Pele hidratada, nutrida, elástica, sedosa, perfumada, purificada, acalmada e prevenida de envelhecimento. Mãos clareadas e hidratadas. Pés refrescados. A L’Occitane permanece fiel aos seus princípios básicos: oferecer produtos naturais e autênticos, elaborados com total respeito pelas tradições Provençais. Na origem de cada uma de suas linhas de produto, uma história. A história verdadeira de um ingrediente, uma descoberta, um aroma. Tudo isso pode ser encontrado nos produtos, e até mesmo nos relaxantes spas, da grife francesa, que conquistou clientes ilustres, como por exemplo, Julia Roberts, Leonardo Di Caprio e a cantora Madonna.
A história
A história da marca começou em 1976 quando o jovem estudante de literatura Olivier Baussan, então com apenas 23 anos e com um bom conhecimento em plantas, instalou uma modesta destilaria na garagem de sua casa no sul da França e iniciou a fabricação artesanal de óleo de alecrim. Depois de comprar um alambique de segunda mão, uma relíquia do passado, ele colheu alecrim selvagem e produziu óleo essencial puro. Os frascos de óleo essencial, um produto 100% natural, eram vendidos nos mercados e feiras locais, e foi bem acolhido pelas pessoas. Assim, a L’Occitane en Provence começava a nascer. Sua ambição era criar uma empresa que celebrasse o bem-estar do Mediterrâneo, tomando como ponto de partida a busca das fragrâncias mais suaves da região montanhosa de Provença, terra generosa e rica em cores e em caracteres, e a combinação com ingredientes naturais.
O jovem Olivier não acreditava que aquela aventura poderia realmente se tornar um negócio. Mas foi o que aconteceu. Seguindo o sucesso do óleo essencial de alecrim, a empresa começou a crescer de uma forma muito orgânica. Depois de descobrir uma fábrica de sabonetes abandonada, ele ficou fascinado pela ideia de reavivar a arte de fazer sabonetes de Marseille. Com a ajuda de um velho aposentado das fábricas de sabonetes de Marselha, do qual ele comprou as máquinas, criou sabonetes utilizando uma receita de óleo vegetal e métodos tradicionais. Hoje em dia, estes sabonetes de base vegetal são conhecidos por todo o mundo pelos seus ingredientes de alta qualidade, formatos tradicionais e atrativos. Em 1977, a empresa realizou a sua primeira colheita de lavanda, o símbolo perfumado e icônico da região de Provence. Enquanto explorava o mundo à procura de novos ingredientes e técnicas tradicionais, no ano de 1980, Olivier descobriu as árvores de Karité que cresciam em Burkina Faso, um pequeno país no oeste da África. Estas árvores sagradas produzem uma noz que dá origem a uma pasta rica e espessa conhecida como Manteiga de Karité. É esta manteiga que seria usada como ingrediente nutritivo e hidratante em uma linha de produtos da L’Occitane que faria enorme sucesso no mundo.
Devido ao grande sucesso de seus produtos, vendidos em pequenas lojas e estabelecimentos da pitoresca Provence, ele resolveu inaugurar em 1981 na pequena cidade de Volx sua primeira loja própria, que também oferecia serviço de venda pelo correio. Em 1990 a L’Occitane iniciou a comercialização de perfumes, distribuindo seus produtos e disseminando os aromas dos jardins de Provence. Somente em 1992 a marca inaugurou sua primeira loja na capital Paris. Ainda neste ano, Olivier aliou-se ao empresário austríaco Reinold Geiger, que através de uma injeção de capital na empresa conseguiu expandir a marca L’Occitane para outros países durante esta década, inaugurando lojas próprias em Hong Kong (primeira unidade fora da França), Estados Unidos e Reino Unido, mercados com alta demanda por cosméticos de luxo, embalados com charme orgânico-ecológico. No Brasil, a marca chegou em 1995 com a instalação de um showroom e no ano seguinte com a inauguração da primeira loja no Morumbi Shopping, em São Paulo. Em 1997 inaugurou sua primeira loja no Japão, que se tornaria um de seus mais importantes mercados. Pouco depois, em 1999, a marca francesa lançaria uma de suas linhas de produtos mais famosas: Verbena. Uma década mais tarde, com o objetivo de beneficiar os clientes e preservar o meio ambiente, a L’Occitane começou a oferecer produtos em embalagens ecológicas, as chamadas eco-refi (refis). Nos últimos anos a marca francesa aumentou seu portfólio de produtos, incluindo o lançamento de uma linha exclusiva masculina.
Ao longo de sua história, a empresa se caracterizou por frequentemente se antecipar às tendências da indústria cosmética. Foi a primeira empresa a priorizar como base de seus produtos os óleos essenciais naturais; a primeira a utilizar a manteiga de Karité incorporando-a em seus sabonetes; precursora no uso de embalagens recicláveis; e no apoio à populações socialmente segregadas. Preocupada em unir tecnologia e sustentabilidade, desde 1982, a L’Occitane mantém um projeto na África, em que apóia uma comunidade de mulheres que produzem artesanalmente a manteiga de Karité. No aniversário de 30 anos da marca, foi criada a Fundação L’Occitane, que cuida do cultivo de manteiga de Karité no continente africano, visando a emancipação econômica das mulheres de Burkina Faso, além de outros projetos sociais, como o constante apoio aos deficientes visuais.
A L’Occitane trabalha especialmente com o olfato de seu público, mas também se preocupa com outro sentido especialmente importante, que, infelizmente, não é privilégio de todos: a visão. Assim, a empresa utiliza o alfabeto em braile em suas embalagens desde 1997, como forma de demonstrar respeito pelo público deficiente visual. Além disso, destina o valor arrecadado com as vendas da vela “Clementine” (a mais vendida pela marca no mundo) a uma organização dedicada ao tratamento de pessoas cegas, a Orbis International e a Provence dans tous les Sens (Provença presente em todos os Sentidos), um projeto criado pelos funcionários da empresa para introduzir crianças e adolescentes deficientes visuais ao mundo dos perfumes, compartilhando o universo fascinante dos aromas e ajudando no desenvolvimento do olfato, e, possivelmente, inspirando futuras carreiras.
O respeito à natureza é o principal tema da linha de comunicação da empresa. Em virtude disso, não são usadas fotos de belas mulheres nas campanhas da marca, como seria normal neste segmento de atuação. Ao invés disso, a L’Occitane sempre evidencia o ingrediente, o produto e a natureza, que é o plano de fundo de qualquer campanha publicitária da marca francesa. Hoje em dia, o uso de ingredientes com rótulo A.O.C. ou D.O.C. (Appellation of Controlled Origin ou Denominação de Origem Controlada) garante que os produtos da marca são feitos com substâncias da mais alta qualidade de Haute Provence. Atualmente, a Lavanda A.O.C. e o Óleo de Oliva A.O.C. são usados nos produtos da L’Occitane. Entre as novidades que fizeram enorme sucesso nos últimos anos estão: a primeira linha de cosméticos orgânicos, batizada de Organic Olive Oil Cream Based Care; e o creme facial anti-idade Imortelle (nome de uma planta típica da Córsega e lançado em 2002), que tem FPS 20 e promete combater os radicais livres.
O slogan “Beleza com história” é um exemplo da credibilidade e do foco que a L’Occitane conquistou no Brasil. Criada no país, a assinatura foi testada no restante do mundo. Aliás, a importância do país para a empresa francesa é tamanha, que em 2010, na esteira do crescimento do comércio eletrônico no Brasil, a marca iniciou sua loja virtual, além de desenvolver uma fragrância específica de colônia voltada ao mercado brasileiro, que trazia o primeiro rótulo em português de produtos da L’Occitane. Além disso, iniciou a venda das linhas de banho e fragrância em grandes redes de drogarias.
Em 2013, a empresa criou a linha L’Occitane au Brésil para celebrar a rica e enorme biodiversidade brasileira através de produtos cosméticos, inspirados em seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga, Mata das Araucárias e Mata Atlântica. Fabricados no Brasil, trata-se de um marco na história da empresa, pois pela primeira vez são fabricados produtos em outro continente, distante do berço natal da L’Occitane. Em terra brasileira, a marca francesa se encantou com as propriedades do Buriti, Cupuaçu, Mandacaru, Andiroba, Jenipapo, Araucária e Castanha do Pará. Hoje, essa linha, composta por produtos como colônia, loções hidratantes, sabonetes, xampus, condicionadores, máscaras capilares, cremes corporais reparadores e cremes para as mãos, faz sucesso em outros países ao redor do mundo.
Os produtos
A L’Occitane en Provence oferece produtos de beleza e fragrâncias de alta qualidade, desenvolvidos com base nos princípios da fitoterapia e da aromaterapia. As texturas e fragrâncias são inspiradas no modo de vida do Mediterrâneo: usar um produto da marca é sempre um momento de bem-estar altamente sensorial. A empresa segue princípios rígidos de formulação, para garantir a mais alta qualidade, a máxima eficácia e o maior prazer durante o uso, ao mesmo tempo em que respeita as pessoas e o meio-ambiente. A L’Occitane utiliza mais de 200 ingredientes botânicos, 25% deles com certificação orgânica, cuidadosamente selecionados por sua eficácia e capacidade de dar à pele os elementos que ela precisa para ficar ainda mais bem-cuidada. Estes ingredientes são usados em concentração ideal nas fórmulas. Por isso, sempre que possível, a empresa dá prioridade aos ingredientes de origem natural. Por exemplo, a L’Occitane utiliza óleos vegetais ao invés de óleos derivados de petroquímicos, pois eles tem mais afinidade com a pele. No entanto, para garantir que os produtos ofereçam toda a segurança e eficácia, em alguns momentos utiliza moléculas sintéticas, apenas quando não existirem alternativas naturais confiáveis e eficazes, sempre com excesso de zelo por estes processos. Em sua sede na cidade de Manosque, uma conceituada equipe de 100 pesquisadores trabalha constantemente para desenvolver as melhores fórmulas, que são regularmente objetos de patentes. Esses pesquisadores seguem as boas práticas de fabricação, que são na sua maioria produzidos na fábrica em Manosque. Portanto, a empresa controla todas as etapas de criação e fabricação dos produtos.
A L’OCCITANE, preocupada com o bem-estar e o prazer de se cuidar, busca na natureza ingredientes que possam ajudar nos tratamentos de beleza e oferecer uma experiência única para a pele de suas consumidoras e consumidores. Sua vasta linha inclui produtos para casa (incensos, velas e perfumadores), tratamentos faciais, corporais e perfumes. A marca francesa disponibiliza produtos em diversas linhas como as tradicionais: Verbena (que oferece uma fragrância fresca e delicada, com produtos para o corpo e para a casa), Lavanda (produtos feitos com óleos essenciais de Lavanda da melhor qualidade, ideais para relaxar e restaurar corpo e mente), Rosas (uma linha com aromas sutis e complementares baseados nas rosas), Karité (produtos que possuem em sua composição a manteiga de Karité, ideal para pele seca ou desidratada), Bonne Mère (linha de sabonetes delicadamente perfumados com inspiração de leite de ou mel), Cedrat (utiliza as propriedades energizantes do extrato de Cedrat - uma fruta cítrica -, combinadas com uma leve textura para criar uma linha masculina que hidrata e energiza), Baux (produtos aromatizados com uma mistura de madeiras e incenso, para um efeito marcante e misterioso) e Flor de Cerejeira (coleção de fragrâncias, produtos para banho e para o corpo, que celebram a beleza poética da flor de cerejeira, de suas flores delicadas e femininas durante os primeiros dias da primavera).
Além dessas outras linhas merecem destaque:
● Red Rice: composta por produtos formulados com o inédito ingrediente arroz-vermelho, que ajuda a combater e equilibrar a oleosidade do rosto, garantindo uma pele limpa, macia e suave. Esse importante grão, cultivado na região de Camargue, em Provence (França), é naturalmente rico em zinco, reconhecido por suas propriedades não só no controle da oleosidade, mas também no auxílio à cicatrização da pele.
● Oliva & Tomate: linha que possui produtos de cuidados especiais formulados com o óleo de oliva e o tomate. O óleo de oliva estimula à micro circulação e nutrição, enquanto o tomate é rico em minerais que suavizam o aspecto da pele. Os sabonetes limpam sem ressecar e o creme hidrata e preserva a textura das mãos. Os produtos levam o selo orgânico, certificado por agências europeias e americanas. Isto significa que possuem no mínimo 95% de seus ingredientes de origem natural, além da mesma porcentagem dos compostos vegetais vindos da agricultura orgânica.
● Águas da Provence: a marca se inspirou nas inúmeras fontes de Provence para criar sua primeira linha de águas de colônia, fragrâncias frescas que combinam tradição e generosidade.
● Immortelle: linha com poderosa ação anti-idade, composta por produtos indicados para combater o envelhecimento e que possuem como principal ativo uma flor cultivada na Córsega. A flor é conhecida como imortal porque não murcha nem perde sua vibrante cor amarela, mesmo depois de colhida. Seu cultivo é orgânico e segue rígidos padrões de qualidade desde o plantio, passando pela colheita até a extração do óleo essencial.
● La Collection de Grasse: inspirada e batizada em homenagem à capital mundial dos perfumes, localizada no Sul da França, a linha inclui fragrâncias finas que combinam ingredientes preciosos de terras próximas e longínquas: Âmbar e Sândalo, Baunilha e Flor de Narciso, Cedro e Laranja, Chá Verde e Bigarade, Flor de Ouro e Acácia, Jasmim e Bergamota, Magnólia e Amora, Mar e Mistral, Néroli e Orquídea, e Rosa e Flor de Osmanthus.
● Aromacologia: há mais de 30 anos, a L'Occitane uniu os óleos essenciais aos princípios da aromacologia em suas linhas de cuidados capilares. Cada produto contém cinco óleos essenciais, reunidos para agir em sinergia sobre os cabelos, ajudando a restaurar sua saúde e vitalidade. Um conhecimento histórico aplicado ao corpo e ao banho, oferecendo todas as propriedades relaxantes e benefícios dos óleos essenciais.
● Amêndoa: o excepcional poder tonificante das amêndoas do Sul da França foi integrado aos produtos de tratamentos corporais, maravilhosamente eficazes. A pele torna-se mais suave e tonificada, e o corpo fica remodelado.
Edições especiais
A L’Occitane celebra duas colheitas por ano. Em Provence, quando a lavanda e a verbena são colhidas, é criada uma edição limitada de produtos, baseada naqueles anos. Esses itens são especialmente embalados e ficam disponíveis por um tempo limitado – geralmente um ou dois meses. A colheita de lavanda é celebrada em setembro e a de verbena (um arbusto típico da bacia do Mediterrâneo) em junho.
As aromáticas lojas
Os pontos de venda são a principal ferramenta de comunicação e marketing da marca L’Occitane no mundo. Nas lojas os consumidores vivem as experiências proporcionadas pelo ambiente, pela decoração e pelos produtos. A sensorialidade é trabalhada para proporcionar o sentimento de bem estar criando uma harmonia entre o prazer dos sentidos e o equilíbrio interior, e explorada através de fragrâncias únicas, texturas e embalagens diferentes. As lojas da marca no mundo todo tocam música da Provença e são decoradas com fotos de oliveiras, árvore abundante por lá. A decoração também remete aos campos de lavanda provençais. Além disso, os produtos tão cheirosos são capazes de transformar uma visita à qualquer loja da marca em uma verdadeira sessão de aromaterapia. Em algumas de suas lojas, uma tradicional bicicleta amarela faz parte da decoração na entrada. As lojas são a base para crescimento e desenvolvimento da marca, refletindo os valores da L’Occitane, como a autenticidade, simplicidade, prazer sensorial e respeito pelas pessoas e pelo planeta.
Os relaxantes spas
O conceito do Spa L’Occitane foi criado no mês de novembro de 2001 na cidade de São Paulo, e partiu dos parceiros da empresa no Brasil, Silvia Gambin e Miguel Aschieri. Foi deles a iniciativa de abrir aqui o primeiro spa da marca no mundo. O criador da marca, Olivier Baussan, aplaudiu de pé a iniciativa e veio ao Brasil especialmente para a inauguração do espaço, que tem a mesma filosofia provençal que busca o bem-estar e a qualidade de vida. Os diversos ambientes foram criados para propiciar conforto, tranquilidade e privacidade necessária para os diversos tratamentos. Oferece diferentes tipos de rituais de banho, massagens e tratamentos corporais e faciais, realizados manualmente e criados para atender aos mais exigentes consumidores. No cardápio tem até massagem para casais, com direito a jantar e prosecco. Como, em outros tratamentos, o acompanhamento é com vinho ou sucos, e biscoitos da região. Tem massagem indiana feita por duas terapeutas - para relaxar a mente, ativar a circulação, eliminar toxinas e integrar corpo e mente. Ou se preferir massagens feitas com os pés e ainda com pedras vulcânicas aquecidas e distribuídas pelo corpo, próprias para pessoas tensas ou esportistas, pois relaxam, inclusive a mente, liberam toxinas e, proporcionam uma boa noite de sono. Tem ainda como se desintoxicar e, ao mesmo tempo, tratar da redução de medidas e celulites. E todos os produtos e procedimentos ali aplicados são exclusivos da grife francesa, que assina vários aromas da região de Provence como a lavanda, a verbena e o mel.
Entre as opções do spa é possível escolher programas para o dia todo ou apenas uma massagem e até um simples banho. Todo este prazeroso ritual pode ser prolongado em casa, pois a loja L’Occitane, que também faz parte do espaço En Provence oferece produtos (géis, sabonetes, leites corporais, bálsamos e velas) feitos para prolongar os efeitos dos banhos e outros tratamentos. E as pessoas poderão presentear os amigos com vários tratamentos ou apenas um banho ou massagem. Para isto, foi criado um “cupom-presente” especial, que pode ser comprado no spa ou em qualquer loja da marca.
Devido ao enorme sucesso do empreendimento, em dezembro de 2002 foi criado um segundo Spa L’Occitane em Comandatuba, no Hotel Transamérica. Os spas brasileiros serviram de base de reflexão, pois foi aqui que os primeiros rituais foram desenvolvidos e o Spa L’Occitane, se tornou uma extensão natural da marca, com ingredientes autênticos e eficácia comprovada e combinados com terapias tradicionais, para oferecer uma verdadeira viagem aos sentidos. Nos anos seguintes foram inauguradas unidades em Hong Kong, Taiwan, Vietnã e finalmente, em 2009, na cidade de Paris. Atualmente a marca conta com mais de 80 spas localizados em 26 países como Brasil, Hong Kong, Taiwan, Coréia do Sul, Vietnã, França, Polônia, Estados Unidos, Austrália e Rússia, incluindo as unidades localizadas em hotéis de luxo (batizadas de Spa by L’Occitane).
Paredes cobertas de argila, madeira iluminada pelo sol, ventos que atravessam árvores, uma imensidão de pedras, formas e cores. Essa é Camargue, um lugar entre as águas do Rhone que capturou a imaginação de Olivier Baussan e inspirou as paisagens dos atuais Spa L’Occitane. Mais recentemente, em 2013, dentro de sua loja conceito (que inclui também um spa) localizada no luxuoso bairro da Vila Nova Conceição, em São Paulo, foi inaugurada a primeira Barbearia L’Occitane. Inspirada nas barbearias old school, o atendimento é realizado por especialistas em diferentes técnicas de barbear e tratamentos faciais. O diferencial está na união das técnicas tradicionais de barbear com as credenciais de massagens. Os especialistas, conhecidos como Barber Stylists, foram treinados pelos mais respeitados barbeiros do segmento, além de serem terapeutas faciais. Isto prova que a marca francesa tem expandido cada vez mais sua linha de produtos masculinos, dedicados para cuidados com o rosto e barba. Entre alguns dos produtos já disponíveis no mercado estão as tradicionais espumas para barbear, loção pós-barba e sabonete para barbear.
A bela Provence
A L’Occitane tem sua principal sede de operação na bela e deslumbrante Manosque, na região de Provence, localizada a 100 quilômetros de Marselha e cercada por pequenos produtores que fornecem lavandas e amêndoas para os cremes e sabonetes da marca. Uma visita guiada gratuita, com duração de uma hora, permite que os visitantes se deliciem com uma experiência única de contato com a marca, ao descobrir as diferentes etapas envolvidas na produção dos produtos. O museu é outra atração. Uma área interativa, que pode ser explorada com diferentes sentidos, refaz os principais passos da história da marca francesa, desde o momento mágico da primeira destilação aos projetos patrocinados pela Fundação L’Occitane. Exposições temporárias são preparadas quatro vezes por ano. O complexo conta ainda com a maior loja L’Occitane da França, onde é possível encontrar todos os famosos produtos da marca, assim como os mais recentes lançamentos, a preços diferenciados. A equipe de vendas também está sempre pronta a dar sugestões preciosas.
A origem do nome
A palavra “L’Occitane” significa no antigo idioma Oc, “A mulher de Occitania”, uma antiga província que se estendeu ao sul da França, de leste a oeste, incorporando a Catalunha (nordeste da Espanha) e Piemonte (norte da Itália). É em Provence, uma descendente desta região medieval, que os produtos são fabricados. Foneticamente, pronuncia-se “lox-ee-tahn”.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por apenas uma grande reformulação. Aconteceu na década de 1990, quando o logotipo ganhou ar mais moderno e sofisticado, adotando as cores azul e amarelo.
Os slogans
A True Story.
Beleza com história. (2010)
O melhor da França para você.
Uma história verdadeira. (L’Occitane au Brésil)
Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação: 1976
● Fundador: Olivier Baussan
● Sede mundial: Paris, França
● Proprietário da marca: L’Occitane Groupe S.A.
● Capital aberto: Sim (2010)
● Chairman & CEO: Reinold Geiger
● Faturamento: €1.17 bilhões (2014/2015)
● Lucro: €122.4 milhões (2014/2015)
● Valor de mercado: US$ 3.1 bilhões (novembro/2015)
● Lojas: 2.800
● Spas: 80
● Presença global: 90 países
● Presença no Brasil: Sim
● Principais mercados: China, Estados Unidos, Japão, Reino Unido e França
● Funcionários: 8.050
● Segmento: Cosméticos
● Principais produtos: Cremes, xampus, sabonetes e perfumes
● Concorrentes diretos: Clarins, Aveda, Origins, Aveeno, Yves Rocher e The Body Shop
● Ícones: O aroma de seus produtos
● Slogan: A True Story.
