10.5.07

ROBERTO CAVALLI


Vestidos curtos e decotados, jeans justíssimos e muitas estampas de pele de animais, em especial as de leopardo e zebra, traduzem a grife ROBERTO CAVALLI. Um jeans é sempre um jeans, até cair nas agulhas da marca italiana, que propõe um estilo muito peculiar, um tanto barroco, sempre apostando em estampas fortes e variedade de materiais. Só mesmo o rei do sexy extravagante, consegue transformar peças comuns em verdadeiras joias, disputadas e adoradas por celebridades mundiais como Jennifer Lopez, Mary J. Blige e Lenny Kravitz. 

A história 
Roberto Cavalli nasceu na cidade de Florença, na região da Toscana, no dia 15 de novembro de 1940, proveniente de uma família de artistas, e sempre esteve de alguma forma, ligado à arte. Seja em caráter familiar ou acadêmico. Filho de uma costureira e de um pintor se formou em Artes Plásticas na Escola de Arte de Florença, onde fez especialização em estampas têxteis para pinturas. Ainda estudante, já colocava sua criatividade em prática. Durante este período, fez uma série de estampas florais em malha, que conseguiu com que fossem produzidas pelas mais importantes malharias italianas. Em 1965, com a ajuda de um amigo, iniciou uma das suas primeiras bem-sucedidas empreitadas: a estamparia em couro, feita curiosamente sobre uma mesa de pingue-pongue. Outro sucesso foi o patchwork (a arte de costurar retalhos de tecidos diferentes para a confecção de uma peça), quando, por brincadeira, resolveu unir pedaços de couro ao acaso, técnica que também se tornou uma referência no seu trabalho. Ele patenteou esta técnica e chegou a vendê-la para marcas famosas como Hermès e Pierre Cardin.


A marca ROBERTO CAVALLI foi oficialmente lançada no mês de fevereiro de 1970 com a apresentação de sua primeira coleção no salão de prêt-à-porter em Paris, onde começou a ganhar reconhecimento e sucesso. Pouco depois, em 1972, o estilista apresentou a coleção na histórica Sala Branca do Palazzo Pitti, em Florença, com a bela Brigitte Bardot desfilando seus primeiros centímetros quadrados. Nesse mesmo ano foi inaugurada a primeira loja da marca na chique Saint-Tropez, localizada na Riviera Francesa e na época o mais importante balneário de férias da alta sociedade europeia. Pouco depois, lançou uma pequena coleção masculina. Neste momento, o reconhecimento internacional já batia à porta de Roberto Cavalli, apesar da sua resistência em seguir tendências pré-determinadas. Quando sentiu que era hora de enfrentar as passarelas, escolheu Milão como cidade de lançamento. O “sonho americano” com suas clientes endinheiradas foi conquistado de vez em 1985, após um antológico desfile na boate Studio 54 em Nova York, que chegou a ser considerada como “a maior discoteca do mundo”.


Desfilado por Brigitte Bardot no auge de suas curvas, o estilista italiano experimentou o esquecimento nos anos de 1980 e voltou com força na década seguinte. O renascimento da marca começou em 1994, quando descobriu uma técnica com jato de areia para envelhecer o jeans, uma proposta nova e inédita em um momento no qual as pessoas estavam cansadas da severidade que as reprimia, introduzindo no mercado a linha CAVALLI JEANS. Logo depois inaugurou lojas em Saint Barth (exclusiva ilha do Caribe), Veneza e novamente em Saint-Tropez. À medida que o preto-e-branco dos minimalistas perdeu força, o trabalho criativo do italiano voltou a chamar a atenção, principalmente dos estilistas pessoais de famosos que precisavam de roupas para atrair os holofotes. Andrea Lieberman, por exemplo, encontrou nele o figurino ideal para Jennifer Lopez. Outra fã célebre, Patricia Field, figurinista da série Sex and the City, transformou a ninfomaníaca e poderosa Samantha Jones (Kim Cattrall) em garota-propaganda da ROBERTO CAVALLI: quase todos os visuais da personagem tinham a assinatura do italiano, que ganhou popularidade na mesma proporção do seriado. Hoje em dia, de Madonna a Lenny Kravitz, passando por Anthony Hopkins e David Beckham, todos vestem ROBERTO CAVALLI. No final da década de 1990, a marca já estava presente em 36 países ao redor do mundo.


Nos anos seguintes foram lançadas coleções de bolsas, acessórios, óculos, relógios, lingeries, perfumes, uma linha completa para casa e uma coleção voltada para o público infantil (6 meses a 14 anos), chamada inicialmente de ROBERTO CAVALLI ANGELS & DEVILS. A partir de 2002, foi sendo inaugurada, praticamente, uma loja da marca por mês. Sem falar que, nesta época, ele era um dos estilistas de maior prestigio e sucesso na Itália. No ano de 2004, São Paulo foi a cidade escolhida para receber a primeira butique do estilista italiano na América Latina, inaugurada no dia 5 de fevereiro, na Rua Bela Cintra, na nobre região dos Jardins. Com 280 m², tinha projeto arquitetônico limpo e sofisticado, assinado pelo arquiteto italiano Roberto Filleni, responsável pelas lojas exclusivas da grife em todo o mundo. Também foram inauguradas outras lojas em cidades como Los Angeles, Dubai, Roma, Kuwait City, Jacarta, Beirute e Kiev. Em 2010, para comemorar os 40 anos da marca, a empresa italiana lançou uma campanha estrelada por ninguém menos do que a übermodel Gisele Bündchen. Nas fotos, a top vestia peças da edição super limitada, batizada de “Roberto Cavalli 40th Anniversary”, composta por peças reinterpretada, ícones retirados dos arquivos da marca, como a coleção Saint-Tropez e as suas variantes de calças jeans cinco bolsos em stretch, produto usado pelo estilista nos anos de 1970 e que provocou uma verdadeira revolução no mundo da moda.


Na última década, a marca ROBERTO CAVALLI foi a “bola da vez” em seu país: suas vendas superavam as dos mais badalados estilistas italianos. Roberto Cavalli revolucionou não só em seus desenhos sensuais, mas também em suas lojas. O Spazio Just Cavalli em Milão era mais que uma butique, ali se podia beber, comer, se surpreender e se divertir. Nos 500 m² distribuídos em três andares havia espaço para todo tipo de detalhes incluindo um elevador em forma de nuvem com assentos em visôn branco e duas plataformas para Dj. Em 2015, o estilista vendeu 90% da empresa para um fundo de investimento italiano. Roberto Cavalli se afastou completamente da empresa, que após passar por uma grande reestruturação, apontou em 2017 o britânico Paul Surridge como diretor criativo.


A linha do tempo 
1974 
Lançamento de sua primeira coleção masculina. 
1994 
Lançamento da linha CAVALLI JEANS
1997 
Lançamento da linha ROBERTO CAVALLI CLASS, compostas por roupas femininas e masculinas mais clássicas. Recentemente a linha foi reformulada e passou a se chamar CAVALLI CLASS
1998 
Lançamento da JUST CAVALLI, uma completa marca de prêt-à-porter voltada para um público jovem e moderno, com preços mais acessíveis. Atualmente a linha, que engloba moda masculina, feminina, acessórios, óculos, relógios, perfumes, lingerie e moda praia, é responsável por 35% do faturamento geral da empresa. 
1999 
Relançamento da coleção masculina com o nome de RC MENSWEAR
Inauguração de uma loja localizada na Avenida Madison em Nova York. 
2002 
Inauguração do JUST CAVALLI CAFÉ na cidade de Florença, uma loja-café decorada com motivos selvagens e animalescos, ou seja, sua assinatura impressa. 
Lançamento do primeiro perfume feminino da grife. Desde então a marca italiana já lançou aproximadamente 40 perfumes. 
2003 
Lançamento do primeiro perfume masculino da grife. 
Lançamento de uma linha de decoração para casa chamada ROBERTO CAVALLI HOME, especializada em móveis, estamparia (com tecidos coloridos com as estampas características da marca, sobreposições de temas e inspirações), papel de parede e objetos que seguem o padrão das coleções de vestuário, apresentando estampas animais e detalhes sofisticados. 
2004 
Lançamento da linha de roupas infantis ROBERTO CAVALLI ANGELS (para meninas) ROBERTO CAVALLI DEVILS (para meninos). 
2006 
Lançamento do perfume feminino JUST CAVALLI PINK
Lançamento do perfume masculino JUST CAVALLI BLUE
2007 
Lançamento de uma coleção-cápsula, com preços acessíveis, assinada pelo estilista para a varejista sueca H&M. As vinte e cinco peças femininas e as vinte peças masculinas eram bastante sensuais e mais que adequadas para as festas do final do ano. Além das roupas, a coleção também era composta por uma mini linha de acessórios coordenados: sapatos, bijuterias, bolsas, cintos, óculos e lingeries. 
Inauguração de uma imensa loja na badalada e chique Avenida Montaigne em Paris. 
2008 
Inauguração da primeira loja JUST CAVALLI em Milão. 
2010 
Lançamento do perfume JUST CAVALLI I LOVE HER
Lançamento do perfume ANNIVERSARY, com notas de framboesa, maçã verde, pimenta vermelha, flor de laranjeira, jasmim, Eliotropio, cedro, patchouli e baunilha. Um perfume absolutamente sensual, para uma mulher felina e selvagem, guardado em uma embalagem iluminada de dourado furta-cor. 
2016 
Lançamento do perfume feminino ROBERTO CAVALLI PARADISO ASSOLUTO.


Os ícones 
Tudo o que remete ao mundo animal e selvagem está presente no universo ROBERTO CAVALLI, desde peles de zebra, leopardo, pavão, onça e cobra até aplicações e acessórios com penas e dentes. Tal paixão lhe valeu o título de um dos estilistas mais perseguidos pelas entidades protetoras dos animais. Mas, diferentemente de outras marcas de moda, ele não confeccionava os produtos de peles de animais em extinção. Ironicamente, o simples ato de reproduzir estampas de animais nas roupas, seja em tecidos ou couro tradicional, era o suficiente para garantir a antipatia dos ecologistas. A introdução pioneira de técnicas de estamparia em couro e patchwork também sempre foram marcas registradas do estilista desde o início de sua carreira. Já os óculos ROBERTO CAVALLI são fiéis à sua assinatura e carregam seu estilo inconfundível. Não somente para as roupas, mas também para a linha eyewear (óculos), glamour, feminilidade e ousadia são palavras de ordem. Nos últimos anos, a marca italiana tem brincado com padronagens e texturas, e muitas de suas peças têm uma serpente em evidência nas laterais, com ou sem aplicação de brilho. O tom de modernidade fica por conta do contraste entre cores sóbrias e chamativas, modelos clássicos e referências mais esportivas.


Um estilo de vida 
O estilista Roberto Cavalli sempre investiu na criação não só de uma marca, mas de um estilo de vida único. E é um estilo repleto de luxo. Muito luxo. Ele, que já teve um cartão de crédito com seu nome (da Mastercard), o CAVALLI CARD, inaugurou em 2008 o primeiro CAVALLI CLUB. O excêntrico estilista escolheu uma igreja do século XV como localização da sua primeira casa noturna. A igreja precisava de reformas e o estilista investiu €3 milhões no projeto. Por conta das rigorosas leis de proteção ao patrimônio nacional, a casa noturna utilizou a estrutura original da construção, sem que nada tenha sido alterado. Projetado pelo arquiteto Italo Rota, que já fez o Just Cavalli Café em Milão, o clube é uma casa que se baseia em uma nova concepção da vida noturna. O clube é cheio de espelhos, ouro e aço, com bar, restaurante, e tudo mais. O jogo de reflexos e espelhos, além de ampliar o espaço, cria harmonia, sem contraste, entre a estrutura histórica e a contemporânea. O clube de Florença foi o primeiro passo de um projeto do designer, que em 2009, inaugurou a segunda unidade em Dubai, que reúne restaurante italiano, sushi bar e boate, além de uma loja com peças da linha casa, joias e relógios do estilista. O Cavalli Club é interligado ao hotel Fairmont e a decoração inclui móveis com estampas de animais - uma das marcas registradas de Roberto Cavalli - piso de quartzo preto e lustres com cristais Swarovski, em um projeto que custou aproximadamente US$ 30 milhões.


Hoje em dia existem duas unidades do CAVALLI CLUB (Milão e Dubai) e seis do CAVALLI CAFFÉ (Florença, St. Tropez, Dubai, Jeddah e Riad, esta última cidade conta com duas unidades), onde é possível encontrar a RC VODKA (lançada em 2005 com uma festa de lançamento regada, além de vodca, claro, por beldades globais. A primeira vodca produzida na Itália, de selo ultra premium, é feita com a mais pura água pura de Monte Rosa), os deliciosos RC CHOCOLATE (uma linha de chocolates finos produzidos artesanalmente na Toscana, que levam ousadas estampas de leopardo, zebra e girafa) e uma sofisticada linha de vinhos (lançada em 2012 e produzida em uma pitoresco vinhedo encravado no coração da região de Chianti).


Clientela estrelada 
Á exemplo das demais marcas internacionais do segmento de luxo, a marca ROBERTO CAVALLI também é a favorita de famosos e conta com o mundo do entretenimento como uma valiosa e rentável vitrine. As modelos Naomi Campbell e Cindy Crawford, os músicos Lenny Kravitz e Bono Vox da banda U2 (coincidentemente, duas personalidades que não abrem mão de óculos ousados e originais para compor seu visual) e as atrizes Sandra Bullock e Sarah Jessica Parker são apenas alguns nomes da extensa lista de clientes ilustres e fiéis, que conta ainda com Madonna, Beyoncé, Kate Moss, Jennifer Lopez, Christina Aguilera, Gwyneth Paltrow, Charlize Theron, Sharon Stone, Victoria Beckham, Halle Berry e Adrien Boyd.


O gênio por trás da marca 
Não há meio-termo para a moda de Roberto Cavalli (foto abaixo). As fãs, muitas famosas, veneravam o estilista por seus vestidos sensuais e super femininos. Já os críticos viam nessas mesmas peças uma sensualidade exagerada, com um pé no over. O fato é que nada que o italiano criasse passava despercebido. Quando o assunto era moda, os instigantes olhos do estilista brilhavam com leve toque de magia. A “mulher Cavalli” usava vestidos fluidos, coberta por belos casacos em pele animal, ou não, texturas ricas e padronagens inebriantes. Os detalhes em suas criações eram abundantes: pedrarias, bordados, dourados, fios, fendas, rasgos, brilhos e decotes. Politicamente corretas ou não, as peças de Cavalli sempre carregavam uma conotação animal como o uso de estampas inspiradas em peles de animais selvagens também nos acessórios (bolsas, cintos colares, óculos e pulseiras).


Longe dos croquis e da loucura do mundo fashion, Roberto Cavalli sempre levou uma vida muito tranquila, ao lado da mulher (17 anos mais nova e com quem é casado desde 1980) e por muitos anos braço direito nos negócios, a ex-concorrente do miss universo, Eva Cavalli. A austríaca que, quando solteira, era conhecida como Eva Maria Düringer, chegou a impedir que o marido desistisse da carreira nos tempos das “vacas magras”. Discreta, era o oposto do tipo de mulher que vestia as criações do marido e passava longe das peças com inspiração animal, à exceção de um anel com um desenho de serpente, presenteado por ele. Mãe de três dos cinco filhos do estilista, Eva foi, em grande, parte responsável pelo estrondoso sucesso que Roberto Cavalli alcançou no cenário da moda mundial. Enquanto o marido criava, ela estava à frente da gestão dos negócios, zelando pelo sucesso da grife. Em 2015, o estilista vendeu 90% de sua grife para um fundo de investimento italiano e se afastou dos negócios.


O logotipo 
O logotipo da marca também pode ser aplicado com o tradicional símbolo das iniciais do estilista (RC), na cor preta ou na clássica dourada. O símbolo é largamente visto em diversos produtos da marca.


Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Fundação: 1970 
● Fundador: Roberto Cavalli 
● Sede mundial: Florença, Itália 
● Proprietário da marca: Roberto Cavalli S.p.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Gian Giacomo Ferraris 
● Estilista: Paul Surridge 
● Faturamento: €155.2 milhões (2016) 
● Lucro: - €55.2 milhões (2016) 
● Lojas: 130 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 670 
● Segmento: Moda de luxo 
● Principais produtos: Roupas, acessórios e perfumes 
● Ícones: As estampas de animais 
● Website: www.robertocavalli.com 

A marca no mundo 
A marca italiana, que possui aproximadamente 130 lojas em países como Itália, Estados Unidos, Inglaterra, China, Rússia, França, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Brasil, faturou mais de €155 milhões em 2016. Os maiores mercados da marca são a Itália e os Estados Unidos. O universo ROBERTO CAVALLI engloba coleções femininas e masculinas, relógios, óculos, uma linha casual, a linha jovem (JUST CAVALLI), uma linha de roupas íntimas e moda praia (JUST CAVALLI UNDERWEAR & BEACHWEAR), uma coleção de roupas mais clássicas, roupas infantis (RC JUNIOR), roupas para recém-nascidos (ROBERTO CAVALLI NEONATO) e a de objetos utilitários e de decoração (ROBERTO CAVALLI HOME). Os produtos também são vendidos nas mais sofisticadas lojas de departamento do mundo como Selfridges, Bergdorf Goodman, Harrods e Printemps. 

Você sabia? 
O italiano Roberto Cavalli é famoso internacionalmente por suas exuberantes festas em seu iate, sempre repletas de celebridades. E também por seus “brinquedos”, como vários automóveis da Ferrari e um luxuoso helicóptero. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Elle, Vogue e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 4/9/2017

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