10.5.11

TV RÁ TIM BUM


Defendendo o entretenimento saudável e enriquecedor, que demonstre respeito à inteligência e à sensibilidade das crianças, e valorizando programas como complemento à ação educadora da escola e formadora da família, sempre estimulando ao máximo a busca de conhecimento e informação, a TV Rá Tim Bum se tornou um verdadeiro sucesso entre as famílias brasileiras. Sempre apresentando uma gama variada de programas que trazem diversão e todo tipo de informação. Imaginação, criatividade, risadas, brincadeiras, aprendizado, curiosidade, raciocínio e experimentação são palavras que norteiam os programas deste divertido canal.

A história
A idéia de criar um canal infantil brasileiro de TV por assinatura surgiu e se desenvolveu dentro da Fundação Padre Anchieta, a mantenedora da TV Cultura e das Rádios Cultura AM e FM. Depois da conclusão do projeto, comandado pelo diretor Mauro Alves Garcia, finalmente no dia 12 de dezembro de 2004, a TV Rá Tim Bum entrou no ar pela primeira vez. Inicialmente boa parte da grade de programação do novo canal era preenchida por programas infantis de enorme sucesso exibidos anteriormente na TV Cultura, como Rá-Tim-Bum (programa infantil lançado em 1989 que utilizava uma fórmula arrojada, com quadros livres, onde atores como Marcelo Tas, que interpretava o Professor Tibúrcio, e Carlos Moreno faziam parte do elenco), Castelo Rá-Tim-Bum (programa voltado para o público infanto-juvenil que seguia uma abordagem pedagógica), Glub-Glub (programa infantil baseado em dois simpáticos peixes, ambos chamados Glub, sendo um macho e uma fêmea) e Cocoricó (série infantil que conta a história de um menino de oito anos, chamado Júlio, que nasceu na cidade, mas acaba adorando a vida na fazenda quando vai passar as férias com os avós, na pequena área rural de Cocoricólandia).


O canal rapidamente se transformou em uma plataforma de lançamento para novos conteúdos infantis, estimulando a produção nacional, formatando parcerias com criadores e produtores independentes e trazendo para a criançada brasileira uma programação com a sua linguagem. No ano seguinte, novos programas estrearam na grade de programação, entre eles Teatro Rá-Tim-Bum (programa de histórias infantis clássicas como A Branca de Neve e Chapeuzinho Vermelho). Em três anos a TV Rá Tim Bum já havia lançado mais de 30 programas novos, todos produzidos no Brasil. Uma marca importante que demonstrava o papel assumido pelo canal, de estimular a produção de conteúdo infantil no mercado brasileiro.


Em 2007, o canal foi disponibilizado nos Estados Unidos, demonstrando seu enrome sucesso. O site oficial da TV Rá Tim Bum foi criado no início de 2008 trazendo vídeos, imagens, atividades e jogos de conteúdo educativo, informações para os pais e um espaço para as crianças deixarem recados para seus programas preferidos. Além disso, atualmente o site possui também uma rádio virtual onde é possível ouvir 150 faixas musicais diferentes de programas como Vila Sésamo e Cocoricó. Ainda este ano, dois programas de enrome sucesso fizeram sua estréia no canal: Vila Sésamo (programa educativo dedicado ao público infantil baseado no programa americano Sesame Street) e Cambalhota (programa onde as crianças mostram seus talentos, contam histórias e mandam vídeos e desenhos). Em 2009, em mais uma ação ousada, o canal foi lançado em Portugal. No ano seguinte, quando o canal foi disponibilizado no Japão, a TV Rá Tim Bum iniciou uma parceria com a HCTV (canal de televisão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) para a exibição de programas voltados aos pais.


