25.6.11

TOTVS


A brasileira TOTVS, que oferece as melhores opções para alavancar a gestão, eficiência e desempenho de empresas, aprendeu a ser igual, sendo sempre diferente, desenvolvendo negócios, pensando simples, promovendo rupturas e consolidando-se como referência no seu setor de atuação. A empresa oferece soluções administrativas, sistêmicas, de processos, de desempenho e de infraestrutura, que garantem maior competitividade, além de permitirem que cada cliente terceirize suas operações administrativas e sistêmicas, focando energia para pensar apenas no que é seu próprio negócio. 

A história 
A empresa teve sua origem relacionada a um pequeno bureau, criado em 1969, com o intuito de prestar serviços gerais na área de informática. Esse pequeno negócio, fundado por Ernesto Mário Haberkorn, sob o nome de SIGA (Sistemas Integrados de Gerência Automática) desenvolveu um sistema que permitia o gerenciamento empresarial centralizado, cujo principal objetivo era a automação de processos administrativos. Desde 1978, quando ingressou na faculdade, Laércio Cosentino começou a trabalhar na SIGA. Ele ingressou como estagiário de programador e, em poucos anos, alcançou o cargo de diretor. Embora trabalhar com processamento de dados não fosse seu objetivo de vida ao optar pela engenharia, ele enxergou nesse setor a possibilidade de trabalhar naquilo que mais gostava: a informática. Quem vê a atual complexidade e penetração da tecnologia na vida das pessoas é incapaz de imaginar que no início da década de 1980, ainda estudante de engenharia, Cosentino já pensava em abrir um negócio próprio junto com a chegada dos primeiros microcomputadores ao varejo brasileiro. Ao presenciar o surgimento dos microcomputadores, ele percebeu que havia ali uma promissora oportunidade.


Em 1983, convenceu seu patrão, Ernesto, a tornar-se seu sócio em uma nova empresa: a MICROSIGA, capaz de desenvolver programas que rodassem nas novas máquinas e pudessem ser vendidos por um décimo do preço então cobrado pela Siga. Ao mesmo tempo em que o pioneirismo permitiu que fossem desenvolvidas soluções do zero, a empresa enfrentou uma grande fase de adaptação. O desafio atendia a uma das obsessões de Cosentino: encontrar soluções. No caso, o objetivo era fazer o negócio dar certo. A nova empresa não tinha que vender somente o produto. Tinha que vender o conceito: convencer o cliente a comprar um microcomputador e a apostar que essa tecnologia seria um sucesso e lhe traria retorno. No início do negócio, ele se viu na posição de treinador e professor. Era preciso formar os funcionários, pois até então não tinham onde aprender e se capacitar. A empresa tinha o objetivo inicial de elaborar softwares para computadores pessoais e, posteriormente, passou a atuar no mercado de softwares de gestão empresarial integrada, acessíveis às empresas de médio e pequeno porte.


Em 1989 lançou um ousado plano de expansão, por meio de franquias. O sistema seria utilizado para comercialização e implementação de soluções de gestão da empresa. A partir dos anos de 1990, várias decisões estratégicas foram tomadas visando estruturar a empresa para o crescimento sustentado. Nesta década, a empresa construiu um eficiente e abrangente mecanismo de distribuição, composto por um balanceado sistema de franquias e unidades próprias, o que lhe possibilitava a cobertura em todo o Brasil e nos principais países da América Latina. A abrangência de seu sistema de distribuição, conjugada ao seu profundo conhecimento dos mercados, consistia no elemento estratégico e fundamental para a sua expansão. Não obstante o foco no Brasil, a empresa iniciou um processo de expansão na América Latina, cujo mercado possui características muito semelhantes ao brasileiro: baixa taxa de penetração e grande número de empresas no segmento de médio e pequeno porte. Em 1997, inaugurou sua primeira unidade no exterior, a Microsiga Argentina, iniciando assim sua expansão internacional. No ano seguinte, a empresa iniciou a busca de um parceiro internacional, que culminou com a admissão da Advent International Corporation, colaborando para a consolidação da empresa no Brasil e para a sua expansão no mercado externo.