● Website: br.loccitane.com
A marca no mundo
Hoje em dia, a L’Occitane exporta de sua sede, localizada na cidade francesa de Manosque, o seu estilo provençal para aproximadamente 2.800 lojas (das quais 1.384 próprias) localizadas em mais de 90 países. No Brasil, que está entre os dez maiores mercados mundiais da marca, a L’Occitane possui 81 lojas (entre unidades próprias e franquias), 5 spas (localizados em São Paulo, Curitiba e Recife), além de atender em mais de 300 pontos-de-venda cuidadosamente selecionados em todo o território nacional. O portfólio da marca inclui mais de 500 itens – entre cosméticos, sabonetes, fragrâncias, itens para roupas, produtos masculinos e aromas para ambiente; divididos em diversas linhas. A empresa oferece ainda uma delicada linha de produtos exclusivamente desenvolvidos para hotelaria e turismo, presente nos mais charmosos hotéis e companhias aéreas do mundo. A empresa também é proprietária das marcas Melvita (fundada em 1983, usando o mel como principal matéria prima de seus produtos cosméticos), Le Couvent des Minimes (criada em 2004, oferece itens para os cabelos, banho, mãos, pés e corporais) e Erborian (fabricante coreana de cosméticos).
Você sabia?
● Os produtos da L’Occitane nunca são testados em animais. Esses testes são realizados em seres humanos como parte de uma série de estudos clínicos. No caso de pele humana os testes utilizam a membrana de ovo como alternativa. Também não são usados produtos de origem animal para manufaturar os produtos (com exceção do mel). Além disso, de acordo com o seu compromisso com os Direitos Humanos, a empresa garante que nenhum dos seus produtos é manufaturado utilizando trabalho infantil.
● Poucas marcas no mundo são tão identificadas com uma região quanto a fabricante de cosméticos francesa L’Occitane, que virou uma grife mundial ao explorar sua íntima relação com a bela região de Provença, no interior da França.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame, Época Negócios e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 4/11/2015
Olá!
ResponderExcluirEstou a fazer um trabalho sobre cosméticos e o seu blog ajudou-me muito! Obrigada!! No entanto preciso de mais informações... preciso de informações sobre o historial da comunicação sa l'occitane! Pode ajudar.me?
Oi sou consumidor de toda linha de produtos tanto masculina como feminina, e realmente os produtos são excelentes em todos os aspectos, e uma grande marca com certeza e cumpre o que promete, a única reclamação que tenho a fazer é que a empresa não tem um e-comerce, na internet para efetuar compras on line. espero que em breve ela abra esse canal, afinal um dos pilares da tecnologia e proporcionar conforto, e a mesma esta ai para o uso de todos.
ResponderExcluirsou apaixonada pela linha de produtos fabricados por voces. Gostaria de estar recebendo sempre informações sobre as novidades e lançamentos. Voces despertaram em mim a reconquista de saber que sou bela mulher, obrigado.
ResponderExcluirregynagrunwald@click21.com.br
Amo os produtos só lamento que ainda não tem vendas on line!!!
ResponderExcluirFiz uma postagem no meu blog de decoração sobre como obter o estilo da L'Occitane na sua casa
ResponderExcluirhttp://eumoraria.blogspot.com/
Abraço!
Olá já tem venda on line , na sacks perf.
ResponderExcluirOlá, gostaria de saber em quais shoppings de São Paulo vende L’OCCITANE?
ResponderExcluirNo entanto eu vi em uma postagem da ANDA - Agência de Noticias do Direito Animal que para estar no mercado chinês houve concessão no sentido de se realizar testes em animais. Ora, a companhia não faz, mas para vender na China permite que o governo chinês o faça?
ResponderExcluirEstou a fazer um trabalho sobre cosméticos e o seu blog ajudou-me muito! Obrigada!! No entanto preciso de mais informações... preciso de informações sobre o historial da comunicação sa l'occitane! Pode ajudar.me?
ResponderExcluirOs produtos são excelentes e funcionam mesmo. Acho que é a melhor marca que temos hoje no mundo, pois te propicia uma experiência sensorial incrível, cumpre o que promete, não explora pessoas e nem animais e oferece uma linha completa baseada na vida: a natureza! AMO DEMAIS!!
ResponderExcluirComent[ario de anonimo pode ser de robot
ResponderExcluirÓtimos produtos, aromas deliciosos...o desodorante masculino sem alumínio demonstra preocupação com o bem estar dos clientes.
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