25.11.10

K-SWISS


A californiana K-SWISS aposta no propósito de promover um estilo de vida ligado ao esporte, motivando cada vez mais as pessoas a pensar no bem-estar que a atividade física proporciona para suas vidas e saúde. Para isso, os produtos desenvolvidos pela marca atendem as expectativas de atletas profissionais, amadores e pessoas que gostam de estar na moda com qualidade e design arrojado na hora de praticar atividades físicas. 

A história 
Tudo começou quando os irmãos Art e Ernest Brunner imigraram da Suíça para viver na ensolarada Califórnia. Rapidamente se encantaram com um esporte elegante e fascinante: o tênis. A paixão pelo esporte das raquetes resultou na fundação da K-SWISS no ano de 1966 em Van Nuys, nos arredores de Los Angeles. Inicialmente eles importavam calçados para a prática do tênis importados de seu país natal. Logo depois os irmãos começaram a fabricar seus próprios calçados esportivos. O primeiro produto fabricado pela nova empresa surpreendeu o mercado: o primeiro calçado feito 100% em couro para a prática do tênis, que atendia todas as necessidades dos jogadores. Este modelo, batizado de “K-SWISS CLASSIC” e que se encontra à venda até os dias de hoje, estreou no tradicional torneio de Wimbledon nos pés de alguns tenistas. A principal característica de reconhecimento visual do novo calçado eram as cinco listras em sua lateral. Isto era apenas o início do que seria uma das marcas esportivas mais tradicionais e respeitadas do mercado americano. Extremamente confortável e resistente, o modelo Classic rapidamente se tornou popular entre os praticantes do esporte.


Nos anos de 1970 os produtos da marca se tornaram presença constante na Costa da Califórnia, que recebia na época um grande número de turistas japoneses. Rapidamente a marca se tornou popular entre os japoneses e seus produtos começaram a serem exportados para lá. Em 1985, Steven Nichols, que na época era presidente da Stride Rite, uma grande empresa de calçados americana, se impressionou tanto com a excepcional qualidade dos produtos da K-SWISS que convenceu seus investidores a adquirir a marca por US$ 20 milhões, da qual se tornaria proprietário em 1987. Poucos anos mais tarde, em 1990, Steven assumiu pessoalmente o setor de marketing da K-SWISS e contratou executivos de alto nível oriundos de grandes corporações e começou um forte e agressivo trabalho para posicionar e tornar a marca conhecida através de maciços investimentos de patrocínios de atletas e o endosso de grandes celebridades esportivas.


Além disso, o executivo iniciou as campanhas publicitárias televisivas, que fizeram as vendas aumentarem muito no mercado americano. Com o enorme crescimento nacional, a marca iniciou uma forte expansão internacional por países da Europa e Ásia. Neste período, a marca expandiu sua linha oferecendo produtos para a prática de outros esportes como basquete, ginástica, corridas, triatlon e atividades náuticas, sempre primando pela inovação, qualidade, desempenho e estilo. Na última década a marca desenvolveu uma completa linha de calçados esportivos que unem alta tecnologia, conforto e design moderno. Isto pode ser constatado em modelos como o K-FORCE (em couro sintético e laminado indicado para a prática de esportes indoor, pois vem com solado em látex e sistema de amortecimento localizado no calcanhar e na parte frontal), DEFIER MISOUL (calçado esportivo em couro reconstituído, com a mais avançada tecnologia para a prática do tênis, que possui amortecimento com sistema modular de 2 palmilhas: uma para treino com extra amortecimento em gel e outra para competições ultra leve e com uma placa propulsora em fibra de carbono), K-ONA (calçado esportivo oficial do Ironman nos Estados Unidos, foi desenvolvido exclusivamente para a prática do triathlon, cujo solado possui cânulas de escoamento de água, essenciais para esse tipo de prova em que as pistas ficam molhadas) e STABILOR (calçado em couro sintético com avançada tecnologia 7.0 de amortecimento, que possui visual bem arrojado).


A marca também desenvolveu inovadoras tecnologias como a SUPERFOAM™, que absorve o impacto das passadas, garantindo assim as corridas excelente amortecimento; e a AOSTA II™, uma borracha de alta durabilidade no solado. Uma de suas últimas inovações atende pelo nome de TUBES, uma tecnologia aplicada na sola e patenteada pela marca em sua nova linha de calçados esportivos com um design futurista para a prática de corrida. A sola exclusiva do TUBES integra uma sequência de cilindros que absorvem o impacto em qualquer corrida ou exercício físico, graças à sua grande flexibilidade e capacidade de amortecimento. Além disso, a revolucionária tecnologia é extremamente ergonômica, uma vez que durante o movimento os cilindros acompanham a forma do pé através de uma redução gradual. A aplicação de um reforço em borracha na zona do calcanhar aumenta a durabilidade assim como a capacidade de absorção do impacto. Em 2013 a K-SWISS foi comprada pela varejista sul-coreana E-Land World em um negócio avaliado em US$ 170 milhões.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. A última delas ocorreu em 2014 quando a marca apresentou um logotipo totalmente remodelado.


O tradicional escudo com as cinco listras foi mantido, porém a direção delas mudou e a inclinação também (agora com 58°). O novo logotipo une pequenas características dos três anteriores. O nome da marca foi retirado de dentro do escudo e pode ser aplicado ao lado ou embaixo do símbolo. Além disso, uma nova tipografia de letra foi adotada. A fonte da letra foi inspirada nas placas de sinalizações da icônica rodovia Rota 66.


Os slogans 
Court Style Since 1966. 
Shut up and buy them. (2011) 
Put Your Spin on It. (década de 1990)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1966 
● Fundador: Art e Ernest Brunner 
● Sede mundial: Westlake Village, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: K-Swiss Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da E. Land World Company, Ltd.) 
● Chairman: Truman Kim 
● CEO & Presidente: Larry Remington 
● Faturamento: US$ 250 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 600 
● Segmento: Materiais esportivos 
● Principais produtos: Calçados, vestuário e acessórios 
● Concorrentes diretos: Nike, Reebok, Adidas, New Balance, Wilson, Fila, Head e Prince 
● Ícones: O escudo de cinco listras diagonais 
● Slogan: Court Style Since 1966. 
● Website: www.kswiss.com 

A marca no mundo 
Atualmente a K-SWISS tem seus produtos, especialmente calçados e vestuário para a prática do tênis e triathlon, comercializados em mais de 80 países ao redor do mundo através das melhores lojas especializadas em esporte e grandes varejistas. O crescimento consistente da marca nos últimos anos conquistou aproximadamente 130 milhões de consumidores na Europa, América do Norte e Ásia. 

Você sabia? 
Hoje em dia a marca K-SWISS patrocina atletas de ponta entre os quais tenistas e triatletas, que participam ativamente no desenvolvimento de novos produtos criando assim materiais de alta performance. Além disso, desde 2008 a marca é parceira oficial da modalidade de Triathlon conhecida como Ironman, patrocinando algumas etapas pelo mundo. 
Apesar dos calçados serem criados na Califórnia sua produção é feita quase 80% na China. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 29/1/2015

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