2.5.07

DEAN & DELUCA


Imagine uma daquelas lojas maravilhosas que você entra para comer um sanduíche delicioso e se depara com presentes lindos para quem adora cozinhar e as melhores iguarias do planeta, desde o caviar de Beluga do Irã até o queijo italiano, passando pelos chocolates belgas, pelas trufas brancas e pelo vinho da Califórnia. A enorme quantidade de produtos consegue abranger vários gostos e preferências, tendo sempre como principal máxima, a qualidade. Assim é o famoso e tradicional empório DEAN & DELUCA, parada obrigatória dos gourmets e apreciadores de uma boa comida. Suas lojas têm um aspecto despretensioso, parecido com as pequenas mercearias de bairro de tempos atrás, onde caixas e produtos ficavam empilhados em cada canto disponível, criando uma sensação quente e acolhedora. As cores das frutas exóticas, o toque das caixas de madeira dos vinhos de reserva e o aroma dos queijos convidam a uma visita descontraída e demorada. 

A história 
A DEAN & DELUCA foi fundada em setembro de 1977 como um pequeno empório por Giorgio Deluca, um experiente comerciante de queijos, seu grande amigo Joel B. Dean, e o decorador Jack Ceglic, no tradicional bairro nova-iorquino do SoHo (abreviação da região South of Houston Street). Localizado na esquina da Greene Street com a Prince Street, com amplas janelas brancas e ventiladores no teto, os produtos eram arrumados com muito charme, em prateleiras encostadas nas paredes. Entre os produtos vendidos no modesto empório encontravam-se raridades gastronômicas como tomates desidratados, Radicchio (folha comestível proveniente da planta Cichorium intybus, de origem italiana) 175 variedades de queijos, vinagres balsâmicos, uma enorme seleção de bons vinhos, inúmeros temperos e o famoso azeite extra virgem de oliva da marca DEAN & DELUCA. Por toda a qualidade, raridade e luxo da loja, os consumidores pareciam não se importarem em pagar muito mais caro pelas mercadorias. Neste início, Giorgio e Joel viajavam o mundo em busca de iguarias diferentes e produtos artesanais que despertassem o paladar de seus consumidores e transformassem o ato de servir uma refeição em um exercício criativo e prazeroso. DEAN & DELUCA foi o primeiro empório da cidade a importar vinagre balsâmico para os Estados Unidos e a oferecer as melhores iguarias e ingredientes disponíveis no mundo.


Sua fama rapidamente se espalhou pela cidade e o pequeno empório virou parada obrigatória para pessoas que admiravam uma boa comida e ingredientes culinários. Rapidamente, o espaço ficou pequeno e uma expansão foi necessária, com a aquisição da loja ao lado. Era preciso uma reforma, e o decorador Jack Ceglic se encarregou em deixar o visual atraente, com ares de galeria de arte. A nova ambientação incluiu pisos em mármore, paredes brancas, prateleiras em aço inoxidável com aspecto industrial e a marca estampada em letras na cor cinza. No começo da década de 1980, com o objetivo de aumentar suas vendas, a loja lançou seu primeiro catálogo de vendas. No dia 6 de outubro de 1988 foi inaugurada a segunda loja, muito maior que a original, no requintado endereço da Broadway com a Prince Street. Foi no final desta década, que a marca resolveu começar sua expansão em outros segmentos, inaugurando um pequeno café, chamado DEAN & DELUCA ESPRESSO BAR, rapidamente seguido por outros endereços na cidade. Esses estabelecimentos serviam além de cafés da própria marca DEAN & DELUCA, acompanhados por exóticos pães, sanduíches e patês, algumas mercadorias encontradas nas lojas maiores.


Em 1993, a marca estava preparada para dar outro grande passo: inaugurar uma enorme loja em Georgetown, na capital Washington. Os fundadores da empresa venderam em 1995 seu controle acionário para o empreendedor Leslie Ruud. A partir do ano 2000, a DEAN & DELUCA começou a se expandir, nacionalmente (inaugurando novas unidades em cidades como Charlotte, Kansas City e Napa Valley) e internacionalmente (inaugurou sua primeira loja no Japão em 2003), acrescentando em seu portfólio itens para presentes, luxuosas cestas de café da manhã e a venda por catálogo online em sua página na internet e na amazon.com. Nos anos seguintes a rede iniciou uma forte expansão internacional com a inauguração de mais dez endereços no Japão, além de ingressar em novos mercados como Dubai (onde inaugurou sua primeira loja em 2008), Kuwait (2009), Tailândia e Cingapura (2012).


No final de 2014 a DEAN & DELUCA foi vendida por US$ 140 milhões para uma empresa tailandesa, que acelerou a inauguração de novas lojas em países como Tailândia e Coréia do Sul. Em meados de 2017 a rede irá inaugurar sua primeira loja no continente europeu, localizada na cidade de Londres. De reuniões íntimas a eventos corporativos e casamentos, a DEAN & DELUCA oferece um serviço de bufê que excederá as mais altas expectativas em termos de qualidade. Seus profissionais dedicados irão ajudar a criar uma experiência verdadeiramente única para você e seus convidados. Com a capacidade de criar um cardápio sob medida, a rede oferece um serviço de primeira classe para atender às necessidades do qualquer evento, superando as expectativas mais elevadas.