Em 1999, lançou a linguagem de programação ADVPL (Advanced Protheus Language), desenvolvida ao longo de sete anos. Pouco depois, em 2001, recebeu a certificação ISO 9002, sendo a primeira empresa brasileira de software a obter tal reconhecimento. Em 2003, deu início ao processo de aquisições de outras empresas. A rede adquiriu ativos da Sipros, no México, que gerou a abertura da Microsiga naquele país. Nos anos seguintes, o ritmo dos negócios intensificou-se e diversas empresas foram somadas a Microsiga. Em fevereiro de 2005, adquiriu a Logocenter, então a 5ª maior empresa brasileira de ERP, e recomprou a participação da Advent. Nascia assim oficialmente a marca TOTVS, uma corporação líder absoluta no segmento de pequenas e médias empresas, no Brasil e na América Latina. Em abril de 2006, adquiriu a RM Sistemas, que ratificou a liderança nacional em sistemas de gestão corporativos no mercado brasileiro, ampliou a presença latino-americana e reafirmou o Brasil como um dos grandes pólos de desenvolvimento de softwares empresariais. Em 2007 foram adquiridas também a Mydibite e a BCS, com amplo portfólio de produtos voltados a pequenas e médias empresas. Além disso, foi criada a TOTVS CONSULTING, consultoria em negócios para projetos de desempenho empresarial, operações, gestão de pessoas e gestão de TI.


Uma guinada-chave no histórico da empresa, e essencial para o enorme avanço dos lucros e de receita bilionária, ocorreu em 2008. Naquele ano, a TOTVS, em uma agressiva política de aquisição, comprou a Datasul, empresa que tinha um grande foco no atendimento a médias empresas. A partir dessa decisão, a TOTVS passou a vender pacotes completos para seus clientes. Assim, em vez de comprar apenas um programa para administração de fluxo de caixa uma pequena empresa passou a ter à disposição um pacote mais completo, que dava suporte, por exemplo, ao planejamento estratégico. Nesta época a empresa lançou o TOTVS UP, uma plataforma de negócios via web que faz demonstrações, vendas e implantações remotas. Em 2011, para difundir a sua marca a clientes ativos e potenciais espalhados pelo mundo, a empresa criou o conceito “Share the new world – Compartilhe o novo mundo”. Desta forma, a TOTVS propunha aos seus clientes que compartilhar conhecimento é transformá-lo em valor. Além disso, a empresa criou a by You, primeira rede social de propósitos corporativos e profissionais, em que stakeholders (públicos de interesse de uma organização) tanto corporativos, como pessoais, rigorosamente qualificados e autenticados, interagem, colaboram, buscam e geram negócios. Ainda em 2011 criou o TOTVS PRIVATE, estrutura voltada a clientes de grande porte.


Em 2012, a empresa abriu o TOTVSLabs, centro de pesquisa de soluções em computação em nuvem, dentro do campus da Universidade da Califórnia. No laboratório são estudadas as tendências na área de tecnologia e realização de pesquisas, bem como o fortalecimento de parcerias com empresas e startups locais. Em 2013, lançou a plataforma Fluig, que integra a gestão de documentos e identidades em única interface, acessível a qualquer dispositivo móvel. A TOTVS também cresceu muito através de aquisições. Por exemplo, em 2013 adquiriu sete empresas brasileiras de softwares; no mês de maio de 2014 comprou por R$ 75.1 milhões a empresa paranaense Virtual Age, que atua no desenvolvimento de softwares na nuvem para a companhias de moda têxtil e vestuário; ou em agosto de 2015 quando anunciou a compra de 100% da empresa de automação comercial Bematech por R$ 550 milhões. Hoje em dia, a TOTVS tem o compromisso de contribuir para que seus clientes sejam, cada vez mais, competitivos no mercado em que atuam, oferecendo assim soluções para dez segmentos, sendo elas conduzidas pelos conceitos: tecnologia fluída, essencialidade e sistemas de gestão integrada ágeis.


