27.7.10

CONAIR


A marca americana CONAIR foi a principal responsável por mudar radicalmente os hábitos de homens e mulheres em relação à beleza. Afinal, se hoje em dia, o simples ato de secar os cabelos, fazer escova e até mesmo a famosa “chapinha”, se tornaram corriqueiros para milhões de pessoas no mundo, a CONAIR foi quem criou e popularizou produtos para que isso acontecesse. 

A história 
A história começou em meados da década de 1950 quando os imigrantes italianos Julian Rizzuto e sua mulher Josephine, proprietários de um salão de cabeleireiro no centro de Nova York, se viram em uma situação complicada com a falência do negócio. Foi então que ele, juntamente com seu filho Leandro, carinhosamente conhecido pelo apelido de Lee, resolveram fundar em 1959 a Continental Hair Products, instalada em um porão do bairro do Brooklyn. Inicialmente a pequena empresa de aparelhos e produtos para cuidados com os cabelos fabricava e comercializava bobes para os salões de beleza da cidade. Os produtos fizeram tanto sucesso que a empresa foi obrigada a expandir sua capacidade produtiva noves vezes em apenas quatros anos. Nesta época a empresa comercializava além dos bobes para cabelos, grampos japoneses. Mas o sucesso da empresa foi tragicamente interrompido por dois acontecimentos: em 1965 um enorme incêndio destruiu a sede da empresa no Brooklyn, e, dois anos mais tarde, Julian faleceu.


Foi então que Lee assumiu o comando dos negócios, e munido de um grande espírito empreendedor, paixão e criatividade iria transformar os hábitos de beleza de milhões de pessoas ao redor do mundo. O desenvolvimento de produtos inovadores, inicialmente voltados para o mercado profissional, não demoraria a começar. Em 1968, a empresa lançou o primeiro aparelho elétrico profissional para secar cabelos, e, pouco depois, em 1972, introduziu os secadores portáteis que permitiam secar os cabelos nos salões de beleza com mais praticidade e rapidez. Lee Rizzuto, pessoalmente ensinou cabeleireiros como usar este secador de cabelo inovador, uma alternativa prática para o secador de pé. Um ano depois o produto com a marca CONAIR (abreviação de Continental Hair) já estava nas mãos das consumidoras americanas, transformando o hábito de milhões de pessoas no mundo inteiro. Era o surgimento de um ícone da marca: Yellow Bird, que até os dias de hoje continua sendo um dos mais respeitados e reconhecidos secadores de cabelo do mercado.


Em 1972, a CONAIR abriu seu capital na Bolsa de Valores, o que possibilitou o início de sua expansão internacional, depois de uma associação com uma empresa de Hong Kong, para o continente asiático. O restante da década foi marcado por um grande desenvolvimento na infraestrutura da empresa: em 1974 inaugurou um novo centro de distribuição na cidade de Phoenix; no ano seguinte mudou sua sede para uma propriedade de 15.000 m² em Nova Jersey; e, em 1976, trocou seu nome oficialmente para CONAIR COPORATION, como resultado do enorme sucesso da marca. No final desta década, os secadores de cabelos, disponíveis em oitos modelos básicos, continuavam sendo o principal produto da CONAIR. A linha ainda incluía aparelhos quentes para ondular os cabelos.


Em meados desta década, Lee Rizutto comprou todas as ações da empresa na Bolsa de Valores e a tornou novamente uma companhia privada. A empresa iniciou a década de 1980 diversificando sua linha de produtos com o lançamento de uma linha de xampus e condicionadores em 1981. Em 1987 a empresa diversificou novamente sua linha de produtos, desta vez ingressando em um novo nicho de mercado com o lançamento de uma linha de aparelhos elétricos portáteis para cozinha (processadores de alimentos, abridores de latas elétricos, mixers e torradeiras) sob a marca CONAIR CUISIN. No ano seguinte a linha foi ampliada com o lançamento de cafeteiras e fornos microondas.


Ainda em 1988, a empresa inaugurou uma nova fábrica na Costa Rica para suprir os mercados da América Central e do Sul. No ano seguinte a empresa comprou a Cuisinart, marca especializada em eletrodomésticos portáteis como processadores de alimentos, cafeteiras, liquidificadores e batedeiras. Na primeira metade dos anos de 1990, a CONAIR, através de contratos de distribuição, expandiu sua presença para o México e outros países do oeste europeu. Além disso, novos produtos foram lançados, como cortador de cabelos e aparadores de pêlos, que permitia aparar barba, cabelos na nuca, costeletas, bigode e sobrancelhas. Em 1996, com o aumento do segmento de relaxamento doméstico, a CONAIR introduziu no mercado uma linha de massageadores elétricos, incluindo um para os pés baseado no shiatsu e até uma cadeira massageadora.


Em 2000 as vendas da empresa superaram a barreira de US$ 1 bilhão pela primeira vez na história. Em 2008 a CONAIR chegou oficialmente ao Brasil com estrutura própria. Nos anos seguintes a marca foi inovadora ao lançar a linha Conair Pro Nano Titanium, desenvolvida especialmente para os profissionais e composta por pranchas para cabelo. Essa nova linha integrava a super condutividade de alta temperatura do Titânio e o deslizamento ultra-suave com a resistência ao calor natural do Ryton® para criar a maior e mais recente inovação em ferramentas para penteados profissionais.


Uma de suas mais recentes novidades é a Infiniti PRO by Conair Diamond Brilliance, uma escova alisadora elétrica que utiliza exclusiva tecnologia de acabamento cerâmico com diamante, facilitando assim a obtenção de um cabelo liso, sedoso e com brilho; e o Conair Turbo ExtremeSteam, vaporizador de mão com configuração turbo profissionalmente projetada, combinando o desempenho de um ferro de passar com a potência do vapor, desamassando roupas de forma mais rápida e eficaz. A marca também oferece uma linha de apetrechos para viagem (batizada de TRAVEL SMART by CONAIR) composta por adaptadores de tomada, travesseiro 2 em 1 (pode ser usado como um descanso do pescoço ou travesseiro de dormir) e aparelho portátil para pesar bagagem (com sinal sonoro que indica se a bagagem está acima/abaixo do limite de peso).


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1959 
● Fundador: Julian e Leandro Rizutto 
● Sede mundial: East Windsor, New Jersey, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Conair Corporation 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Leandro Rizutto 
● Presidente: Ronald Diamond 
● Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 4.000 
● Segmento: Eletroportáteis 
● Principais produtos: Secadores, chapinhas, depiladores, barbeadores, cortadores de pelo e massageadores 
● Concorrentes diretos: Taiff, Dyson, Remington, Ga.ma Italy, Philips, Revlon, Wella e John Frieda 
● Slogan: For Great Hair...Salon Results at Home. 
● Website: www.conair.com 

A marca no mundo 
A CONAIR, marca líder mundial em cuidados pessoais com presença forte nos Estados Unidos e muitos países da Europa e América latina, comercializa seus produtos, que englobam secadores, pranchas para cabelo, escovas alisadoras, barbeadores elétricos, massageadores, entre outros, em mais de 100 países ao redor do mundo. 95% dos lares americanos têm ao menos um produto da CONAIR. A marca é de propriedade da CONAIR CORPORATION, empresa dona de marcas famosas, como por exemplo, a Cuisinart (eletrodomésticos portáteis) e Interplak (escovas de dente elétricas) e que atua nos segmentos de cuidados pessoais, higiene, saúde, produtos de beleza, eletrodomésticos para cozinha e ferramentas elétricas. 

Você sabia? 
A CONAIR PRO é a divisão responsável pelo desenvolvimento de aparelhos avançados de corte de cabelos para profissionais do mundo inteiro. A linha incorpora as mais recentes tecnologias, como lâminas cerâmicas/titânio. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 20/1/2017

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