá. Em 1912, a empresa já havia vendido produtos para a Noruega, França, Rússia, Bélgica, Holanda e Escócia. Pouco depois, em 1915, mesmo ano da morte de James Murray Spangler, a empresa mudou seu nome para Hoover Suction Sweeper Company. Em 1919 a marca era oficialmente registrada na Inglaterra e, já em 1921, os produtos HOOVER podiam ser encontrados nos quatro cantos do mundo.


No ano de 1926, depois de vários anos de pesquisa e investigação, foi criado o primeiro aspirador com batedor de tapetes incorporado. Enquanto uma barra de metal batia com delicadeza no tapete, uma escova removia o pó e a sujeira, enquanto um saco retinha o pó e o eliminava do ambiente. O modelo, que ficou conhecido como Hoover 700, originou um dos mais brilhantes slogans da publicidade mundial: “It beats as it sweepes as it cleans!” (algo como “Bate, escova e aspira!”). A década seguinte teve início com a construção, em 1932, da primeira fábrica na Inglaterra. Pouco depois, em 1936, antecipando muito as exigências do mercado, a HOOVER registrou a patente de um aspirador com tubo extensível, que, depois, se transformaria em uma característica comum dos modernos aspiradores. Com o passar do tempo novos produtos para limpeza de chão e carpetes foram introduzidos no mercado. A década também foi marcada pelo surgimento, no mercado britânico, do The Junior, um aspirado compacto desenvolvido especialmente para pequenas casas e apartamentos.


Com o início da Segunda Guerra Mundial, o crescimento da empresa foi interrompido, e sua produção voltada para suprir as necessidades do exército americano: as prensas de plástico foram utilizadas para a produção de capacetes e as máquinas de costura usadas para a fabricação de pára-quedas. Com a retomada da produção no pós-guerra, surgiram novos produtos, como por exemplo, o aspirador completo com inúmeros instrumentos para limpeza em 1947; as primeiras máquinas de lavar roupa em 1948 (produto com o qual a HOOVER se tornaria líder de mercado no Reino Unido); aspiradores em cores brilhantes; os sacos reutilizáveis para aspiradores em 1953; e o aspirador portátil em 1962. Nas décadas seguintes a empresa lançou outras inúmeras novidades, produtos com alta tecnologia, sempre baseados na qualidade e confiança que a marca tanto preza; e expandiu sua linha de produtos com a produção de uma vasta linha de eletrodoméstico (como lava-louça, lava-roupa, microondas, entre outros) especialmente no continente europeu. Em 1985, ocorreu a fusão entre a HOOVER e a Chicago Pacific Corporation, que quatro anos mais tarde seria adquirida pela The Maytag Corporation.


Depois de festejar o centenário da marca em 2008, nos anos seguintes a HOOVER passou a investir ainda mais nos aspiradores sem fio e apresentou tecnologias inovadoras como baterias de longa duração; a FloorSense™, capaz de detectar instintivamente uma mudança no tipo de piso para otimizar a limpeza; e a linha REACT™, com aspiradores equipados com tecnologia avançada e inteligente, desempenho poderoso e recursos simples para uma limpeza sem esforço, a qualquer hora e em qualquer lugar. Atualmente a marca HOOVER, no mercado da América do Norte, Ásia e América do Sul, pertence à empresa Techtronic Floor Care Technology Limited (através da divisão TTI Floor Care North America Inc.), que adquiriu a marca em 2007 da Whirlpool Corporation. Desde 1993, o grupo italiano Candy (atual Candy Hoover Group S.r.l.) é proprietário exclusivo da marca na Europa, Norte da África, em alguns países do Médio Oriente e em todo o território da antiga União Soviética.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas pequenas remodelações ao longo de sua história, mas sempre manteve a característica cor vermelha.


Já o logotipo da HOOVER COMMERCIAL (divisão que oferece uma linha completa de aspiradores comerciais, enceradeiras, limpadores, varredores mecânicos e equipamentos de limpeza pesadas para o chão, destinada ao uso em hotéis, empresas, restaurantes, entre outros) é aplicado na cor laranja.


Os slogans 
Born Innovative. (2017, Europa) 
I Love My Hoover. (2013) 
Hoover...Nobody Does it Like You. (2008) 
America loves its Hoovers. (2007) 
Generation Future. (2007) 
Hoover gets it. (2004) 
Deep down you want Hoover. (1998) 
Nobody does it like Hoover. (1993) 
Hoover keeps making it better. (1986) 
America trusts Hoover. (1984) 
America trusts Hoover to take care of its homes. (1977) 
Hoover. Helping you has made us a household word. (1971) 
Floorcare for people who care. (1962) 
Hoover fine appliances around the house....around the world. (1954) 
You’ll be happier with a Hoover. (1948) 
Give her a Hoover and you give her the best. (1938) 
It lights where it’s going...it’s clean where it’s gone. (1935) 
It Beats...as it Sweeps...as it Cleans. (1926) 
Just run the Hoover over. (1918) 
Don’t compromise with dirt. Have a Hoover. (1918) 
However clean, Hoover cleaner. (1912)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 2 de junho de 1908 
● Fundador: William Henry Hoover 
● Sede mundial: Glenwillow, Ohio, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: The Hoover Company 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Beppe Fumagalli (Candy Group) 
● CEO: Gary Scott (TTI Floor Care North America Inc.) 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Eletrodomésticos 
● Principais produtos: Aspiradores e equipamentos para limpeza de chão 
● Concorrentes diretos: Electrolux, Panasonic, Bosch, LG, Samsung, Miele, Russell Hobbs, Bissell, Kirby, Eureka e Dyson 
● Slogan: I Love My Hoover. 
● Website: www.hoover.com 

A marca no mundo 
HOOVER, a marca líder mundial em aspiradores e aparelhos domésticos para limpeza de chão (entre os quais enceradeiras, polidores e lavadoras de carpetes), além de acessórios, está presente em mais de 100 países no mundo inteiro, oferecendo o que há de mais moderno em aspiradores, lavadores e secadores de chão e carpetes. Na Europa, a HOOVER também comercializa uma linha de eletrodomésticos como máquinas de levar, secadores de roupa, fornos elétricos, microondas, entre outros itens. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 10/2/2018

2 comentários:

  1. Anônimo5:39 AM

    Sim....nos QUATRO CANTOS do mundo..... EXCETO ...BRASIL!!!

    O que significa que o Brasil não fica em nenhuma canto do mundo, certo??
    Eta paisinho infeliz ,esse!!!
    EStou procurando por produtos dessa marca aqui em SP e não acho nada:exceto sites estrangeiros!!! Ate na AFRICA ja achei essa marca, e aqui??so tenho SITES...do fim do mundo!!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3:51 PM

    Faço MINHAS as suas plavras!! Tb EU procuro produtos desta marca_incansavelm/e e no Brasil??? so sites estrangeiros1!! Ao menso em VIdeos podemos ve-los, heim??? Eta Paisinho de M..... esse nosso!!!mandelin

    ResponderExcluir