São mais de 80 anos valorizando pessoas, diversificando talentos e negócios, investindo em tecnologia, relacionamento e produtos. Pioneirismo, modernidade e inovação sempre estiveram presentes na história do UNIBANCO.
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A história
Em 27 de setembro de 1924, uma carta patente do governo federal do Brasil autorizou o funcionamento da seção bancária da Casa Moreira Salles, uma das mais importantes lojas de comércio de Poços de Caldas, Minas Gerais, fundada pelo comerciante João Moreira Salles em 1918. Em 1931, a seção bancária da Casa Moreira Salles é transformada em uma instituição independente: a Casa Bancária Moreira Salles. A partir daí a empresa se tornou, durante uma década, financiadora de destaque de empreendimentos da região, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico local. Com a prosperidade dos negócios, surgiu, em julho de 1940, o Banco Moreira Salles, resultado da fusão entre a Casa Bancária Moreira Salles, o Banco Machadense e a Casa Bancária de Botelhos, que passou a oferecer um antecessor do cheque especial, “as contas garantidas”. Desse momento em dia começou a expansão das atividades do Banco Moreira Salles, que deixou, então, de ser um banco regional do sul de Minas Gerais. São inauguradas as agências do Rio de Janeiro (então capital federal), em abril de 1941, e de São Paulo, em julho de 1942. Já em 1945, com cinco anos de trajetória, a instituição contava com uma rede de 34 unidades, entre matriz, sucursais e agências.
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Após 10 anos de atividade, no final da década de 50, esse número subiu para 63 unidades. O Banco Moreira Salles ultrapassou suas barreiras geográficas e acompanhou o processo de modernização, urbanização e industrialização característico do Brasil daquela época. Em 1964 o banco já dispunha de 191 agências em funcionamento. Pouco depois, em 1966, o banco Moreira Salles, junto com sócios como a Deltec, a Light and Power Co. e o grupo Azevedo Antunes criou o Banco de Investimento do Brasil (BIB). A criação do BIB decorreu da absorção de duas organizações com tradição no mercado de ações no país: a Deltec e o Ibec (International Basic Economy Corporation, do grupo americano Rockefeller). A partir daí o Grupo Moreira Salles se destacou por uma característica que iria permear seus negócios no decorrer do tempo: aliar-se à excelência e à experiência já existentes, atraindo talentos.
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Em maio de 1967, ao se fundir com o Agrimer (Banco Agrícola Mercantil) surgiu sua nova denominação: União de Bancos Brasileiros S.A. (UBB). A UBB nasceu com 8.570 funcionários, 333 agências (a maior rede do Brasil naquela época) e mais de 1 milhão de correntistas, distribuídos em nove estados além do Distrito Federal. Dois anos depois já estava no segundo lugar no ranking de bancos comerciais privados do Brasil. Em 1970, ocorreu a segunda grande incorporação, com a absorção do Banco Predial do Estado do Rio de Janeiro. Com ela, um novo perfil institucional foi instaurado: a popularização como banco de varejo. Pouco depois, em 1972, outro fato importante ocorreu: a UBB assumiu o controle do BIB (Banco de Investimento do Brasil) comprando as participações da Deltec (20%) e do Ibec (19%), ampliou consideravelmente sua penetração no norte e nordeste, inaugurando agências nas cidades de Aracaju, Maceió, João Pessoa, Natal, São Luís, Belém e Manaus.
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Para ilustrar essa integração e facilitar a visão de todas as empresas como um grupo assim como a sua comunicação com o público, as 15 empresas passaram a ter uma só denominação a partir de 1975: UNIBANCO, chegando ao mercado o nome que nos últimos 35 anos se tornou sinônimo de tradição, experiência, excelência em produtos e serviços, compromisso com clientes, crescimento e transparência. Em 1983 uma associação mudou o perfil do setor de seguros no Brasil: a Unibanco Seguradora se uniu à Sul América, líder do setor, por meio de uma troca de participações. Nascia então a Sul América Unibanco Seguradora, contando com toda a rede do UNIBANCO para consolidar sua liderança. No mesmo ano, em Curitiba, as três primeiras unidades do Banco 24 Horas são abertas ao público em uma atitude ousada e pioneira. Nelas os clientes podiam realizar saques, depósitos ou consultar dados a qualquer hora.
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Oito anos depois, em 1991, nascia o Banco 30 Horas, marca de sucesso incontestável do UNIBANCO. O novo serviço tornava o UNIBANCO disponível a seus clientes 30 horas por dia: seis na agência e outras 24 ao alcance do telefone. Hoje o serviço conta com diversos canais alternativos, como internet, celular e fax. Em 1993, inaugurou um novo Centro de Processamento de Dados, aumentando em 40% a capacidade de processamento do banco. O investimento realizado pelo banco nessa ampliação lhe garantia o compromisso com a crescente qualidade de seus serviços e já antevia o crescimento substancial que ocorreria em suas operações. Um dos fatores que contribuíram para tal crescimento foi a aquisição de parte dos ativos, em 1995, do Banco Nacional S.A., operação sem precedentes no mercado brasileiro. Com ela o UNIBANCO passou a ter uma rede de 1.446 dependências no Brasil, cerca de 2.1 milhões de clientes e uma base de 1.4 milhões de portadores de cartão de crédito.
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Em 1996, o UNIBANCO adquiriu 50% da Fininvest, financeira com grande experiência no segmento de crédito direto ao consumidor e pertencente ao grupo Icatu. No ano seguinte, dois outros movimentos importantes ocorrem: o lançamento suas ações na NYSE, tornando-se o primeiro banco brasileiro a negociar seus títulos na bolsa de Nova York e a associação com o grupo financeiro AIG, American International Group. O ano de 2000 terminou com marcas históricas: 1.623 pontos de atendimento no Brasil, crescimento do lucro líquido e aumento de 50% na base de clientes. Isso se deveu em parte ao crescimento orgânico, mas também foi resultado da aquisição do controle integral da Fininvest, do Credibanco e do Banco Bandeirantes. Com a compra do Banco Bandeirantes, por meio de uma emissão de ações, o UNIBANCO passou a contar com um novo sócio estrangeiro: a Caixa Geral de Depósitos.
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O novo milênio começou também com novas parcerias: com a Globex/Ponto Frio, por meio de seu banco InvestCred (atualmente PontoCred); com o Magazine Luiza, formando o LuizaCred. Não faltaram motivos para as comemorações dos 80 anos do UNIBANCO, em 2004. O ano começou com a compra do HiperCard, cartão de crédito private label e principal meio de pagamento das lojas Bompreço, aceito em mais de 70.000 estabelecimentos comerciais do Nordeste. No dia 3 de novembro de 2008, Itaú e UNIBANCO assinaram contrato de associação para a unificação das operações financeiras dos dois bancos. Foi o início formal da construção de um dos maiores conglomerados do Hemisfério Sul, com valor de mercado que o situa entre as 20 maiores instituições financeiras do mundo.
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A linha do tempo
1964
● Montagem do Centro Eletrônico para atender 58 agências das capitais do Rio de Janeiro e São Paulo. Todos os serviços, desde cobrança, caução, até contas correntes e descontos, passaram a ser centralizados eletronicamente.
1975
● Se tornou o primeiro banco a adotar o sistema de teleprocessamento, o IBM 3600, na agência Dom José.
● Surgimento da UNIBANCO SEGURADORA.
1980
● Abertura da agência UNIBANCO em Nova Iorque.
1983
● Lançamento do Banco 24 Horas, com modernos terminais automáticos para saques, depósitos, pagamentos.
1984
● Associação do UNIBANCO com o Cartão Diners Club Internacional.
1991
● Lançamento do UNIBANCO 30 HORAS, um conceito que redimensionou o atendimento a clientes, composto pelo do Telefone 30 Horas, pioneiro no mercado bancário brasileiro, que permitiu aos clientes acessar informações sobre contas e realizar transações com o banco, 24 horas por dia, 7 dias por semana; e da primeira agência 30 Horas.
1992
● Lançamento do UNIBANCO 30 ECOLOGIA, programa de responsabilidade social focado em meio ambiente, muito antes de falarem em apresentar projetos de responsabilidade ambiental.
1997
● Inaugura um novo modelo de atendimento para a rede de agências, que passou a ser representado em quatro segmentos: Uni Class, Exclusivo, Especial e Pessoa Jurídica.
1999
● Lançamento do UNIBANCO INTERNET BANKING, sendo o primeiro banco a oferecer este serviço no mercado brasileiro.
2003
● Unifica suas operações de cartão de crédito sob a marca UNICARD.
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Campanhas que fizeram história
O Casal UNIBANCO
Um dos clássicos da publicidade brasileira, o “Casal Unibanco” foi inspirado nas sitcoms norte-americanas, e criado pela dupla de publicitários Washington Olivetto e Gabriel Zellmeister em 1992, quando o marido “Paulo Roberto” era vivido pelo ator Felipe Pinheiro e a esposa “Maria Célia”, pela atriz Kátia Bronstein. Um ano depois, no auge do sucesso da campanha, Pinheiro morreu de infarto, aos 32 anos de idade. Diante da dificuldade de substituí-lo, a agência W/Brasil resolveu deixar que o público escolhesse quais atores deveriam encarnar o Casal Unibanco a partir do primeiro semestre de 1994. Dois casais concorrentes foram mostrados na televisão, e uma pesquisa do Instituto Gallup apontou como preferido o formado por “José Pedro” (Claudio Gonzaga) e “Ana Lúcia” (Thereza Freire). Apesar da iniciativa interativa, Cardoso e Byington sofreram com a falta de empatia e foram substituídos em abril de 1995 por uma nova dupla: “Renata” (Drica Moraes) e “André Luis” (João Camargo) — o mais duradouro Casal Unibanco, que permaneceu no ar por seis anos, recuperando o sucesso inicial dos personagens. Em março de 2001, estrearam como protagonistas da série Deborah Bloch e Luís Fernando Guimarães, sendo que o marido foi trocado um ano depois, por Miguel Falabella. Em seus 12 anos de vida, os cinco casais encenaram mais de 100 comerciais, criados pela W/Brasil e pela AlmapBBDO, e foram definitivamente aposentados no início de 2005, quando o UNIBANCO iniciou a uma nova fase em sua comunicação com a campanha “Nem parece banco”.
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Unimons
Em 2006, como parte integrante da apresentação de sua nova marca e identidade visual, além de melhor se posicionar diante dos concorrentes com o novo slogan “Unibanco. Nem parece banco”, foram desenvolvidas diversas mascotes (chamadas de Unimons).
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Cada uma delas era usada para representar um tipo de produto que o banco oferecia. Os Unimons atuaram na maioria dos filmes do UNIBANCO sempre em situações bem humoradas contracenando com personagens humanos.
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A evolução visual
A primeira grande mudança ocorreu em 1979, quando as campanhas publicitárias do UNIBANCO passam a exibir um novo ícone: a chave personalizada, no aro, pelo tradicional símbolo das três alianças entrelaçadas que caracterizavam o banco desde 1967. Em 2005, o UNIBANCO adotou um novo posicionamento e revitalizou sua marca, assumindo uma posição mais simples, mais claro, mais transparente, mais ágil e próximo junto a seus clientes e investidores. Sai o preto e entra o azul como cor dominante. O ícone, símbolo do trabalho em equipe e da sinergia entre todas as áreas e negócios, foi resgatado e redesenhado, representando o momento atual e traduzindo a capacidade de transformação do UNIBANCO.
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Os slogans
Nem parece banco. (2005)
80 anos inovando por você. (2004)
O único 30 horas com você. (2000)
Bancando seus sonhos. (final década de 90)
O banco único. (década 90/2009)
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Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 27 de setembro de 1924
● Fundador: João Moreira Salles
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Itaú Unibanco Holding S.A.
● Capital aberto: Não
● Presidente do conselho: Pedro Moreira Salles
● Diretor presidente: Roberto Setubal
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Valor da marca: R$ 1.69 bilhões (2009)
● Clientes: 20 milhões
● Agências: 1.050
● Presença global: 5 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 25.000
● Segmento: Financeiro
● Principais produtos: Banco comercial e cartões de crédito
● Ícones: Unimons
● Slogan: O banco único.
● Website: www.unibanco.com.br
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A história
Em 27 de setembro de 1924, uma carta patente do governo federal do Brasil autorizou o funcionamento da seção bancária da Casa Moreira Salles, uma das mais importantes lojas de comércio de Poços de Caldas, Minas Gerais, fundada pelo comerciante João Moreira Salles em 1918. Em 1931, a seção bancária da Casa Moreira Salles é transformada em uma instituição independente: a Casa Bancária Moreira Salles. A partir daí a empresa se tornou, durante uma década, financiadora de destaque de empreendimentos da região, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico local. Com a prosperidade dos negócios, surgiu, em julho de 1940, o Banco Moreira Salles, resultado da fusão entre a Casa Bancária Moreira Salles, o Banco Machadense e a Casa Bancária de Botelhos, que passou a oferecer um antecessor do cheque especial, “as contas garantidas”. Desse momento em dia começou a expansão das atividades do Banco Moreira Salles, que deixou, então, de ser um banco regional do sul de Minas Gerais. São inauguradas as agências do Rio de Janeiro (então capital federal), em abril de 1941, e de São Paulo, em julho de 1942. Já em 1945, com cinco anos de trajetória, a instituição contava com uma rede de 34 unidades, entre matriz, sucursais e agências.
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Após 10 anos de atividade, no final da década de 50, esse número subiu para 63 unidades. O Banco Moreira Salles ultrapassou suas barreiras geográficas e acompanhou o processo de modernização, urbanização e industrialização característico do Brasil daquela época. Em 1964 o banco já dispunha de 191 agências em funcionamento. Pouco depois, em 1966, o banco Moreira Salles, junto com sócios como a Deltec, a Light and Power Co. e o grupo Azevedo Antunes criou o Banco de Investimento do Brasil (BIB). A criação do BIB decorreu da absorção de duas organizações com tradição no mercado de ações no país: a Deltec e o Ibec (International Basic Economy Corporation, do grupo americano Rockefeller). A partir daí o Grupo Moreira Salles se destacou por uma característica que iria permear seus negócios no decorrer do tempo: aliar-se à excelência e à experiência já existentes, atraindo talentos.
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Em maio de 1967, ao se fundir com o Agrimer (Banco Agrícola Mercantil) surgiu sua nova denominação: União de Bancos Brasileiros S.A. (UBB). A UBB nasceu com 8.570 funcionários, 333 agências (a maior rede do Brasil naquela época) e mais de 1 milhão de correntistas, distribuídos em nove estados além do Distrito Federal. Dois anos depois já estava no segundo lugar no ranking de bancos comerciais privados do Brasil. Em 1970, ocorreu a segunda grande incorporação, com a absorção do Banco Predial do Estado do Rio de Janeiro. Com ela, um novo perfil institucional foi instaurado: a popularização como banco de varejo. Pouco depois, em 1972, outro fato importante ocorreu: a UBB assumiu o controle do BIB (Banco de Investimento do Brasil) comprando as participações da Deltec (20%) e do Ibec (19%), ampliou consideravelmente sua penetração no norte e nordeste, inaugurando agências nas cidades de Aracaju, Maceió, João Pessoa, Natal, São Luís, Belém e Manaus.
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Para ilustrar essa integração e facilitar a visão de todas as empresas como um grupo assim como a sua comunicação com o público, as 15 empresas passaram a ter uma só denominação a partir de 1975: UNIBANCO, chegando ao mercado o nome que nos últimos 35 anos se tornou sinônimo de tradição, experiência, excelência em produtos e serviços, compromisso com clientes, crescimento e transparência. Em 1983 uma associação mudou o perfil do setor de seguros no Brasil: a Unibanco Seguradora se uniu à Sul América, líder do setor, por meio de uma troca de participações. Nascia então a Sul América Unibanco Seguradora, contando com toda a rede do UNIBANCO para consolidar sua liderança. No mesmo ano, em Curitiba, as três primeiras unidades do Banco 24 Horas são abertas ao público em uma atitude ousada e pioneira. Nelas os clientes podiam realizar saques, depósitos ou consultar dados a qualquer hora.
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Oito anos depois, em 1991, nascia o Banco 30 Horas, marca de sucesso incontestável do UNIBANCO. O novo serviço tornava o UNIBANCO disponível a seus clientes 30 horas por dia: seis na agência e outras 24 ao alcance do telefone. Hoje o serviço conta com diversos canais alternativos, como internet, celular e fax. Em 1993, inaugurou um novo Centro de Processamento de Dados, aumentando em 40% a capacidade de processamento do banco. O investimento realizado pelo banco nessa ampliação lhe garantia o compromisso com a crescente qualidade de seus serviços e já antevia o crescimento substancial que ocorreria em suas operações. Um dos fatores que contribuíram para tal crescimento foi a aquisição de parte dos ativos, em 1995, do Banco Nacional S.A., operação sem precedentes no mercado brasileiro. Com ela o UNIBANCO passou a ter uma rede de 1.446 dependências no Brasil, cerca de 2.1 milhões de clientes e uma base de 1.4 milhões de portadores de cartão de crédito.
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Em 1996, o UNIBANCO adquiriu 50% da Fininvest, financeira com grande experiência no segmento de crédito direto ao consumidor e pertencente ao grupo Icatu. No ano seguinte, dois outros movimentos importantes ocorrem: o lançamento suas ações na NYSE, tornando-se o primeiro banco brasileiro a negociar seus títulos na bolsa de Nova York e a associação com o grupo financeiro AIG, American International Group. O ano de 2000 terminou com marcas históricas: 1.623 pontos de atendimento no Brasil, crescimento do lucro líquido e aumento de 50% na base de clientes. Isso se deveu em parte ao crescimento orgânico, mas também foi resultado da aquisição do controle integral da Fininvest, do Credibanco e do Banco Bandeirantes. Com a compra do Banco Bandeirantes, por meio de uma emissão de ações, o UNIBANCO passou a contar com um novo sócio estrangeiro: a Caixa Geral de Depósitos.
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O novo milênio começou também com novas parcerias: com a Globex/Ponto Frio, por meio de seu banco InvestCred (atualmente PontoCred); com o Magazine Luiza, formando o LuizaCred. Não faltaram motivos para as comemorações dos 80 anos do UNIBANCO, em 2004. O ano começou com a compra do HiperCard, cartão de crédito private label e principal meio de pagamento das lojas Bompreço, aceito em mais de 70.000 estabelecimentos comerciais do Nordeste. No dia 3 de novembro de 2008, Itaú e UNIBANCO assinaram contrato de associação para a unificação das operações financeiras dos dois bancos. Foi o início formal da construção de um dos maiores conglomerados do Hemisfério Sul, com valor de mercado que o situa entre as 20 maiores instituições financeiras do mundo.
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A linha do tempo
1964
● Montagem do Centro Eletrônico para atender 58 agências das capitais do Rio de Janeiro e São Paulo. Todos os serviços, desde cobrança, caução, até contas correntes e descontos, passaram a ser centralizados eletronicamente.
1975
● Se tornou o primeiro banco a adotar o sistema de teleprocessamento, o IBM 3600, na agência Dom José.
● Surgimento da UNIBANCO SEGURADORA.
1980
● Abertura da agência UNIBANCO em Nova Iorque.
1983
● Lançamento do Banco 24 Horas, com modernos terminais automáticos para saques, depósitos, pagamentos.
1984
● Associação do UNIBANCO com o Cartão Diners Club Internacional.
1991
● Lançamento do UNIBANCO 30 HORAS, um conceito que redimensionou o atendimento a clientes, composto pelo do Telefone 30 Horas, pioneiro no mercado bancário brasileiro, que permitiu aos clientes acessar informações sobre contas e realizar transações com o banco, 24 horas por dia, 7 dias por semana; e da primeira agência 30 Horas.
1992
● Lançamento do UNIBANCO 30 ECOLOGIA, programa de responsabilidade social focado em meio ambiente, muito antes de falarem em apresentar projetos de responsabilidade ambiental.
1997
● Inaugura um novo modelo de atendimento para a rede de agências, que passou a ser representado em quatro segmentos: Uni Class, Exclusivo, Especial e Pessoa Jurídica.
1999
● Lançamento do UNIBANCO INTERNET BANKING, sendo o primeiro banco a oferecer este serviço no mercado brasileiro.
2003
● Unifica suas operações de cartão de crédito sob a marca UNICARD.
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Campanhas que fizeram história
O Casal UNIBANCO
Um dos clássicos da publicidade brasileira, o “Casal Unibanco” foi inspirado nas sitcoms norte-americanas, e criado pela dupla de publicitários Washington Olivetto e Gabriel Zellmeister em 1992, quando o marido “Paulo Roberto” era vivido pelo ator Felipe Pinheiro e a esposa “Maria Célia”, pela atriz Kátia Bronstein. Um ano depois, no auge do sucesso da campanha, Pinheiro morreu de infarto, aos 32 anos de idade. Diante da dificuldade de substituí-lo, a agência W/Brasil resolveu deixar que o público escolhesse quais atores deveriam encarnar o Casal Unibanco a partir do primeiro semestre de 1994. Dois casais concorrentes foram mostrados na televisão, e uma pesquisa do Instituto Gallup apontou como preferido o formado por “José Pedro” (Claudio Gonzaga) e “Ana Lúcia” (Thereza Freire). Apesar da iniciativa interativa, Cardoso e Byington sofreram com a falta de empatia e foram substituídos em abril de 1995 por uma nova dupla: “Renata” (Drica Moraes) e “André Luis” (João Camargo) — o mais duradouro Casal Unibanco, que permaneceu no ar por seis anos, recuperando o sucesso inicial dos personagens. Em março de 2001, estrearam como protagonistas da série Deborah Bloch e Luís Fernando Guimarães, sendo que o marido foi trocado um ano depois, por Miguel Falabella. Em seus 12 anos de vida, os cinco casais encenaram mais de 100 comerciais, criados pela W/Brasil e pela AlmapBBDO, e foram definitivamente aposentados no início de 2005, quando o UNIBANCO iniciou a uma nova fase em sua comunicação com a campanha “Nem parece banco”.
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Unimons
Em 2006, como parte integrante da apresentação de sua nova marca e identidade visual, além de melhor se posicionar diante dos concorrentes com o novo slogan “Unibanco. Nem parece banco”, foram desenvolvidas diversas mascotes (chamadas de Unimons).
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Cada uma delas era usada para representar um tipo de produto que o banco oferecia. Os Unimons atuaram na maioria dos filmes do UNIBANCO sempre em situações bem humoradas contracenando com personagens humanos.
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A evolução visual
A primeira grande mudança ocorreu em 1979, quando as campanhas publicitárias do UNIBANCO passam a exibir um novo ícone: a chave personalizada, no aro, pelo tradicional símbolo das três alianças entrelaçadas que caracterizavam o banco desde 1967. Em 2005, o UNIBANCO adotou um novo posicionamento e revitalizou sua marca, assumindo uma posição mais simples, mais claro, mais transparente, mais ágil e próximo junto a seus clientes e investidores. Sai o preto e entra o azul como cor dominante. O ícone, símbolo do trabalho em equipe e da sinergia entre todas as áreas e negócios, foi resgatado e redesenhado, representando o momento atual e traduzindo a capacidade de transformação do UNIBANCO.
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Os slogans
Nem parece banco. (2005)
80 anos inovando por você. (2004)
O único 30 horas com você. (2000)
Bancando seus sonhos. (final década de 90)
O banco único. (década 90/2009)
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Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 27 de setembro de 1924
● Fundador: João Moreira Salles
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Itaú Unibanco Holding S.A.
● Capital aberto: Não
● Presidente do conselho: Pedro Moreira Salles
● Diretor presidente: Roberto Setubal
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Valor da marca: R$ 1.69 bilhões (2009)
● Clientes: 20 milhões
● Agências: 1.050
● Presença global: 5 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 25.000
● Segmento: Financeiro
● Principais produtos: Banco comercial e cartões de crédito
● Ícones: Unimons
● Slogan: O banco único.
● Website: www.unibanco.com.br
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A marca no mundo
Atualmente o UNIBANCO possui aproximadamente 1.050 agências, mais de 20 milhões de clientes, 16 mil pontos de atendimentos, mais de 7 mil caixas eletrônicos e cerca de 25 mil funcionários. No exterior o UNIBANCO possui agências e escritórios em 5 países.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 10/3/2010
A marca no mundo
Atualmente o UNIBANCO possui aproximadamente 1.050 agências, mais de 20 milhões de clientes, 16 mil pontos de atendimentos, mais de 7 mil caixas eletrônicos e cerca de 25 mil funcionários. No exterior o UNIBANCO possui agências e escritórios em 5 países.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 10/3/2010
Nem parece banco, parece uma feira.
ResponderExcluirUnibanco é seu banco preferido!
ResponderExcluirUnibanco é o seu banco mais querido!
Unibanco é o melhor pra compra de mobília
Unibanco é o melhor pra sua família
Somos todos unidos
Somos todos bancários
Junto pro seu melhor salário
Unibanco é o principal cartão
Porque ele nem parece banco.