16.3.11

PANDA EXPRESS


A rica e saborosa culinária chinesa ganhou outra interpretação pelas mãos da rede americana PANDA EXPRESS. Mantendo a deliciosa tradição dos pratos chineses a rede de alimentação rápida oferece um cardápio variado que utiliza somente ingredientes de alta qualidade. Combinado com a decoração moderna e aconchegante de seus restaurantes e um atendimento eficiente e cortês, não é de se estranhar que a rede seja a maior e mais bem avaliada pelos consumidores americanos no segmento de comida asiática. 

A história 
Tudo começou em 1973 quando o chef de cozinha Ming-Tsai Cherng, um chinês que viveu na pitoresca região de Yangzhou, província de Jiangsu, reconhecida pela deliciosa culinária, com a ajuda de seu filho Andrew, resolveu inaugurar um restaurante sofisticado de comida típica chinesa na cidade californiana de Pasadena. O restaurante batizado de PANDA INN, afinal o urso panda além de ser carismático é um símbolo nacional da China, se tornou um grande sucesso, especialmente pela qualidade de seu cardápio, que continha receitas de família feitas com ingredientes frescos e de alta qualidade, conquistando, não somente os imigrantes chineses da região, como também muitos americanos. O restaurante foi um dos primeiros a introduzir os robustos sabores das culinárias de Mandarin e Szechuan para os habitantes do sul da Califórnia. O serviço eficiente e a comida sempre quente e saborosa atraiam cada vez mais clientes.
  

No início dos anos de 1980, o administrador do shopping center Glendale Galleria, Donahue Schriber, convidou a família Cherng para desenvolver uma versão do restaurante Panda Inn adaptada ao conceito de alimentação rápida para ser inaugurada na praça de alimentação do centro de compras. Sob o comando de Andrew, e de sua mulher, Peggy, a primeira unidade do PANDA EXPRESS foi inaugurada no dia 31 de outubro de 1983 na cidade de Glendale, próxima a Los Angeles. Mantendo o mesmo padrão de qualidade do restaurante original, a versão no conceito fast food rapidamente caiu no gosto dos consumidores por criar pratos tipicamente chineses adaptados ao gosto americano de forma rápida. Nos anos seguintes outras unidades foram inauguradas pelo estado californiano. Nessa época, a empresa foi uma das primeiras a adotar o uso de computadores para facilitar os pedidos nas lojas e coletar dados sobre os itens mais vendidos em cada uma delas.
  

Em 1987, a rede se expandiu para fora do estado da Califórnia, inaugurando um restaurante em Honolulu no Havaí. Foi neste mesmo ano que surgiu o The Original Orange Chicken®, pequenos pedaços de frango crocantes com molho especial (picante) de laranja, que se tornaria o carro-chefe da PANDA EXPRESS. O prato mais popular da rede foi criado pelo chef Andy Kao, que se inspirou nos sabores da província chinesa de Hunan. Atualmente a PANDA EXPRESS serve todos os anos mais de 80 milhões de libras do The Original Orange Chicken®, cuja receita é um segredo bem guardado. O que sabemos é que cada lote começa com nuggets de frango congelados, empanados e desossados, que são fritos antes de serem mergulhados no molho de laranja. No ano de 1988 a PANDA EXPRESS se tornou a primeira rede de alimentação rápida a inaugurar uma unidade localizada dentro de um supermercado, na cidade californiana de Arcadia.
   

No início dos anos de 1990 o cardápio da rede já contava com diversas opções, entre as quais, pratos a base de carne e camarão do sul da China. Em 1991 a rede inaugurou sua primeira unidade localizada na rua na cidade de Long Beach, estado da Califórnia. Pouco depois, em 1993, a rede comemorou dez anos de vida com a inauguração de sua centésima unidade, a primeira localizada dentro de um campus universitário, na badalada UCLA. No ano de 1995, a rede expandiu seus formatos de lojas ao inaugurar suas duas primeiras unidades dentro de um aeroporto, na cidade de Denver, no estado do Colorado. Em 1997, deu continuidade à expansão de novos formatos ao inaugurar sua primeira unidade exclusiva no conceito Drive-Thru em Hesperia na Califórnia, permitindo aos clientes receberem seus pedidos sem sair do veículo. E, em 1998, a primeira unidade da rede inaugurada dentro de uma arena esportiva, no Angel Stadium, em Los Angeles. Além disso, essa década foi marcada pela criação em 1999 do PANDA CARES, braço filantrópico da rede que se dedica a fornecer alimentos, financiamento e serviços voluntários para crianças carentes e esforços de socorro em desastres nas comunidades onde a PANDA EXPRESS esteja presente.
  

O novo milênio começou com uma novidade: inauguração em 2001 da primeira unidade da rede dentro de um parque temático, no Six Flags Magic Mountain em Valência, Califórnia, permitindo aos visitantes saborearem os itens favoritos do cardápio entre os passeios de montanha-russa. No ano seguinte, a rede comemorou a inauguração de sua unidade de número 500 na cidade de San Diego, e lançou o PANDA KIDS MEAL, um combo para crianças que oferecia em porções menores uma entrada, opções de macarrão, arroz ou vegetais mistos, uma bebida e um biscoito. Pouco depois, em 2004, a rede iniciou a inauguração de algumas unidades menores especialmente desenvolvidas somente para Drive-Thru, que não possuíam mesas no salão interno, apenas a janela de atendimento. A primeira unidade da rede localizada dentro de uma base militar foi inaugurada na Califórnia em 2006, bem como o restaurante de número 888, localizado na cidade californiana de Sacramento.
   

Em 2007, a rede inaugurou sua milésima unidade e rompeu o faturamento de US$ 1 bilhão. Já no ano seguinte, coincidindo com a comemoração de 25 anos da PANDA EXPRESS, a rede introduziu mais um item de sucesso ao seu cardápio: Beijing Beef®, pequenos pedaços de carne marinados com pimentões, cebolas e um molho picante. O novo prato do cardápio foi divulgado com uma imensa campanha publicitária que tinha como personagens Eddie e Tom-Tom, dois falantes e carismáticos ursos panda que defendiam seus pratos favoritos da rede.
   

Em 2009, a rede lançou o Wok Smart™, uma espécie de cardápio saudável que oferecia 18 opções de pratos com 250 calorias por porções. Pouco depois, em 2011, adicionou outro item de enorme sucesso em seu cardápio: o Honey Walnut Shrimp, uma criação doce e crocante preparada na panela wok e composta de camarão em um molho de mel e coberto com nozes cristalizadas. Além disso, nesse mesmo ano inaugurou sua primeira unidade internacional na Cidade do México. Os planos de expansão internacional da rede continuaram em 2013 com a abertura de sua primeira unidade no Canadá, localizada em Nepean, província de Ontário, seguidos por novos restaurantes na Coréia do Sul (2014) e Dubai (2014).
  

Ainda em 2014, a rede inaugurou na cidade de Pasadena, estado da Califórnia, a primeira unidade batizada de PANDA EXPRESS INNOVATION KITCHEN. Essa unidade conceito da rede adota o estilo fast casual, com serviço de mesa e uma decoração mais intimista e aconchegante, composta por mobiliários modernos, paredes brilhantes e painéis de madeira. Há também uma área de bar (que permite aos clientes pedirem chás e sucos personalizáveis, com suplementos opcionais como sementes de aloe vera e chia) com sofás, cadeiras confortáveis, mesas baixas e televisões. Mas as mudanças não se restringem apenas a decoração e ao conceito de serviço. O que realmente diferencia esta unidade é o seu cardápio (com novos pratos, muitos deles em teste) e a oportunidade dos clientes criarem refeições personalizadas, como um embrulho de mel e nozes de camarão com repolho de mamão, salada de frango com laranja e panquecas de cebolinha. Essa unidade é uma espécie de laboratório da PANDA EXPRESS para a criação de novos pratos e melhorias de seus serviços, que se bem aceitas são introduzidas nas unidades da rede.
  

Em uma inteligente jogada de marketing, no ano de 2016 a PANDA EXPRESS apresentou ao mundo o Chork, um talher híbrido de pauzinho/garfo que simboliza uma ponte entre as duas culturas (chinesa e americana), em uma admissão de que o domínio do pauzinho é para alguns, mas o arroz deve ser consumido por todos. E foi a partir de 2016, que a rede voltou a inaugurar novas unidades internacionais em países como Guatemala, Japão, Aruba, Arábia Saudita, Filipinas e Rússia. Além disso, no final de 2017 a PANDA EXPRESS comemorou a inauguração de seu restaurante de número 2.000º, localizado na cidade de Nova York, próximo a Universidade de Columbia.
   

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas pequenas modificações ao longo dos anos, mas sempre manteve sua estrutura original. A primeira remodelação ocorreu em 2009 quando a tipografia da letra do nome da marca e também da frase foram encorpadas, além de adotar um tom mais escuro de vermelho. Em 2014, a marca apresentou um novo logotipo: a tipografia de letra foi levemente alterada (ficou menor), o urso panda ganhou mais destaque, a frase “Gourmet Chinese Food” foi substituída por “Chinese Kitchen” e foi adotado um tom de vermelho mais claro.
  

Os slogans 
Wok On. (2020) 
Make life delicious. (2013) 
Chinese for: Yummy. (2012) 
Experience Pandamonium. (2009) 
Taste The Joy. 
Hot Chinese food. Enjoy.
   

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 31 de outubro de 1983 
● Fundador: Andrew e Peggy Cherng 
● Sede mundial: Rosemead, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Panda Restaurant Group Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Andrew e Peggy Cherng 
● Faturamento: US$ 3 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Restaurantes: 2.200 
● Presença global: 14 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 40.000 
● Segmento: Alimentação rápida 
● Principais produtos: Comida chinesa e oriental 
● Concorrentes diretos: Pei Wei Asian, Mama Fu’s, Manchu Wok, Pick Up Stix e Sarku Japan 
● Mascotes: Os ursos panda Eddie e Tom-Tom 
● Slogan: Wok On. 
● Website: www.pandaexpress.com 

A marca no mundo 
Atualmente a rede PANDA EXPRESS, a maior especializada em comida asiática do mercado americano, possui mais de 2.200 unidades localizadas em mais de 40 estados do país, incluindo Porto Rico e Guam, além de outros 10 países como México, Canadá, Coréia do Sul, Japão, Filipinas e Rússia, entre outros. O estado da Califórnia concentra o maior número de unidades, aproximadamente 575 restaurantes, seguido do Texas com 282 unidades. O faturamento anual estimado da rede é superior a US$ 3 bilhões. Um dos fatores de sucesso da rede é sua flexibilidade em acompanhar o crescimento dinâmico da economia, já que a PANDA EXPRESS possui restaurantes instalados em centros de compras, supermercados, aeroportos, estações de trens, estádios e arenas esportivas, campus universitários, cassinos, parques temáticos, bases militares e até uma unidade dentro do Pentágono. 

Você sabia? 
Uma das lojas mais rentáveis da rede está localizada na praça de alimentação do Ala Moana Center em Honolulu, Havaí. Esta unidade fatura mais de US$ 4 milhões anualmente. 
Grande parte dos restaurantes da rede é de propriedade da empresa. A PANDA EXPRESS trabalha com o sistema de franquias apenas em unidades instaladas em aeroportos, campus universitários, arenas esportivas e parques temáticos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 20/9/2021

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/


Nenhum comentário:

Postar um comentário