Em 2012 a TV Rá Tim Bum adotou um novo posicionamento. A mudança é para se adaptar às novas tecnologias, novas mídias e para tirar os seus produtos da TV e levá-los para shows ao vivo e aos teatros. Para isto ela adaptou toda sua programação por faixas temáticas (cuja proposta é criar um diálogo com a audiência para fidelizar o público) e também mudou a sua identidade visual. Outra novidade é o novo conceito do canal, que pretende se tornar a voz e a imagem da criança, gerando relacionamento e interação, apresentando diversos temas que cabem no universo infantil pela perspectiva cultural brasileira. Desenhos animados, show de bonecos, musicais, teatro, reportagens culturais, esportes, entrevistas e documentários infantis que revelem personagens, momentos históricos e caracterização da nossa sociedade. Lendas, mitos, folclore, canções e cantigas que traduzam uma cultura tão rica e diversa. Tudo traduzido através do novo slogan “A TV que cresce com você”.


Para alcançar esse objetivo, seu conteúdo será transmídia, o que vai para a televisão será compartilhado também em outras plataformas de comunicação, como games, aplicativos para web, redes sociais, apresentações ao vivo, livros, DVDs, entre outros produtos. Entre as novidades de programação estão episódios inéditos de “Isso Disso” e “Dr. Raio X”, além de novas temporadas do “T.R.EX.C.I” e “Traçando Arte”. O canal também exibiu, pela primeira vez na TV por assinatura, os filmes “Menino Maluquinho - O Filme” e “Menino Maluquinho - A Aventura”.


A identidade visual
O logotipo da marca sempre primou por trazer elementos do universo lúdico infantil. Grafado em letras descontraídas e não alinhadas, o nome TV Rá Tim Bum rejeita a rigidez do mundo adulto e se torna mais dinâmico, leve, divertido e amigável para a criança. Recentemente, em 2012, o canal apresentou sua nova identidade visual, que fez questão de manter todas as características citadas acima, mas com uma mudança: o logotipo passou a ser uma bolha de sabão em substituição ao borrão de tinta e suas gotas, que representavam o colorido e a alegria criativa da criança. Afinal, o que melhor representa e inspira diversão para qualquer criança do que uma simples bolha de sabão.


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Lançamento: 12 de dezembro de 2004
● Criador: Fundação Padre Anchieta
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Fundação Padre Anchieta
● Capital aberto: Não
● Presidente: João Sayad (Fundação Padre Anchieta)
● Diretor: Mauro Alves Garcia
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Assinantes: 4 milhões
● Presença global: 4 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 300
● Segmento: Canal de televisão
● Principais produtos: Programas infantis, desenhos e séries
● Principais concorrentes: Disney Channel, Nickelodeon, Discovery Kids e Gloob
● Ícones: Castelo Rá Tim Bum, Vila Sésamo e Cocoricó
● Slogan: A TV que cresce com você.
● Website: www.tvratimbum.com.br

A marca no mundo
Hoje em dia, a TV Rá Tim Bum, único canal infantil brasileiro da TV por assinatura exclusivamente dedicado a crianças de 2 a 10 anos, é distribuído por aproximadamente 40 operadores de TV a cabo, possui mais de 4 milhões de assinantes e está disponível em boa parte dos principais mercados do país, além de estar presente nos Estados Unidos, Portugal e Japão. O canal ainda licencia seus programas, personagens e marcas para uma extensa linha de produtos, entre DVDs, jogos e brinquedos, gerando assim outra fonte de receita.

Você sabia?
A trilha sonora “institucional” da TV Rá Tim Bum é produzida pelo maestro e compositor Zé Rodrix e um grupo muito especial de artistas.
Hoje em dia, toda programação infantil da TV Rá Tim Bum é produzida sob a supervisão de profissionais ligados à educação infantil, com pedagogos e psicólogos. A preocupação com a abordagem de temas importantes ao desenvolvimento, como relacionamento social, alfabetização, saúde, higiene, artes e diversidade cultural, é constante em todo o processo de produção.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Veja, Exame e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 10/7/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário