5.9.06

LÖWENBRÄU


Em um mundo marcado por constantes mudanças, valores duradouros são crucialmente importantes. Natureza e tradição puras, combinadas com a tecnologia mais moderna: isso é o que representa a Baviera e sua cerveja. E a tradução perfeita dessa cerveja é a LÖWENBRÄU, que no mundo inteiro virou sinônimo da arte bávara de fabricação deste líquido sagrado. 

A história 
Uma das mais tradicionais e conhecidas cervejas alemãs, a LÖWENBRÄU, tem suas origens no ano de 1383, quando foi produzida pela primeira vez pelo proprietário da “Hospedaria do Leão” (em alemão “Zum Löwen”). No ano de 1516 foi aprovada a Lei da Pureza (Reinheitsgebot), criada para evitar a utilização de ingredientes baratos e muitas vezes pouco saudáveis, pela qual a cerveja deveria ser produzida exclusivamente a base de cevada, lúpulo, levedura e água. Com este preceito, as fábricas de cerveja da Baviera assumiram o papel de maior destaque na produção e distribuição de cervejas na Alemanha e no mundo. E a marca do leão sempre esteve no topo deste processo. Uma materialização perfeita da arte e do saber fazer dos bávaros na fabricação de cervejas, que garantiriam à cerveja do leão grande êxito em todo o mundo nos séculos seguintes. Pouco depois, em 1524, na cidade de Munique, capital da Baviera, localizada na região ao sul da Alemanha, mais precisamente em um lugar conhecido como “Löwengrube” (literalmente a “cova dos leões”), próximo à igreja Frauenkirche, foi construída uma fábrica que mais tarde ficaria famosa em todo o mundo. Mas foi apenas em 1746 que o nome LÖWENBRÄU, que significa “cervejaria do leão”, foi oficialmente adotado. O nome tem suas origens no fundador da cidade de Munique, Duque Henry Guelph, que tinha o apelido de “Leão”.


Mas foi em 1818 que Georg Brey adquiriu a cervejaria e a conduziu, desde a época manufatureira até o período industrial. Em 1863, a LÖWENBRÄU já era a cerveja mais popular de Munique. A empresa familiar se converteu no ano de 1872 em uma sociedade por ações, sendo a primeira entre as cervejarias de Munique a realizar esse feito. Na época desta conversão, a LÖWENBRÄU já era a maior cervejaria da Alemanha e, ao mesmo tempo, a cervejaria líder em exportações. Somente em 1878 a cervejaria passou a se chamar oficialmente LÖWENBRÄU AG. Em 1886, o leão, símbolo da marca, se tornou marca registrada. Em 1900, na Paris World Exhibition, a cerveja LÖWENBRÄU recebeu seu primeiro prêmio de grande expressão internacional.


De 1914 a 1945 a cervejaria passou por graves problemas, especialmente em virtude das duas Grandes Guerras Mundiais. Mas isso não impediu que em 1928 se tornasse a primeira cervejaria de Munique a atingir a marca de 1 milhão de hectolitros produzidos. Após ser destruída por bombas durante a Segunda Guerra, a LÖWENBRÄU provou que uma boa cerveja sempre sobrevive. Três anos após o fim do conflito, a produção voltou ao normal e a cerveja começou a ser exportada, tendo como destino a Suíça. Quatro anos mais tarde um leão mecânico, símbolo da marca, emitiu seus primeiros rugidos na tradicional Oktoberfest, fincando a presença da marca no evento, da qual sempre participou. No começo da década de 1970 a produção da cervejaria atingia a marca de 1.5 milhões de hectolitros (equivalente a 40 milhões de galões). Em 1974 foram assinados os primeiros contratos de licenciamento com a Inglaterra e os Estados Unidos, onde a cerveja passou a ser produzida pela Miller Brewing Company sob supervisão rigorosa dos alemães.


Nos próximos anos a LÖWENBRÄU conquistou novos mercados internacionais, como por exemplo, o Japão, e se tornou uma das marcas alemãs de cerveja mais populares do mundo. No ano de 1997, com o objetivo de manter a presença e crescimento em um mercado globalizado, duas das mais tradicionais cervejarias da cidade de Munique, a LÖWENBRÄU e a Spaten, realizaram uma fusão. Poucos anos depois, em 2003, a marca foi adquirida pela Interbrew, que no ano seguinte se fundiu com a Inbev (atual Anheuser-Busch InBev), passando a fazer parte da maior cervejaria do mundo nos dias atuais e iniciando um novo e forte período de expansão internacional.


A herança do Leão 
Uma estreita relação entre produto e pátria é o capital incalculável que caracteriza até hoje a LÖWENBRÄU como uma das marcas mais antigas da Alemanha. Atualmente, essa herança pode ser degustada em uma extensa e completa linha de cerveja: 
LÖWENBRÄU ORIGINAL: uma típica cerveja de Munique, do tipo lager, com uma coloração amarela clara e delicadamente amarga. É refrescante, ligeiramente seca, revelando sutis notas de cereal. O seu sabor é revelador de bastante corpo e uma lupulagem suave que a torna agradável de beber. Possui teor alcoólico de 5.2%. 
LÖWENBRÄU OKTOBERFESTBIER: comercializada exclusivamente na época da festa da cerveja de Munique, a famosa Oktoberfest, é mais encorpada e possui 6.1% de teor alcoólico. 
LÖWENBRÄU URTYP: cerveja produzida através dos métodos tradicionais de Munique, com sabor adocicado comercializada em garrafas flip-top. 
LÖWENBRÄU WEISSE: clássica cerveja de trigo de Munique produzida desde 1927. 
LÖWENBRÄU PREMIUM PILS: cerveja premium tipo pilsner com 5.2% de teor alcoólico. 
LÖWENBRÄU ALCOHOL-FREE: cerveja praticamente sem álcool, contendo apenas 0.5% de teor. 
LÖWENBRÄU RADLER: cerveja especial com apenas 2.5% de teor alcoólico e 50% de suco de limão para ser consumida nos dias quentes de verão. 
LÖWENBRÄU VICTOR (TRIUMPHATOR): cerveja escura e extremamente forte, com teor alcoólico de 7.6%, introduzida pela primeira vez em 1925. 
LÖWENBRÄU DUNKEL: cerveja tipo dunkel forte (5.5% de graduação alcoólica) e encorpada.


* A LÖWENBRÄU também está disponível na versão chope.


A casa do leão 
A Löwenbräukeller foi aberta ao público em 1883, como pub e restaurante, na cidade de Munique. Antes disso, o local havia sido usado por vários séculos apenas para fabricação de cerveja. Este agradável local atrai turistas e habitantes locais com deliciosos pratos da culinária regional, ótima cerveja, além da atmosfera acolhedora da Baviera. A estrutura da LÖWENBRÄU oferece diferentes ambientes a seus clientes. Um dos ambientes mais populares é o enorme jardim da cerveja, um terraço arborizado com capacidade para mil pessoas. Durante os meses do verão, os habitantes locais costumam vir ao local vestidos com trajes tradicionais para relaxar com uma bebida refrescante à sombra de belas árvores. Em qualquer época do ano, o restaurante oferece um ambiente confortável, onde os clientes podem saborear deliciosos pratos da culinária da Baviera.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas atualizações ao longo dos anos, mas sempre manteve o leão como principal símbolo.


Os slogans 
Löwenbräu. Born in Munich, loved by the world. (2008) 
Only pure thoughts go into Lowenbrau. (2003) 
Beer at its purest. (2001) 
Löwenbräu, a beer like Bavaria. (2000) 
You can talk about anything over a Löwenbräu. (1999) 
What we Germans lack in humour, we make up for in our bier. (1994) 
Strong on tradition. (1985) 
The Pils to be taken seriously. (1980) 
This night calls for Löwenbräu. (anos de 1980) 
This World Belongs To Löwenbräu. (anos de 1980) 
The world’s most exclusive and expensive beer. (1976)


Dados corporativos 
● Origem: Alemanha 
● Fundação: 1383 
● Fundador: Desconhecido 
● Sede mundial: Munique, Alemanha 
● Proprietário da marca: Anheuser-Busch InBev SA/NV 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Carlos Brito 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 500 
● Segmento: Cervejarias 
● Principais produtos: Cervejas 
● Concorrentes diretos: Paulaner, Erdinger, Hoegaarden, Hofbräu München, Beck’s, Oettinger, Franziskaner e Bitburger 
● Ícones: O leão 
● Slogan: Born in Munich, loved by the world. 
● Website: www.loewenbraeu.de 

A marca no mundo 
A LÖWENBRÄU se tornou uma das cervejas mais conhecidas e clássicas da Alemanha, sendo exportada para mais de 60 países ao redor do mundo. Atualmente a linha de cervejas da marca é comercializada em várias embalagens como lata (330 ml e 500 ml), garrafas (330 ml e 500 ml) e barril de 5 litros. 

Você sabia? 
A cerveja está presente na Oktoberfest da cidade de Munique desde sua primeira edição realizada em 1810. Atualmente, a marca patrocina duas grandes tendas da Oktoberfest e continua a ser associada à famosa tradição cervejeira de Munique. A LÖWENBRÄU é uma das seis marcas de cerveja oficiais da Oktoberfest, juntamente com Augustiner, Hacker-Pschorr, Hofbräu, Paulaner e Spaten-Franziskaner. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek e Exame), portais (UOL e Blog Clube do Malte), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Expedia e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 1/5/2017

3 comentários:

  1. Anônimo3:28 PM

    Acho o seu blog um dos melhores do mundo. Vou conversar com o diretor do jornal onde trabalho para ele ver a possibilidade de darmos uma nota sobre o seu blog, que é de interesse pra todos. Gostaria que voce me dissesse onde posso encontrar a Lowenbrau. Um abraço
    Tony

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    1. Você pode achar essa cerveja no site empório da cerveja.

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  2. Anônimo3:26 AM

    PRA MIM A MELHOR DO MUNDO !

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