Dificilmente algum consumidor brasileiro saiba o nome da marca de alguma peça do seu automóvel. Agora, experimente perguntar qual o sinônimo de amortecedor e a resposta, invariavelmente, será Cofap ou a marca de um simpático cachorrinho que se tornou um ícone do segmento de autopeças no Brasil.
A história
A história começou quando a família Kasinsky, de origem russa judaica, imigrou para o Brasil e logo começou a trabalhar no segmento automotivo. Importava peças e fazia a manutenção daqueles que eram os primeiros automóveis a circularem em São Paulo, ainda no início do século XX. A família toda estava envolvida no negócio, incluindo o filho mais novo, Abraham Kasinsky. Ao contrário de seus irmãos, que desejam apenas dar continuidade à modesta loja de autopeças do pai, chamada de Três Leões, o caçula era mais ambicioso. Para ele, o segredo não era importar as peças e vendê-las, porém fabricá-las em território brasileiro. A empreitada não seria nada fácil, mas, no entanto, Abraham foi capaz de convencer um dos irmãos a investir nesse novo projeto, pois já pressentia que a loja estava com os dias contados se continuasse dependendo de produtos importados. Os funcionários da loja fundada pelo patriarca dos Kasinsky abriram então todas as peças importadas e aprenderam como fabricá-las. Foi então, que no dia 20 de abril de 1951, Abraham, com apenas aos 33 anos, fundou a Companhia Fabricadora de Peças, mais conhecida pelo acrônimo Cofap, em Mauá, na região do ABC paulista.
Apesar das peças da nova empresa ter qualidade, no início ainda eram vistas com desconfiança pelos consumidores brasileiros, acostumados com as importadas. Mas Abraham sabia que para conquistar o mercado deveria quebrar esse paradigma. A ideia de gênio foi não ir diretamente ao cliente, mas aos mecânicos. A Cofap começou então a fazer intensas campanhas e treinamentos junto a esse público, mostrando que seus produtos eram tão bons quanto os estrangeiros, com a vantagem de terem um preço melhor. Afinal, convencendo os mecânicos ficaria mais fácil convencer o comprador, que em geral ouvia o conselho desses profissionais. Inicialmente utilizada para produtos da linha motor (como anéis de pistão), logo em seguida, em 1956, a marca Cofap passou a ser utilizada também em amortecedores, produto pelo qual ficaria reconhecida e famosa no segmento de autopeças.
Essa enorme determinação foi valiosa para adaptar a produção à demanda gerada a partir de 1957, quando a indústria automobilística foi definitivamente instalada no país. A partir dos anos de 1970, graças a um formidável esforço de exportação, os produtos Cofap começaram a serem vendidos em outros países como Uruguai e Argentina. Á exemplo do trabalho feito no Brasil a Cofap manteve a aproximação com mecânicos na Itália, Grécia, Turquia, Austrália, África do Sul e outros países da América Latina. Nos anos seguintes, o excelente padrão de qualidade dos produtos da Cofap, aliados ao elevado nível de tecnologia desenvolvida no CTA (Centro Tecnológico de Amortecedores) e na pista de provas, tornaram os produtos da marca conhecidos, com participação nas montadoras de veículos tanto da linha leve (automóveis/motos) como na linha pesada (caminhões/ônibus). Com isso, novos produtos foram apresentados, como por exemplo, o amortecedor pressurizado em 1985, e pouco depois, em 1987, o amortecedor eletrônico.
A grande aceitação de seus produtos no mercado levou a empresa a investir em novas unidades industriais. Na década de 1990, a Cofap era a maior da América Latina no setor de autopeças, exportando seus produtos para 92 países ao redor do mundo. Além disso, em 1995, a marca lançou no mercado quatro novos produtos: pistões, bronzinas, válvulas e juntas homocinéticas, que completaram a linha de suspensão. Porém, o negócio de sucesso enfraqueceu quando Kasinsky perdeu parte de suas ações devido a brigas com a ex-mulher e filhos. Além dos conflitos, a situação foi agravada pelo início da globalização e, no dia 11 de julho de 1997, assistiu seu império ser vendido para a Magneti Marelli, empresa de origem italiana fundada em 1919, líder mundial no desenvolvimento e produção de componentes de alta tecnologia e sistemas para a indústria automotiva. Já a divisão de componentes de motor foi vendida para a empresa alemã Mahle. Nos anos seguintes a marca Cofap foi ampliada e seus produtos chegaram a grandes e importantes mercados mundiais.
Atualmente os amortecedores Cofap, produto de maior reconhecimento da marca, são comercializados nas versões Turbogás, Super, SPA e Powershock, para as linhas leve, pesada e motocicletas. Por isso, há mais de seis décadas, na hora da troca, milhões de consumidores utilizam a marca que já conhecem e confiam. Utilizam amortecedores Cofap. O veículo ficará mais estável, com maior dirigibilidade, conforto e principalmente segurança. Afinal, você já sabe, se é Cofap, é de confiança e no mundo inteiro.
Um ícone da publicidade brasileira
Um dos principais ícones da publicidade brasileira surgiu em 1989. Nesta época, com o negócio de amortecedores estabilizado no mercado brasileiro, a empresa decidiu que era hora de fazer com que o consumidor final também conhecesse sua marca. Para isso contrataram a agência de publicidade W/Brasil. A ideia era fazer algo inovador, uma vez que as propagandas de autopeças eram sempre trágicas, com imagens dos componentes falhando e carros acidentados. A agência então resolveu seguir uma tendência que já era internacional: utilizar animais em propagandas. Por ser “esticadinho” como um amortecedor, os criativos da agência escolheram como garoto-propaganda da Cofap um cão da raça Dachshund (criada para caçar animais que vivem em buracos, como texugos e marmotas), e popularmente conhecida no Brasil como “linguicinha” ou “salsicha”.
Associaram a confiabilidade canina ao produto com o slogan “O melhor amigo do carro e do dono do carro” e ainda colocaram uma dose de bom humor nas propagandas. O simpático cãozinho, que fez as primeiras propagandas da marca e que chamava Rodolfo Cebolinha, podia ser assistido fazendo manobras audaciosas de capacete com um carrinho pelas curvas de um parque. COFAPINHO, como ficou conhecido o garoto-propaganda canino, se transformou em um dos maiores fenômenos da propaganda brasileira, fazendo com que o consumidor comum, geralmente desinteressado por autopeças, acabasse conhecendo a marca Cofap como sinônimo de amortecedores. O sucesso da campanha foi tamanho que tornou a raça do simpático cãozinho bastante procurada nos Pet Shops. Pouca gente sabia o nome da raça do cachorro - Dachshund - mas quando se falava “eu quero o cachorro da Cofap”, todo mundo sabia do que se tratava. Para assistir ao primeiro comercial da série clique aqui.
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 20 de abril de 1951
● Fundador: Abraham Kasinsky
● Sede mundial: Mauá, São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Magneti Marelli Cofap Autopeças
● Capital aberto: Não (subsidiária da Magneti Marelli S.p.A.)
● Diretor presidente: Eliana Giannoccaro
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 62 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 7.000
● Segmento: Autopeças
● Principais produtos: Amortecedores, kits de suspensão, pastilhas para freios e molas helicoidais
● Mascote: Cofapinho (um cão da raça Dachshund)
● Slogan: O melhor amigo do carro e do dono do carro.
● Website: www.mmcofap.com.br
A marca no mundo
Com nove fábricas e cinco centros de pesquisa e desenvolvimento no país, a Magneti Marelli Cofap que emprega 7 mil funcionários, é uma das líderes do mercado brasileiro no segmento de autopeças, comercializando amortecedores, bandejas, buchas e coxins, barras estabilizadoras e de direção, molas helicoidais, kits de suspensão, pastilhas para freios, entre outros itens. Seus produtos são comercializados em 62 países ao redor do mundo. No Brasil, a capacidade produtiva de amortecedores é de 30 milhões de unidades por ano, onde a Cofap é líder com 65%. A cada minuto são comercializados 250 amortecedores da Cofap no mundo inteiro. A Cofap é de propriedade da italiana Magneti Marelli, que desenvolve e produz sistemas e componentes de alta tecnologia para a indústria automotiva através de 86 unidades produtivas, 12 centros de P&D em 19 países, e aproximadamente 43 mil colaboradores, faturando €7.9 bilhões em 2016.
Você sabia?
● A marca Cofap ostenta ainda um grande e importante diferencial: um suporte técnico e promocional altamente capacitado para atender toda a cadeia de comercialização e único no mercado pela maneira singular e agressiva com que atua.
● A Cofap instituiu a Clínica de Doutor em Motores, que estimulou a criação de um curso de Doutor em Suspensão.
● Abraham Kasinsky, fundador da Cofap e que faleceu no dia 9 de fevereiro de 2012, também criou em 1999 a marca de motocicletas Kasinski.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Estadão e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 11/9/2017
Fantastico trabalho sobre as marcas, parabéns.
ResponderExcluirComo sempre a ganância pelo dinheiro. Destrói uma história aonde poderia ser passado por toda geração de sua família.
ResponderExcluirParabens .Com a ajuda de nossos governantes administrando nossas ruas e avenidas vcS continuaram a vender horrores de unidades ano... tirando isso é um ótimo produto
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