Dificilmente quem procura utensílios de cozinha e para casa, que sejam originais, com design único e de alta qualidade, não irá se deparar com a marca BODUM, reconhecida pela inovação e design diferenciado. A marca dinamarquesa, verdadeiro ícone mundial de produtos para café e chá, é presença obrigatória em qualquer cozinha descolada ou cafeteria profissional do mundo.
A história
Tudo começou em 1944 quando Peter Bodum fundou a empresa na cidade de Copenhagen, capital da Dinamarca. Os tempos eram difíceis no final da Segunda Guerra Mundial, afinal o comércio era quase inexistente e as pessoas estavam desempregadas e sem dinheiro. Assim mesmo, ele chegou a vender no atacado uma variedade muito pequena de itens e utensílios domésticos de vários fabricantes dinamarqueses. Com o término do conflito os negócios melhoraram um pouco, e a empresa passou a vender alguns utensílios de cozinha produzidos no país, além de obter uma licença de importação para produtos de cozinha e de mesa feitos em vidro e fabricados no leste europeu.
Reconhecendo desde cedo à enorme importância do design industrial, na década seguinte, Peter Bodum começou a desenvolver seus próprios produtos. Em 1958, o primeiro produto BODUM foi lançado no mercado: a cafeteira SANTOS, baseada em um sistema de preparação de café à vácuo. Rapidamente a cafeteira se tornou uma sensação e um enorme sucesso, não somente na Dinamarca, mas em outros países europeus. Até os dias de hoje, a BODUM continua a produzir o design original da cafeteira (agora batizada de PEBO). A empresa se desenvolveu de uma forma sólida durante os anos de 1960, mas infelizmente, em 1967, com apenas 57 anos de idade, Peter Bodum faleceu. A sua mulher geriu a empresa até 1974, ano em que convidou seu filho Jørgen, de apenas 26 anos, a juntar-se a ela na gestão da BODUM. Ele rapidamente convidou Carsten Joergensen, naquela época um renomado e talentoso professor na Escola de Arte Dinamarquesa em Copenhagen, para assumir o cargo do designer geral da empresa, sendo responsável não somente pelo design de produtos, como também pela imagem da marca, exposições, lojas, edifícios, catálogos e publicidade.
Os dois começaram então a cumprir de várias maneiras diferentes o ideal da marca BODUM, “O bom design não tem que ser caro” (em inglês “Good design doesn’t have to be expensive”), resultando no desenvolvimento de produtos com prioridade para a funcionalidade, a qualidade e a acessibilidade dos preços. Neste mesmo ano, foi apresentada ao mercado a BISTRO, primeira cafeteira de prensa francesa da marca (onde em um recipiente de vidro se colocava o pó do café e água quente e, em seguida, se introduzia um filtro que era pressionado por um êmbolo que separava o pó do café já pronto para o consumo) e que representou também a primeira incorporação da nova linguagem de design da BODUM: simplicidade aliada à beleza e materiais de qualidade para a vida cotidiana. Esta cafeteira foi eleita a máquina de café mais ecológica pelos meios de comunicação internacionais, tendo sido igualmente agraciada com os importantes prêmios de design internacionais.
Já em 1975, a marca havia começado a expandir bastante sua gama de produtos e materiais utilizados em sua confecção. Em 1978, Jørgen decidiu transferir a empresa da Dinamarca para a Suíça, com o objetivo de tirar proveito de uma localização mais central no continente europeu. Em 1980 foi criada sua divisão própria de design, batizada de PI-Design. Nesta época, não somente materiais como o plástico e o aço inoxidável, mas também madeira, eram utilizados em abundância para a fabricação dos produtos da marca. O segmento de utensílios para café e chá permaneceu a base da marca, mas rapidamente a empresa começou a produzir produtos para toda a cozinha, depois para a sala e, por fim, para a casa toda. Quaisquer que fossem os produtos desenvolvidos (como saladeiras de madeira, garrafas térmicas ou mesmo um conjunto de pá e vassoura), a marca mantinha-se fiel ao seu ideal: o design de qualidade tem de ser acessível a todos.
Pouco depois, em 1986, a inauguração da primeira loja própria da marca na cidade de Londres marcou uma nova etapa na história da empresa. A loja foi concebida não apenas para expor de forma perfeita a grande variedade de seus produtos, mas para divulgar e posicionar a presença cada vez maior da BODUM como uma marca internacional. Uma década depois a BODUM já possuía lojas em nove países ao redor do mundo. Em 1991, a BODUM adquiriu duas empresas: Martin S.A., produtor original da primeira cafeteira de êmbolo Melhor (este design continua presente na linha da marca com a icônica prensa de café CHAMBORD®), e a fábrica de madeiras Nissen. A empresa absorveu boa parte dos funcionários originais da Nissen e dessa forma pode ter acesso aos seus muitos anos de experiência e aos segredos para transformar simples produtos de madeira em peças de grande beleza. Atualmente a BODUM trabalha com madeiras originárias de plantações controladas, nas quais cada árvore é replantada.
Ainda em 1991, a chaleira ASSAM foi desenvolvida especialmente para o British Tea Council e, basicamente, reinventou a preparação do chá. A marca tinha aprendido bastante com o sistema de prensa francesa e aplicou os mesmos princípios ao chá: um processo de preparação em um filtro grande, que podia ser facilmente interrompido. Em 1992, a marca ingressou no segmento dos produtos domésticos elétricos com o lançamento da chaleira IBIS, apenas a primeira de uma extensa linha de produtos elétricos e altamente sofisticados de cozinha. Nos anos seguintes, espremedores, moedores de café e, em 2003, a Granos, uma máquina de café espresso seriam adicionados a sua linha de produtos, hoje conhecida como e-BODUM® e que conta também com batedeiras e liquidificadores. Outra grande inovação foi o lançamento, em 2004, da linha Pavina, composta por copos de vidro soprados artesanalmente de alta resistência (com borosilicato) e com parede dupla, que impedia a troca de calor entre a bebida e o ambiente externo. Isso conservava as bebidas geladas ou quentes por muito mais tempo.
Nos anos seguintes a marca apresentou produtos absolutamente fantásticos, como por exemplo, a torradeira Bistro, cujo design mistura estilos retrô e moderno com perfeição. Ela descongela, tosta ou aquece os pães sempre na medida certa e sua grade de aquecimento mantém croissants, bagels e outros pães, quentinhos sem tostar. Além disso, a marca lançou em 2010 uma pequena linha para churrasco, composta pela churrasqueira portátil FYRKAT (que pode ser utilizada na sala, cozinha ou na varanda, e usada com a tampa fechada, para assados estilo “ao bafo”), grill elétrico e outros acessórios, como pegadores e grafos de carne, saleiro e uma linha especial de facas. Em 2011, a marca inaugurou em Paris a primeira loja “laboratório” com demonstrações de produtos e apresentações multimídia para dar aos clientes uma experiência de compra interativa. Atualmente, a BODUM oferece aos seus clientes um pouco de tudo, desde os mais recentes artigos para a preparação de café e chá a artigos de mesa, cozinha, conservação e acondicionamento de alimentos até uma moderna linha de eletrodomésticos.
Os slogans
Make taste, not waste. (2009)
Give Up Bad Coffee For Good. (2004)
Everything works beautifully. (1998)
Design should not be expensive. (década de 1940)
Dados corporativos
● Origem: Dinamarca
● Fundação: 1944
● Fundador: Peter Bodum
● Sede mundial: Triengen, Suíça
● Proprietário da marca: Bodum AG
● Capital aberto: Não
● CEO: Jørgen Bodum
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 20
● Presença global: 55 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 600
● Segmento: Utensílios domésticos
● Principais produtos: Xícaras, copos, cafeteiras, jarras, torradeiras e utensílios de cozinha
● Concorrentes diretos: La Cafetière, Hario, Nespresso, Lavazza, Bialetti, Brabantia, Joseph Joseph e Casa Bugatti
● Ícones: O design de seus produtos
● Slogan: Make taste, not waste.
● Website: www.bodum.com/pt/pt/
A marca no mundo
Os modernos e únicos utensílios para casa e cozinha da marca BODUM são hoje comercializados em mais de 55 países ao redor do mundo. Além disso, a empresa possui uma pequena rede com mais de 20 lojas próprias em cidades como Paris, Londres, Copenhagen, Zurique, Frankfurt, Tóquio, Nova York, Sydney e Auckland. A colaboração com arquitetos e designers industriais e gráficos é uma tradição que a BODUM tem expandido ao longo dos anos, desenvolvendo o seu próprio departamento de design. Com uma equipe interna de designers industriais e gráficos, engenheiros e arquitetos, a empresa desenvolve de forma única no mercado o próprio design, concepção e publicidade de seus produtos.
Você sabia?
● Desde 1974, a BODUM já produziu mais de 100 milhões de cafeteiras de êmbolo. Além disso, a marca já produziu mais de 35 milhões de bules de café.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, BusinessWeek e Time), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 21/11/2017
Achei muito interessante o seu artigo sobre a Bodum. Adoro a marca e gostaria de saber quem é o representante no Brasil? Vc. sabe dar esse informação? Obrigada Renata
ResponderExcluirtambém estou interessadíssima na torradeira; há representante no Brasil?
ResponderExcluiratc, priscila
Pesquisando na Internet descobri que a loja Doural que fica em SP vende os produtos da Bodum.
ResponderExcluirFrancs
vende na spicy
ResponderExcluirO cafezinho fica muito mais gostoso quando é bebido naquele copinho Bodum.
ResponderExcluirAqui em Miami, só dá para beber café se for num daqueles.
Meu amigo tem vários deles e agora estou querendo comprar, para retribuir, quando ele for a Brasil.
Oi Gostei das informações da Bodum amo a marca e gostaria de saber, quem vende Bodum no Brasil? fico no aguardo, muito obrigada :)
ResponderExcluirMichele Ferrari
chele.ferrari@hotmail.com