19.9.06

RUSSELL ATHLETIC


Por mais de um século a marca RUSSELL ATHLETIC vem equipando atletas e equipes americanas, profissionais e amadoras, com o que há de melhor em termos de tecnologia esportiva em roupas, ajudando a atingir um rendimento cada vez melhor. Seus acessórios, roupas e uniformes podem ser vistos equipando atletas colegiais, universitários e amadores que desejam serem competitivos em seus esportes. 

A história
A história começou no dia 3 de março de 1902 na área rural da cidade de Alexander City, estado americano do Alabama, quando Benjamin Russell, um jovem de 26 anos, dispondo de apenas 10 máquinas de costura e 8 máquinas de tricô, realizou seu grande sonho, ao inaugurar sua fábrica de roupas chamada The Russell Manufacturing Company. Os primeiros produtos confeccionados pela nova empresa foram roupas de baixo femininas e infantis, uma espécie de camiseta para ser utilizada por baixo das roupas. Em 1912, com a instalação da eletricidade na cidade, a produção diária de 150 peças foi ampliada consideravelmente. Em meados da década de 1920, a empresa começou a produzir camisetas (as famosas T-Shirts) para atividades esportivas, abrindo um grande horizonte para a marca, além de adicionar a sua linha de produtos outras peças íntimas como camisolas.


Em 1926, o filho do fundador, Benny, chegou a seu pai com uma nova ideia para a produção de uma camiseta em algodão para a prática de futebol americano, substituindo os pesados uniformes usados naquela época. Conhecendo o conforto e durabilidade do algodão, a empresa lançou a camiseta no mercado em 1930. Pouco depois, em 1932, com a compra da empresa esportiva Southern Manufacturing Company, a RUSSELL teve acesso ao mercado de confecção de materiais e uniformes esportivos profissionais. Era o surgimento da divisão esportiva da empresa e a criação da marca RUSSELL ATHLETIC, que passou a equipar muitas times profissionais e universitários com seus uniformes. Em 1938 começou a produzir calças e camisas para a prática do beisebol, basquete e futebol americano. Com a popularidade desses esportes e suas ligas profissionais, a RUSSELL ATHLETIC cresceu em um ritmo acelerado nos anos seguintes.


Com a morte do fundador da empresa em 16 de dezembro de 1941, seu filho, Benjamin C. Russell, assumiu o comando dos negócios. Durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa supriu o exército americano com camisetas, calças e jaquetas. Pouco depois, em 1945, com a morte de Benjamin C. Russell, a empresa foi comandada por seu irmão. No ano de 1962 o nome da empresa foi alterado para The Russell Mills Inc. e passou a utilizar a águia como seu principal símbolo. Uma dos grandes sucessos da marca foi introduzido no mercado em 1967, com o lançamento das camisas, que continham pequenos furos, para a prática do futebol americano. Essas camisas revolucionaram o mercado esportivo, pois diminuíam consideravelmente o suor, permitindo que a pele respirasse melhor, e mantinham a temperatura do corpo em níveis aceitáveis. Quase imediatamente, em 1969, a RUSSELL ATHLETIC criou um departamento de pesquisa e desenvolvimento, com o objetivo de aprimorar os tecidos utilizados na manufatura de uniformes esportivos visando aumentar a performance dos atletas.


Em 1973 a empresa adotou oficialmente o nome de RUSSELL CORPORATION. A linha de camisetas com marca JERZEES foi introduzida em 1983, além de uma linha de roupas esportivas estilizadas. No início da próxima década, em 1991, a empresa introduziu no mercado o revolucionário tecido chamado NutBlend, que não retinha o suor durante a prática de atividades esportivas. No ano seguinte, a marca se tornou fornecedora oficial de uniformes da MLB (Major League Baseball), principal liga profissional de Beisebol, produzindo calças e camisas. Times lendários como Atlanta Braves, New York Mets, Boston Red Sox e San Francisco Giants começaram a serem equipados pela marca RUSSELL ATHLETIC. Em 1995 as vendas romperam a barreira do US$ 1 bilhão anual. Com o grande aumento da demanda, a empresa, que estava entre as cinco maiores produtoras de equipamentos e roupas esportivas dos Estados Unidos, construiu em 1999 duas novas fábricas no México.


Com a chegada do novo milênio, a empresa deu início a uma série de importantes aquisições, como por exemplo, em 2000, quando comprou a Haas Outdoors, uma fabricante de equipamentos e vestuário para a prática de esportes ao ar livre. Isso abriu um enorme horizonte para a empresa criar, poucos anos depois, a marca RUSSELL OUTDOORS, especializada em equipamento e vestuário para caça, pesca e esportes ao ar livre. Em 2003 a empresa adquiriu mais duas importantes e tradicionais marcas esportivas americanas: Bike e Spalding. Os excelentes resultados da empresa chamaram a atenção da firma de investimento Berkshire Hathaway, capitaneada pelo investidor e visionário Warren Buffett, que comprou a RUSSELL ATHLETIC e outras marcas esportivas no mês de agosto de 2006. Nos anos seguintes a marca se concentrou na produção de roupas de treinamento para atletas amadores e equipes colegiais e universitárias.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Em 2004, a marca RUSSELL ATHLETIC modernizou seu tradicional logotipo que contém uma letra “R” estilizada representando a tradicional águia.


Os slogans 
Team On. (2015) 
Together We R. (2011) 
For the Long Run. (2003) 
Proven on the Fields of Play.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 3 de março de 1902 
● Fundador: Benjamin Russell 
● Sede mundial: Bowling Green, Kentucky, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Russell Brands LLC 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Berkshire Hathaway Inc.) 
● CEO: Calvin Johnston 
● Faturamento: US$ 1.5 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 15.500 
● Segmento: Material esportivo 
● Principais produtos: Roupas, calçados, equipamentos e acessórios esportivos 
● Concorrentes diretos: Majestic, Champion, Starter e Hanes 
● Slogan: Team On. 
● Website: www.russellathletic.com 

A marca no mundo 
Atualmente, a marca RUSSELL ATHLETIC, que pertence a RUSSELL BRANDS, uma subsidiária da firma de investimento Berkshire Hathaway, comercializa seus acessórios, roupas e uniformes esportivos em mais de 80 países ao redor do mundo, com forte presença na América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México). A marca equipa muitos atletas e times de ligas universitárias e amadoras americanas, faturando quase US$ 1.5 bilhões anualmente. 

Você sabia? 
De 2010 a 2013 a RUSSELL ATHLETIC foi patrocinadora oficial da equipe de basquete Harlem Globetrotters. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 31/10/2017

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