28.9.10

GENDAI


A rede Gendai oferece a sofisticada culinária japonesa através de produtos de altíssima qualidade, excelente padrão de atendimento e preços competitivos. Além disso, proporciona ao cliente o prazer de apreciar pratos serem preparados na hora por habilidosos sushimans com um toque de arte. Tudo para manter a qualidade e o frescor de seus ingredientes, além de criar uma experiência agradável. 


A história 
A ideia de abrir o próprio negócio surgiu quando Carlos Sadaki Kaidei ainda trabalhava no departamento de marketing de alimentos da Sakura, uma tradicional fabricante de molhos. Quando deixou a empresa, no início de 1992, o executivo resolveu concretizar um sonho e fundou em novembro, com a ajuda de outros sócios, entre os quais o amigo de infância Alexandre Miqui e Robinson Shiba, que havia acabado de criar a rede China in Box (conheça essa outra história aqui), o Gendai, um restaurante localizado na área de mercado do Shopping Morumbi em São Paulo. O local possuía apenas um “sushi bar”, onde pratos eram preparados na hora e podiam ser levados para viagem, que ganhava destaque junto aos molhos orientais, bebidas importadas, utensílios de cozinha japonesa e outros produtos desta tradicional culinária. A proposta pioneira era de uma loja de produtos japoneses fora do circuito comercial da Liberdade, bairro tradicional de imigrantes japoneses da capital paulista. O termo “Gendai”, que em japonês significa “Tempos Modernos”, surgiu por meio de uma sugestão de um dos pais dos sócios da empresa. O nome traduzia a filosofia da empresa, que era oferecer um serviço moderno com inovações no ambiente dos shoppings centers.
   

Com os bons resultados da primeira loja e a receptividade positiva do público, em 1994 foi inaugurada uma segunda unidade, também no Shopping Morumbi, mas localizada na praça de alimentação. Nesta nova loja o conceito evoluiu para um “fast casual” com salão próprio, serviço de atendimento em mesas e sushi bar. A arquitetura do estabelecimento privilegiava o “sushiman”, que centralizava grande parte das atenções no restaurante. Os pratos eram preparados com um toque de arte na hora do pedido e mantinham a qualidade e o frescor de seus ingredientes. A harmonia dos ingredientes resultava em pratos modernos e irreverentes que foram bem recebidos pelo público em geral.
  

Seguindo o plano de expansão, guiado pelo sucesso do segmento de alimentação rápida no país, entre 1995 e 1996 foram inauguradas mais três unidades em shopping centers da capital paulista: Ibirapuera, Eldorado e Paulista. Nesta época, a principal batalha da pequena rede era arregimentar a tropa de sushiman, que na época praticamente não existia no mercado nacional. A solução então foi investir em treinamento para formar um dos mais habilidosos times de sushiman do Brasil, capaz de produzir uma porção de sushi em apenas três minutos, ao invés dos 10 necessários na maioria dos outros restaurantes.
   

A partir de 1996, a rede Gendai implantou um novo formato de comercialização por meio de restaurantes que também ofereceriam serviço de entrega em domicílio. Ao mesmo tempo, a empresa adotou o sistema de franquia para os restaurantes. Com isso, nos dez anos seguintes a rede Gendai se expandiu para outras cidades do país como Rio de Janeiro, Niterói, Porto Alegre, Fortaleza e Belo Horizonte, e com um cardápio recheado de delícias orientais como Yakissoba, Sushi, Sashimi, Temaki, Tempurá, Teryaki, Kaki Ague (empanado de legumes), Guioza, Furai (porção de iscas empanadas de lula, camarão, frango e peixe), Harumaki (rolinho de carne, frango e camarão) conquistou milhões de apreciadores desta culinária saudável e saborosa.
   

Em 2008, por interesses comuns dos sócios, houve a fusão das redes Gendai e China in Box, que mantiveram, porém, operações independentes. Nos anos seguintes a rede Gendai ingressou em novos mercados pelo Brasil afora. Em 2012 a rede resolveu investir no público infantil com o lançamento do Menu Kids para os pequenos apreciadores da culinária japonesa. Inicialmente o cardápio era composto por duas deliciosas receitas: o Yakissoba Kids (macarrão oriental com frango e brócolis ao molho de soja + gelliway) e o Combinado Kids (três sashimis de truta salmão, dois uramakis com tataki, dois sushis de kani, quatro enrolados empanados + gelliway), que vinham com um boneco Kodomo (na língua japonesa significa criança), cuja cabeça era intercambiável.
   

Nos anos seguintes a rede começou a investir mais pesado em marketing e publicidade. Um exemplo disso ocorreu em 2012 quando Sabrina Sato - “a japa mais famosa do Brasil” - passou a protagonizar as campanhas da marca. Pouco depois, em 2015, a rede lançou o Gendai VIP, um programa de fidelidade no qual a cada compra os clientes acumulam pontos que podem ser trocados por produtos grátis nas lojas da rede. A partir do segundo semestre de 2016 a maior rede de comida japonesa do país apresentou um novo layout em suas lojas. O novo conceito de loja combinava elementos tradicionais da cultura japonesa - resgatada por meio do origami e de uma paleta de cores que remonta as ilustrações japonesas antigas - com traços modernos e inovadores.
  

Em 2017, a rede introduziu dois novos pratos em seu cardápio: o Chicken Katsu (frango empanado) e o Gyu Katsu (carne bovina empanada), ambos combinados japoneses servidos em um Teishoku, uma espécie de bandeja com divisórias, acompanhados de arroz branco, 4 skin uramaki e sunomono com kani desfiado. A pandemia de COVID-19 afetou a rede Gendai, assim como todo setor de alimentação fora do lar. Mas a rede conseguiu enfrentar as dificuldades investindo ainda mais no sistema de delivery. Mas também pela sua aquisição no ano de 2021 pelo Grupo Trigo, hoje proprietário também das redes Spoleto (conheça essa outra história aqui), Koni Store, China in Box e Lebonton, e um gigante no mercado brasileiro com aproximadamente 600 restaurantes espalhados de norte ao sul do país, além de suas marcas 100% digitais com vendas majoritariamente online para delivery.
  

A mascote 
Em 2013 a marca criou uma mascote batizada de AKIRA, um perspicaz e dedicado sushiman, cuja missão é trazer dicas e curiosidades sobre a cultura e culinária japonesa, além dos bastidores da marca, sua qualidade e cuidado no preparo de cada receita. O dedicado sushiman tem orgulho de manter viva a tradição japonesa, que recebeu dos seus antepassados, apresentando-a para o maior número de pessoas possíveis. Akira atua principalmente nas redes sociais para interagir com o público. O personagem virou até protagonista de um game, chamado Gendai Hero. O jogo foi criado para gerar visibilidade, engajamento e mídia instantânea para a marca através do público jovem. No jogo Akira precisava salvar sua namorada Kyoko que foi sequestrada por um vilão ninja. E para ganhar força era preciso comer o máximo de sushis, temakis, domburis, entre outros pratos da culinária japonesa.
   

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por remodelações ao longo dos anos. Primeiro, o logotipo adotou uma nova tipografia de letra, mais moderna, e novas cores (o vinho substituiu o vermelho). Além disso, a frase “Japanese Food” foi trocada por “Culinária Japonesa”. Os dois quadrados sobrepostos de seu logotipo, que não possuem nenhum significado especial (é apenas um ideograma criado pelos sócios) ganhou bordas arredondadas. Depois, em 2016, o logotipo foi simplificado, perdeu a frase “Culinária Japonesa” e adotou uma única cor para todos os elementos de composição (um novo tom de vermelho bem escuro).
  

O logotipo da marca Gendai também pode ser aplicado na versão vertical, como mostra a imagem abaixo.
   

Os slogans 
O seu Restaurante Japonês favorito. 
Gendai, O Japa do Dia. (2016) 
Aqui tudo é feito na hora para você. (2015) 
Comida japonesa de verdade. (2012) 
Gendai. A maior rede de comida japonesa do Brasil.
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1992 
● Fundador: Carlos Sadaki, Alexandre Miqui e Robinson Shiba 
● Sede mundial: Rio de Janeiro, Brasil 
● Proprietário da marca: Grupo Trigo Empreendimentos e Participações S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● CEO: Antonio Moreira Leite 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 107 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 2.000 
● Segmento: Alimentação rápida 
● Principais produtos: Pratos da culinária japonesa 
● Concorrentes diretos: Temakeria Makis Place, Yoi Rolls & Temaki, Temakeria e Cia, Japatê, Koni Store, Sushi Chic, Sushiloko e Jin Jin 
● Mascote: Akira 
● Slogan: O seu Restaurante Japonês favorito. 
● Website: www.gendai.com.br

A marca no Brasil 
Atualmente a Gendai, maior rede de culinária japonesa do mercado brasileiro, conta com mais de 100 lojas localizadas em locais privilegiados nos estados de São Paulo (onde se concentra o maior número de unidades), Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Ceará e Mato Grosso do Sul. A rede trabalha com três formatos de lojas: fast food, restaurante casual com sistema de rodízio e quiosque. A empresa atua ainda na área de eventos, oferecendo serviços de bufê e cursos de culinária japonesa nos quais os alunos podem conhecer alguns segredos desta milenar cozinha. 


Você sabia? 
Atualmente os cardápios da rede Gendai - com mais de 40 opções de pratos - são padronizados e gerenciados por uma Comissão de Qualidade, formada pelos “sushiman” mestres da rede. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Exame e Embalagem Marca), jornais (Valor Econômico, O Globo e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 


Última atualização em 4/3/2024 

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2 comentários:

  1. Muito legal o blog.
    parabéns

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  2. Faltou mencionar o Carioca !!! Sushiman que criou a receita dos sushis do Gendai e também responsável por ensinar a tropa de sushiman do Gendai !!!

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