A LENÔTRE, através de suas doceiras, restaurantes e cafeterias, sempre cheias de delícias açucaradas que dão água na boca, é a principal e mais emblemática embaixadora da gastronomia francesa pelo mundo. Por mais de 60 anos, comandada pelo mestre do paladar Gaston Lenôtre, a luxuosa grife francesa influenciou a pâtisserie, a culinária e o desenvolvimento mundial deste segmento, construindo um verdadeiro império da gastronomia em todo o mundo.
A história
Gaston-Albert-Célestin Lenôtre nasceu no dia 28 de maio de 1920 na pequena cidade de Saint-Nicolas-du-Bosc, na Normandia, filho de pai e mãe cozinheiros (Éléonore, sua mãe, foi uma das primeiras chefs de cozinha mulher da França, trabalhando com a tradicional família Rothschild). Após concluir sua formação, mudou-se em 1945 para Pont-Audemer, abriu seu primeiro estabelecimento em 1947, e depois seguiu para Paris, onde inaugurou juntamente com sua mulher Colette, a primeira confeitaria em 1957, conquistando aos poucos uma clientela fiel e encantando os parisienses com suas criações que eram um presságio da “nouvelle cuisine”, cheia de fantasia.
Ele modificou a pâtisserie francesa da época, trazendo leveza e modernidade. Diminuiu a farinha de trigo e racionou o açúcar em suas receitas. Trabalhou incansavelmente na busca dos melhores e mais frescos ingredientes. Revelou em sua arte, o prazer e o desejo, fundamentais na confeitaria. Ignorando os códigos tradicionais, combinou sabores novos para inventar e criar doces mais leves, entre eles os famosos Opéra (bolo à base de chocolate e café) e o Succès (com amêndoas e creme de ovos), além de musses, charlottes e os coloridos macarons, uma espécie de biscoito de massa muito leve feito com farinha de amêndoas e recheado com os mais diferentes sabores, sendo considerado um pioneiro do mundo da confeitaria moderna que elevou a pâtisserie a uma forma de arte.
Para os interessados em experimentar sobremesas que combinavam a base convencional da confeitaria francesa com um toque contemporâneo, a Pâtisserie Lenôtre se transformou em endereço obrigatório para os amantes de artísticos bolos, tortas e macarons. Em 1965 ele foi contratado por um amigo como responsável por servir duas mil pessoas na festa de comemoração da reeleição de Charles De Gaulle, começando assim o sucesso de sua divisão de catering, inaugurada um ano antes, que oferecia serviço de bufê para festas luxuosas de presidentes, chefes de estado, famílias reais e celebridades. Também ficou conhecido como o único “traiteur” capaz de dizer sim a tudo, de atender a qualquer exigência de seus clientes.
Entendendo que a sobrevivência de sua profissão necessitava de discípulos e multiplicadores, inaugurou em 1971, em Plaisir, nos arredores de Paris, a L’École Lenôtre. Entre seus aprendizes estiveram Pierre Hermé, Michel Richard e David Bouley, entre centenas de outros chefs conceituados e famosos. A partir de 1975, o império LENÔTRE atravessou as fronteiras da França para chegar à Alemanha (onde foi inaugurada a primeira filial na cidade de Berlim), Japão, Estados Unidos (Las Vegas), China e Oriente Médio. Rapidamente, um instigante e sedutor aroma atraía os clientes aos melhores pães, baguetes, croissants, brioches, tortas, doces, chocolates e sorvetes em várias outras cidades do mundo.
Em 1976 comprou o famoso e luxuoso restaurante Le Pré Catalan no Bosque de Bolonha; inaugurou outras confeitarias e doceiras na França; e, em 1985, ano em que as prestigiadas lojas e boutiques da rede foram adquiridas pelo grupo hoteleiro Accor, inaugurou no belíssimo e enorme Pavillon Elysée Lenôtre sua flagship store, localizada em um dos endereços mais chiques de Paris. A partir desta época, de Paris a Casablanca, de Koshima a Las Vegas, seus coloridos doces, sorvetes em formato de cubo e sobremesas com recheios variados e coberturas lúdicas, entraram para o roteiro internacional da gastronomia de luxo.
Em 2000, as lojas e estabelecimentos da prestigiada marca começaram a passar por uma grande reformulação para ganhar ares mais modernos, atmosfera aconchegante e mexer a fundo com os sentidos dos clientes. No dia 8 de janeiro de 2009, o célebre chef confeiteiro, que foi apelidado de “Dior das tortas”, morreu aos 88 anos de idade, depois de uma longa carreira dedicada a arte da criação de sobremesas, construindo um verdadeiro império de luxo da gastronomia em todo o mundo, deixando uma marca de pioneirismo sendo o primeiro a construir uma rede de confeitarias em Paris, a inaugurar a primeira confeitaria café-bistro dentro de um shopping Center francês, a instalar uma cozinha central fora de Paris, a treinar outros chefs de cozinha, a criar a primeira linha de sobremesas congeladas com distribuição por toda a França e a inaugurar franquias de confeitarias e doceiras no mercado internacional. Recentemente, em 2011, a Accor anunciou um acordo de venda da LENÔTRE para a também francesa Sodexo por aproximadamente €70 milhões.
A deliciosa escola
Fundada no ano de 1971 a L’École Lenôtre, primeira escola de gastronomia da frança, é reconhecida como uma das mais importantes escolas de pâtisserie do mundo. Localizada em Plaisir, a cerca de uma hora de Paris, oferece mais de 50 opções de cursos de curta duração sobre diversos temas. Aulas sobre chocolates, sorvetes e mini-docinhos são apenas alguns exemplos. O Master Class, o curso completo da LENÔTRE, tem como público-alvo quem está à procura de uma formação profissional. Com duração de seis meses, o curso intensivo tem um módulo composto por três meses de aulas teóricas e práticas sobre confeitaria e panificação. No segundo módulo, o aluno pode cursar 12 disciplinas optativas. Os cursos são ministrados em francês, mas os professores são bilíngües e podem tirar dúvidas em inglês. Hoje em dia, por sua aclamada escola passam mais de três mil alunos por ano, formando verdadeiros guardiões de seus princípios: qualidade, disciplina, ética e higiene. A escola é comandada por Philippe Gobet.
Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação: 1957
● Fundador: Gaston Lenôtre
● Sede mundial: Plaisir, Paris, França
● Proprietário da marca: Sodexo S.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman & EO: Patrick Scicard
● Faturamento: US$ 170 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 38
● Presença global: 10 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 1.400
● Segmento: Varejo (alimentação)
● Principais produtos: Doces, pães, chocolates e tortas
● Ícones: Os doces coloridos e criativos
● Slogan: Créateur de haute gourmandize. (Creator of pure indulgence)
● Website: www.lenotre.fr
A marca no mundo
A LENÔTRE está presente em 10 países ao redor do mundo com 38 luxuosos estabelecimentos entre cafeterias, restaurantes e confeitarias. Atualmente, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Tailândia, Arábia Saudita, Dubai, Kuwait e Marrocos, tem o privilégio de contar com estabelecimentos da grife, além da França, onde a LENÔTRE possui 18 lojas (cafés, confeitarias e bistrôs) e 6 restaurantes, entre os quais o próprio restaurante da Torre Eiffel.
Você sabia?
● Gaston Lenôtre foi uma das inspirações para a criação do personagem Gusteau no filme Ratatouille dos estúdios de animação Disney/Pixar.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 21/8/2011
A história
Gaston-Albert-Célestin Lenôtre nasceu no dia 28 de maio de 1920 na pequena cidade de Saint-Nicolas-du-Bosc, na Normandia, filho de pai e mãe cozinheiros (Éléonore, sua mãe, foi uma das primeiras chefs de cozinha mulher da França, trabalhando com a tradicional família Rothschild). Após concluir sua formação, mudou-se em 1945 para Pont-Audemer, abriu seu primeiro estabelecimento em 1947, e depois seguiu para Paris, onde inaugurou juntamente com sua mulher Colette, a primeira confeitaria em 1957, conquistando aos poucos uma clientela fiel e encantando os parisienses com suas criações que eram um presságio da “nouvelle cuisine”, cheia de fantasia.
Ele modificou a pâtisserie francesa da época, trazendo leveza e modernidade. Diminuiu a farinha de trigo e racionou o açúcar em suas receitas. Trabalhou incansavelmente na busca dos melhores e mais frescos ingredientes. Revelou em sua arte, o prazer e o desejo, fundamentais na confeitaria. Ignorando os códigos tradicionais, combinou sabores novos para inventar e criar doces mais leves, entre eles os famosos Opéra (bolo à base de chocolate e café) e o Succès (com amêndoas e creme de ovos), além de musses, charlottes e os coloridos macarons, uma espécie de biscoito de massa muito leve feito com farinha de amêndoas e recheado com os mais diferentes sabores, sendo considerado um pioneiro do mundo da confeitaria moderna que elevou a pâtisserie a uma forma de arte.
Para os interessados em experimentar sobremesas que combinavam a base convencional da confeitaria francesa com um toque contemporâneo, a Pâtisserie Lenôtre se transformou em endereço obrigatório para os amantes de artísticos bolos, tortas e macarons. Em 1965 ele foi contratado por um amigo como responsável por servir duas mil pessoas na festa de comemoração da reeleição de Charles De Gaulle, começando assim o sucesso de sua divisão de catering, inaugurada um ano antes, que oferecia serviço de bufê para festas luxuosas de presidentes, chefes de estado, famílias reais e celebridades. Também ficou conhecido como o único “traiteur” capaz de dizer sim a tudo, de atender a qualquer exigência de seus clientes.
Entendendo que a sobrevivência de sua profissão necessitava de discípulos e multiplicadores, inaugurou em 1971, em Plaisir, nos arredores de Paris, a L’École Lenôtre. Entre seus aprendizes estiveram Pierre Hermé, Michel Richard e David Bouley, entre centenas de outros chefs conceituados e famosos. A partir de 1975, o império LENÔTRE atravessou as fronteiras da França para chegar à Alemanha (onde foi inaugurada a primeira filial na cidade de Berlim), Japão, Estados Unidos (Las Vegas), China e Oriente Médio. Rapidamente, um instigante e sedutor aroma atraía os clientes aos melhores pães, baguetes, croissants, brioches, tortas, doces, chocolates e sorvetes em várias outras cidades do mundo.
Em 1976 comprou o famoso e luxuoso restaurante Le Pré Catalan no Bosque de Bolonha; inaugurou outras confeitarias e doceiras na França; e, em 1985, ano em que as prestigiadas lojas e boutiques da rede foram adquiridas pelo grupo hoteleiro Accor, inaugurou no belíssimo e enorme Pavillon Elysée Lenôtre sua flagship store, localizada em um dos endereços mais chiques de Paris. A partir desta época, de Paris a Casablanca, de Koshima a Las Vegas, seus coloridos doces, sorvetes em formato de cubo e sobremesas com recheios variados e coberturas lúdicas, entraram para o roteiro internacional da gastronomia de luxo.
Em 2000, as lojas e estabelecimentos da prestigiada marca começaram a passar por uma grande reformulação para ganhar ares mais modernos, atmosfera aconchegante e mexer a fundo com os sentidos dos clientes. No dia 8 de janeiro de 2009, o célebre chef confeiteiro, que foi apelidado de “Dior das tortas”, morreu aos 88 anos de idade, depois de uma longa carreira dedicada a arte da criação de sobremesas, construindo um verdadeiro império de luxo da gastronomia em todo o mundo, deixando uma marca de pioneirismo sendo o primeiro a construir uma rede de confeitarias em Paris, a inaugurar a primeira confeitaria café-bistro dentro de um shopping Center francês, a instalar uma cozinha central fora de Paris, a treinar outros chefs de cozinha, a criar a primeira linha de sobremesas congeladas com distribuição por toda a França e a inaugurar franquias de confeitarias e doceiras no mercado internacional. Recentemente, em 2011, a Accor anunciou um acordo de venda da LENÔTRE para a também francesa Sodexo por aproximadamente €70 milhões.
A deliciosa escola
Fundada no ano de 1971 a L’École Lenôtre, primeira escola de gastronomia da frança, é reconhecida como uma das mais importantes escolas de pâtisserie do mundo. Localizada em Plaisir, a cerca de uma hora de Paris, oferece mais de 50 opções de cursos de curta duração sobre diversos temas. Aulas sobre chocolates, sorvetes e mini-docinhos são apenas alguns exemplos. O Master Class, o curso completo da LENÔTRE, tem como público-alvo quem está à procura de uma formação profissional. Com duração de seis meses, o curso intensivo tem um módulo composto por três meses de aulas teóricas e práticas sobre confeitaria e panificação. No segundo módulo, o aluno pode cursar 12 disciplinas optativas. Os cursos são ministrados em francês, mas os professores são bilíngües e podem tirar dúvidas em inglês. Hoje em dia, por sua aclamada escola passam mais de três mil alunos por ano, formando verdadeiros guardiões de seus princípios: qualidade, disciplina, ética e higiene. A escola é comandada por Philippe Gobet.
Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação: 1957
● Fundador: Gaston Lenôtre
● Sede mundial: Plaisir, Paris, França
● Proprietário da marca: Sodexo S.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman & EO: Patrick Scicard
● Faturamento: US$ 170 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 38
● Presença global: 10 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 1.400
● Segmento: Varejo (alimentação)
● Principais produtos: Doces, pães, chocolates e tortas
● Ícones: Os doces coloridos e criativos
● Slogan: Créateur de haute gourmandize. (Creator of pure indulgence)
● Website: www.lenotre.fr
A marca no mundo
A LENÔTRE está presente em 10 países ao redor do mundo com 38 luxuosos estabelecimentos entre cafeterias, restaurantes e confeitarias. Atualmente, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Tailândia, Arábia Saudita, Dubai, Kuwait e Marrocos, tem o privilégio de contar com estabelecimentos da grife, além da França, onde a LENÔTRE possui 18 lojas (cafés, confeitarias e bistrôs) e 6 restaurantes, entre os quais o próprio restaurante da Torre Eiffel.
Você sabia?
● Gaston Lenôtre foi uma das inspirações para a criação do personagem Gusteau no filme Ratatouille dos estúdios de animação Disney/Pixar.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 21/8/2011
Esse blog é simplesmente sensacional.
ResponderExcluirParabéns ao autor (autores) pelo trabalho.
Farei toda propaganda que conseguir elogiando essa página.
Um grande abraço
Marcos Ripp Cozzella
https://www.facebook.com/ripp.cozzella