O nome 
E por que o V no lugar do U? Porque o nome TOTVS (pronuncia-se tótus) vem do latim e significa TUDO/TODOS/TOTALIDADE, apropriado para uma empresa que consolidou as empresas do setor e fornece soluções em dez segmentos (manufatura, distribuição e logística, serviços, varejo, construção e projetos, educacional, saúde, agroindústria, serviços financeiros e jurídico) para todos os portes e tipos de empresa. O nome foi escolhido pela unificação das diversas marcas que formam a empresa e para destacar que a TOTVS oferece soluções para todos os portes de empresas.


A evolução visual 
No mês de janeiro de 2014, a TOTVS apresentou sua nova identidade visual. A novidade mostrava uma marca dinâmica, alinhada ao atual momento da empresa, que visa tornar seus clientes mais competitivos em seus segmentos de atuação, oferecendo soluções e plataformas inovadoras e globais de software e gestão de negócios. A nova marca representava a interação entre pessoas com objetivos comuns, por meio de dispositivos tecnológicos, reforçando a ideia de intercomunicação, compartilhamento e diálogo


Os slogans 
Mais simples, mais colaborativa e 100% conectada. (2014) 
Compartilhe o novo mundo. (2011) 
Acredite no Brasil. A Totvs acredita na sua empresa. (2010) 
Igual, sendo sempre diferente. (2008)


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1983 
● Fundador: Laércio Cosentino e Ernesto Haberkorn 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: TOTVS S/A 
● Capital aberto: Sim (2006) 
● CEO: Laércio Cosentino 
● Faturamento: R$ 1.9 bilhões (2015) 
● Lucro: R$ 195.5 milhões (2015) 
● Valor de mercado: R$ 4.81 bilhões (maio/2016) 
● Valor da marca: R$ 501 milhões (2015) 
● Presença global: 39 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 12.000 
● Segmento: Tecnologia 
● Principais produtos: Softwares, serviços e soluções em tecnologia da informação 
● Concorrentes diretos: SAP, Oracle, Cisco Systems, Accenture, Sage, SAS, SalesforceIBM, Microsoft e HP 
● Slogan: Mais simples, mais colaborativa e 100% conectada. 
● Website: www.totvs.com 

O valor 
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca TOTVS está avaliada em R$ 501 milhões, ocupando a posição de número 21 no ranking das marcas mais valiosas do Brasil. 

A marca no mundo 
A TOTVS, maior desenvolvedora de sistemas de gestão integrada (ERP) da América Latina, é uma empresa que oferece softwares, serviços, plataforma, cloud computing e consultoria, líder absoluta no Brasil, com 55.4% de participação de mercado, e também na América Latina, com 35%. É a maior empresa de softwares aplicativos sediada em países emergentes e a 6ª maior do mundo no setor. Atualmente a empresa possui mais de 26 mil clientes ativos e conta com o apoio de aproximadamente 12 mil funcionários. Está presente em 39 países, como Estados Unidos, México e Argentina, por meio de oito filiais, mais de 90 franquias e canais e 11 centros de desenvolvimento ao redor do mundo. A TOTVS oferece produtos que são denominados como soluções, divididos entre quatro categorias: software, consultoria, serviços de valor agregado e tecnologia. Em Joinville (SC) está localizada a maior unidade de desenvolvimento de software da empresa e da América latina. 

Você sabia? 
Foi a primeira empresa do setor, em toda a América Latina, a abrir capital na Bolsa de Valores no dia 8 de março de 2006. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Época Negócios e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico, Meio Mensagem, Estadão e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 16/5/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário