As lojas da FAST SHOP possuem uma série de diferenciais para satisfazer seus exigentes clientes, desde um ambiente agradável a um atendimento diferenciado. A empresa mantém uma equipe de vendas especialmente capacitada para sugerir soluções (refrigeradores, microondas, televisores, aparelhos de áudio e vídeo, entre outros) que se enquadrem nos desejos e necessidades do consumidor, oferecendo os melhores produtos e serviços inovadores que resultem em uma ótima experiência de compra.
A história
A escalada histórica da rede FAST SHOP teve início em 1986, com o início das atividades da empresa, fundada pelo casal Marie e Milton Kakumoto, como uma concessionária autorizada da Yamaha que vendia motocicletas, motores de popa, jetski, peças e prestava assistência técnica para estes produtos, na zona norte de São Paulo. O nome FAST SHOP foi originalmente escolhido por ser sinônimo de velocidade. A partir daí, a diretoria passou a encarar um dos mais importantes desafios para a economia brasileira, ou seja, a expansão do mercado de consumo. Passou então a estudar a ampliação do acesso das pessoas a produtos e serviços tendo como objetivo a relevância econômica e social. Nesse sentido, a preocupação com o atendimento e distribuição dos produtos passou a uma prioridade relevante o que contribuiu para o crescimento da rede.
Alguns anos mais tarde, em 1991, a empresa tomou novas diretrizes e deu início à operação de logística de entrega de eletrodomésticos aos contemplados das grandes administradoras de consórcio, como Brastemp e Sharp, em todo o território nacional. Era a época de ouro dos consórcios, e a nova empresa entregava em todo o Brasil. Rapidez e bom atendimento foram o foco principal nessa nova etapa e fez a diretoria da FAST SHOP entender que estava pronta para ingressar no mercado de varejo. Nesta época o varejo de bens e serviços oferecia amplas perspectivas de melhoria na produtividade. Este foi um dos mais importantes requisitos para que a FAST SHOP passasse a atuar em um verdadeiro mercado de consumo de massa. Um pouco mais tarde, já em 1996, aconteceu a inauguração da primeira loja própria no Shopping Ibirapuera, na capital paulista, com foco de atendimento diferenciado para as classes A e B, oferecendo produtos eletroeletrônicos como geladeiras, televisores, microondas, liquidificadores, batedeiras, lava-roupas, celulares e impressoras.
A loja possuía design arrojado, ambiente acolhedor e layout ergonômico que ofereciam aos consumidores: exposição, experimentação, entretenimento, pós-venda e serviços diferenciados. Na virada do milênio, em dezembro de 2000, a rede ampliou a área de penetração e inaugurou a sua loja virtual na internet. Nos cinco anos seguintes a rede cresceu e se expandiu, atingindo 22 lojas distribuídas em vários pontos das regiões sudeste e sul. Em março de 2008, a FASTSHOP inaugurou a primeira Apple Premium Reseller do Brasil, batizada de A2YOU, uma loja local, independente e certificada pela Apple, por ser altamente qualificada em produtos da marca. Hoje existem cinco lojas da A2YOU localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.
Em 2010, a rede chegou ao estado de Goiás. Em 2014, a rede diversificou seu conceito de ponto de venda com a inauguração da primeira FAST SHOP MOBILE, loja que oferece smartphones, tablets, notebooks, wearables, acessórios e disponibiliza serviços de telefonia e dados das principais operadoras. Em 2016, a empresa criou da FAST SHOP KIDS, com produtos direcionados para o público de até 12 anos, incluindo móveis, acessórios de decoração, enxoval e brinquedos educativos. Ao contrário de outras redes, de qualquer setor, a FAST SHOP não tem um modelo fixo de loja. Cada ponto de venda é montado de acordo com o perfil dos visitantes do shopping onde ele será instalado. Assim, há lojas mais femininas (Villa-Lobos), jovens (Eldorado) e sóbrias (Higienópolis). Mas é no quesito pós-venda que o lado inovador da empresa mais aparece. Ela possui um time de 100 instaladores que dão um show na casa do cliente: entram com protetores de sapatos, estendem um tapete, escaneiam as paredes antes de furá-las e até aspiram o pó depois de terminar o serviço.
Atualmente a FASTSHOP oferece uma gama completa de soluções aos clientes com serviços personalizados como: Garantia Estendida (oferece a comodidade, após o término de garantia do fabricante, de estender por até 36 meses, garantindo o reparo do produto, quantas vezes forem necessárias, em caso de defeito funcional, elétrico ou mecânico), Seguro Roubo e Furto (que assegura o valor do produto em caso de roubo ou furto qualificado), Suporte Informática (oferece acesso a um pacote completo de serviços de assistência digital, com técnicos especializados e prontos para ajudar a solucionar desde uma pequena dúvida, até os maiores problemas com seu computador), Instalação (consiste em instalar com habilidade, cuidado e zelo eletrodomésticos e eletroeletrônicos, além de contar com o diferencial de orientação sobre a forma de uso. As equipes são devidamente uniformizadas e com todas as ferramentas necessárias para garantir a execução na data e período agendado pelo cliente, com segurança, conforto e comodidade), Lista de Casamento (feita em qualquer uma das lojas, os noivos tem a opção de, antes de receber os produtos, trocar por outros de sua preferência) e Soluções de Automação Residencial e Home Theater (uma equipe de especialistas para a elaboração do projeto de Home Theater e Automação Residencial, que presta atendimento personalizado e cuida do projeto, venda, instalação e programação de toda a solução). A rede também mantém em circulação a Fast Life, uma revista criada como forma de se relacionar com o cliente e que informa sobre os lançamentos, produtos e novas tecnologias.
A mascote
Anualmente a FAST SHOP realiza a Grande Barato, uma grande liquidação que traz descontos de até 50% em itens selecionados. Conduzida pela mascote “Coelho” (que representa a rapidez para encontrar os melhores descontos e também para entregar tudo com muita velocidade), é a maior oportunidade do ano para comprar os produtos de grandes marcas com os melhores preços.
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1986
● Fundador: Marie e Milton Kakumoto
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Fast Shop S.A.
● Capital aberto: Não
● Presidente: Márcio Kakumoto
● Faturamento: R$ 2.5 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 95
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 1.000
● Segmento: Varejo
● Principais produtos: Eletrodomésticos e produtos eletrônicos
● Concorrentes diretos: Ponto Frio, Polishop, Casas Bahia e Magazine Luiza
● Slogan: Cuidar do Cliente por toda vida.
● Website: www.fastshop.com.br
A marca no Brasil
Atualmente a rede FAST SHOP, cujo faturamento anual estimado é de R$ 2.5 bilhões, possui mais de 95 lojas espalhadas por 8 estados e em cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, Campinas e Ribeirão Preto, entre outras. Hoje, o endereço da empresa na internet recebe mais de 6 milhões de visitantes por mês e oferece a possibilidade do Brasil inteiro comprar pela web. Já a FAST SHOP EMPRESAS tem como objetivo trazer soluções corporativas atendendo: prazo, condição de pagamento, descontos exclusivos, através da equipe especializada para melhor suprir as necessidades de cada empresa.
Você sabia?
● A empresa já patrocinou dois grandes clubes brasileiros de futebol. Em fevereiro de 2006 patrocinou o São Paulo Futebol Clube, estampando sua marca nas mangas da camisa, parceria essa que durou até o início de 2009, quando passou a patrocinar a Sociedade Esportiva Palmeiras com sua marca também nas mangas da camisa.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 5/6/2018
Muita propaganda e promessa. Comprei um refrigerador na loja de Campinas, paguei a vista em 21-02-2007 e até hoje - 07-03-2007, o produto não foi entregue. E a promessa era de dentro de dois dias estaria sendo entregue. Ligo para a loja e recebo a resposta, que o vendedor está de férias e o próprio não emitiu a nota fiscal para entrega do produto. Se eu nao reclamo ainda ficaria esperando o produto. E a responsabilidade desse vendedor que está de férias e esquece os clientes da loja???E os dias que fiquei sem o Refrigerador, quem indeniza?
ResponderExcluirCuidado com falsas promessas.
Carkafa@uol.com.br Campinas
Carlos, por que as pessoas têm mania de generalizar o que acontece só uma vez com o consumidor? Eu tb comprei um refrigerador e foi entregue 1 dia depois. Erros acontecem ou você é perfeito em tudo o que você faz? As pessoas são egoístas e egocêntricas. Generalizam tudo o que acontece em volta... do umbigo.A FAST SHOP é ótima!
ResponderExcluirExatamente... gostam muito de generalizar!
ResponderExcluirTrabalho na Fast Shop e tenho pouco mais de 2 anos lá. Me orgulho de participar de um time que busca o melhor para os clientes, afinal se eu agrado meu cliente ele retorna e compra comigo novamente e ainda indica amigos para comprar comigo!
Sinceramente, não generalize esses tipos de acontecimentos!!!
O ridículo nisso tudo, são funcionários da própria FAST comentando aqui sem ao menos se identificar, é feio e anti ético esse comportamento, deixem os consumidores avaliarem a empresa.
ResponderExcluireu sempre comprei na fast shop do Ribeirão Shopping e nunca tive o que reclamar...
ResponderExcluirPelo contrario, parabéns!!!