Milhões de estudantes, professores, desenhistas e empresas, não importa qual o tamanho, que precisam se abastecer desde simples clipes, canetas, lápis, fitas adesivas, folhas, cadernos, até cartuchos de impressoras, computadores e móveis para escritórios, vão até uma das centenas de lojas da STAPLES, que oferecem em um só lugar todos os materiais necessários para a América trabalhar e aprender melhor. E se preferir, tudo está ao alcance em apenas alguns cliques.
A história
Tudo começou quando Thomas George Stemberg (imagem abaixo), então executivo de uma rede de supermercado da cidade de Boston, estado americano de Massachusetts, estava em casa em um fim de semana fazendo um trabalho de cotação de preços para apresentar na segunda-feira. Foi então que, na hora da impressão do trabalho, a fita da impressora rasgou. Ele saiu desesperado à procura de uma fita substitutiva, mas por se tratar de um fim de semana comemorativo, era 4 de julho (Dia da Independência Americana), todos os fornecedores locais e lojas de materiais de escritório estavam fechadas. Tom, que naquele momento já pensava em abrir um negócio próprio, percebeu nesse episódio uma grande oportunidade de mercado: abrir uma loja, com horário flexível, que funcionasse quase 24 horas, incluindo finais de semana e feriados, e que venderia produtos e artigos de papelaria para escritórios e empresas.
Dez meses mais tarde, exatamente no dia 1 de maio de 1986, Tom, juntamente com Leo Kahn e Myra Hart, inaugurou a primeira loja da STAPLES OFFICE CENTRE, localizada no bairro de Brighton, na cidade de Boston, para vender artigos e acessórios para escritórios e empresas. A ideia foi baseada no suprimento de pequenos produtos de papelaria em larga escala com preços baixos e competitivos, para facilitar a vida de pequenas empresas e também do consumidor final. Além disso, a mega-loja estava localizada em local de fácil acesso e funcionava por muito mais horas diariamente do que a concorrência. A loja fez tanto sucesso que, em apenas dois anos, aproximadamente 20 concorrentes abriram lojas neste mesmo formato. Três anos depois de sua inauguração a rede lançou no mercado o sistema de vendas por catálogo. Em 1991, a empresa inaugurou sua primeira loja no exterior, localizada no Canadá.
A STAPLES (que significa grampos em português) deu continuidade a sua expansão global no ano seguinte, ingressando no mercado europeu através da abertura de unidades na Alemanha e Inglaterra. A divisão de Contract & Commercial, para atender empresas de médio e grande porte, foi criada em 1993, o que culminou com um aumento considerável em seu volume de vendas. Com um crescimento meteórico a STAPLES inaugurou sua loja de número 500 na cidade de Vero Beach, estado da Flórida, já em 1996. Dois anos mais tarde lançou oficialmente seu comércio eletrônico, criando mais um canal de venda para os consumidores. No final desta década, em 1999, continuou sua expansão internacional inaugurando mais unidades na Alemanha e ingressando no mercado holandês e português. Foi nesse mesmo ano que a STAPLES inaugurou sua primeira loja que funcionava 24 horas e a primeira a estar localizada dentro de um aeroporto, uma atitude ousada para época.
Nos anos seguintes, além da expansão para o mercado asiático, introduziu várias novidades, dentre as quais, se tornou a primeira rede de seu segmento a integrar seu comércio eletrônico com suas lojas físicas. Em 2005, ano em que iniciou a venda de produtos de marca própria em outras redes varejistas, a STAPLES ingressou no mercado brasileiro com a aquisição da Officenet, empresa argentina fundada em 2000, que servia pequenas, médias e grandes empresas através da venda de artigos para escritório por catálogo e internet. A empresa americana passou a operar no Brasil com o nome STAPLES somente em 2010, oferecendo mais de 10.000 itens em catálogo e 200 fornecedores das melhores marcas do mercado, selecionando produtos que abrangem tudo para escritório: papelaria, escrita, formulários, informática, máquinas e itens para apresentação, além de móveis, limpeza, mercearia e serviços como entrega rápida, atendimento personalizado e o suporte de especialistas em produtos para facilitar o processo.
No mercado brasileiro, a empresa se destacou entre as demais do setor por contar com 500 produtos de marca própria, que estavam presentes em 45% dos carrinhos de compras da base de clientes e que representava até 40% de economia em comparação aos similares das marcas líderes. Além disso, oferecia aos consumidores o benefício exclusivo de Garantia Permanente para produtos de papelaria da grife STAPLES, possibilitando a troca imediata do item que eventualmente apresentasse defeito de fabricação ou origem, sem qualquer custo adicional, burocracia e restrição de prazo para troca ou devolução.
Pouco depois, em 2007, a empresa adquiriu a American Identity, uma das maiores fornecedoras globais de merchandising para grandes empresas, que passou a se chamar STAPLES PROMOTIONAL PRODUCTS. E no ano seguinte, comprou a Corporate Express, uma das empresas referência no fornecimento de material de escritório para instituições corporativas. Além disso, adquiriu a Quill, uma empresa de venda por correspondência fundada em 1956 que oferecia serviços à pequenas e médias empresas, reconhecida pelo serviço de excelência, sobretudo voltado para setores especializados, como o jurídico, o ensino e o médico.
Em 2014, com a crescente concorrência no segmento de comércio eletrônico, a STAPLES começou a encerrar algumas de suas unidades deficitárias em solo americano. No início de 2015 a empresa anunciou no mercado americano a aquisição da concorrente Office Depot por US$ 6.3 bilhões. A operação não foi aprovada pelo órgão antitruste americano (conhecido pela sigla FTC), e que daria origem a uma empresa gigantesca, com US$ 34 bilhões em faturamento e mais de 4 mil lojas em vários países. Após a aquisição fracassada, a STAPLES começou a reorientar suas operações para minimizar seus pontos de venda físicos e dar mais destaque aos seus serviços business-to-business (B2B). E isto culminou, com a decisão de se desfazer de suas operações internacionais (por exemplo, as operações no Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia foram vendidas em 2016) e focar seus esforços na América do Norte.
Em 2017, após sua venda para o fundo de investimento Sycamore Partners por por US$ 6.9 bilhões, a empresa iniciou efetivamente a venda de suas operações internacionais. Com isso, em 2018, a operação brasileira foi vendida para a Br Supply, companhia gaúcha de suprimentos para empresas. Além disso, as operações de varejo no Canadá passaram a ser uma empresa independente. Em 2020, a rede lançou na cidade de Boston um novo conceito de loja chamado STAPLES CONNECT, que oferecia produtos e serviços inovadores, soluções comunitárias para trabalho e aprendizagem, áreas de co-working e até espaço (espécie de auditório) para ser alugado para sessões e eventos. Em 2021, a STAPLES vendeu suas operações na Alemanha, Portugal, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Finlândia, Noruega, Suécia, Dinamarca, Áustria e Polônia, resultando no desaparecimento da marca na Europa.
A colossal STAPLES, que em quase 40 anos de atuação tornou-se a maior empresa do segmento no mercado americano, expandiu seu modelo de negócios para outros canais e opera atualmente três diferentes conceitos de vendas:
Varejo: são aproximadamente 1.000 lojas que operam no conceito de superstores (super lojas), muitas delas com funcionamento 24 horas, todos os dias do ano.
Online: comércio eletrônico que oferece mais de 45.000 produtos e permite aos clientes comprar artigos e serviços de suas casas, empresas ou escritórios da forma mais cômoda e sem qualquer restrição de horários.
Staples Business Advantage®: divisão que tem registrado maior crescimento dentro da empresa, exclusivamente voltado para atender tanto às médias empresas como às grandes corporações, oferecendo eficientes programas de aquisição de itens com baixos preços de envio.
As enormes lojas, geralmente localizadas nos subúrbios de cidades médias e grandes, em locais de fácil acesso, vendem produtos direcionados para escritórios, empresas e também ao consumidor comum contando com mais de 45.000 itens em segmentos como papelaria, escrita, organização pessoal, apresentação, tecnologia, máquinas, embalagens, limpeza, alimentação (para um coffee break) e móveis da mais alta qualidade. A maioria das lojas também oferece serviços inovadores de cópias e impressão (COPY & PRINTER CENTER), além de encadernações e confecção de cartões de visitas, fotografias e serviços de computação (EASY TECH), incluindo a manutenção de computadores, operando suas “superstores” (super lojas, conceito em que foi pioneira no segmento) 24 horas por dia. É possível também encontrar serviços de remessas e reciclagem (de produtos eletrônicos e cartuchos). As lojas oferecem as principais marcas do mercado, além de uma completa linha de produtos (mais de 10.000 itens) sob as marcas próprias QUILL e STAPLES, esta última introduzida no mercado em 2003.
Como tornar a vida dos seus clientes mais fácil? Esta foi a questão central colocada pela empresa que levou à criação da campanha EASY BUTTON em 2005. Trata-se de um pequeno botão vermelho que ajuda a aliviar o stress, contribuindo para um melhor ambiente no cotidiano. O Easy Button funcionava como uma forma de recordar aos clientes que o dia a dia devia ser levado com calma e sob o lema “That was easy”. Os filmes dessa campanha (assista a um desses comerciais aqui) mostravam situações desafiadoras que pareciam não ter solução fácil - como um cowboy brigando com um cavalo ou um pai trocando as fraldas de seus filhos gêmeos - onde um grande botão vermelho escrito “Easy” aparecia e ao ser apertado tornava as coisas muito mais simples.
O sucesso da campanha foi tamanho que a marca então decidiu colocar à venda o mesmo botão vermelho, visto em seus comerciais. Apesar de ser um produto meramente decorativo suas vendas surpreenderam. Esse botão se transformou em um “Sonho do Profissional de Marketing”, transformando efetivamente milhões de clientes da STAPLES em anunciantes, resultando em um grande reconhecimento da marca. Até hoje este ícone, popularmente reconhecido entre os americanos, obtém vendas que significam doações de US$ 1 milhão por ano à Staples Foundation for Learning®, uma fundação beneficente que investe em projetos educacionais. Ao todo foram já vendidos mais de 3.8 milhões de botões vermelhos, que ao serem apertados emitem a frase “That was easy” (em português “Isso foi fácil”), disponível em inglês e espanhol.
A identidade visual da marca passou por remodelações ao longo de sua história. O logotipo original, onde a letra L representa um “clips” estilizado, era na cor preta. Em 1994 ocorreu uma modernização visual, com o logotipo adotando a cor vermelha e uma nova tipografia de letra (levemente alterada). Em 2019, a STAPLES adotou sua atual identidade visual, que ganhou uma nova tipografia de letra e um novo design para o tradicional clip (agora mais parecido com um grampo de grampeador), que passou a ser posicionado ao lado esquerdo do nome.
Vale ressaltar que a STAPLES no Canadá, um empresa totalmente independente da operação americana e que possui mais de 300 lojas no país, utiliza uma identidade visual totalmente diferente (como mostra a imagem abaixo).
Business is Human. (2023)
It’s Pro Time. (2017)
Make more happen. (2014)
Office supplies. You know you love ‘em. (2004, Reino Unido)
You want it. We’ve got it. (2001, Reino Unido)
That was easy. (2003)
Slashing the cost and hassle of running your office. (2000)
Yeah, we’ve got it. (1995)
Seu jeito no trabalho. (Brasil)
Muito mais fácil. (Brasil)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1 de maio de 1986
● Fundador: Tom Stemberg, Leo Kahn e Myra Hart
● Sede mundial: Framingham, Massachusetts, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Staples Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO: John Lederer
● Faturamento: US$ 8 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 994
● Presença global: Não (presente somente nos Estados Unidos)
● Funcionários: 38.000
● Segmento: Varejo
● Principais produtos: Materiais de escritório, informática e móveis
● Ícones: Easy Button
● Slogan: It’s Pro Time.
● Website: www.staples.com
A marca nos Estados Unidos
Atualmente a STAPLES, cujo faturamento anual é estimado US$ 8 bilhões, conta com aproximadamente 1.000 lojas espalhadas por 45 estados americanos e no Distrito de Columbia. Os estados com mais lojas são Califórnia (134 unidades), Nova York (88 unidades) e Pensilvânia (69 unidades). Além disso, a empresa possui 40 centros de distribuição espalhados pelos Estados Unidos. Aproximadamente 40% de seu faturamento vem das vendas pela internet (que oferece entrega no dia seguinte em 98% do território americano). A STAPLES oferece alta capacidade de abastecimento, infraestrutura tecnológica, ética e credibilidade corporativa, que lhe permitem oferecer um serviço incomparável de excelência no mercado americano para mais de 65 mil clientes corporativos.
Você sabia?
● De 1995 a 2001, durante a época do Natal, o personagem Staples Sno-Bot, se tornou popular ao aparecer nos comerciais de TV da marca nos Estados Unidos. Ele era um robô em forma de boneco de neve que se recusava a largar a impressora jato de tinta pela qual se apaixonou.
● O cantor Alice Cooper apareceu em uma campanha da STAPLES de volta às aulas em agosto de 2004.
● De 1999 a 2021, a empresa endossou (através do Naming Rights) o famoso Staples Center, complexo esportivo e de eventos localizado no centro da cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia, que chegou a ser o único ginásio a sediar jogos de cinco equipes esportivas profissionais nos Estados Unidos.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 8/10/2023
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