Em suas vitrines envidraçadas repousam delícias de dar água na boca. São dezenas de opções de doces, bolos, tortas, salgados, sorvetes e chocolates, tudo produzido com ingredientes diferenciados, alguns deles importados, como se fossem feitos na cozinha de uma vovó com aptidão e paixão para cozinhar. A doceira OFNER, reconhecida no mercado pela qualidade de seus deliciosos produtos, que podem ser chamados de tentações e adoçam a vida de milhares de paulistanos, tem sido por mais de 60 anos uma referência quando o assunto é confeitaria.
A história
A história da tradicional marca OFNER tem início quando a imigrante húngara Anna Ofner, uma cozinheira de mão cheia, começou a fazer deliciosos doces, para incrementar a renda da família, e passou a vendê-los aos amigos e vizinhos. Incentivada pelo sucesso de suas delícias, entre as quais bolos, tortas de morango e a tradicional sobremesa Strudel (um doce de origem húngara, feito à base de maçã e massa folheada), ela resolveu, em 1952, abrir a primeira loja e uma pequena confeitaria na Rua Barata Ribeiro no bairro da Bela Vista em São Paulo. Rapidamente as deliciosas receitas atraíram cada vez mais consumidores. A empresa permaneceu sob controle da família até 1968, quando foi comprada por um grupo de empresários, dos quais pouco se sabe. O que se conhece é que a administração não deu certo e, em 1972, três portugueses se tornaram os novos donos. Eram os irmãos Américo e Mário Martins e o sócio Fernando Costa, que saíam do ramo das padarias para administrar a fabricante de doces 1970, na época com uma única e acanhada loja, além da pequena fábrica. Os deliciosos e caprichados bolos, tortas e Strudel vendidos pela empresa ganharam escala industrial nas mãos dos novos proprietários, que fizeram da marca uma das referências do setor no país.
Guardando o segredo dos produtos com todo cuidado, os novos proprietários começaram também a diversificar a linha de delícias com a inclusão de novos itens como chocolates, gomas, geleias, sorvetes, salgados e cafés. Além disso, datas especiais como Natal e Páscoa ganharam importância, recebendo linhas de produtos sazonais como panetones, ovos e coelhos de chocolates. Em 1986, devido à alta demanda uma nova fábrica com 5.000m² de área construída foi inaugurada na Rua Olivia Guedes Penteado, no bairro do Socorro em São Paulo, onde permanece até hoje.
Em meados da próxima década, a partir de 1996, a OFNER começou a ser oferecida como uma oportunidade de franquia. Surgiram, assim, mais sete lojas. A obsessão e o cuidado em preservar as receitas era levado tão a sério quanto à escolha dos fornecedores de ingredientes, em grande maioria importados. E foi por não conseguir manter esse domínio absoluto que a OFNER deixou de lado as franquias. Pouco a pouco, foram fechadas, e ao mesmo tempo lojas próprias abriam suas portas. Hoje, dos mais de 20 pontos de venda, somente um é franqueado (a loja localizada na Vila Mariana), e isto porque consegue oferecer a mesma qualidade das outras unidades da rede, talvez por ser gerenciado por uma ex-funcionária da empresa. A partir de 2000, algumas unidades da rede tiveram, de forma inédita neste segmento, o horário de atendimento esticado, três delas atendendo 24 horas por dia. A ideia era que a OFNER passasse de uma rede de doceiras a uma opção de lazer, atraindo colegas que saem para conversar, profissionais a caminho do trabalho, famintos da madrugada ou quem precisasse comprar uma caixa de bombons para presente.
De forma estratégica a empresa tem ampliado seus negócios nos últimos anos. Em novembro de 2008, investiu mais de R$ 1 milhão em uma nova loja na região de Pinheiros, na capital paulista. Localizada em uma das esquinas mais movimentadas do bairro, Avenida Pedroso de Moraes com a Rua Guaporé, a nova unidade apresentava-se ao público com conceito arquitetônico inovador e decoração moderna e requintada. Com 250m² de área construída, tem capacidade para 100 pessoas, instalações adaptadas para deficientes físicos e espaço reservado para aqueles que desejam levar pequenos animais. A loja fazia parte da estratégia de crescimento da marca e mudança de visual, que resultaria na padronização de todas as lojas da rede, que receberam novo visual, gradativamente. As cores escolhidas eram vibrantes e criamvam um ambiente acolhedor. Foi desenvolvido um projeto especial para a iluminação, que está adaptado a cada setor da loja, proporcionando um toque delicado ao espaço e, à noite, cria uma atmosfera agradável e chique, além de iluminar todo o jardim externo. Cada ambiente foi pensado para atender todas as necessidades dos clientes.
As novidades também foram estendidas para a linha de produtos, com o lançamento em 2009, dos salgadinhos congelados Delícias Caseiras, onde o consumidor pode comprar bolinho de queijo, croquetes (carne e bacalhau), coxinhas (Catupiry, creme e desfiada), risoles (palmito) e casadinho de camarão para saborear os produtos em casa, bastando aquecê-los. Essa linha foi ampliada com torta de palmito e torta de frango com Catupiry, e mais recentemente pão de queijo recheado com Catupiry. Além disso, em 2010, a rede lançou, no mês de setembro, o Festival de Eclairs (popularmente conhecida como “bomba”), que está entre os doces mais tradicionais e vendidos na rede, se tornando um dos carros chefes da marca. Essas delícias são oferecidas nesse festival em sabores como Chocolate, Creme de Baunilha, Avelã, Doce de Leite, Amarula, Café e Pistache. Em 2013 a marca acrescentou mais uma delícia ao seu irresistível cardápio: os Macarons, iguarias francesas que, além de crocantes por fora e macias por dentro, apresentam sabores inusitados e um gostinho caseiro próprio dos produtos artesanais da OFNER.
Se cada consumidor pedir um café, um salgado e um doce, ele desembolsará aproximadamente R$ 25. Isso bastaria para animar qualquer empresário a expandir sua rede com rapidez. Mas, ao contrário, a OFNER definiu uma política de negócios conservadora. Em vez de seguir o exemplo das concorrentes e crescer por meio de franquias, a ideia é abrir apenas lojas próprias, duas ao ano em média, até dobrar o número de endereços. Só depois, a possibilidade de abrir caminhos em outros estados, como Rio de Janeiro e Minas Gerais, será considerada. Outra aposta da OFNER foi a linha de sorvetes zero que tem 49% menos calorias que os normais e representam 15% das vendas totais da empresa. A receita dos sorvetes inclui uma fibra solúvel, denominada inulina que, segundo a OFNER, melhora a composição intestinal e aumenta a absorção de cálcio no organismo. Já em 2015, a rede trouxe da Itália uma máquina de sorvete para preparar o legítimo Gelato Italiano. São dez sabores com ingredientes selecionados e requinte especial, entre os quais Caramelo Flor de Sal, Vanilla, Pistache, Chocolate Belga, Nero (chocolate amargo), Chocolate Zero, Coco, Limão, Gianduia e Morango.
Os produtos mais vendidos na rede são as tortinhas de morango, éclair de chocolate, o bolo mil-folhas (massa folhada, recheio de creme baunilha e chantilly com cobertura de açúcar) e as famosas coxinhas, que representam, juntos, quase 30% das vendas da rede de confeitaria. Somente as coxinhas vendem, em média, nove mil unidades por dia. Além disso, farto em chantilly, o bolo floresta negra reina em festinhas de aniversário. A OFNER possui mais de 60 anos de experiência, mantendo-se moderna e atual, apesar de sua tradição. É referência em qualidade, atendimento e fidelidade à sua história, oferecendo o melhor da gastronomia artesanal. A qualidade dos produtos está não somente no sabor, mas também na textura dos quitutes, que completa com excelência a experiência gastronômica. E, ainda, a apresentação e as embalagens da marca tornam suas opções perfeitas para presentear.
As delícias para datas especiais
Para a OFNER duas datas são especiais e importantes durante o ano: a Páscoa e o Natal. Para essas épocas são desenvolvidas linhas de produtos especiais. Conhecida pela qualidade de seus produtos e o primor no atendimento, a marca começa em outubro a produzir seus tradicionais e sofisticados panetones para a época de Natal. A confecção é manual e chega a 400 toneladas ao ano. Cerca de 200 funcionários extras são contratados nessa época, na qual o faturamento equivale a um mês e meio de vendas da empresa. A cada ano para o Natal os panetones ganham diferenciais. Um exemplo disso é que a OFNER incrementou sua linha de panetones (Tradicional, Zero, Recheado de Mousse de Chocolate, com Gotas de Chocolate e Cereja, Chocolate com Avelã, Doce de Leite e Trufado) com embalagens diferenciadas, transformando o produto em um presente de bom gosto. As famosas embalagens são de veludo em diversas opções de cores. Os clientes também têm a opção de escolher entre outros diversos produtos que compõem a Linha de Natal, como o tradicional Bolo Rei, uma delícia recheada de frutas em pedaços e inteiras, nozes, amêndoas e passas.
Já na Páscoa, outra data de destaque para a empresa, são produzidas aproximadamente 80 toneladas de ovos (que contam com diversos tamanhos, formatos e sabores, entre os quais Crocante, Crème Brûlée, Doce de Leite, Cookies and Cream, Dragê, Gianduia, Macadâmia e Trufado, feitos para agradar crianças e adultos), além dos coelhos de chocolate, deliciosas palomas pascais (que, além de sofisticadas e elegantes, contam com a assinatura da excelência da marca) e bombons tradicionais que, já fazem parte do dia-a-dia dos amantes do bom chocolate.
A evolução visual
A identidade visual da marca OFNER passou por estilizações radicais no decorrer dos anos. Após a chegada do novo milênio, a marca revitalizou seu logotipo, que ganhou uma imagem mais moderna e sofisticada. Mais recentemente, em 2014, a marca adotou um novo logotipo (com a marca escrita de uma maneira mais reta, dentro de um quadrado), que se tornou ainda mais refinado com a adoção de cores mais sóbrias.
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1952
● Fundador: Anna Ofner
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Doceira Ofner Ltda.
● Capital aberto: Não
● Diretor comercial: Fernando Costa
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 23
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 600
● Segmento: Confeitarias
● Principais produtos: Doces, bolos, chocolates, sorvetes e salgados
● Concorrentes diretos: Cristallo, Dulca, Di Cunto, Amor aos Pedaços, Doceira Holandesa, Brunella e Kopenhagen
● Ícones: As coxinhas cremes e as bombas
● Website: www.ofner.com.br
A marca no Brasil
Hoje a OFNER, especializada na fabricação artesanal de chocolates finos, doces, bolos, salgados, panificados, panetones e ovos de páscoa, entre outros deliciosos produtos, conta com uma rede de 23 lojas (4 delas funcionando 24 horas e 6 delas no conceito OFNER EXPRESS - quiosques) na grande São Paulo. A loja da Alameda Campinas, além dos serviços tradicionais oferece aos clientes espaço para eventos em ambiente aconchegante e requintado com capacidade para 50 pessoas, estrutura para a realização de eventos sociais e corporativos, com três opções de cardápio e atendimento personalizado. Atualmente a empresa possui um portfólio de produtos com mais de 30.000 itens em 12 categorias e é uma das maiores e mais tradicionais empresas nesse setor. A rede recebe em média 420 mil clientes por mês em suas lojas.
Você sabia?
● Dos mais de 600 empregados, 150 estão na fábrica da empresa, no bairro de Socorro, em São Paulo. Deles, apenas sete pessoas conhecem todo o processo industrial e de finalização de cada guloseima fabricada. Nessa lista, os donos da empresa e o engenheiro de alimentos estão incluídos.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Exame e Veja), Jornais (Valor Econômico, Estadão e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 9/8/2016
Poxa, acho uma pena a Ofner não ser mais franquia...
ResponderExcluirRei Rei Rei o Ofner, 60 anos que você está na rua, Rei Rei Rei o ofner Referência de uma Doceria feito com carinho por povo desse lugar
ResponderExcluircarinho, dedicação. compreensão do mercado, qualidade, eficiência tudo isso resumido e apresentado em resultados deciliciosos.
ResponderExcluirObrigada
ExcluirConheci a família Costa,família muito querida, trabalhei com eles se Costa ,dona Irene Fernando e a minha querida Katia,tenho saudades depois de muitos anos.
ResponderExcluirDna Anna amiga da minha avo
ResponderExcluirEu conheci a Dona Anna. Era amiga da família Gal e eu frequentava muito porque era colega e amiga da filha deles, Catarina Gal. Gostava muito do bolo de chocolate que a Dona Ana fazia, a metade era de creme de chocolate! Ela vendia para a colônia húngara para começar que tinham saudades dos doces tipo strudel etc que não se encontrava no Brasil na época
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