Conhecida mais por seus tradicionais sabonetes e xampus, a marca PALMOLIVE® desenvolve produtos que inspiram o cuidado com a pele e os cabelos, deixando-os macios, hidratados e bonitos, oferecendo assim um mundo de experiências sensoriais para milhões de consumidores ao redor do mundo.
A história
A história começou em 1864 quando o visionário Burdette Jay Johnson abriu uma fábrica para produzir sabonetes e velas na cidade de Milwaukee, estado americano do Wisconsin. A partir da introdução no mercado do sabonete branco em barra, a empresa B.J. Johnson Soap Co. cresceu devido a extrema popularidade do produto. Nos anos seguintes a empresa, que havia ficado famosa pela alta qualidade de seus produtos, se tornou uma das principais fabricantes de sabonetes em barras do mercado americano. O sucesso de seu principal produto era tanto que, no ano de 1894, a empresa passou a fabricar somente sabonetes em barra, abandonando assim a produção de velas. Sua história começou a mudar em 1898, quando o filho do fundador - Caleb Elliott Johnson - que ocupava o cargo de vice-presidente da empresa, desenvolveu uma fórmula de um novo sabonete feito à base de óleos de palma (palm) e oliva (olive), além de manteiga de cacau. O novo produto foi batizado com a marca PALMOLIVE® - cujo nome deriva da união das palavras em inglês dos dois principais ingredientes do sabonete -, que rapidamente se tornou um enorme sucesso entre as famílias americanas.
A partir de 1902, a empresa investiu maciçamente em publicidade, o que resultou em elegantes filmes comerciais dos sabonetes PALMOLIVE®, que enfatizavam a pureza de seus ingredientes e os benefícios do produto para a pele. Rapidamente o sabonete começou a ser exportado para vários países e se tornou o mais vendido do mundo nessa época. Em 1917, devido ao enorme sucesso de seu principal produto, a empresa mudou seu nome para Palmolive Soap Co. A partir de 1919 a empresa começou a ampliar seu portfólio, inicialmente com o China Soap (um sabão em barra destinado a donas de casa para ser usado na lavagem de pratos) e o Green Arrow Pure Soap (um sabão de “lavanderia e limpeza” que continha azeite de oliva e nafta, patenteado em 1920). Já a primeira extensão de marca para outra categoria de produto ocorreu em 1920 com o lançamento do creme de barbear PALMOLIVE®, cuja fórmula incluía os conhecidos óleo de palma e azeite de oliva.
Em 1926 a Palmolive Soap Co. se uniu a Peet Brothers, uma próspera fábrica de sabão da cidade de Kansas, para formar uma nova empresa batizada de Palmolive-Peet. Mas a nova denominação não durou muito. Isto porque, no mês de junho de 1928 foi realizada a fusão entre a Colgate (conheça essa outra história aqui) e a Palmolive-Peet. A nova empresa passou a ser chamada de Colgate-Palmolive Peet Company. Porém isso até a crise de 1929, quando os Peet e os Jonhson saíram de cena. A família Colgate assumiu então o controle da empresa, retirando o nome dos irmãos Peet (em 1953), mas resolvendo manter PALMOLIVE® em virtude da alta popularidade dos sabonetes que levavam essa marca. Foi ainda na década de 1920, que a marca desembarcou no Brasil, com extensa comercialização nacional, levando a empresa a inaugurar uma fábrica em São Paulo para a fabricação do sabonete.
Em 1949 a marca introduziu no mercado uma versão maior e mais econômica de seu sabonete em barra, para ser especialmente utilizado em banheiras. Já no mercado brasileiro, no começo dos anos de 1950, a marca também comercializava o talco PALMOLIVE®. Em 1966 a empresa novamente ampliou a marca PALMOLIVE® para outras categorias de produtos no mercado americano com o lançamento do detergente para lavar louça, hoje comercializado em mais de 35 países ao redor do mundo. O produto foi um sucesso imediato, pois fazia mais espuma e limpava sem deixar praticamente nenhum resíduo. Com o passar dos tempos os hábitos de consumo mudaram, incluíndo a forma como as pessoas lavavam louças. Com isso, um boom nas vendas de máquinas de lavar louça inspirou, em 1986, a criação do PALMOLIVE® AUTOMATIC DISHWASHING LIQUID, detergente específico para esta utilização.
A aquisição de uma fábrica de sabonetes líquidos em 1987 possibilitou a PALMOLIVE® lançar no mercado, nos anos seguintes, uma completa linha de sabonetes líquidos, que transformam o banho em um ritual de bem-estar diário. Em 1996 a marca lançou no mercado uma de suas linhas de maior sucesso: PALMOLIVE® NATURALS, sabonetes com ingredientes naturais. Com a chegada do novo milênio, a marca PALMOLIVE® foi estendida a uma completa linha de produtos para o cuidado do corpo. A partir de então novos produtos foram introduzidos no mercado como cremes de barbear (2000); sabonetes em barra transparentes; e PALMOLIVE® AROMATHERAPHY (2003), uma linha composta por sabonetes (líquido e barra) e xampus com fórmulas exclusivas à base de óleos essenciais naturais e fragrâncias que estimulam os sentidos causando uma sensação de bem-estar e relaxamento.
Outras novidades da marca foram os sabonetes líquidos para o banho enriquecidos com extrato de orquídea e óleos de rosa e jasmim, introduzidos em 2004; PALMOLIVE® KIDS, uma linha de xampus, condicionadores e cremes para pentear especialmente desenvolvida para crianças a partir de 4 anos, que lavavam brincando, deixando os cabelos macios, perfumados e fáceis de pentear; e PALMOLIVE® FOR MEN, xampu anti-caspa/anti-queda especialmente desenvolvido para homens. O ano de 2006 foi marcado por duas grandes novidades: os lançamentos do PALMOLIVE® ILUMINADOR, uma linha composta por xampu, condicionador, creme para pentear e creme de tratamento intensivo para reavivar a cor dos cabelos; e PALMOLIVE® NUTRI-MILK, uma linha elaborada com proteínas do leite e composta por sabonetes hidratantes em barra e versões líquidas para as mãos e corpo.
Em 2007 a marca lançou a linha PALMOLIVE® AMAZÔNIA (inicialmente composta por sabonetes líquidos e em barra), que foi buscar nas riquezas da flora brasileira ingredientes com propriedades nutritivas para melhor cuidar do corpo, como guaraná, andiroba, Castanha do Pará, semente de linhaça e manteiga de cupuaçu. Uma das mais recentes apostas da marca, lançada em 2019, é a linha PALMOLIVE® NATURALS DETOX ENERGIZANTE, que apresenta fórmula transparente e enriquecida com extratos cítricos, e cujos os produtos prometem limpar profundamente e devolver o brilho e a leveza aos cabelos pesados e opacos.
Nos últimos anos, no mercado americano - onde por incrível que pareça, a marca hoje em dia somente comercializa sua linha de detergentes líquidos - foram lançadas novidades, como por exemplo, o PALMOLIVE® ECO (2008), um detergente líquido totalmente livre de fosfato; e o ULTRA PALMOLIVE® BABY (2012), um detergente de última geração cuja fórmula - hipoalergênica, sem fragrâncias pesadas e corantes - foi especificamente desenvolvida para limpar delicadamente mamadeiras, chupetas, brinquedos e utensílios de bebês e crianças. Atualmente a linha de detergentes líquidos comercializada no mercado americano conta com inúmeras versões, como por exemplo, original, antibactericida, concentrado (lançado em 1994), anti-gordura, Oxy (para lavar as louças mais difíceis) e até com agentes hidratantes para as mãos (introduzido em 2013).
A PALMOLIVE® é especialista em hidratar e nutrir a pele e os cabelos, através de uma produção sustentável e que proporciona diferentes maneiras de se cuidar. Cada fórmula é gentilmente elaborada para cuidar da pele, deixando-a macia e hidratada. Os ingredientes naturais utilizados são cuidadosamente selecionados e de origem responsável. Fragrâncias delicadas são exclusivamente desenvolvidas para revigorar. De géis suaves e sedosos a espumas aveludadas e deliciosas, a PALMOLIVE® oferece uma completa linha de sabonetes, xampus e condicionadores com uma variedade de texturas suaves e intrigantes para estimular os sentidos e provocar o relaxamento. Uma curiosidade: hoje em dia, a tradicional linha de sabonetes da marca possui mais de 50 variantes no mundo todo.
Em 1966 a PALMOLIVE® foi responsável pelo início de uma das campanhas publicitárias mais longevas da história, que se estendeu até a década de 1990. A atriz Jan Miner interpretava o icônico papel da manicure Madge em uma série de comerciais de televisão para os detergentes da marca. Nos filmes publicitários - e também em materiais impressos - ela trabalhava em um salão de beleza e mergulhava as unhas das clientes na água com detergente PALMOLIVE®. A personagem - uma lenda da televisão para milhões de espectadores que assistiram aos seus comerciais - ficou marcada pelo bordão “You’re soaking in it right now” (algo como “Você está mergulhado nisso agora”). Já o slogan da popular campanha era “Palmolive® softens hands while you do the dishes” (algo como “Palmolive® amacia as mãos, enquanto você lava louça”).
A atriz desempenhou o papel por 27 anos, uma das mais longas associações de endosso de produtos na história da televisão. Na campanha, veiculada em vários países, a personagem ganhou outros nomes, como por exemplo, na França (como Françoise), na Alemanha, Suíça e Áustria (como Tilly), na Finlândia (como Marissa) e na Dinamarca (como Sylvia). Para assistir Madge em ação clique aqui.
Já no Brasil, a partir da década de 1980, a marca utilizou diversas celebridades para divulgar seus sabonetes e xampus, como por exemplo, Elke Maravilha (1986), Maria Zilda (1987) e Isadora Ribeiro (1989). E, em 1997, uma campanha publicitária para promover a nova linha de sabonetes PALMOLIVE®, estrelada pelo eterno galã Antonio Banderas, carregava o provocativo slogan “Novo Palmolive®. Faz com sua pele o que o Antonio Banderas faz com seus olhos”.
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. No ano de 1987, com a apresentação de um novo logotipo, a marca PALMOLIVE® adotou definitivamente a cor verde. Em 1990 o logotipo foi redesenhado, e passou a ostentar uma folha de palmeira e um tom de verde mais escuro, além de uma nova tipografia de letra com a letra “v” alongada. Em 1995 o logotipo foi completamente remodelado, ganhou uma nova tipografia de letra, um novo tom de verde e um retângulo com detalhes em cinza. Após passar por uma remodelação em 2016, a marca apresentou uma nova identidade visual em 2019, baseada no logotipo de 1940, com modernizações e nova combinação de cores.
O logotipo da marca PALMOLIVE® também pode ser aplicado sob um fundo verde escuro, incluindo a identidade visual de sua principal linha, PALMOLIVE® NATURALS.
Já a linha de detergentes líquidos tem uma identidade visual diferente. Durante anos utilizando um logotipo cujo símbolo era uma mão levantando uma taça de cristal brilhando, em 2019 a marca remodelou radicalmente sua identidade visual, que ganhou um novo formato e novo símbolo.
Nutre sua pele, nutre sua vida. (2022)
O segredo para uma pele naturalmente hidratada. (2018)
Palmolive® pra você. (2015)
Eu posso sentir. (1996)
Palmolive®. Feito para você. (1991)
O sabonete para cada tipo de pele. (1989)
Cabelos com aparência de quem gastou uma fortuna. (1986)
Mais que um sabonete. Um tratamento de beleza. (1983)
Para um banho de beleza, Palmolive-se dos pés à cabeça. (1956)
Palmolive®. Embeleza dos pés à cabeça. (1942)
Tough on Grease. Gentle on Planet. (2021)
Tough on Grease. Soft on Hands. (2013)
Your daily source of moisture. (2006)
The touch of nature. (2000)
Palmolive by name. And by nature. (1991)
Hair care for everyone. (1987)
Palmolive® softens hands while you do the dishes. (1966)
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1898
● Criador: Caleb Johnson
● Sede mundial: New York City, Nova York, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Colgate-Palmolive Company
● Capital aberto: Não
● CEO: Noel Wallace
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 88 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Cuidados pessoais e higiene
● Principais produtos: Sabonetes, xampus e detergentes líquidos
● Concorrentes diretos: Nivea, Lux, Dove, Rexona, Aussie, Garnier, Pantene, Seda, Wella, Elseve, Dawn, Gain, Clorox e Sunlight
● Ícones: Os sabonetes em barra
● Slogan: Nutre sua pele, nutre sua vida.
● Website: www.palmolive.com.br
A marca no mundo
Atualmente a marca PALMOLIVE®, que engloba produtos para o cuidado da pele e cabelos (como sabonetes, xampus e condicionadores) e limpeza (detergentes e lava-louças), está presente em quase 90 países ao redor do mundo. A marca tem grande penetração de mercado nos Estados Unidos (onde vende apenas detergentes líquidos), Reino Unido e Brasil.
Você sabia?
● A partir de 1985 as mãos que apareciam no rótulo dos detergentes da marca eram da modelo Elizabeth Barbour.
● Originalmente, o sabonete em barra PALMOLIVE® flutuava como seu principal concorrente, o sabonete em barra Ivory da Procter & Gamble (conheça essa outra história aqui).
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame, Isto é Dinheiro e Embalagem Marca), jornais (Meio Mensagem, Estadão e O Globo), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 14/10/2024
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding
Sempre procurei um shampoo e condicionador adequado para meu cabelo e foi difícil encontrar quando vi a pamolive cachos livres me apaixonei em menos de 7 dias meu cabelo mostrou os resultados presiso muito me patrocina
ResponderExcluir