29.7.10

ABBOTT


Há mais de um século, o ABBOTT LABORATORIES tem como principal missão desenvolver as melhores soluções para promover a saúde. Por isso, traduz a ciência em contribuições duradouras para a saúde em produtos que envolvem a vida das pessoas - do nascimento até a maturidade. 

A história 
Wallace Calvin Abbott (imagem abaixo) era um tipo incomum de homem: reunia qualidades como talento médico, espírito científico e veia empreendedora. Acreditava que, se produzisse medicamentos, conseguiria contribuir ainda mais para melhorar a saúde de seus pacientes. Movido por essa ideia, em 1888 começou a fabricar pílulas à base de alcalóide extraído de plantas medicinais vendidas em sua farmácia, chamada People’s Drug Store. O seu improvisado laboratório era a cozinha do apartamento em que morava nas cercanias da cidade de Chicago, no estado americano de Illinois. Em seu primeiro ano as vendas totalizaram US$ 2.000. Em 1894, com a procura pelas pílulas superando sua capacidade pessoal de produção, resolveu construir um laboratório em um modesto galpão de subúrbio e o batizou de Abbott Alkaloidal Company. Em 1906, a pequena empresa formou sua primeira equipe de vendas, composta por sete pessoas. No ano seguinte, a jovem empresa montou um escritório de vendas em Londres, o primeiro fora dos Estados Unidos.


Pouco depois, em 1910, o catálogo da empresa já possuía 700 produtos. Nesta época, a empresa se expandiu inaugurando subsidiárias e escritórios de vendas em Nova York, San Francisco, Seattle, Toronto e também na Índia. O empreendimento ia muito bem, mas, convencido por um professor de medicina de que o futuro caminhava na direção da química, ele deslocou o objeto de suas investigações e pesquisas para os sintéticos, uma área com tremendo potencial de crescimento na época. Em 1915, como reflexo do envolvimento com o novo tipo de pesquisa, a empresa mudou de nome para ABBOTT LABORATORIES. Tem início então um período de grande crescimento, caracterizado por constantes buscas científicas. Em 1916, a empresa produziu seu primeiro medicamento sintético. Desenvolvido pelo químico britânico Henry Dakin, o antisséptico Chlorazene foi largamente utilizado no tratamento de soldados feridos na primeira Guerra Mundial.


O Dr. Wallace Abbott faleceu em 1921, aos 63 anos. Após sua morte, o empreendimento ganhou vulto, enorme projeção no mercado farmacêutico norte-americano e acabou despertando o interesse dos investidores. Até que, em 1929, a empresa abriu seu capital com enorme sucesso, oferecendo US$ 20 mil em ações na Bolsa de Valores de Chicago. Os recursos provenientes da estratégia impulsionaram o crescimento da companhia que, em 1931, instalou no Canadá sua primeira filial fora dos Estados Unidos. Era o começo de uma bem sucedida expansão pelo mundo afora. Graças à liderança na área de vitaminas e soluções intravenosas, a expansão da empresa continuou mesmo no auge da Grande Depressão Americana. A ABBOTT foi uma das poucas grandes organizações industriais americanas a apresentar um balaço mais sólido em 1932. Ainda nesta década, em 1935, a empresa lançou o Pentathol®, um dos anestésicos de indução mais amplamente usados no mundo. Nas duas décadas seguintes a ABBOTT revolucionou o mercado com lançamentos inovadores como o primeiro conjunto de administração intravenosa totalmente descartável e uma nova solução de proteína para a alimentação intravenosa. Em 1964, a empresa se tornou líder na área de nutrição após a aquisição da M&R Dietetics, com sua popular fórmula infantil Similac. Os anos de 1970 e 1980 foram marcados pela descoberta e lançamento da primeira bomba eletrônica de aplicação de drogas da empresa e do primeiro dispositivo de analgesia controlado pelo paciente.


Nos últimos anos, adaptando-se ao ambiente das rápidas mudanças e à intensa competitividade do século 21, a ABBOTT começou a remodelar o seu negócio, para maior diversificação e crescimento. Não foi a primeira vez em sua existência que a empresa mudou de estratégia comercial, mas nenhuma outra foi maior ou tão bem-sucedida como a que a levou a adquirir treze empresas no prazo de cinco anos, entre 2001 e 2006. A maior dessas transações - e de toda a sua história - ocorreu no ano de 2001 quando incorporou as operações da Knoll, braço farmacêutico mundial da Basf, que lhe deu a liderança mundial em desenvolvimento e produção de medicamentos biológicos. Com o intuito de expandir a atuação para a área de produtos médicos, na sequência adquiriu a Vysis, que produzia testes para monitoramento do câncer recorrente da bexiga; a Spinal Concepts, uma empresa inovadora da área de implantes para coluna; a Spine Next, de dispositivos para cirurgia da coluna; a ZonePerfect Nutritional e a EAS, ambas do segmento nutricional; a TheraSense, líder na área de glicemia; e a i-STAT Corp., do mercado de diagnóstico rápido.


Adquiriu também a área de stents cardiovasculares da Biocompatibles International, as linhas de produtos cirúrgicos para vasos periféricos e coronarianos da Jomed’s e a linha vascular da Guidant que, combinada aos negócios já existentes nessa área, formou uma unidade com posição de liderança mundial em produtos vasculares. Além disso, adquiriu a Kos Pharmaceutical, que fortaleceu ainda mais seu negócio de produtos farmacêuticos. Em 2004, a ABBOTT separou sua divisão de produtos para hospital em uma nova empresa chamada Hospira. Em 2009, um de seus anos mais estrategicamente ativos, a ABBOTT realizou uma série de aquisições ao longo de toda a sua base de negócios, incluindo a entrada em um novo segmento, os de cuidados com a visão, com a criação da Abbott Medical Optics. Em 2013, a empresa tornou seu negócio biofarmacêutico baseado em pesquisa em uma empresa independente, batizada de AbbVie. No ano de 2017, adquiriu a St. Jude Medical e se tornou líder em dispositivos médicos, oferecendo mais inovação e conhecimento na área cardiovascular, bem como em diabetes e neuromodulação.


Nas questões de saúde, os cuidados médicos não se limitam ao tratamento com terapias farmacêuticas. Há um desafio imposto pela prática da moderna medicina que leva as indústrias a avançar sempre mais em direção a instrumentos que complementam o atendimento às necessidades da saúde. Tal realidade tem levado a ABBOTT a conduzir seus negócios nos segmentos de produtos farmacêuticos, nos quais realiza pesquisas e desenvolve medicamentos, e de produtos médicos, em qual também pesquisa, projeta e fabrica três categorias de produtos: nutricionais, testes e equipamentos para diagnósticos, e dispositivos médicos e cirúrgicos. Essa escolha revela a preocupação da ABBOTT em combinar produtos em linhas completas de modo a oferecer equipamentos para diagnosticar doenças, recursos para tratá-las e produtos nutricionais para complementar a dieta dos pacientes.


Atualmente a ABBOTT oferece um extenso e excepcional portfólio com produtos nutricionais vendidos diretamente ao consumidor, como a fórmula infantil Pediasure e a bebida Ensure; revolucionários equipamentos para o sistema cardiovascular e coluna; sistemas avançados de equipamentos e testes diagnósticos para doenças infecciosas, câncer, diabetes e doenças genéticas. Além disso, a ABBOTT coloca a disposição dos médicos e pacientes soluções inovadoras como o Kaletra, tratamento contra o HIV; a Sibutramina, primeiro sacietógino para tratamento de obesidade; e o Simdax, um medicamento que inaugurou uma nova fase no tratamento da insuficiência cardíaca. Nos hospitais, empresa tem forte presença com anestésicos inalatórios como o medicamento Sevorane e sedativos Precedex. O negócio de diagnósticos in vitro da empresa realiza imunoensaios e exames de sangue. Seus exames médicos e sistemas de instrumentos de diagnóstico são utilizados em todo o mundo por hospitais, laboratórios, bancos de sangue e consultórios médicos para diagnosticar e monitorar doenças como HIV, hepatite, câncer, insuficiência cardíaca e distúrbios metabólicos, além de avaliar outros indicadores de saúde. Já a divisão Abbott Point-of-Care fabrica produtos de diagnóstico para análise de sangue que fornecem informações de diagnósticos aos profissionais de saúde no ponto de atendimento ao paciente. A Abbott também fornece testes cardíacos nos pronto-socorros para o departamento de emergência dos Estados Unidos.


A linha do tempo 
1922 
Desenvolvimento do BUTYN, um anestésico que marcou o início de uma longa tradição da empresa no segmento de anestesia. 
1930 
Lançamento do NEMBUTAL, um analgésico que se tornaria um dos produtos de maior sucesso da ABBOTT. 
1932 
Lançamento do HALIVER OIL e VIOSTEROL, fazendo com que a ABBOTT se tornasse líder no segmento de vitaminas e iniciasse um caminho de sucesso na área de nutrição. 
1936 
Lançamento do PENTATHOL®, um dos anestésicos mais utilizados do mundo. 
1941 
A ABBOTT foi uma das cinco empresas escolhidas pelo Governo Americano para iniciar o desenvolvimento e produção em larga escala da Penicilina. 
1945 
Lançamento do TRIDIONE, o primeiro de muitos medicamentos para o tratamento da epilepsia que a empresa desenvolveria. 
1952 
Lançamento do ERYTHROCIN, um dos mais famosos antibióticos introduzidos pela ABBOTT. 
1958 
Lançamento do adoçante SUCARYL
1972 
 Dois lançamentos importantes na área de diagnóstico: o analisador químico do sangue ABA-100c e o teste de radioimunoensaio para a detecção de hepatite B (AUSRIA). Rapidamente, a empresa se tornou líder mundial na área de diagnósticos. 
1973 
Lançamento do ENSURE, primeiro produto nutricional para uso adulto da ABBOTT. 
1983 
Lançamento do DEPAKOTE, um novo tratamento para epilepsia, que no futuro iria ser utilizado para o tratamento da bipolaridade. 
1985 
Desenvolvimento do primeiro teste de sangue para detectar o vírus do HIV. A tecnologia ajudou a garantir a segurança do abastecimento nos bancos de sangue e foi a primeira vitória médica contra o que parecia ser, até então, uma ameaça invencível. 
1987 
Lançamento do HYTRIN, uma nova droga cardiovascular para o tratamento da hipertensão. 
1988 
Lançamento do SIMILAC SPECIAL CARE, primeira fórmula infantil fortificada com ferro para bebês prematuros. 
Lançamento do PEDIASURE, alimento nutricionalmente completo para Nutrição Enteral ou Oral. Pode ser usado como nutrição total ou como suplemento nutricional para reforçar os hábitos regulares de alimentação. 
1990 
Lançamento do BIAXIN, um dos antibióticos de maior sucesso da empresa. 
1994 
Lançamento do SEVOFLURANE, um dos primeiros anestésicos universais. 
1998 
Lançamento da linha GLUCERNA, composta por cerais, shakes e barrinhas formulados especialmente para diabéticos e pessoas com restrições dietéticas. 
2000 
Lançamento do KALETRA, um dos mais modernos tratamentos contra o HIV. 
2002 
Lançamento do HUMIRA, um medicamento para tratamento de artrite reumatóide, que se tornaria o produto mais bem sucedido na história da empresa. O produto hoje pertence ao portfólio da AbbVie. 
2006 
Lançamento do stent farmacológico XIENCE V, dispositivo que abriu caminho para uma nova geração de tratamentos para doenças coronarianas. 
2015 
Lançamento de lentes intraoculares para pessoas com catarata. As lentes TECNIS MULTIFOCAL IOLs são consideradas revolucionárias por restaurar, de modo personalizado, a visão dos pacientes. 
2016 
Lançamento no Brasil do FreeStyle® Libre, Sistema Flash de Monitoramento da Glicose, que traz resultados de glicose em tempo real para o melhor controle do diabetes; e do Ensure® Plus Advance, suplemento nutricional voltado para a saúde muscular.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Somente em 1959 ocorreu a introdução de uma nova imagem corporativa representada pelo tradicional A estilizado, símbolo que é utilizado até os dias de hoje. O atual logotipo da empresa foi adotado em 1986.


Os slogans 
Life, To the fullest. 
A Promise for Life.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1888 
● Fundador: Wallace Calvin Abbott 
● Sede mundial: Lake Bluff, Illinois, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Abbott Laboratories 
● Capital aberto: Sim (1929) 
● Chairman & CEO: Miles White 
● Faturamento: US$ 27.3 bilhões (2017) 
● Lucro: US$ 477 milhões (2017) 
● Valor de mercado: US$ 117.7 bilhões (agosto/2018) 
● Presença global: 150 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 99.000 
● Segmento: Farmacêutico 
● Principais produtos: Medicamentos, dispositivos médicos, diagnósticos e produtos nutricionais 
● Concorrentes diretos: Pfizer, Novartis, Eli Lilly, Merck, Boehringer Ingelheim, Roche, Ranbaxy, Lupin e Sun Pharma 
● Slogan: Life, To the fullest. 
● Website: www.abbottbrasil.com.br 

A marca no Brasil 
No Brasil, as operações da ABBOTT começaram em 1937, no Rio de Janeiro, como um escritório de importação e revenda de produtos. Seis anos depois, transferiu-se para São Paulo e deu início à produção dos primeiros medicamentos em solo brasileiro. No final da década, a empresa já dispunha de uma linha de 53 produtos em comercialização no mercado. Em seguida, a empresa lançou produtos provenientes de pesquisas próprias, incluindo-se farmacêuticos e hospitalares, entre os quais, os anestésicos. Com a expansão dos negócios, a empresa inaugurou sua fábrica em São Paulo, em 1952, em uma área de 20.000 m² no bairro do Brooklin. Nos anos seguintes, a ABBOTT sempre esteve entre as empresas de destaque do mercado farmacêutico brasileiro com uma linha de produtos muito conhecida, tais como Sucaryl (adoçante), Selsun (xampu anti-caspa), Pantomicina (antibiótico) e Pedialyte (soro de reidratação oral).


Em novembro de 2000, licenciou marcas e vendeu alguns produtos, entre eles o Magnopyrol, à Farmasa Laboratórios Americano de Farmacoterapia, laboratório nacional que adquiriu em novembro de 2001 a fábrica da empresa localizada em São Paulo. Com isso, a produção foi novamente transferida para o Rio de Janeiro, no bairro de Jacarepaguá. A fábrica, de 25.000 m² erguidos sobre terreno de 72.000 m², atende ao mercado brasileiro e às exportações da empresa. A ABBOTT Brasil está entre as dez maiores indústrias farmacêuticas, em valores, em operação no país, desempenho que reflete os esforços e o comprometimento de seus aproximadamente 1.400 profissionais, que atuam nas áreas de administração, fábrica e força de vendas de suas divisões de negócios: Farmacêutica, Cuidados com Diabetes, Vascular, Nutricionais e Diagnósticos Moleculares.


A marca no mundo 
Atualmente a ABBOTT, que se capacitou para oferecer soluções integradas para algumas das condições médicas de maior prevalência no mundo como a AIDS, o câncer e a diabetes, possui mais de 100 instalações em todo o mundo, 99 mil funcionários e comercializa produtos em mais de 150 países. Mais de 5 mil cientistas em todo o mundo estão comprometidos em desenvolver tecnologias inovadoras nas áreas terapêuticas chaves para a empresa: diabetes, controle da dor, infecções respiratórias, AIDS, saúde do homem e da mulher e pediatria. Esse compromisso com o progresso da ciência médica significa um investimento de mais de US$ 1 bilhão por ano para pesquisa e desenvolvimento. 

Você sabia? 
Desde que se tornou companhia pública, em 1929, seu desempenho financeiro está classificado entre os melhores do mundo, colocando-a em altas posições nos rankings das principais publicações em negócios. A ABBOTT também é reconhecida desde 1984 como uma das “Companhias Mais Admiradas da América” pela revista Fortune


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), jornais (Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 3/9/2018

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