26.5.10

DISCOVERY KIDS


Se você tem filhos pequenos e procura alternativas interessantes na programação da televisão para oferecer a eles, sintonize no DISCOVERY KIDS. O canal infantil tem uma programação divertida e inteligente que busca satisfazer todas as curiosidades naturais de uma criança e auxiliar na importante tarefa de guiá-los em seu percurso de exploração e descoberta do mundo. A programação estimulante e inovadora, através de programas educativos e desenhos animados, ajuda não somente a educar como também a entreter. 

A história 
Tudo começou em meados dos anos de 1990 quando a empresa Discovery Communications, proprietária do popular canal Discovery Channel, resolveu ingressar no segmento infanto-juvenil com a criação de um novo canal por assinatura. Foi então, que no dia 1 de novembro de 1996, a empresa colocou no ar, primeiramente para a América Latina, o canal DISCOVERY KIDS CHANNEL, que oferecia às crianças em idade pré-escolar e mais velhas, de uma forma divertida e alegre, a chance de satisfazer todas as suas curiosidades naturais, com uma programação imaginativa, estimulante e inovadora, através dos seus programas educativos e de blocos comerciais interativos, uma característica marcante do canal. O canal por assinatura e com 24 horas de programação foi lançado no mercado americano pouco depois.


Durante a primeira década de vida, o canal era destinado a entreter um público que abrangia crianças, pré-adolescentes e até mesmo adolescentes, com programas criativos e estimulantes, como por exemplo, Mecânica Popular para Jovens, Fantasma Escritor, Cyberkids e A Magia do Cinema, entre outros. Com a chegada do novo milênio, o canal infantil foi lançado na Inglaterra (2000) e Canadá (2001), mas não obteve tanto sucesso e acabou saindo do ar anos mais tarde. No ano de 2002, o DISCOVERY KIDS começou a transmitir o programa Endurance, o primeiro reality show do canal, similar ao Survivor, mas com adolescentes de 12 a 17 anos que competem durante um mês em uma ilha. Ainda este ano, o canal anunciou uma nova estratégia composta por uma programação voltada a um público de até 6 anos de idade, mudando assim seu posicionamento no mercado.


Nos anos seguintes o DISCOVERY KIDS se especializou em um público com uma faixa etária cada vez mais inferior, estreando programas e séries que merecem a atenção daqueles que buscam produções de qualidade para crianças pequenas. As programações dirigidas aos pré-escolares ofereciam cada vez mais conteúdos educativos, que não visavam somente o entretenimento, mas utilizavam as ferramentas necessárias para o desenvolvimento social e cognitivo da criança. Com isso, o canal passou a oferecer uma programação de qualidade em um ambiente seguro, envolvente e lúdico, que colocava a criança na posição de exploradora deste mundo, transmitindo valores importantes para sua formação.


A programação do canal refletiu este novo posicionamento trazendo boas novidades como: HI-5 (uma turma animada que viaja ao redor do mundo para conhecer as músicas de diferentes países, descobrir novos estilos, aprender sobre os instrumentos de corda, ouvir histórias e, principalmente, cantar e dançar), que estreou em 2003; The Backyardigans (série animada que se tornou um enorme sucesso no mundo ao contar a história de 5 amigos - Pablo, Tyrone, Uniqua, Tasha e Austin - que imaginam o quintal como um local de divertidas aventuras), lançada em 2005; e Lazy Town (uma série com pessoas e bonecos, gerados em parte através de animação CGI, que tem como característica estimular crianças e seus pais a tomarem decisões saudáveis), que estreou em 2005.


E ainda lançou outros grandes sucessos entre as crianças como Pocoyo (uma série de animação em 3D que conta as aventuras de um menininho de 3 anos, vestido de azul e cheio de curiosidades), que estreou em 2006; Peixonauta (primeira série animada para televisão produzida no Brasil, que narra as aventuras de um peixinho que veste uma roupa high-tech, semelhante à de um astronauta, onde o capacete, ao invés de ar contém água, o que torna possível suas peripécias em terra firme), introduzida em 2009; e Mecanimais (conta as aventuras de uma equipe de animais robôs, com superpoderes, que partem em divertidas aventuras onde aprendem coisas novas e interessantes), que estreou em 2009.


As mudanças não se estenderam somente nas chamadas, novos programas e vinhetas, que continuaram com a mesma linguagem, com exceção da adição de alguns elementos tridimensionais. A estratégia diferenciada ficou por conta do simpático cachorrinho DOKI, a mascote do canal, que ganhou mais espaço nas animações do DISCOERY KIDS e até uma série própria, que conta com uma divertida turma de amigos: Mundi (uma vagalume experiente); Oto (um tamanduá); Fico (uma lontra); Anabella (um flamingo fêmea); e Gabi (uma cabrita enérgica e precoce).


A partir de outubro de 2010, o canal DISCOVERY KIDS, somente no mercado americano (apenas em Miami continuou a ser exibido, disponível como um bloco no Discovery Familia, conhecido como DISCOVERY KIDS EN ESPAÑOL), passou a se chamar HUB, devido à parceria com a fabricante de brinquedos Hasbro e adotou um novo posicionamento, direcionado para crianças de 10 a 12 anos de idade. Em abril de 2012 o canal lançou sua versão para o continente asiático; e no início de 2013 disponibilizou a versão em alta definição (HD) em grande parte dos mercados onde estava presente. Nos últimos anos os grandes sucessos da programação do canal incluem Mike, o Cavaleiro (desenho animado que conta a história de Mike, um cavaleiro mirim, que vive junto com sua mãe - a rainha -, sua irmã Eva, e seus simpáticos dragões Faísca e Esguicho) e Peppa Pig (desenho que conta a história de uma amorosa porquinha cor-de-rosa que vive com seu irmão George Pig, seus pais e sua melhor amiga, a ovelha Susy), que se tornou um dos desenhos animados de maior audiência no mundo.


A expansão do canal continuou em 2014 com seu lançamento na Austrália. Pouco depois, em agosto de 2015, o canal anunciou o lançamento do DISCOVERY KIDS PLAY (agora conhecido como DISCOVERY KIDS PLUS!), um serviço de TV on demand voltado às crianças em idade pré-escolar (até oitos anos). O novo produto era um complemento ao serviço fornecido pelo canal com o objetivo de disponibilizar maior variedade de conteúdo para o consumidor de TV por assinatura, como vídeos, séries, livros interativos, clips musicais e jogos. Inicialmente acessível pela versão desktop, no final deste ano ganhou o formato de aplicativo. Ainda em 2015 o DISCOVERY KIDS, investindo em produções brasileiras, estreou a série Parque Patati Patatá, que além dos palhaços já conhecidos pelo público, contava com um elenco de crianças, um robô e um avestruz.


Em 2016 o canal foi lançado no Oriente Médio e Norte da África. Já em 2018, o canal estreou a série original inédita “Big Top Academy” em parceria com o Cirque du Soleil, ambientada em uma escola fictícia onde moram e estudam alunos das artes circenses. Mais recentemente, em 2020, com o objetivo de educar, o DISCOVERY KIDS estreou a série As Aventuras de Bonnie Bears, que ensina a importância de preservar a natureza através de uma divertida dupla de ursos e sua turma que lutam contra um lenhador interessado apenas em lucrar com madeira.


A mascote 
A mascote oficial do DISCOVERY KIDS é chamada DOKI, um simpático cachorrinho branco com algumas manchas pretas, que apresenta as atrações do canal e ensina de forma simples e divertida, como ver as horas, truques científicos e histórias sobre suas aventuras. A mascote do DISCOVERY KIDS foi apresentada ao público pela primeira vez no mês de março de 2005 e se tornou também uma fonte de receita através do licenciamento para diversos produtos. O personagem ajudou a definir a identidade do canal, aparecendo em vinhetas, nos intervalos comerciais, na comunicação da marca e, a partir de 2013, estrelando até uma divertida série animada com sua turma de amigos, que convida os telespectadores para uma viagem por diferentes partes do planeta. Em 2017, DOKI estreou no aplicativo Fun English With Doki, cujo objetivo é ensinar inglês básico para crianças por meio de jogos que envolvem leitura, gramática, conversação e ortografia.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por modificações radicais ao longo dos anos. A primeira delas ocorreu em agosto de 1998: o logotipo adotou o formato oval, ganhou mais vida (cores) e ficou mais divertido e impactante. Além disso, a palavra “channel” foi eliminada. Após uma pequena remodelação em 2005, no dia 1° de abril de 2009, o canal apresentou sua nova identidade visual, que abandonou o globo dentro de um círculo e ganhou uma enorme letra K (em verde) dentro de uma circunferência (amarela), além de uma bolinha verde com um D posicionada na parte superior esquerda. Foi empregada também uma tipografia de letra mais arredondada e a cor azul. Além disso, a letra “i” da palavra KIDS foi virada de cabeça para baixo, passando uma imagem de pura diversão.


Em 2013 o logotipo passou por uma pequena modernização: a principal mudança ocorreu em relação à letra D, que perdeu sua inclinação. Em abril de 2016, ao comemorar 20 anos, o canal apresentou uma nova identidade visual: o anel amarelo foi removido, a letra K ganhou um novo design, e também uma nova coloração de verde.


Os slogans 
É tudo de bom! (2012) 
Para alguns é imaginação, para nós é potencial. (2010) 
Discovery Kids, Um Mundo a Descobrir. (2006) 
Aqui no Discovery Kids. (1999) 
Tinha Que Ser Aqui, No Discovery Kids. (1998) 
Não é um Canal Infantil, É um Canal Para Crianças. (1998) 
Baterias incluídas. (1996)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1 de novembro de 1996 
● Criador: Discovery Communications 
● Sede mundial: Miami, Flórida, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Discovery Inc. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Fernando Medin 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Assinantes: 100 milhões 
● Presença global: 35 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 600 
● Segmento: Canais de Televisão 
● Principais produtos: Desenhos, séries animadas e licenciamento de produtos 
● Concorrentes diretos: Disney Channel, Cartoon Network, Nickelodeon, Nat Geo Kids, Boomerang, ZooMoo Kids e Gloob 
● Mascote: O cachorrinho Doki 
● Slogan: Aqui no Discovery Kids. 

A marca no mundo 
Atualmente o DISCOVERY KIDS, que mantém posição de liderança entre os canais que oferecem conteúdo infantil em muitos mercados latino-americanos, chega a mais de 100 milhões de lares em 35 países da América Latina, Sul da Ásia, Norte da África, Oriente Médio, além de Índia e Austrália. O canal é transmitido em inglês, espanhol (estreou em 2006), português e árabe. No Brasil o canal atinge 40 milhões de pessoas e seu aplicativo possui mais de 500 mil usuários. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Newsweek, BusinessWeek, Exame, Veja e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 29/5/2020

3 comentários:

  1. Anônimo8:03 PM

    mais o canal the hub vai ter no brasil?

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  2. Anônimo12:48 PM

    Anônimo, provavelmente não, pois o The Hub tem como alvo um publico de 7 á 11 anos, com desenhos de ação, o que faria o dkids perder audiencia, e talvez até falir.

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