A finlandesa MARIMEKKO é atualmente uma das marcas mais descoladas e divertidas do mundo. Seus tecidos e estampas encantam pela sutileza e cores fortes, em contraste com a paisagem acinzentada e gélida da Finlândia durante boa parte do ano. Com alta qualidade nas estampas e tecidos, além de uma criação que geralmente surpreende, a marca assina diversos produtos com modernidade e inovação, virando referência de design para celebridades e descolados pelo mundo afora.
A história
A história da marca se mistura com a do design na Finlândia, país referência para quem entende do assunto. Tudo começou no início dos anos 50 quando a designer Armi Ratia pediu a um grupo de amigos artistas para aplicar seus desenhos gráficos simples e coloridos em tecidos. Com o intuito de mostrar como o tecido poderia ser empregado, a empresa de seu marido Viljo, que havia fracassado como uma estamparia resolveu produzir e vender uma pequena linha de vestidos simples usando essas estampas. Finalmente no dia 25 de maio de 1951 o casal fundou a MARINEKKO com uma empresa separada para produzir roupas. A primeira coleção de roupa da marca foi criada por Riitta Immonen e apresentada oficialmente ao público através de um pequeno desfile realizado em um chique hotel da cidade de Helsinque. No ano seguinte a empresa já inaugurava a primeira loja própria da nova marca.
Em 1953 a designer Vuokko Nurmesniemi foi contratada pela empresa e se tornou parte importante do processo de sucesso e popularização da marca, especialmente depois de criar a estampa listrada batizada de Piccolo, que se transformou em um ícone da MARIMEKKO, e a camisa Jokapoika, que também utilizava uma estampa listrada. Em 1956 as exportações começaram, inicialmente para países europeus. O prestígio internacional da marca finlandesa rapidamente cresceu nos dois anos seguintes, especialmente em virtude da participação em importantes feiras européias do setor, além de um desfile de moda em Milão. Em 1960 a empresa inaugurou sua primeira loja internacional na cidade de Estocolmo na Suécia. Nesta época, Annika Rimal começou a trabalhar para a MARIMEKKO, e suas criações inovadoras eram presença constante nas capas de grandes revistas de moda internacional. Em 1968 a marca assinou seu primeiro contrato de licenciamento na Finlândia.
A década de 60 também foi marcada pelo imenso sucesso internacional da marca e suas coloridas estampas, especialmente a estampa floral Unikko, criada pela designer Maija Isola em 1964. Além de tecidos e roupas, a MARIMEKKO ganhou enorme reconhecimento pelos seus objetos para decoração interior, se transformando em uma marca de estilo de vida. Ainda nesta década, a marca se tornou extremamente famosa nos Estados Unidos graças à bela e elegante Jackie Onassis, que usou oito vestidos da MARIMEKKO durante a campanha presidencial de seu marido John Kennedy. Com isso, a marca finlandesa, através de seus vestidos e da bela Jackie O, estava estampada diariamente na capa dos principais jornais e revistas de moda, o que gerou enorme visibilidade.
No início da próxima década, além do sucesso no segmento de bolsas, a empresa assinou em 1972 os primeiros contratos internacionais de licenciamento nos Estados Unidos e Japão. Com isso surgiram as linhas de roupas de cama, em 1976, e papéis de parede e móveis em 1978. Nos anos 80 apesar da morte da fundadora no dia 3 de outubro de 1979, a empresa continuou fazendo sucesso com suas criações, mas acabou sendo vendida em 1985 para Amer-yhtymä. No início da década de 90, o prestígio da MARIMEKKO estava profundamente abalado e a situação financeira era tão ruim, que a empresa quase foi a falência. A salvação atendeu pelo nome de Kirsti Paakkanen, que adquiriu a empresa em 1991, introduziu novos métodos de negócios e tirou a marca MARIMEKKO do marasmo em poucos anos. Mas talvez o fator mais importante para recuperação do prestígio mundial da marca tenha sido o seriado Sex and the City. Isto porque a personagem principal da série, Carrie Bradshaw interpretado pela bela Sarah Jéssica Parker usou um biquíni e um vestido MARIMEKKO na temporada 2. Era tudo o que a marca precisava para alcançar grande visibilidade e se tornar desejada novamente.
Com a chegada do novo milênio, a marca voltou a estar em alta e ser desejada por celebridades e pessoas formadoras de opinião. Além disso, outras marcas de sucesso começaram a licenciar as estampas da MARINEKKO para serem utilizadas em uma infinidade de produtos. Aproveitando o bom momento, a empresa inaugurou novas lojas próprias em cidades importantes do mundo e investiu na modernização de sua fábrica na Finlândia, o que permitiu melhorar ainda mais a qualidade de seus tecidos e estampas. Além disso, a marca iniciou em 2006 uma série de concursos onde os designers vencedores tinham suas criações incorporadas à linha de produtos da MARINEKKO. Ainda neste ano a empresa iniciou a inauguração de duas dezenas de lojas no Japão, um dos países que mais consomem seus produtos.