As lojas 
Uma típica loja âncora (chamada pelos americanos de Flagship Store) da DEAN & DELUCA é uma verdadeira Meca para os adoradores da boa gastronomia. Em cada loja cria-se uma atmosfera para o estímulo dos sentidos em um ambiente de excelência gastronômica. São cores, aromas, texturas e sabores para serem sentidos e provados. O chão de mármore, alimentos divididos por seções, grandes colunas e uma ambientação aconchegante, onde cada espaço é aproveitado ao máximo, torna cada loja da rede um local agradável, onde o tempo passa sem ser percebido. O apreciador de uma boa comida encontra simplesmente todos os ingredientes que precisa para fazer aquela receita sofisticada em casa. Além das mercadorias mais específicas, também é o lugar perfeito para abastecer a geladeira e a dispensa: frutas, queijos, vinhos, bolachas, chás, geleias e até uma pipoca caramelizada em diversos sabores. Além disso, é o lugar ideal para se encontrar os melhores peixes (salmão rei, linguado chileno e bacalhau negro são alguns dos mais famosos), frutos do mar frescos e exóticos, cortes exclusivos de carnes e aves, embutidos, frutas frescas em displays separados por cor e uma oferta incrível de todos os itens necessários para fazer um banquete japonês. Pães artísticos, bolos e tortas enfeitam as vitrines da seção da padaria. Cada seção é uma agradável mistura abundante de cores, sabores e cheiros indescritíveis. Além disso, o atendimento é impecável.


Cada gerente de seção é um verdadeiro especialista nos produtos ali expostos, prontos para esclarecer qualquer dúvida. Afinal, eles possuem estreito relacionamento com os fornecedores e artesões, conhecendo cada produto a fundo. Além dos mais variados ingredientes e produtos, cada loja oferece produtos da marca DEAN & DELUCA como cafés, chás, azeites, geleias, massas e os sais mais especiais do mundo, além de uma ampla variedade de vinhos, pães e queijos, sem contar os equipamentos e acessórios culinários como lindas panelas de cobre francesas, porcelanas e talheres refinados, livros de culinária, entre outros itens. A loja também oferece refeições prontas como sanduíches (como o feito com truta defumada e molho tártaro), tortas e bolos preparados por chefes de cozinha que utilizam os melhores e mais frescos ingredientes. E mais: flores, que irão enfeitar a bancada na cozinha enquanto se prepara os excelentes ingredientes para o jantar. Tudo isso, ao som ambiente de música clássica, para que se possa relaxar, deixar a movimentada cidade do lado de fora, e desfrutar ao máximo o tempo durante as compras.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: Setembro de 1977 
● Fundador: Giorgio Deluca, Joel Dean e Jack Ceglic 
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Dean & Deluca Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Pace Food Retail Co. Ltd.) 
● CEO: Bayani Lauraya 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 58 
● Presença global: 9 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 2.500 
● Segmento: Varejo (alimentos) 
● Principais produtos: Alimentos, bebidas e produtos gastronômico 
● Concorrentes diretos: Eataly, Balducci’s, Whole Foods Market, Stew Leonard’s, Zabar’s e Trader Joe’s 
● Ícones: O ambiente de suas lojas 
● Slogan: Purveyors of Fine Food. 
● Website: www.deandeluca.com 

A marca no mundo 
A DEAN & DELUCA, maior rede de lojas gourmet dos Estados Unidos, possui atualmente aproximadamente 60 lojas, cafés e padarias localizadas em Nova York (4 unidades em endereços charmosos como a Avenida Madison e a Broadway), Washington, Charlotte (Carolina do Norte), St. Helena (Califórnia), Leawood (Kansas), Honolulu (Havaí); além de Osaka, Kyoto, Fukuoka e Tóquio no Japão (totalizando 27 unidades); Tailândia (9 unidades), Cingapura (3 unidades), Filipinas (2 unidades), Coréia do Sul (2 unidades), Dubai, Kuwait e Reino Unido (1 loja em Londres). 

Você sabia? 
A DEAN & DELUCA se tornou uma instituição de Nova York que apareceu em vários filmes e séries. Por exemplo, na última cena do filme Hannibal, o personagem interpretado por Anthony Hopkins abre um kit de quitutes da loja após rejeitar a comida do avião. A marca também já ganhou créditos em outras produções conhecidas como as séries Will & Grace e Gossip Girl, e filmes premiados como Julia & Julia e O Diabo Veste Prada. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), portais (IG), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 7/1/2017

Um comentário:

  1. Anônimo5:48 PM

    Um dos meus sonhos é ir a D&D pra comer um caviar....
    Total Luxury!!!

    ResponderExcluir