20.8.06

INFINITI


A marca INFINITI surgiu no mercado tendo como objetivo principal aliar luxo e sofisticação com agressividade e esportividade ao dirigir. Não somente conseguiu como fez de seus veículos verdadeiras máquinas que transformam movimento em emoção e prazer. 

A história 
Tudo começou em 1985 quando a montadora japonesa Nissan resolveu formar uma divisão, batizada de Horizon Task Force, para estudar o mercado americano de carros de luxo, que na época crescia em um ritmo alucinante, e viabilizar um projeto para concorrer com as marcas de luxo recém introduzidas de outras duas companhias japonesas, Toyota (Lexus) e a Honda (Acura). Com o resultado dos estudos e pesquisas em mãos a montadora japonesa resolveu formar uma divisão exclusiva para a produção de carros de luxo. Pouco depois, em 1987, a divisão passou a se chamar oficialmente INFINITI, e começou o desenvolvimento do modelo batizado de Q45. Depois de mais de dois anos de intensa pesquisa e desenvolvimento, exatamente no dia 8 de novembro de 1989, a INFINITI abriu oficialmente as portas de 51 concessionárias para vender ao público americano dois modelos de automóveis de luxo: o Q45, um luxuoso sedã de porte grande equipado com o motor V8 mais potente da sua categoria na época, além de suspensão ativa e outros recursos tecnologicamente avançados; e o M30, um cupê de luxo de duas portas, introduzido para competir com a BMW Série 5 e o Mercedes Benz Classe E.


Rapidamente, o modelo Q45, começou a “roubar” vendas da BMW e Mercedes-Benz. O terceiro modelo da marca foi introduzido em 1991 com o lançamento do INFINITI G20. No ano de 1994 a vendas ultrapassaram as 50 mil unidades pela primeira vez desde seu lançamento, provando que a marca INFINITI era um enorme sucesso entre um público que buscava luxo e desempenho. Em 1995, a marca apresentou uma nova família de motores V6: a série VQ. Projetado para uma potência, torque e consumo de combustível ideais, o VQ seria um dos dez melhores motores nos próximos 14 anos. Nos anos subsequentes novos modelos foram sendo lançados no mercado, conquistando inúmeros prêmios em design e posicionando a INFINITI, definitivamente, como uma marca exclusiva e para poucos.


Entre os modelos introduzidos estavam os automóveis da série I, constituída por sedãs de porte médio, baseados no Nissan Maxima; e o QX4, uma Nissan Pathfinder modificada e muito mais luxuosa, marcando o ingresso da marca na categoria de veículos utilitários esportivos luxuosos de porte médio. Apesar dos novos lançamentos e da qualidade de seus automóveis, durante a década de 1990, as vendas da marca caíram bastante, especialmente devido à má situação financeira da Nissan, e por volta do ano 2000 a INFINITI quase desapareceu. Juntamente com a revitalização da Nissan, capitaneada pelo brasileiro Carlos Ghosn, a INFINITI passou por uma reformulação severa e ganhou foco na performance esportiva. Um exemplo disso aconteceu em 2002, quando a terceira geração do modelo Q45 estreou no mercado, provando que o automóvel continuava a ser um grande sucesso de vendas em território americano; ou em 2003, quando a marca lançou no mercado o INFINITI FX (um utilitário esportivo crossover cujas linhas tinham influência nos modelos da categoria cupê) e o INFINITI G35 (disponível nas versões sedã e cupê, esta última denominada G37 a partir de 2007).


Somente a partir de 2005, ano em que a INFINITI alcançou um recorde de vendas quando foram comercializadas 136.401 unidades, a empresa começou a expandir a marca para outros mercados internacionais, que incluíam a Coréia do Sul, Taiwan, Rússia, México, Canadá, alguns países do Oriente Médio, e pouco depois ao Reino Unido, China e alguns países europeus, provando que a Nissan havia feito uma escolha certeira quando ingressou no lucrativo segmento de automóveis de luxo. Em 2010 a marca criou a divisão INFINITI PERFORMANCE LINE (IPL), responsável pela criação de versões esportivas e modificadas dos modelos originais, que possuem aperfeiçoamentos técnicos, incluindo motores e chassis, mas também estéticos. A primeira criação desta nova linhagem de automóveis foi o IPL G Coupé, desenvolvido a partir do cupê G37. O primeiro aprimoramento que o modelo recebeu foi no motor 3.7 V6 24V, que, após adquirir novo sistema de escape e programação da injeção eletrônica, teve seu rendimento elevado de 330 cavalos de potência para 348 cv. Para completar o pacote elaborado pela IPL, o G37 recebeu novos spoilers laterais e nos pára-choques dianteiro e traseiro, além de assentos esportivos.


A partir de 2013, a marca INFINITI foi completamente reposicionada no mercado, apresentando novos modelos, adotando uma nova nomenclatura para seus automóveis e investindo muito em marketing nos mais importantes mercados mundiais. Atualmente, a linha de modelos da INFINITI, que tradicionalmente foram baseadas em plataformas de modelos da Nissan, é desenvolvida quase que de maneira independente, a fim de melhor delinear a marca sob os conceitos de luxo e performance. As concessionárias INFINITI, por exemplo, têm toda uma estrutura e arquitetura diferenciada, assim como o design de seus novos modelos.


A linha do tempo 
1997 
Lançamento do INFINITI QX4, um utilitário esportivo derivado do Nissan Pathfinder. Além de algumas alterações visuais, a versão trazia interior mais luxuoso, com revestimento de couro e apliques de madeira. 
2003 
Lançamento do INFINITI G35, modelo de porte médio oferecido nas versões cupê e sedã. 
Lançamento do INFINITI M35, um sedã luxuoso top de linha da marca. 
Lançamento do INFINITI FX, um crossover com influência das linhas cupê como o INFINITI G35, Nissan 350Z e Nissan Murano. 
2004 
Lançamento do INFINITI QX, um luxuoso utilitário esportivo de grande porte com amplo espaço para até oito passageiros equipado com tecnologia de ponta e muito conforto. O modelo era impulsionado por um motor V8 de 5.6 litros e 320 cavalos de potência. 
2007 
Lançamento do INFINITI EX, um cupê crossover com tração integral permanente, menor do que o já conhecido utilitário FX. Uma das novidades introduzidas no EX era um sistema de monitoramento que proporcionava ao motorista visão completa por toda a volta do veículo, através do uso de quatro pequenas câmeras, muito útil ao estacionar. Outra era o que a montadora define como um escudo contra arranhões, proporcionado por uma camada de um verniz transparente criado para manter permanentemente o brilho da carroceria. 
2008 
Apresentação do INFINITI G37 conversível, que começou a ser comercializado no ano seguinte. 
2009 
Apresentação no Salão do Automóvel de Genebra, em comemoração aos 20 anos da marca, do conceito ESSENCE, modelo que unia acabamento a uma moderna motorização híbrida composta por um motor a gasolina V6 3.7 bi-turbo com injeção direta de combustível e outro elétrico alimentado por baterias de lítio. A marca francesa Louis Vuitton assinou o design interior do ESSENCE utilizando na cabine muito couro Alcântara e detalhes cromados. 
2012 
Lançamento do QX60, um crossover de médio porte com capacidade para sete passageiros. A versão híbrida foi apresentada em 2016, equipado com motor 2.5 sobre-alimentado, que trabalha em conjunto com um motor elétrico. 
2013 
Lançamento do Q50, um sedã compacto que substituiu o modelo G. Inicialmente foi equipado com motor V6 3.7 de 332 cv, com tração traseira e transmissão automática de sete velocidades. Foi o primeiro modelo da marca a ser oferecido também na versão híbrida. 
Lançamento do QX50, um veículo utilitário esportivo de médio porte. 
Lançamento do Q60, um esportivo de luxo (duas portas) oferecido nas versões cupê e conversível. Com grade gigante em forma de boca de tubarão, faróis arrojados e com LEDs, e um para-choque com tomadas de ar pequenas, o estilo esportivo e equilibrado agradou bastante. Uma curiosidade: em 2016 o diretor executivo de design da INFINITI, Alfonso Albaisa, levou o cupê esportivo Q60 para ser emplacado em Cuba. Trata-se do primeiro registro de um automóvel norte-americano (apesar da origem japonesa, o modelo é fabricado nos Estados Unidos) em 58 anos na ilha do falecido Fidel Castro. 
Lançamento do Q70, um luxuoso e potente sedã. Oferecido em várias motorizações (3.7-litros V6, 5.6-litros V8 ou 3.5-litros V6 hybrid), o modelo tem interior luxuoso com sistema de som da americana Bose. A linha oferece a versão Q70L, com carroceria estendida (ganhou 15 centímetros na distância entre eixos, para privilegiar o espaço para joelhos e pernas de quem viaja no banco traseiro). 
Lançamento do QX70, um crossover esportivo com motor potente e visual arrojado. 
2014 
Lançamento do jipão de luxo QX80, uma reformulação do QX56 (introduzido em 2004) que passou por uma reestilização. Com espaço para sete pessoas (há opção de oito assentos), o modelo traz um motor 5.6 V8 de 400 hp e câmbio automático de sete marchas. 
2015 
Lançamento do Q30, um pequeno hatchback luxuoso com cinco portas. O modelo premium tem design ousado e bastante fiel ao conceito apresentado em 2013. Com visual diferenciado, a versão Sport é 15 mm mais baixa, tem suspensão mais firme, para-choques mais esportivos, grade frontal em preto brilhante e rodas de liga leve aro 19. 
2016 
Lançamento do QX30, um pequeno crossover de luxo com 4.430 mm de comprimento e que oferece 192 mm de altura ao solo. O motor é um 2.0 turbo a gasolina, que envia a potência para as rodas traseiras através de uma transmissão automática de sete velocidades.


