24.8.06

QUAKER STATE


Óleos, aditivos e lubrificantes, que levam a garantia de um “Grande Q”, são os preferidos quando o assunto é manter motores em funcionamento perfeito. Por isso, a QUAKER STATE é um das marcas preferidas de milhões de motoristas para manter, parafusos, ruelas, porcas e engrenagens funcionando com o mais alto desempenho e economia. 

A história 
A história teve início em 1859, após as perfurações dos primeiros poços de petróleo na cidade de Oil City (Cidade do petróleo) no estado da Pensilvânia, quando foram estabelecidas várias empresas como a Oil Company Pennzoil e Wolf’s Head, que na época produziam produtos derivados do petróleo para lubrificar engrenagens, máquinas e vagões de trens. O termo “Quaker State” foi cunhado em 1912, quando T.G. Phinny da empresa Phinny Brothers Oil Company de Oil City, usou o nome para distinguir seus produtos dos comerciantes rivais. Era uma época em que os Estados Unidos entravam na era mecânica e onde óleos e aditivos começavam a ser o sangue da indústria e do transporte. No ano seguinte, ele atendeu a um telefonema da Franklin Automobile Company, de Syracuse, Nova York, que estava desesperada em achar óleos que atendesse às necessidades particulares de lubrificação de seus veículos. A QUAKER STATE então enviou para a montadora pequenas amostras de seu mais novo óleo e, em 1914, todos os automóveis da montadora já saíam da fábrica com os óleos da marca QUAKER STATE. Pouco depois, em 1915, através de um anúncio no jornal Saturday Evening Post, a QUAKER STATE se tornou uma marca nacionalmente conhecida. O anúncio dizia: “Os requisitos da Franklin Automobile Company são rígidos. Muitos óleos foram testados, mas a QUAKER STATE sozinha atendeu a esses requisitos”. O anúncio então passou a explicar os atributos exclusivos dos produtos da marca: “A QUAKER STATE é certificada e garantida como o óleo de qualidade mais conhecido para cada propósito de motor. Prolonga a vida útil do motor. Não queima antes de lubrificar. Dá praticamente o dobro de quilometragem. Evita o superaquecimento do motor”.


Em 1924, a Eastern Refining Company comprou a marca QUAKER STATE e passou a se chamar QUAKER STATE OIL REFINING COMPANY. Já a Quaker State Corporation foi formada em 1º de julho de 1931, quando um empresário de Chicago chamado Charles Pape reuniu 19 empresas petrolíferas regionais, oferecendo a cada uma 55.000 ações da nova corporação. Entre as empresas que participaram da fundação estavam a Eastern Refining Company, a Sterling Oil Company de West Virginia e a Ohio Valley Refining Company. No ano de 1936, a Standard Oil Company (atual ExxonMobil) se tornou agente exclusivo de vendas dos produtos da QUAKER STATE em 13 estados do meio oeste americano. Esse acordo colocou todos os produtos QUAKER STATE em postos de gasolina da Exxon. Isto fez com que a marca começasse a se tornar conhecida nacionalmente.


Durante a Segunda Guerra Mundial, a QUAKER STATE, que havia desenvolvido aditivos e lubrificantes de alto desempenho, se beneficiou porque seus produtos foram extremamente requisitados pelo exército americano para lubrificar suas potentes máquinas de guerra. Entre os anos de 1940 e 1941 a empresa introduziu vários tipos avançados de óleos (com maior estabilidade química e de alta detergência), que foram divulgados para os consumidores como “The Champagne of motor oil” (em português “O champanhe dos óleos de motores”). Com o final da guerra as montadoras começaram a aumentar a potência dos motores e o tamanho dos automóveis, e a QUAKER STATE acompanhou este desenvolvimento criando inovadores óleos e lubrificantes com propriedades anti-ferrugem, anti-corrosão e com alto poder de lubrificação.


Durante a década de 1950 o slogan “Quaker State your car” foi amplamente divulgado garantindo vida longa aos motores, e com suporte para a distribuição, a marca se tornou extremamente popular com o lançamento de óleos anti-congelantes e aditivos para motores a gasolina e diesel, além de filtros de ar e gasolina. A empresa começou a diversificar sua linha de produtos em 1964 com a aquisição da Truck-Lite Company, especializada na produção de luzes de segurança para caminhões comerciais. A inovação e o crescimento continuaram nas décadas de 1970 e 1980, surpreendendo o mercado mais uma vez em 1984 quando começou a vender óleo em convenientes garrafas plásticas.


No início da próxima década, em 1991, a QUAKER STATE foi a primeira empresa do setor a introduzir no mercado óleos sintéticos. No ano seguinte as tradicionais garrafas plásticas brancas passaram a ser verdes com rótulos recicláveis. Em 1993, com Herbert M. Baum assumindo o posto de CEO surgia uma nova empresa, forte em promoções; com novos produtos, como por exemplo, o óleo lubrificante especialmente desenvolvido para motores 4x4, introduzido em 1994; aquisições de outras empresas; e uma mudança em sua identidade visual, com a introdução de um novo logotipo. Entre as aquisições importantes estavam a compra da Speciality Oil Companies of Shreveport, Blue Coral e a texana Slick 50.


Porém o grande passo foi dado no dia 30 de dezembro de 1998 quando a empresa se fundiu com o gigante Pennzoil, formando a Pennzoil-Quaker State Company, tornando-se líder do mercado americano no setor de óleos, aditivos e lubrificantes para automóveis e caminhões. No final de 2002 a empresa foi comprada pela anglo-holandesa Shell, e passou a contar com a enorme estrutura e distribuição da tradicional “marca da concha”. Um fator importante de sucesso da marca nos Estados Unidos é seu estreito relacionamento com as principais categorias de automobilismo, como por exemplo, Nascar e Fórmula Indy, onde a QUAKER STATE patrocina eventos, corridas e pilotos continuamente.


A evolução visual 
Ao longo dos anos a identidade visual da marca passou por inúmeras remodelações. O tradicional logotipo conhecido como “The Big Q” (“O grande Q” em português) surgiu em 1956. Após ganhar enorme destaque no logotipo em 1980, quase duas décadas depois, em 1999, o Q foi diminuído e ganhou a cor amarela.


Em 2002 a marca apresentou uma nova identidade visual, onde o Q voltou a ganhar protagonismo, agora na cor dourada e com inclinação. A mais recente mudança ocorreu em 2009, quando o “Grande Q” ganhou um visual mais moderno e limpo.


As embalagens de seus produtos também evoluíram com o passar dos anos, como mostra a imagem abaixo.


Os slogans 
It’s just damn good oil. (2016) 
Real. Durable. Oil. (2008) 
The intelligent oil. For Longer Engine Life. (1994) 
The big Q stands for quality. 
Quaker State your car.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1912 
● Fundador: T.G. Phinny 
● Sede mundial: Houston, Texas, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Royal Dutch Shell plc 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Ben van Beurden 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 25 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Automotivo 
● Principais produtos: Óleos, lubrificantes e aditivos 
● Concorrentes diretos: Mobil, Castrol, Bardahl, Havoline, STP, Valvoline, Texaco e Red Line 
● Ícones: O grande Q 
● Slogan: It’s just damn good oil. 
● Website: www.quakerstate.com 

A marca no mundo 
Atualmente a QUAKER STATE detêm aproximadamente 14% do mercado de óleos e aditivos para automóveis nos Estados Unidos, tendo seus produtos (que ainda incluem filtros de óleos) vendidos em mais de 25 países ao redor do mundo. 

Você sabia? 
O nome da marca, QUAKER STATE, foi baseado no apelido do estado da Pensilvânia, fundado pelo quaker William Penn, membro de um grupo religioso de tradição protestante. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 19/9/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário