22.4.10

RIDEMAKERZ

Imagine uma enorme loja, que mais parece uma oficina mecânica, onde pais e filhos podem montar o seu próprio carrinho. Escolhem as rodas, a carroceria, o volante, as cores e os acessórios. Tudo. Este é o conceito da RIDEMAKERZ, uma pequena rede de lojas americana que está se transformando em um verdadeiro case de sucesso.
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A história
Tudo começou quando o empresário Larry Andreini, que tinha como principal ocupação procurar sócios para transformar projetos de varejo em realidade, teve a iniciativa de se associar à Maxine Clark, conhecida como a “rainha dos ursinhos de pelúcia” e fundadora da BUILD-A-BEAR WORKSHOPS, rede de lojas onde as crianças, principalmente meninas, estufam seus próprios bichinhos, tendo para isso um enorme e completo guarda-roupa à disposição. Tendo como referência o sucesso extraordinário da BUILD-A-BEAR nos Estados Unidos eles resolveram criar uma opção para os meninos e seus pais criando uma experiência única. E nada melhor do que mexer com a paixão que os conectava com a possibilidade de personalizar seu próprio carrinho. Rapidamente os dois se associaram ao designer Chip Foose, famoso pela série de televisão Overhaulin, e inauguraram no dia 1 de junho de 2007 a primeira unidade da RIDEMAKERZ na cidade de Myrtle Beach, estado da Carolina do Sul.
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Assim como na BUILD-A-BEAR, o menino, geralmente acompanhado do pai, entrava na loja e poderia selecionar, dentre muitas alternativas, o chassis para seu carrinho. E na seqüência ia escolhendo cada uma das características como pneus, rodas, acessórios, pinturas, decalques, luzes, sons e tudo o mais que garantiriam a eles um carro construído sob medida e personalizado. A atividade dentro da loja tinha como principal objetivo promover a colaboração, inspirar a criatividade e estimular a confiança, aumentando ainda mais a ligação entre pais e filhos e transformando os consumidores em participantes ativos da construção do brinquedo, criando assim um elo emocional muito forte. Esta primeira loja tinha por objetivo não apenas aperfeiçoar toda a base conceitual do novo negócio na prática, como servir de referência para as dezenas de unidades que eles planejavam inaugurar em outras cidades americanas. Em pouco tempo, outras 11 lojas foram inauguradas em 10 estados americanos.
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No final de 2008, a empresa inaugurou o Ridemakerz Virtual World, em versão de teste, para estimular mais o relacionamento de seus clientes através do portal da RIDEMAKERZ, não apenas para a preservação de cada um dos proprietários dos carros únicos por eles “desenhados e construídos”, como também estimular uma freqüência de compras maior com novidades e lançamentos permanentemente. Porém, o crescimento rápido trouxe enormes problemas para a empresa, que no final de 2009, fechou boa parte de suas lojas deficitárias, e planejou uma expansão mais consistente, com lojas inauguradas em grandes pontos turísticos dos Estados Unidos, como os complexos de parques temáticos da Disney.
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Em 2010, a rede inaugurou uma enorme loja em Downtown Disney Westside, onde funcionava anteriormente a famosa Virgin Megastore, dentro do complexo da Disney na cidade de Orlando na Flórida. Atualmente, a RIDEMAKERZ, devido a inúmeros acordos com os fabricantes de veículos, disponibiliza as versões atuais dos carros mais populares atualmente em produção. É possível, por exemplo, escolher entre um Ford Mustang, bem como uma F-250 Super Chief, Chevrolet Corvette C6.R, Dodge Ram, Dodge Viper, MINI Cooper S, e até um Scion.
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Ainda estão disponíveis caminhões de bombeiro, carros de corrida, caminhões, e muitos outros veículos, além de kits para modelos especiais, como é o caso do “Turbo Kit”, que vem com um motor, spoilers, escapamentos laterais, silenciadores especiais e faróis escamoteáveis. Um veículo RIDEZ mede aproximadamente 30 centímetros, escala de 1:18, sendo fácil de montar seus componentes (não requer a utilização de cola). Um RIDEZ custa em média de US$10 a US$32, dependendo do modelo escolhido e estilo da pintura. É possível ainda criar um RIDEZ de controle remoto acrescentando-se mais US$25. Os acessórios custam de US$2 a US$15.
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Como funciona
O processo de design dos carros conta com sete estágios: primeiro, o cliente escolhe com qual carro trabalhar; a seguir, escolhe o microchip que contém o som do motor; as próximas decisões dizem respeito às rodas e grades; depois, vêm os demais acessórios do carro, antes da colocação da placa e do batismo do carro (sim, os carros da RIDEMAKERZ têm nome, sempre).
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No ponto de venda, um guia de cinco pontos funciona como base para o código de vendas e para a orientação dos vendedores:
Escolha: os clientes podem explorar à vontade o imenso catálogo disponível e as várias opções de customização;
Criatividade: deixar aflorar a criatividade natural dos clientes;
Confiança: os clientes podem ser auxiliados ou escolher no sistema de auto-atendimento, uma receita comprovada de sucesso;
Cooperação: a equipe da loja trabalha junto com o cliente na construção de cada modelo, se o cliente assim desejar;
Atuação comunitária: a RIDEMAKERZ patrocina comunidades e organizações sem fins lucrativos em cada local onde abre uma loja. A cada inauguração, são doados US$ 1.000 para uma entidade local que desenvolva projetos de desenvolvimento profissional e trabalhos voluntários junto aos jovens.
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Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1 de junho de 2007
● Fundador: Larry Andreini, Chip Foose e Maxine Clark
● Sede mundial:
St. Louis, Missouri
● Proprietário da marca:
Ridemakerz, LLC
● Capital aberto:
Não
● CEO:
Larry Andreini
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 6
● Presença global: Não (presente somente nos Estados Unidos)
● Funcionários: 300
● Segmento: Varejo (brinquedos)
● Principais produtos:
Carros de brinquedos
● Slogan: Build your ride.
● Website:
www.ridemakerz.com
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A marca no mundo
Atualmente a RIDEMAKERZ possui seis lojas localizadas nas cidades de Myrtle Beach (Carolina do Sul), Glendale (Arizona), Branson (Missouri), Fredericksburg (Virginia), Anaheim (Califórnia), e Orlando (Flórida).
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Você sabia?
A RIDEMAKERZ estima que atualmente ofereça mais de 649 milhões de possibilidades de combinações para os seus clientes.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 22/4/2010

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