20.2.10

JOHN FRIEDA


Ressecado. Reto. Oleoso. Sem brilho. Tingido de loiro, moreno ou vermelho. Quando o assunto é desgaste e problemas dos cabelos, os especialistas responsáveis pela marca JOHN FRIEDA estão inventando continuamente produtos que oferecem soluções a todos os problemas para o cuidado dos cabelos. Tudo para que eles fiquem fabulosos ao olhar de qualquer um. 

A história 
John Frieda começou a carreira como assistente em um salão de beleza londrino, aos 17 anos, onde trabalhou por quase uma década. Abriu seu próprio salão na cidade em 1976, localizado na Rua New Cavendish. Durante este período o cabeleireiro inglês se tornou internacionalmente conhecido conquistando muitos clientes fieis e importantes. Pelas mãos de John Frieda passaram astros da música pop, como os ex-Beatles Paul McCartney e George Harrison, além de Mick Jagger; do cinema, como as atrizes Brooke Shields, Meryl Streep e Glenn Close e os atores Brad Pitt e Tom Cruise. Ele cuidou até dos cabelos das ex-primeiras damas americanas Jacqueline Kennedy Onassis e Hillary Clinton e das princesas Diana e Sarah Ferguson, e da rainha Anne Marie da Grécia.


Em meados da década de 1980, John trabalhou, juntamente com um químico, para desenvolver uma linha de produtos para o cuidado dos cabelos. Juntos eles criaram um soro finalizador (facilitava o alisamento com secador ou realçava os cachos quando secos naturalmente, eliminando o arrepiado) e outros produtos que levavam a assinatura JOHN FRIEDA, que passaram a serem utilizados em seu salão e vendidos para suas clientes. A linha provou ser tão popular que as mulheres frequentavam seu salão apenas para comprar os produtos. Foi então que John detectou que os produtos tinham enorme potencial para serem vendidos no varejo. Em 1988, ano em que recebeu o prêmio de melhor cabeleireiro inglês, ele lançou, exclusivamente na rede britânica de farmácias Boots, o primeiro produto de uma linha para tratamento de cabelos com sua assinatura. A rede de farmácia fez um pedido de 20.000 frascos do soro finalizador para os cabelos.


O enorme sucesso nas vendas fez com que ele fundasse, em 1989, com a ajuda de Gail Federici, a empresa John Frieda Professional Hair Care Inc., para criar, desenvolver e comercializar a linha de produtos para cabelos JOHN FRIEDA COLLECTION, que inicialmente era composta por um soro finalizador, uma mousse modeladora corretiva e um spray fixador. Já no ano seguinte, o cabeleireiro inaugurou um salão em Nova York que serviu de base para o lançamento do Frizz-Ease, seu soro finalizador. Mais uma vez, a marca se surpreendeu com o enorme sucesso e, em 1994, sua linha passou a ser vendida em grandes redes de drogarias americanas como a Eckerd, CVS e Walgreens. Gradualmente, a linha Frizz-Ease foi ampliada contando com xampus, condicionadores e loções para transformar instantaneamente cabelos ressecados, ásperos e rebeldes em cabelos macios e sedosos ao toque, além de adicionar desde a primeira lavagem um brilho muito especial. Nos anos seguintes, a linha foi introduzida em muitos outros países ao redor do mundo.


No final desta década, em 1998, a marca lançou no mercado sua segunda linha de produtos chamada Sheer Blonde, composta por sete itens, entre os quais xampus e condicionadores especialmente desenvolvidos para hidratar e dar ainda mais brilho aos cabelos loiros. No ano seguinte, o cabeleireiro inaugurou mais um salão, desta vez na cidade de Los Angeles, berço das celebridades do cinema americano, o que ajudou a divulgar ainda mais sua marca. No início do novo milênio, em 2001, a marca introduziu uma linha, composta por nove produtos, especialmente desenvolvida para cabelos crespos. Em 2002, a unidade de produtos de consumo (produtos para os cabelos) com a marca JOHN FRIEDA foi adquirida por US$ 450 milhões pela divisão americana da empresa japonesa Kao Corporation, fundada em 1887. Inicialmente, a negociação não incluiu os salões do cabeleireiro, que mesmo assim continuou trabalhando no desenvolvimento de novas linhas de produtos para a marca.


Nos anos seguintes novas linhas foram desenvolvidas, como por exemplo, a Brilliant Brunette (composta por produtos que ajudam a redefinir o brilho dos cabelos deixando-os mais macios e radiantes), introduzida em 2004; Luxurious Volume (composta por produtos desenvolvidos para cabelos finos e sem volume), introduzida também em 2004; e a Radiant Red (composta por produtos especialmente desenvolvidos para cabelos pintados de vermelho ou ruivo, deixando-os mais brilhantes e coloridos por mais tempo), lançada em 2005. A partir de 2007, os produtos da marca foram inseridos em novos mercados, e atualmente são considerados populares entre famosos e celebridades. Pouco depois, em 2010, a marca ingressou em um novo segmento de mercado ao lançar a linha Precision Foam Colour, composta por tinturas para cabelos em espuma em várias tonalidades para ser aplicada em casa. A marca também comercializa uma linha de aparelhos para os cuidados dos cabelos como secadores, escovas elétricas, chapinhas, entre outros itens.


Do primeiro anti-frizz, sucesso absoluto, até a linha variada de tratamentos, cuidados e finalizadores (como o famoso sérum), os produtos JOHN FRIEDA são cuidadosamente desenvolvidos para cada uma das necessidades de diferentes tipos cabelos, sejam loiros, morenos ou ruivos. Caso necessite conferir um brilho extra em cabelos castanhos, controlar cabelo frisado, dar mais volume aos fios ou potencializar a cor das nuances loiras, a marca tem o produto certo para milhões de consumidores.


A evolução visual 
A identidade visual da marca sofreu algumas remodelações radicais ao longo dos anos. Há poucos anos atrás a marca passou por uma reformulação visual em suas embalagens e também em seu logotipo, que ficou mais moderno e elegante.


Dados corporativos 
● Origem: Inglaterra 
● Lançamento: 1989 
● Fundador: John Frieda e Gail Federici 
● Sede mundial: Cincinnati, Ohio, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Kao USA Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Kao Corporation) 
● CEO: John Nosek 
● Faturamento: US$ 700 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 400 
● Segmento: Cuidados pessoais 
● Principais produtos: Xampus, condicionadores e cremes para tratamento 
● Concorrentes diretos: Toni&Guy, TRESemmé, Garnier, Aussie, Schwarzkopf, Vidal Sassoon, Wella e Pantene 
● Ícones: O soro finalizador Frizz-Ease 
● Slogan: Expect Perfect. 
● Website: www.johnfrieda.com 

A marca no mundo 
Atualmente a extensa e completa linha de produtos para tratamento de cabelos com a marca JOHN FRIEDA pode ser encontrada em mais de 60 países ao redor do mundo, com forte presença no Reino Unido e nos Estados Unidos. Os produtos são comercializados em lojas especializadas, populares redes de drogarias, supermercados, grandes varejistas e lojas de departamento. 78% das vendas da marca são feitas fora do Reino Unido. 

Você sabia? 
Atualmente, a marca possui dois salões em Londres e dois em Nova York, utilizados como importantes ferramentas de comunicação e divulgação de seus produtos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 18/1/2017

2 comentários:

  1. Hola los invito a conocer mi blog. Esta es una iniciativa parecida al Mundo Das Marcas pero aqui le doy otro enfoque.

    Me gusta mucho su blog y un poco mi inspire con el. Muchas gracias y saludos

    http://valelodeadentro.blogspot.com

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  2. Anônimo2:26 PM

    Amo a linha Sheer Blonde de JOHN FRIEDA, realmente funciona !!! É maravilhosa !!!

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