Tocou o telefone? Pause. Desligou o telefone? Play. Quer rever algum detalhe do filme? Replay. Quer assistir a um imperdível capítulo de seus seriados preferidos, mas os dois passam ao mesmo tempo? Record. Simples assim. E o melhor: nada de CD. Tudo digital, que fica armazenado em uma biblioteca virtual. Isto tudo é possível com um pequeno aparelho que mudou a maneira como se assiste à televisão e recebe conteúdo de mídia. Através dele é possível alugar milhões de vídeos e shows através da Internet; gravar programas de televisão e transferi-los para o computador; ouvir músicas e gravá-las no iPod; pausar programas, mesmo os transmitidos ao vivo; reprisar cenas; ouvir rádio; compartilhar fotos e vídeos e muito mais. A marca TiVo é a pura convergência de mídias, onde que controla o conteúdo é o telespectador.
A história
A empresa começou suas atividades no dia 4 de agosto de 1997 com o nome de Teleworld, Inc., fundada por Michael Ramsay e Jim Barton, profissionais veteranos das empresas Silicon Graphics e Time Warner, inicialmente com o intuito de desenvolver um dispositivo de rede para uso doméstico. Porém em pouco tempo os objetivos da empresa mudaram totalmente. Foi então que surgiu a idéia de criar e desenvolver um mecanismo de gravação de vídeo digital em disco rígido. O novo produto e serviço foram colocados em teste para moradores da cidade de San Francisco no ano seguinte. Somente em 31 de março de 1999, a empresa introduziu oficialmente no mercado americano o DVR (gravador de vídeo digital) TiVo, um aparelho que podia ser comparado a um videocassete (VCR), em que, manualmente, era possível determinar horários para gravação da programação da televisão (somente a recebida através de empresas de TV a cabo ou satélite) para visualização posterior. Porém, diferente de um videocassete, utilizava um disco rígido (Hard Disk) de computador como meio de armazenamento.
O principal diferencial do aparelho, que o distinguia dos videocassetes, era a possibilidade de detecção e exclusão da publicidade que acompanhava os programas veiculados pela TV comercial, dessa forma transformando o formato original do produto áudio visual que seria assistido pelo usuário. Também era possível pausar a programação da televisão, mesmo para eventos ao vivo. Na primeira versão da plataforma, chamada Series1, o TiVo conseguia gravar até 30 horas de programação da televisão. Os aparelhos eram vendidos com preços entre US$ 499 e US$ 1.499, dependendo da capacidade de gravação (10 horas ou 30 horas). Para ter acesso ao serviço era preciso pagar uma assinatura de um plano mensal no valor de US$ 10.
As pessoas levaram algum tempo para perceber o que o TiVo significava, além de permitir dar uma pausa na programação da TV. Muitos consumidores estavam receosos com o alto custo de uma nova forma de ser ver a mídia. O serviço foi lançado no mercado inglês no ano de 2000, mas não fez o sucesso esperado: apenas 35.000 unidades vendidas em 18 meses. Em 2002, a empresa introduziu no mercado americano um novo gravador, o TiVo Series2. E depois começou implantar melhoramentos nele. No ano seguinte, em novembro, o número de assinantes atingiu um milhão dentro dos Estados Unidos. Nesta época já haviam sido vendidos três milhões de aparelhos no mercado americano, e apenas 1/3 continham o logotipo da TiVo. A empresa também encontrava dificuldades para ser tornar rentável, especialmente em virtude da concorrência. Nos anos seguintes foram introduzidos no mercado vários serviços que transformaram o gravador de vídeo digital da TiVo em uma central de entretenimento, com gerenciamento podendo ser feito até pela Internet. Somente em agosto de 2005 a empresa conseguiu registrar seus primeiros lucros. Porém, as boas notícias não duraram muito. Nos últimos anos a TiVo vem registrando prejuízos e perdendo assinantes.
A linha do tempo
2005
● Introdução do TiVo ToGo, expandindo a convergência de mídias, permitindo assim a transferência do conteúdo gravado no aparelho para computadores pessoais.
● Introdução do TiVo Desktop, permitindo a transferência de vídeos no formato MPEG2 do computador para os aparelho de DVR.
2006
● Introdução do TiVoCast, um serviço de banda larga que inicialmente oferecia downloads de conteúdo da NBA (liga masculina profissional de basquete), WNBA (liga feminina de basquete), The New York Times (jornal), Heavy.com (site popular de vídeos), iVillage (site direcionado especialmente para o mundo feminino), Danger Rangers e H2O.
● Lançamento do serviço TiVo Mobile, onde através do celular ou laptop, era possível agendar e determinar horários e programas de gravação no aparelho TiVo, eliminando a obrigatoriedade de fazer isso diretamente no aparelho.
● Lançamento do TiVo Series2 DT, aparelho, com capacidade para 80 horas de gravação, que conseguia gravar dois programas ao mesmo tempo.
● Lançamento do TiVo Series3 HD, primeiro aparelho com capacidade para gravar em alta definição.
2007
● O serviço Tivo ToGo é estendido para computadores Macintosh.
● Lançamento do TiVo HD, um novo aparelho que permitia a gravação de conteúdo em alta definição. Com o novo aparelho era possível gravar até 20 horas de programação em alta definição ou 180 horas em formato digital.
2008
● Lançamento do TiVo Swivel Search, um sistema de busca que permitia encontrar shows e filmes através do nome de atores, diretores ou por gênero.
Os aparelhos
Hoje em dia a empresa oferece três tipos de aparelhos: TiVo Premier (US$ 99), capaz de gravar dois programas ao mesmo tempo, com capacidade para 45 horas em programas HD; o TiVo Premier XL (US$ 299), com capacidade para 150 horas de gravação em alta definição; e o TiVo Premier Elite (US$ 499), para gravação em alta definição com 300 horas de capacidade, permitindo gravar dois programas ao mesmo tempo. O plano básico mensal da TiVo custa apenas US$ 19.99.
A evolução visual
O tradicional logotipo da marca passou por apenas uma alteração no ano de 2006. Ganhou uma forma mais arredondada e a escrita do nome ganhou novas cores nas letras “i” e “o”.
Os slogans
My TiVo Gets Me.
TiVo: the brain to your TV. (TiVo: o cérebro para a sua TV)
You’ve got a life. TiVo gets it. (2004)
TiVo is TV your way. (2002)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 4 de agosto de 1997
● Fundador: Michael Ramsay e Jim Barton
● Sede mundial: Alviso, Califórnia
● Proprietário da marca: TiVo, Inc.
● Capital aberto: Sim (1999)
● CEO & Presidente: Thomas Rogers
● Faturamento: US$ 219.6 milhões (2010)
● Lucro: - US$ 84.5 milhões (2010)
● Valor de mercado: US$ 1.3 bilhões (janeiro/2012)
● Assinantes: 2.04 milhões
● Presença global: 8 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 514
● Segmento: Eletrônicos
● Principais produtos: Gravador Digital de Vídeo e outros serviços de mídia
● Principais concorrentes: ReplayTv, Comcast e EchoStar
● Ícones: O logotipo
● Slogan: My TiVo Gets Me.
● Website: www.tivo.com
A marca no mundo
A TiVo vende seus aparelhos e serviços em sete países ao redor do mundo, incluindo Estados Unidos, Inglaterra, Canadá (exceto a província de Québec), México, Taiwan, Nova Zelândia, Austrália e Espanha. Os aparelhos podem ser adquiridos em inúmeras lojas de varejo (como por exemplo, Best Buy e Sears) ou diretamente no site da empresa. Atualmente a TiVo conta com mais de 2 milhões de assinantes.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Time e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 15/1/2012
A história
A empresa começou suas atividades no dia 4 de agosto de 1997 com o nome de Teleworld, Inc., fundada por Michael Ramsay e Jim Barton, profissionais veteranos das empresas Silicon Graphics e Time Warner, inicialmente com o intuito de desenvolver um dispositivo de rede para uso doméstico. Porém em pouco tempo os objetivos da empresa mudaram totalmente. Foi então que surgiu a idéia de criar e desenvolver um mecanismo de gravação de vídeo digital em disco rígido. O novo produto e serviço foram colocados em teste para moradores da cidade de San Francisco no ano seguinte. Somente em 31 de março de 1999, a empresa introduziu oficialmente no mercado americano o DVR (gravador de vídeo digital) TiVo, um aparelho que podia ser comparado a um videocassete (VCR), em que, manualmente, era possível determinar horários para gravação da programação da televisão (somente a recebida através de empresas de TV a cabo ou satélite) para visualização posterior. Porém, diferente de um videocassete, utilizava um disco rígido (Hard Disk) de computador como meio de armazenamento.
O principal diferencial do aparelho, que o distinguia dos videocassetes, era a possibilidade de detecção e exclusão da publicidade que acompanhava os programas veiculados pela TV comercial, dessa forma transformando o formato original do produto áudio visual que seria assistido pelo usuário. Também era possível pausar a programação da televisão, mesmo para eventos ao vivo. Na primeira versão da plataforma, chamada Series1, o TiVo conseguia gravar até 30 horas de programação da televisão. Os aparelhos eram vendidos com preços entre US$ 499 e US$ 1.499, dependendo da capacidade de gravação (10 horas ou 30 horas). Para ter acesso ao serviço era preciso pagar uma assinatura de um plano mensal no valor de US$ 10.
As pessoas levaram algum tempo para perceber o que o TiVo significava, além de permitir dar uma pausa na programação da TV. Muitos consumidores estavam receosos com o alto custo de uma nova forma de ser ver a mídia. O serviço foi lançado no mercado inglês no ano de 2000, mas não fez o sucesso esperado: apenas 35.000 unidades vendidas em 18 meses. Em 2002, a empresa introduziu no mercado americano um novo gravador, o TiVo Series2. E depois começou implantar melhoramentos nele. No ano seguinte, em novembro, o número de assinantes atingiu um milhão dentro dos Estados Unidos. Nesta época já haviam sido vendidos três milhões de aparelhos no mercado americano, e apenas 1/3 continham o logotipo da TiVo. A empresa também encontrava dificuldades para ser tornar rentável, especialmente em virtude da concorrência. Nos anos seguintes foram introduzidos no mercado vários serviços que transformaram o gravador de vídeo digital da TiVo em uma central de entretenimento, com gerenciamento podendo ser feito até pela Internet. Somente em agosto de 2005 a empresa conseguiu registrar seus primeiros lucros. Porém, as boas notícias não duraram muito. Nos últimos anos a TiVo vem registrando prejuízos e perdendo assinantes.
A linha do tempo
2005
● Introdução do TiVo ToGo, expandindo a convergência de mídias, permitindo assim a transferência do conteúdo gravado no aparelho para computadores pessoais.
● Introdução do TiVo Desktop, permitindo a transferência de vídeos no formato MPEG2 do computador para os aparelho de DVR.
2006
● Introdução do TiVoCast, um serviço de banda larga que inicialmente oferecia downloads de conteúdo da NBA (liga masculina profissional de basquete), WNBA (liga feminina de basquete), The New York Times (jornal), Heavy.com (site popular de vídeos), iVillage (site direcionado especialmente para o mundo feminino), Danger Rangers e H2O.
● Lançamento do serviço TiVo Mobile, onde através do celular ou laptop, era possível agendar e determinar horários e programas de gravação no aparelho TiVo, eliminando a obrigatoriedade de fazer isso diretamente no aparelho.
● Lançamento do TiVo Series2 DT, aparelho, com capacidade para 80 horas de gravação, que conseguia gravar dois programas ao mesmo tempo.
● Lançamento do TiVo Series3 HD, primeiro aparelho com capacidade para gravar em alta definição.
2007
● O serviço Tivo ToGo é estendido para computadores Macintosh.
● Lançamento do TiVo HD, um novo aparelho que permitia a gravação de conteúdo em alta definição. Com o novo aparelho era possível gravar até 20 horas de programação em alta definição ou 180 horas em formato digital.
2008
● Lançamento do TiVo Swivel Search, um sistema de busca que permitia encontrar shows e filmes através do nome de atores, diretores ou por gênero.
Os aparelhos
Hoje em dia a empresa oferece três tipos de aparelhos: TiVo Premier (US$ 99), capaz de gravar dois programas ao mesmo tempo, com capacidade para 45 horas em programas HD; o TiVo Premier XL (US$ 299), com capacidade para 150 horas de gravação em alta definição; e o TiVo Premier Elite (US$ 499), para gravação em alta definição com 300 horas de capacidade, permitindo gravar dois programas ao mesmo tempo. O plano básico mensal da TiVo custa apenas US$ 19.99.
A evolução visual
O tradicional logotipo da marca passou por apenas uma alteração no ano de 2006. Ganhou uma forma mais arredondada e a escrita do nome ganhou novas cores nas letras “i” e “o”.
Os slogans
My TiVo Gets Me.
TiVo: the brain to your TV. (TiVo: o cérebro para a sua TV)
You’ve got a life. TiVo gets it. (2004)
TiVo is TV your way. (2002)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 4 de agosto de 1997
● Fundador: Michael Ramsay e Jim Barton
● Sede mundial: Alviso, Califórnia
● Proprietário da marca: TiVo, Inc.
● Capital aberto: Sim (1999)
● CEO & Presidente: Thomas Rogers
● Faturamento: US$ 219.6 milhões (2010)
● Lucro: - US$ 84.5 milhões (2010)
● Valor de mercado: US$ 1.3 bilhões (janeiro/2012)
● Assinantes: 2.04 milhões
● Presença global: 8 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 514
● Segmento: Eletrônicos
● Principais produtos: Gravador Digital de Vídeo e outros serviços de mídia
● Principais concorrentes: ReplayTv, Comcast e EchoStar
● Ícones: O logotipo
● Slogan: My TiVo Gets Me.
● Website: www.tivo.com
A marca no mundo
A TiVo vende seus aparelhos e serviços em sete países ao redor do mundo, incluindo Estados Unidos, Inglaterra, Canadá (exceto a província de Québec), México, Taiwan, Nova Zelândia, Austrália e Espanha. Os aparelhos podem ser adquiridos em inúmeras lojas de varejo (como por exemplo, Best Buy e Sears) ou diretamente no site da empresa. Atualmente a TiVo conta com mais de 2 milhões de assinantes.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Time e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 15/1/2012
Olá meu nome é Viicius Machado, eu sou estudante de publicidade e estou fazendo uma pesquisa sobre televisão digital. Gostaria de saber o nome do autor da matéria para eu poder fazer a referência autoral do texto. Gostei muito do seu texto muito esclarecedor.
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