A nomenclatura 
Seus modelos de cupês e sedãs recebem nomes com uma letra (Q), enquanto os utilitários esportivos e crossovers recebem duas letras (QX) como denominação. Após a(s) letra(s) segue um número que reflete o lugar do modelo na linha da marca. Essa nova nomenclatura foi adotada a partir de 2013. O primeiro modelo a seguir esta nova nomenclatura foi o Q50, que substituiu o sedã G.


As tecnologias e o pioneirismo 
Muita além de design, potência e luxo, a INFINITI sempre prezou pela utilização das mais avançadas tecnologias para criar uma experiência de condução fantástica. Ao longo dos anos a marca introduziu tecnologias revolucionárias, e muitas das quais pioneiras, na indústria automobilística: 
Intelligent Cruise Control (2001): sistema que detecta o tráfego à frente, ajustando a velocidade automaticamente para que o condutor possa manter distância segura, aumentando a resposta de reação em caso de acidentes. 
Infiniti Voice Recognition (2002): sistema pioneiro de reconhecimento de voz que permite ao condutor assumir o comando das configurações do veículo sem tirar as mãos do volante. 
Around View® Monitor (2007): pioneira e revolucionária, esta tecnologia permite ter acesso virtual de 360° do veículo durante manobras. 
Active Lane Control™ (2007): sistema que utiliza câmeras na carroceria para detectar as faixas de rolamento no pavimento e avisar ao condutor quando o veículo sair delas. 
Blind Spot Intervention™ (2010): primeiro sistema de intervenção de pontos cegos capaz de detectar quando alguém entra na área do ponto cego e, caso o condutor mude de faixa, a direção é ajustada, orientando o motorista de volta à sua posição. 
Backup Collision Intervention (2012): sistema pioneiro de colisão traseira capaz de detectar perigos iminentes e ativar automaticamente os freios. 
Direct Adaptive Steering® (2014): sistema que controla de forma mais apurada os ângulos dos pneus e os movimentos da direção, transmitindo as intenções do condutor para as rodas mais rapidamente do que um sistema mecânico tradicional. O sistema conta ainda com quatro modos de customização de acordo com as preferências de condução do motorista ou com as condições do pavimento. 
Intelligent Dual Clutch Control (2014): transmissão inteligente de dupla embreagem.


A evolução visual 
O logotipo da marca INFINITI (cujo nome deriva de infinity, “infinito” em inglês) é composto por duas linhas centrais em um distintivo. Isso representa uma estrada indo em direção ao desconhecido. Por algum período, essa identidade visual ganhou um visual em 3D (imagem á direita), mas rapidamente retornou ao original. O logotipo também pode ser aplicado na horizontal.


Os slogans 
Empower The Drive. (2016) 
Inspired Performance. (2009) 
Accelerating the Future. (2001) 
Thinking of you. (1996) 
It’s everything that’s possible. (1994)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 8 de novembro de 1989 
● Criador: Nissan Motor Co. Ltd. 
● Sede mundial: Wan Chai, Hong Kong 
● Proprietário da marca: Infiniti Motor Company Ltd. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Nissan Motor Co. Ltd.) 
● Chairman & CEO: Roland Krüger 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Concessionárias: 350 
● Vendas globais: 230.000 veículos (2016) 
● Presença global: 50 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 6.000 
● Segmento: Automobilístico 
● Principais produtos: Carros de luxo 
● Concorrentes diretos: Lexus, Acura, Cadillac, BMW, Audi, Mercedes-Benz, Land Rover e Volvo 
● Slogan: Empower The Drive. 
● Website: www.infinitiusa.com 

A marca no mundo 
Atualmente existem mais de 350 concessionárias da marca espalhadas por quase 50 países (entre eles Canadá, Estados Unidos, México, China, Arábia Saudita, França, Alemanha, Suíça, Itália, Austrália, Cingapura e Reino Unido), sendo mais de 200 delas localizadas nos Estados Unidos. Em 2016 a marca vendeu mais de 230 mil unidades no mundo inteiro. A marca INFINITI já comercializou mais de 1.5 milhões de automóveis desde seu lançamento no mercado. A empresa possui unidades de produção no Japão, Estados Unidos, Reino Unido e China. Já seus estúdios de design estão localizados em Atsugi-Shi (próximo a Yokohama), Londres, San Diego e Beijing. 

Você sabia? 
Curiosamente a marca INFINITI não é utilizada no mercado japonês, onde alguns modelos são comercializados com a marca Nissan
A marca oferece o Infiniti inTouch™, um avançado sistema de comunicações (que oferece navegação, conveniência, segurança e entretenimento) com duas telas grandes sensíveis ao toque. 
A marca japonesa investe em marketing de várias formas. Por exemplo, em 2011 a INFINITI passou a ser uma das patrocinadoras principais da equipe Red Bull na Fórmula 1, e atualmente é patrocinadora da Renault Sport Formula One™ Team. Durante alguns anos, o piloto alemão Sebastian Vettel foi o embaixador global da marca, promovendo a chegada de novos produtos e a inserção da INFINITI em vários mercados. Atualmente o embaixador global da marca é o jogador de basquete Stephen Curry. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Quatro Rodas e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 19/9/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário