29.6.10

LE PAIN QUOTIDIEN


Imagine uma padaria que sirva deliciosos waffles, baguetes crocantes, brioches saborosos, geleias fresquinhas, maravilhosos chocolates, pães orgânicos e doces excepcionais em um sofisticado ambiente que lembra uma antiga fazenda. Tudo fresquinho e feito na hora. Café da manhã, almoço e lanche recheados de delícias capazes de enlouquecer o mais exigente dos paladares. É assim que a rede belga LE PAIN QUOTIDIEN está conquistando milhões de consumidores pelo mundo afora. 

A história 
Tudo começou no final dos anos de 1980 quando o jovem chef belga Alain Coumont estava insatisfeito com os fornecedores de pães para seu restaurante em Bruxelas. O que ele queria era tão simples: pão quente e saudável, com fatia firme e boa casca. E resolveu literalmente colocar a mão na massa. Convencido de que havia encontrado sua vocação, afinal, durante sua infância, todo domingo ele assistia de pé em uma cadeira (já que ele era muito baixinho) sua tia Simone assar pães, fechou o restaurante e inaugurou no dia 26 de outubro de 1990 a primeira unidade da LE PAIN QUOTIDIEN (foto abaixo) na Rue Antoine Dansaert, em um bairro descolado da cidade, ao lado da Bolsa de Valores, onde poderia transformar farinha orgânica, sal e água nos pães rústicos e deliciosos de sua infância. Para criar um nome para o novo negócio, ele lembrou do pai reclamando: “moi, ce n’est pas mon pain quotidien!” (traduzido literalmente em “este não é o meu pão diário”). E então percebeu que aquele seria o nome perfeito para pendurar na porta de sua padaria. Bem-vindos ao LE PAIN QUOTIDIEN (“em português “o pão diário”).


O novo negócio do chef Alain (foto abaixo) tinha um espírito acolhedor: um balcão onde eram vendidos deliciosos pâtisseries e pães rústicos; uma mesa comunitária gigante de madeira com lugar para até 30 pessoas, comprada em um mercado de pulgas e que permitia o aproveitamento de espaço e estimulava a socialização entre clientes; e prateleiras lotadas de produtos orgânicos, como temperos, chás, mel e café, que podiam ser comprados pelos clientes, o que elevava assim o faturamento. No cardápio, os clientes poderiam escolher entre deliciosos pães e doces, brownies, croissants, sanduíches, sopas, saladas e tartines (sanduíches abertos típicos da Bélgica recheados com queijo brie ou pimenta biquinho, entre outros ingredientes).


O cuidado nos serviços prestados, a atenção dada aos clientes e o astral do lugar (ambiente estilo fazenda, rústico e aconchegante), aliados aos deliciosos itens panificados, rapidamente conquistaram amantes de pães e doces na capital belga. Em poucos meses, outras dez unidades foram abertas pela cidade. Depois de se estabelecer no mercado belga, a rede também se expandiu pela Europa, inaugurando unidades em cidades como Madri, Londres, Paris, Munique, Zurique, Istambul e Genebra.


A LE PAIN QUOTIDIEN inaugurou sua primeira unidade nos Estados Unidos em 1997, localizada em plena Madison Avenue na cidade de Nova York. Em uma cidade individualista como a metrópole americana, era difícil imaginar alguém dividindo, feliz da vida, uma mesa de restaurante com 30 desconhecidos. Mas o sucesso foi imediato entre os nova-iorquinos, que se apaixonaram por sanduíches refinados, abertos e decorados, que misturavam camarão com abacate, queijos e mostardas, servidos sobre tábuas e consumidos com garfo e faca. Além disso, até a louça era feita especialmente para a marca e vendida no restaurante caso o cliente desejasse. O café com leite era servido em taças sem alça, como manda o estilo francês. Os aclamados doces estavam sempre expostos na vitrine do balcão, dando água na boca de qualquer cliente. Com o enorme sucesso, a rede encontrou parceiros dispostos a investir em sua expansão pelos Estados Unidos, e nos anos seguintes, várias outras unidades foram inauguradas na cidade de Nova York e também em Los Angeles.


Com a expansão da rede, o cardápio também ganhou novas opções como deliciosas sobremesas, massas (em alguns países), quiches e novas saladas. Os itens vendidos em suas prateleiras também foram diversificados para incluir azeites, tomates secos, alcaparras, chocolates e vários produtos orgânicos. A globalização exigiu criatividade e adaptação da rede que levou padeiros para a unidade inaugurada no Kuwait, importa azeite extra-virgem artesanal da Tunísia desde 1993 e traz café orgânico do Peru. Em 2009, novas unidades foram inauguradas no Oriente Médio, Estados Unidos, Europa e Rússia.


A identidade da LE PAIN QUOTIDIEN está assentada em três pilares: mesas coletivas, que estimulam a socialização entre os comensais e maximizam o aproveitamento do espaço; padronização da charmosa arquitetura de seus estabelecimentos; e, em diferentes países, os franqueados podem adaptar o cardápio à cultura local, desde que não comprometam a proposta original da marca. Por exemplo, o croissant nos Estados Unidos é 50% maior do que na Europa; enquanto o waffle é uma das iguarias mais disputadas em Nova York, nas unidades da Bélgica ele nem é servido; e na Espanha, é impossível imaginar o café da manhã sem tradicional “pan con tomate”.


O pão é feito hoje exatamente como no início: apenas com farinha orgânica, sal e água. Amassado e moldado à mão e assado em forno de pedra sob o olhar atento de padeiros artesãos, que cuidam com carinho de cada um sentindo a consistência da massa: Muito mole? Muito dura? Até chegar ao ponto perfeito. Pelo suave movimento da massa na última fase da fermentação eles sabem se os pães já cresceram o suficiente para irem ao forno. Pelo aroma e escurecimento da casca se estão prontos para serem retirados e pelo som oco “pá-pá-pá” se ele foi assado perfeitamente. Apesar da base ser sempre a mesma, a rede oferece vários tipos de pães com farinha integral, grãos, sementes ou outras farinhas perfeitamente moídas, baguetes, com nozes, centeio, para agradar diversos paladares. A rede também elabora com muito cuidado seus deliciosos doces, porque entende a magia de um croissant crocante e amanteigado e de um brownie rico em chocolate. Assa suas sobremesas todos os dias para que possa oferecer aos clientes a magia sempre que precisar. Assim como toda sua mobília, a popular mesa comunitária é feita de madeira reciclada, o que significa que nenhuma árvore foi sacrificada para se sentar e relaxar.


Finalmente no mês de julho de 2012, a rede belga desembarcou no Brasil com a inauguração quase simultânea de 3 unidades na cidade de São Paulo (nos bairros de Vila Madalena, Itaim e Shopping Cidade Jardim). O cardápio da rede conta com alguns itens locais, como por exemplo, o famoso pão de queijo, a tapioca, o açaí e receitas de saladas com temperos tipicamente brasileiros. Mas também oferece alguns ícones da rede como o Pão Flauta, que como já diz o nome, tem formato de uma pequena flauta, sendo feito com farinha de trigo orgânica, sal, água e levain (um fermento natural que atua lentamente como agente de crescimento e sabor). Após moldado, ele é enrolado em uvas passas e avelãs. Outro ícone da rede é o chocolate quente servido em bowls. Isto porque, quando Alain Coumont era apenas um menino na Bélgica ele ia à casa de sua avó toda quarta-feira à tarde e ela sempre o recebia com um pequeno bowl cheio de chocolate quente. Ele o segurava com as duas mãos para que o calor da bebida aquecesse seu corpo espantando assim o gélido frio do inverno. E ao pedir, em qualquer loja da rede, um chocolate quente ou um café com leite o cliente sentirá esse mesmo acolhimento ao beber.


Dados corporativos 
● Origem: Bélgica 
● Fundação: 26 de outubro de 1990 
● Fundador: Alain Coumont 
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: PQ Licensing S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Vincent Herbert 
● Faturamento: US$ 400 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 250 
● Presença global: 20 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 3.400 (incluindo os franqueados) 
● Segmento: Cafeterias 
● Principais produtos: Pães, sanduíches, sopas e doces 
● Concorrentes diretos: Panera Bread, Starbucks, Au Bon Pain, Brioche Dorée, Einstein Bros Bagels e padarias (Brasil) 
● Ícones: A enorme mesa de madeira comunitária 
● Slogan: Keep it simple. 

A marca no mundo 
Hoje em dia a LE PAIN QUOTIDIEN, considerada a rede de padaria bistrô mais charmosa do mundo, possui mais de 250 unidades localizadas em 50 cidades de 20 países, incluindo Estados Unidos, França, Irlanda, Holanda, México, Espanha, Rússia, Suíça, Inglaterra, Brasil (são aproximadamente 10 lojas) e até Emirados Árabes Unidos, alcançando um faturamento superior a US$ 400 milhões por ano. Atualmente, o fundador da rede, Alain Coumont, atua como Chief Creative Officer e neste papel, ele continua a ser a força motriz por trás da inovação e dedicação culinária da marca aos ingredientes orgânicos. 

Você sabia? 
Muitas unidades da rede LE PAIN QUOTIDIEN, famosa por seus cafés da manhã, almoços e lanches da tarde, não abrem para o jantar (as lojas fecham geralmente às 6 da tarde), além de proibirem o fumo no ambiente. No Brasil, as lojas funcionam até às 21 horas. 
O cardápio da rede, com muitas opções de alimentos orgânicos, lista as calorias de cada um dos pratos. Aproximadamente 70% dos produtos oferecidos pela rede são livres de agrotóxicos. Como o pão é feito artesanalmente com farinha orgânica e a fermentação segue em processo natural, um único pãozinho demora, em média, 36 horas para ficar pronto. 
A pronúncia do nome da rede sim, é complicada. Soa como: luh paN koh-ti-dyaN


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 14/9/2017

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