7.6.11

MONROE


Um item imprescindível para garantir a segurança, o conforto e a estabilidade dos automóveis está bem escondido sob a carroceria. São os amortecedores, responsáveis por fazer com que o carro ande sem sentir o impacto das imperfeições e buracos das pistas, evitando também que os pneus furem. E a MONROE, com seus tradicionais amortecedores amarelos ou pretos, é presença constante em milhões de automóveis no mundo, oferecendo segurança para um deslocamento tranquilo e sempre suave. 

A história 
A história começou em 1916 quando o mecânico August F. Meyer fundou a Brisk Blast Manufacturing Company, uma empresa sediada na cidade de Monroe, estado americano do Michigan, criada para fabricar bombas de pneus para o setor automobilístico, que na época estava em franco desenvolvimento. Pouco depois, em 1918, Charles S. McIntyre, proprietário de uma concessionária Dodge, se tornou sócio e presidente da empresa, e cujo vasto conhecimento da indústria ajudou a incrementar a demanda pelas bombas. Em 1919, já era a empresa perfeita para o lendário Ford T, pois dispunha da primeira bomba auto-lubrificada para pneus com um único tubo. As vendas então ultrapassaram US$ 2 milhões devido aos condutores de automóveis enfrentarem uma situação comum na época: pneus furados. Ainda nesse ano a empresa foi rebatizada de MONROE AUTOMOBILE EQUIPMENT MANUFACTURING COMPANY e, em 1926, introduziu o primeiro amortecedor (hidráulico e com pistão vertical interno), então chamado de “Eliminador de Choques”, para complementar as vendas das bombas de pneus drasticamente afetadas pela introdução do pneu sobressalente (o famoso estepe) e com a disponibilização gratuita de ar comprimido na maior parte dos postos de serviço.


O novo produto foi uma revolução, afinal, a falta dos amortecedores trazia inúmeros transtornos aos motoristas e rapidamente substituiu as toscas molas de lâmina dos automóveis de passageiros da época. Isto porque, as irregularidades do solo deixavam o carro bastante instável, o motorista perdia facilmente o controle nas curvas, pois a inclinação do veículo não era compensada. Além disso, a ausência do equipamento provocava um excesso de vibração que passava das rodas para a carroceria, fazendo com que os pneus furassem constantemente devido ao extremo impacto que sofriam. A MONROE continuou a inovar e inventou o primeiro amortecedor hidráulico de dupla ação do mundo em 1929. O novo produto utilizava tecnologia que tornava o amortecedor capaz de suportar grandes impactos. Pouco depois, em 1930, a empresa lançou um novo produto: barra de suspensão. Durante a Segunda Guerra Mundial a MONROE voltou sua produção para o exército americano com a fabricação de amortecedores, bombas de pneus e válvulas hidráulicas.


No início dos anos de 1950, a MONROE inovou mais uma vez ao lançar no mercado o amortecedor telescópico de dupla ação. O produto recebeu este nome porque sua estrutura se assemelha a de um telescópio, com o pistão e a haste deslizando dentro do tubo de pressão. Outra novidade estreou no mercado em 1958: o amortecedor traseiro para veículos com carga pesada. Ainda nesta década a MONROE lançou sua primeira campanha publicitária nacional nos Estados Unidos. Na década de 1960, o amortecedor Monro-Matic (introduzido em 1951) se tornou peça original de fábrica de quase todos os veículos produzidos em território americano. O lançamento da marca e a criação de uma subsidiária europeia em 1964 assinalou uma nova fase no crescimento da empresa, que dominava o mercado norte-americano. Uma fábrica foi estabelecida na cidade de St. Truiden, perto de Bruxelas na Bélgica. No seu primeiro ano de funcionamento, a nova planta já produzia 3 mil amortecedores por dia. No início da próxima década, em 1972, a MONROE lançou seus produtos no Japão, Austrália e México, e somente em 1974 chegou ao Brasil.


Pouco depois, em 1977, a empresa foi adquirida pela Tenneco Inc., que havia iniciado seus negócios na área automotiva uma década antes. Administrada pelos novos proprietários, a MONROE rapidamente ascendeu a um dos maiores fornecedores de amortecedores para montadoras (equipamento original) e aftermarket (reposição) em todo o mundo. Em 1982, a marca introduziu os primeiros amortecedores de reposição carregados a gás da indústria de serviços automobilísticos, batizados de Monroe Gas-Matic™. Nos anos seguintes as inovações prosseguiram com lançamentos revolucionários como o Monroe Sensa-Trac® (1991), amortecedor que proporcionava uma condução suave em qualquer condição de terreno; e o Monroe Reflex® (1999), um amortecedor que absorve o impacto e depois fecha em 15 milésimos mantendo um controle firme. A marca continuou seu processo de inovação, tanto que em 2002, lançou o sistema de suspensão de controle eletrônico contínuo (CES) e o amortecedor dependente da frequência (FDD).


Em 2003 a marca lançou o Monroe Quick-Strut®, um conjunto completo de amortecimento telescópico que já chegava às mãos do profissional montado, o que otimizava o tempo de serviço do reparador. A partir de 2006, dentre as iniciativas ligadas ao lançamento do slogan “Monroe is More” estava à mudança de cor dos amortecedores, que passaram a ser pretos ao invés dos tradicionais amarelos. Em 2011 a marca lançou o Monroe OESpectrum®, amortecedor pressurizado que traz a tecnologia Tenneco TwinTechnology, que consiste em uma Válvula de Controle de Impacto (ICV), proporcionando excepcional controle em todas as condições de dirigibilidade, e um pistão de Controle de Baixa Velocidade (LST), que isola os ruídos dos impactos, vibrações e asperezas do solo. Esse amortecedor foi lançado no Brasil em 2012, e foi o primeiro do mercado a oferecer três anos de garantia ou 60.000 quilômetros.


Em 2016 a MONROE comemorou um século de vida e um elemento central de seu sucesso duradouro tem sido uma conexão extraordinariamente forte com os profissionais que especificam, vendem e instalam seus produtos. Além disso, a marca oferece um aplicativo de pesquisa online com informações e fotos completas sobre os recursos/benefícios dos produtos, ferramenta de pesquisa de peças e recurso de localizador de revendedores que permitem encontrar o revendedor mais próximo através do código postal ou usando o recurso de GPS móvel.


Campanhas de sucesso 
No mundo inteiro, a campanha Triângulo da Segurança (Safety Triangle™) da MONROE recorda aos motoristas que os amortecedores e suspensão podem influenciar no comportamento dos freios, da direção e da estabilidade do veículo. Desta maneira, incentiva os usuários que se dirijam com seus veículos ao seu mecânico habitual para realizar a inspeção do Triângulo da Segurança, um processo de três partes durante o qual um técnico profissional checa componentes críticos interconectados de sistema que controlam a direção, a parada e a estabilidade.


A evolução visual 
A tradicional identidade visual da marca (conhecida como winged logo) só passou por mudanças em relação à coloração. Antes em azul ou amarelo sob um fundo azul, a atual identidade visual da marca pode ser aplicada em amarelo, amarelo em um fundo preto ou somente em preto.


Os slogans 
Made For The Road Ahead. (2016) 
Monroe is More. (2006) 
The Bump Stops Here. (1982)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1916 
● Fundador: August F. Meyer 
● Sede mundial: Lake Forest, Illinois, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Tenneco Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● CEO: Brian Kesseler 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 30.000 (Tenneco) 
● Segmento: Automotivo 
● Principais produtos: Amortecedores, molas e sistemas de suspensão 
● Concorrentes diretos: Cofap, AC Delco, KYB, Fox Racing, Bilstein e Nakata 
● Ícones: A cor amarela dos amortecedores 
● Slogan: Made For The Road Ahead. 
● Website: www.monroe.com.br 

A marca no mundo 
Hoje em dia a MONROE, uma subsidiária da Tenneco Inc., é líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, molas e componentes para suspensão, e está presente em 14 países com 22 unidades industriais instaladas nas Américas do Norte e Sul, Europa, Ásia e Austrália. Seus produtos são vendidos em mais de 60 países ao redor do mundo. No Brasil, a MONROE produz mais de 22 mil amortecedores por dia para veículos leves, pesados e utilitários de várias marcas. Na Europa o centro de excelência de pesquisa e desenvolvimento de sistemas de suspensão avançada da MONROE está localizado na cidade de St. Truiden na Bélgica. Os amortecedores MONROE estão presentes nas maiores montadoras do mundo, entre as quais Audi, BMW, Cadillac, Ford, Land Rover, Mercedes-Benz, Volvo, Porsche e Volkswagen

Você sabia? 
A MONROE possui uma completa linha de produtos, capaz de atender 95% da atual frota circulante no Brasil. 
No Brasil a marca possui o MONROE CLUB, um exclusivo programa de fidelidade para centros automotivos, sucesso absoluto desde 1999. Ele oferece diversos programas de treinamento e assistência que auxiliam o empreendedor a conduzir a empresa de maneira sustentável e segura. Essas capacitações são direcionadas aos diferentes públicos-alvo, atingindo desde os gerentes e proprietários, até os aplicadores nos centros automotivos e autopeças. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 8/3/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário