O empenho em desenvolver e criar brinquedos de qualidade que enriqueçam as crianças enquanto brincam é a ideia central por trás da marca PLAYSKOOL. Por isso, quer o seu filho esteja brincando com os pequenos bonequinhos WEEBLES, ouvindo um disco na divertida VideoNow Jr, ou acelerando com os seus primeiros veículos, ele estará se juntando a uma longa e feliz tradição de entreter e ensinar nas formas mais divertidas. Melhor do que qualquer outra marca a PLAYSKOOL sabe que uma das mais eficientes técnicas de aprendizado infantil está na brincadeira. Sendo assim, seu objetivo é unir duas coisas fundamentais: o BRINCAR e o APRENDER.
A história
A tradicional marca PLAYSKOOL começou com uma ideia simples: e se os brinquedos para as crianças menores não servissem apenas para entreter, mas também estimulassem suas mentes para aprender e crescer? É uma ideia que hoje parece evidente e óbvia, mas na década de 1920 era surpreendentemente inovadora. Afinal, aprender e brincar eram coisas totalmente diferentes nessa época. O início desta revolução no segmento de brinquedos começou quando duas ex-professoras, uma delas chamada Lucille King, funcionárias da John Schroeder Lumber Company na cidade de Milwaukee, basearam os primeiros produtos da PLAYSKOOL INSTITUTE, inicialmente uma divisão da empresa onde trabalhavam, em brinquedos educativos de madeira, que elas haviam criado para utilizar em suas salas de aula no tempo em que lecionavam. A ideia de aprender através da brincadeira foi a real inspiração para o lançamento do primeiro produto da marca no natal de 1928: uma pequena mesa dobrável repleta de divertidos artigos educativos, como por exemplo, cubos, lápis de cera e gesso. Esse primeiro brinquedo era vendido inicialmente de porta em porta.
Mas logo surgiram os primeiros catálogos da PLAYSKOOL que mostravam, além dessa mesinha divertida, outros brinquedos como uma casa de bonecas dobrável de madeira (com quatro divisões e um terraço para tomar sol) e um banco de sapateiro. Apesar do promissor início, a PLAYSKOOL, como aconteceu em quase todo o país naquela época, teve que enfrentar dificuldades durante os difíceis anos da Grande Depressão Americana. Mesmo assim, nessa época sua linha de brinquedos havia sido ampliada, contando com mais de 30 itens, que desenvolviam a coordenação e estimulavam a mente das crianças. Entre os brinquedos mais populares estavam um contador de miçangas, que auxiliava as crianças a agrupar em dois, três ou mais pecinhas, preparando-as para a matemática desde cedo, e o clássico playset de martelar para os pequenos baterem e fazerem barulho, e ainda desenvolverem a coordenação motora. Neste período a marca PLAYSKOOL utilizava o slogan “Playthings with a Purpose” para divulgar sua linha de brinquedos.
Até 1940, a PLAYSKOOL já tinha sido comprada e vendida cinco vezes, acabando por fim nas mãos muito eficientes dos vendedores Manuel Fink e Robert Meythaler, da cidade de Chicago. Sob a nova liderança, a PLAYSKOOL expandiu-se enormemente e passado pouco tempo tornou-se um nome de sucesso, oferecendo brinquedos que se tornaram parte da infância de milhões de crianças americanas. Um dos mais famosos e aclamados foi a linha de jogos de construção PLAYSKOOL, cuja primeira versão em madeira data de 1935. Tratava-se de blocos de encaixe concebidos e inspirados nos testes de avaliação de inteligência, cujas formas permitiam a construção de uma caixa de correio americana. Além disso, tendo o objetivo de empilhar, retirar e empilhar de novo, a marca criou a Pilha de Anéis PLAYSKOOL. Ainda nesta década, em 1948, o já popular Lincoln Logs, um brinquedo onde as crianças através de montagens de peças podiam criar casa, foi adicionado à linha de produtos da marca.
A década seguinte foi cheia de novidades. Em 1957 a marca lançou um verdadeiro clássico: o Play Telephone, que desenvolvia as práticas sociais das crianças através de um divertido telefone. Outro brinquedo emblemático da marca foi lançado no mercado em 1962: Tyke Bike (uma espécie de bicicleta, de quatro rodas). Ainda nesse ano, quando a PLAYSKOOL adquiriu a empresa Halsam Company adicionou brinquedos educativos importantes a sua linha de produtos, como, por exemplo, novos blocos de madeira e dominós. No final dos anos de 1960, Fink e Meythaler venderam a PLAYSKOLL para a empresa Milton Bradley Company, até então conhecida pelos seus tradicionais jogos de tabuleiro, entre eles o famoso Monopoly (conhecido no Brasil como Banco Imobiliário). A partir deste momento a marca ingressou em uma nova era, muito mais moderna e repleta de inovação. Primeiro lançou Dressy Bessy e Dapper Dan, uma boneca e um boneco que possuíam roupas, para ensinar as pequenas mãozinhas como abotoar e fechar zíper, fazendo com que as crianças pudessem aprender a se vestir sozinhas. Depois, foi pioneira em fabricar brinquedos eletrônicos para crianças em idade pré-escolar, começando em 1978 com o lançamento de Alphie, um robô atarracado e falante, possuidor de inúmeros talentos que incluíam tocar música e brincar de jogos de adivinhação simples, incluindo cores letras e números. O pequeno robô foi apenas o início de uma longa série de brinquedos de alta tecnologia da PLAYSKOOL que entretiveram e inspiraram as mentes de milhares de crianças pelo mundo afora. Outra novidade ocorrida na década foi o início das campanhas televisivas da marca.
Em 1984, com a compra da Milton Bradley pela Hasbro, a marca PLAYSKOOL passou a fazer parte de uma das maiores empresas do segmento no mundo. Como a nova proprietária produzia em sua maioria brinquedos para crianças mais velhas, transformou a PLAYSKOOL em uma divisão voltada especificamente para a produção e comercialização de brinquedos infantis e pré-escolares para crianças com menos de seis anos. As poucas linhas de brinquedos infantis da HASBRO foram colocadas sob a marca PLAYSKOOL. Em 1985, a marca lançou no mercado a linha infantil Tommee Tippee, composta por mamadeiras e babadores, ingressando em um novo segmento de mercado. Pouco depois, em 1990, surgiria outro clássico da marca: Busy Gears, 11 engrenagens intercambiáveis com mensagens, músicas e luzes coloridas.
Nos anos seguintes a marca ampliou consideravelmente sua linha de brinquedos, incluindo itens vendidos a preços mais populares, como instrumentos musicais e raquetes, para concorrer com a Fisher-Price; e triciclos; além de licenciar personagens famosos de desenhos animados como o dinossauro Barney (que originou uma linha com bonecos falantes, telefones, teclados para computador, entre outros itens), a turma da Vila Sésamo, os Teletubbies e um acordo com o canal de televisão infantil Discovery Kids para desenvolver produtos baseados em desenhos e programas. Também começou a licenciar sua própria marca para livros infantis e jogos de videogame.
Em 2008, para comemorar seu 80º aniversário, a PLAYSKOOL celebrou a importante data com o lançamento de uma variedade de itens novos e empolgantes, que incluíram tanto releituras de brinquedos clássicos como novos brinquedos. Mais recentemente, em 2012, o Elefun Busy Ball Popper (algo como o Elefante das Bolinhas Voadoras), que apresenta 10 diferentes músicas, funciona com ar (para literalmente cuspir as bolinhas coloridas) e ajuda a desenvolver a coordenação motora e visual do bebê, foi eleito brinquedo do ano para crianças até 36 meses.
A evolução visual
O logotipo original da PLAYSKOOL era uma espécie de retângulo vermelho com o nome da marca dentro. Em 2002 a marca modernizou seu logotipo, que tradicionalmente tinha um formato mais quadrado. Com uma proposta mais moderna o logotipo adotou um formato oval, uma nova tipografia de letra e uma coloração vermelha mais forte, ganhando assim mais destaque e visibilidade. O logotipo atual da marca foi adotado em 2007, com pequenas mudanças em relação ao anterior.
Os slogans
It’s Playskool. (2011-presente)
More tha a play. (2009-211)
Believe in PLAY. (2007-2009)
Let’s Play! (2004-2007)
Playskool Plays Kool. (2002-2004)
Here I Come World. (2001-2002)
Come and Discover. (2000-2001)
Wanna play with us? (1997-1999)
What will they think of next? (1992-1997)
Feeling good about the Playskool years. (1985-1992)
Our toys make good friends. (década de 1970)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1928
● Fundador: Lucille King
● Sede mundial: Pawtucket, Rhode Island
● Proprietário da marca: Hasbro, Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Alfred J. Verrecchia
● CEO: Brian Goldner
● Faturamento: US$ 1.5 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 120 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Brinquedos
● Principais produtos: Brinquedos infantis educativos
● Concorrentes diretos: Fisher-Price, Little Tikes, Chicco e Leap Frog
● Slogan: It’s Playskool.
● Website: www.playskool.com.br
A marca no mundo
A enorme linha de brinquedos educacionais da PLAYSKOOL, voltada para crianças na idade pré-escolar, é vendida em mais de 120 países ao redor do mundo, sendo uma das marcas mais valiosas e importantes da Hasbro. A marca conta ainda com uma variada linha de roupas e acessórios para bebês e crianças, bichos de pelúcia e carrinhos de controle remoto, além de licenciar sua marca para livros e jogos de computador. Sob a divisão PLAYSKOOL, estão ainda marca famosas como Mr. Potato Head (o tradicional senhor cabeça de batata), Play-Doh (massas de modelar) e Tonka (carrinhos).
Você sabia?
● A PLAYSKOOL é a maior produtora de blocos de madeira educativos dos Estados Unidos.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 11/9/2013
Eu adoro esse blog. Eu sempre acompanho. Parabéns! Continue assim
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