26.9.06

LIVRARIA SARAIVA


Foi o tempo que livrarias só comercializavam livros. A SARAIVA mantém em suas prateleiras muito mais que livros, proporcionando conveniência, cultura e entretenimento. O cliente pode passar horas agradáveis apreciando uma boa leitura em um ambiente aconchegante ou escutar músicas, assistir filmes, e se preferir comprar produtos de informática e papelaria. 

A história 
Tudo começou no dia 13 de dezembro de 1914 quando o português Joaquim Ignácio da Fonseca Saraiva, após duas décadas morando no Brasil, fundou a empresa Saraiva & Cia., um pequeno estabelecimento que comercializava livros usados. O imigrante, um apaixonado por livros jurídicos, que já havia trabalhado em uma livraria na cidade do Porto chamada Biblioteca do Cura da Aldeia, se aproximou de professores e alunos da mais tradicional faculdade brasileira de direito. O sebo, localizado no Largo do Ouvidor, bem próximo da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, recebeu o nome comercial de Livraria Acadêmica. Seu proprietário ganharia o apelido de Conselheiro Saraiva, em virtude das valiosas indicações que dava àqueles que frequentavam sua livraria. Em 1917, Joaquim editou o primeiro livro, Casamento Civil, de Aniceto Corrêa, inaugurando a fase editorial da livraria. Rapidamente, a pequena livraria tornou-se conhecida de professores e estudantes de direito frequentadores da região.


Nos trinta anos seguintes, a livraria teria como prioridade a área jurídica, que até então padecera da falta de qualquer esquema industrial, obrigando os autores a assumir os encargos da produção, financiamento e distribuição de suas obras. No ano de 1934 a editora estendeu suas atividades comerciais e começou a editar também livros didáticos, literatura geral, ciências, etc., ao mesmo tempo em que ampliou as atividades editoriais no campo jurídico e se tornou a mais conceituada editora desse tipo de obra no Brasil. Com a morte de seu fundador, em 1944, a livraria ganhou o nome dele, SARAIVA. Após sucessivos êxitos editoriais, em 1947 a empresa se transformou em sociedade anônima, com a denominação Saraiva S.A. - Livreiros Editores. Em 1967 a SARAIVA ingressou de forma decisiva no mercado dos livros didáticos, editando uma coleção de matemática para as quatro séries do então curso ginasial. O processo de crescimento e formação de uma rede de lojas se iniciou concretamente com a inauguração da segunda LIVRARIA SARAIVA em 1972, na Praça da Sé, marco central da capital de São Paulo.


No ano de 1978, a empresa ampliou a linha de livros universitário publicando, além de obras jurídicas, inúmeras outras sobre economia, administração e educação. Em 1994, reafirmando seu pioneirismo com as publicações jurídicas, a SARAIVA lançou, em formato de CD-ROM, a LIS (Legislação Informatizada Saraiva), um banco de dados sobre a legislação federal equivalente a 40 volumes impressos. Sempre atenta às tendências mundiais do varejo e de forma pioneira, em 1996, a empresa inaugurou suas primeiras lojas no conceito mega-livrarias, com o objetivo de proporcionar aos clientes entretenimento, cultura e conveniência em um único lugar. Foram inauguradas a Mega Store localizada no Shopping Center Eldorado em maio, e a Mega Store do Shopping Center Ibirapuera, em novembro, ambas em São Paulo. Este modelo inovador buscava atrair o público oferecendo lojas amplas e confortáveis, um amplo portfólio de produtos (livros, CDs, DVDs, papelaria, periódicos, informática, etc.), aliado a um serviço de atendimento aos clientes muito especial.


As grandes novidades dessas lojas eram: a Saraiva Music Hall, com uma completa seção de CDs e vídeos; e o Cyber Coffee & Book, um café que também oferecia acesso à internet, além de listening stations (para o cliente ouvir CDs) e DVDs stations (que exibiam trailers de filmes e shows). No ano 1998, entraram no ar, de forma ainda tímida, as operações de venda de produtos da SARAIVA por meio da internet, que inicialmente comercializava apenas livros, CDs, DVDs e games. Hoje, somam-se categorias como eletrônicos, informática, revelação digital, celulares, MP3, câmeras digitais e, ainda, a venda de produtos importados como livros, DVDs e CDs. Em 2003, dando sequência ao plano de expansão de suas atividades editoriais no segmento de livros didáticos e paradidáticos, a EDITORA SARAIVA adquiriu o controle acionário da Formato Editorial, empresa localizada em Minas Gerais. Essa aquisição adicionou aproximadamente 450 novos títulos ao catálogo da SARAIVA.


Um movimento estratégico importante que teve lugar durante o ano de 2007 foi a iniciativa da empresa em criar produtos que atendessem e antecipassem demandas do mercado educacional por conteúdos digitais. Neste mesmo ano a SARAIVA lançou o selo Saraiva Educação Multimídia. Na rede de livraria os investimentos foram alocados principalmente na expansão do número de lojas, com a inauguração recorde de sete unidades. No dia 6 de março de 2008 a empresa comprou por R$ 60 milhões a Livraria Siciliano, fundada em 1928, somando assim a sua rede mais de 50 lojas em quatorze estados brasileiros. Nos anos seguintes, as lojas da rede Siciliano foram reformadas, algumas fechadas e outras transformadas em SARAIVA. Em maio de 2009 a empresa lançou o Saraiva Digital Player, uma alternativa inovadora que permitia a venda e aluguel de filmes por meio de download. No ano seguinte, lançou o Saraiva Digital Reader, uma plataforma que permite a venda de Livros Digitais (e-books). Pouco depois, em 2013, a SARAIVA inaugurou sua primeira loja em aeroporto, no Aeroporto Internacional de São Paulo (Cumbica). Além disso, anunciou o lançamento de seu self-publishing: Publique-se!, onde é possível transformar textos em livros digitais em apenas um clique.


Em 2014, ano em que a empresa completou 100 anos, foi lançado o Lev, primeiro leitor digital portátil da SARAIVA, que vinha com a plataforma de livros digitais disponíveis no ecossistema da empresa (531 mil títulos em língua estrangeira e 144 mil títulos em português). Pioneira no setor digital, também apresentou o novo comércio eletrônico que contava com layout moderno e tinha como objetivo oferecer ao consumidor uma experiência única e rica com acesso a uma gama de conteúdos relacionados ao mix de produtos disponíveis. O ano de 2015 marcou uma grande mudança nas atividades da SARAIVA, com a venda dos ativos editoriais, o que permitiu um foco 100% dedicado às atividades do varejo, que englobam as lojas físicas e o comércio eletrônico. Nos últimos anos, ao invés de brigar com as tecnologias digitais, a SARAIVA aumentou a aposta na internet e na oferta de diferentes tipos de produtos. Com isso, colocou em prática um plano de aproveitar ainda mais sua loja virtual para vender também assinaturas de revistas, cursos, passagens aéreas e até material esportivo. Além disso, fortaleceu o posicionamento em serviços financeiros, como a venda de garantia estendida e o seguro e proteção contra roubo e furto. A SARAIVA, empresa focada em educação, cultura e entretenimento, está presente em todas as fases da vida de seus clientes. A empresa opera por meio do conceito multicanal, que integra lojas físicas, internet e dispositivos móveis, com uma ampla gama de produtos e serviços.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por pequenas alterações ao longo dos anos. Querendo se distanciar do título de livraria e caminhar para se tornar uma varejista que vende de tudo na área de informação e entretenimento, a palavra “livraria” foi retirada do logotipo. A identidade visual também pode ser aplicada sob um fundo amarelo.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 13 de dezembro de 1914 
● Fundador: Joaquim Ignácio da Fonseca Saraiva 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Saraiva S.A. Livreiros Editores 
● Capital aberto: Sim 
● Presidente do conselho: Jorge Eduardo Saraiva 
● Presidente: Jorge Saraiva Neto 
● Faturamento: R$ 1.89 bilhões (2016) 
● Lucro: - R$ 49.6 milhões (2016) 
● Valor de mercado: R$ 135 milhões (julho/2017) 
● Lojas: 113 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 3.860 
● Segmento: Varejo (livraria) 
● Principais produtos: Livros, DVDs, revistas, jornais, eletrônicos e artigos de papelaria 
● Concorrentes diretos: Livraria Cultura, Fnac, Livraria da Vila, Nobel e Amazon 
● Website: www.saraiva.com.br 

A marca no Brasil 
A SARAIVA é uma das maiores redes de livrarias do país possuindo atualmente mais de 110 lojas em 17 estados brasileiros, que recebem mais de 70 milhões de visitantes por ano. O site da empresa tem uma base ativa de 4.8 milhões de clientes ativos. Além disso, tem 13.8 milhões de clientes em seu programa de fidelidade (SARAIVA PLUS) e realiza mais de 4.700 eventos culturais por ano. A SARAIVA comercializa livros, itens de papelaria, música, filmes, games e softwares, telefonia, eletrônicos, periódicos, além de serviços de recarga de celular, venda de ingressos, cartão presente, cartões pré-pagos, seguros, assistência técnica, entrega garantida e entrega em domicílio. 

Você sabia? 
A SARAIVA possui dois conceitos básicos de lojas: Mega Stores (que possuem áreas de vendas de 460 m² a 1.800 m² e oferecem até 71 mil itens) e Lojas Tradicionais (que possuem áreas de vendas de 110 m² a 480 m² e oferecem até 15 mil itens). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Veja, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 31/7/2017

2 comentários:

  1. Anônimo11:09 AM

    Gosto da Saraiva porque conseguimos encontrar à maioria dos livros que estamos procurando, é a livraria onde comprava os livros didáticos quando estudante. Quando vou ao shopping acabo entrando em uma de suas lojas e está sempre perto da gente.

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  2. Obrigado, ótimas informações sobre a Livraria Saraiva.

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