A partir de 2007 a empresa iniciou a inauguração de lojas próprias (batizadas de MARIMEKKO CONCEPT STORES) nos Estados Unidos e no Canadá. Recentemente, em outubro de 2010, a marca iniciou a inauguração de uma série de store-in-store (espécie de espaço exclusivo) dentro de algumas lojas da rede americana Crate & Barrel, com quem mantém excelente relacionamento comercial desde os anos 60. A primeira delas foi inaugurada no descolado bairro do SoHo em Manhattan. Hoje já existem cinco lojas atuando nesse conceito dentro da rede americana.
Dados corporativos
● Origem: Finlândia
● Fundação: 25 de maio de 1951
● Fundador: Armi e Viljo Ratia
● Sede mundial: Helsinque, Finlândia
● Proprietário da marca: Marimekko Corporation
● Capital aberto: Sim (1974)
● Chairman & CEO: Mika Ihamuotila
● Presidente: Thomas Ekström
● Faturamento: €73.3 milhões (2010)
● Lucro: €6.1 milhões (2010)
● Valor de mercado: €101.1 milhões (junho/2011)
● Lojas: 90
● Presença global: 40 países
● Presença no Brasil: Sim (através de produtos licenciados)
● Funcionários: 400
● Segmento: Moda e design
● Principais produtos: Roupas, tecidos, acessórios e objetos de decoração
● Ícones: A estampa floral Unikko
● Website: www.marimekko.com
A marca no mundo
Atualmente os produtos da MARIMEKKO, que englobam desde roupas, tecidos, bolsas, malas e acessórios até objetos para decoração de interiores e artigos para papelaria, são vendidos no site da marca, em aproximadamente 90 lojas próprias, algumas multimarcas e na badalada rede americana Crate & Barrel, abrangendo assim mais de 40 países. Quase metada de suas lojas está localizada na Finlândia e no Japão. Além disso, a MARIMEKKO licencia suas divertidas estampas para outras empresas como Avon, All Star, MAC, Miss Sixty, H&M, entre outras.
Você sabia?
● A empresa trabalha suas peças a partir de uma lógica invertida: primeiro são criadas as estampas e depois as formas.
● O tradicional logotipo da marca foi criado em 1954 pelo artista Helge Mether-Borgström.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 29/6/2011
A história
A história da marca se mistura com a do design na Finlândia, país referência para quem entende do assunto. Tudo começou no início dos anos 50 quando a designer Armi Ratia pediu a um grupo de amigos artistas para aplicar seus desenhos gráficos simples e coloridos em tecidos. Com o intuito de mostrar como o tecido poderia ser empregado, a empresa de seu marido Viljo, que havia fracassado como uma estamparia resolveu produzir e vender uma pequena linha de vestidos simples usando essas estampas. Finalmente no dia 25 de maio de 1951 o casal fundou a MARINEKKO com uma empresa separada para produzir roupas. A primeira coleção de roupa da marca foi criada por Riitta Immonen e apresentada oficialmente ao público através de um pequeno desfile realizado em um chique hotel da cidade de Helsinque. No ano seguinte a empresa já inaugurava a primeira loja própria da nova marca.
Em 1953 a designer Vuokko Nurmesniemi foi contratada pela empresa e se tornou parte importante do processo de sucesso e popularização da marca, especialmente depois de criar a estampa listrada batizada de Piccolo, que se transformou em um ícone da MARIMEKKO, e a camisa Jokapoika, que também utilizava uma estampa listrada. Em 1956 as exportações começaram, inicialmente para países europeus. O prestígio internacional da marca finlandesa rapidamente cresceu nos dois anos seguintes, especialmente em virtude da participação em importantes feiras européias do setor, além de um desfile de moda em Milão. Em 1960 a empresa inaugurou sua primeira loja internacional na cidade de Estocolmo na Suécia. Nesta época, Annika Rimal começou a trabalhar para a MARIMEKKO, e suas criações inovadoras eram presença constante nas capas de grandes revistas de moda internacional. Em 1968 a marca assinou seu primeiro contrato de licenciamento na Finlândia.
A década de 60 também foi marcada pelo imenso sucesso internacional da marca e suas coloridas estampas, especialmente a estampa floral Unikko, criada pela designer Maija Isola em 1964. Além de tecidos e roupas, a MARIMEKKO ganhou enorme reconhecimento pelos seus objetos para decoração interior, se transformando em uma marca de estilo de vida. Ainda nesta década, a marca se tornou extremamente famosa nos Estados Unidos graças à bela e elegante Jackie Onassis, que usou oito vestidos da MARIMEKKO durante a campanha presidencial de seu marido John Kennedy. Com isso, a marca finlandesa, através de seus vestidos e da bela Jackie O, estava estampada diariamente na capa dos principais jornais e revistas de moda, o que gerou enorme visibilidade.
No início da próxima década, além do sucesso no segmento de bolsas, a empresa assinou em 1972 os primeiros contratos internacionais de licenciamento nos Estados Unidos e Japão. Com isso surgiram as linhas de roupas de cama, em 1976, e papéis de parede e móveis em 1978. Nos anos 80 apesar da morte da fundadora no dia 3 de outubro de 1979, a empresa continuou fazendo sucesso com suas criações, mas acabou sendo vendida em 1985 para Amer-yhtymä. No início da década de 90, o prestígio da MARIMEKKO estava profundamente abalado e a situação financeira era tão ruim, que a empresa quase foi a falência. A salvação atendeu pelo nome de Kirsti Paakkanen, que adquiriu a empresa em 1991, introduziu novos métodos de negócios e tirou a marca MARIMEKKO do marasmo em poucos anos. Mas talvez o fator mais importante para recuperação do prestígio mundial da marca tenha sido o seriado Sex and the City. Isto porque a personagem principal da série, Carrie Bradshaw interpretado pela bela Sarah Jéssica Parker usou um biquíni e um vestido MARIMEKKO na temporada 2. Era tudo o que a marca precisava para alcançar grande visibilidade e se tornar desejada novamente.
Com a chegada do novo milênio, a marca voltou a estar em alta e ser desejada por celebridades e pessoas formadoras de opinião. Além disso, outras marcas de sucesso começaram a licenciar as estampas da MARINEKKO para serem utilizadas em uma infinidade de produtos. Aproveitando o bom momento, a empresa inaugurou novas lojas próprias em cidades importantes do mundo e investiu na modernização de sua fábrica na Finlândia, o que permitiu melhorar ainda mais a qualidade de seus tecidos e estampas. Além disso, a marca iniciou em 2006 uma série de concursos onde os designers vencedores tinham suas criações incorporadas à linha de produtos da MARINEKKO. Ainda neste ano a empresa iniciou a inauguração de duas dezenas de lojas no Japão, um dos países que mais consomem seus produtos.
A partir de 2007 a empresa iniciou a inauguração de lojas próprias (batizadas de MARIMEKKO CONCEPT STORES) nos Estados Unidos e no Canadá. Recentemente, em outubro de 2010, a marca iniciou a inauguração de uma série de store-in-store (espécie de espaço exclusivo) dentro de algumas lojas da rede americana Crate & Barrel, com quem mantém excelente relacionamento comercial desde os anos 60. A primeira delas foi inaugurada no descolado bairro do SoHo em Manhattan. Hoje já existem cinco lojas atuando nesse conceito dentro da rede americana.
Dados corporativos
● Origem: Finlândia
● Fundação: 25 de maio de 1951
● Fundador: Armi e Viljo Ratia
● Sede mundial: Helsinque, Finlândia
● Proprietário da marca: Marimekko Corporation
● Capital aberto: Sim (1974)
● Chairman & CEO: Mika Ihamuotila
● Presidente: Thomas Ekström
● Faturamento: €73.3 milhões (2010)
● Lucro: €6.1 milhões (2010)
● Valor de mercado: €101.1 milhões (junho/2011)
● Lojas: 90
● Presença global: 40 países
● Presença no Brasil: Sim (através de produtos licenciados)
● Funcionários: 400
● Segmento: Moda e design
● Principais produtos: Roupas, tecidos, acessórios e objetos de decoração
● Ícones: A estampa floral Unikko
● Website: www.marimekko.com
A marca no mundo
Atualmente os produtos da MARIMEKKO, que englobam desde roupas, tecidos, bolsas, malas e acessórios até objetos para decoração de interiores e artigos para papelaria, são vendidos no site da marca, em aproximadamente 90 lojas próprias, algumas multimarcas e na badalada rede americana Crate & Barrel, abrangendo assim mais de 40 países. Quase metada de suas lojas está localizada na Finlândia e no Japão. Além disso, a MARIMEKKO licencia suas divertidas estampas para outras empresas como Avon, All Star, MAC, Miss Sixty, H&M, entre outras.
Você sabia?
● A empresa trabalha suas peças a partir de uma lógica invertida: primeiro são criadas as estampas e depois as formas.
● O tradicional logotipo da marca foi criado em 1954 pelo artista Helge Mether-Borgström.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 29/6/2011
I love it!!!!!
ResponderExcluir