1.8.11

CYRELA

Realizar, construir, valorizar e entregar. São verbos que transmitem a força e enfatizam a trajetória da CYRELA, considerada uma das melhores incorporadoras do mercado imobiliário brasileiro. Afinal, são mais de 200 mil famílias escolhendo a solidez e a segurança de uma empresa que cresce há 50 anos e participa da vida de várias gerações, entregando muito mais que empreendimentos de qualidade, realizando sonhos.

A história
Tudo começou com Elie Horn, que nasceu em 1944 na cidade de Alepo, na Síria, e chegou ao Brasil com apenas 11 anos de idade. Na adolescência, começou a trabalhar com os irmãos em uma construtora paulistana, onde aprendeu a lidar com terrenos, cimento e tijolos. Já formado em direito e depois de 20 anos como funcionário da construtora, fundou em 1962 sua própria empresa, a CYRELA, hoje uma verdadeira potência do setor. Até o início da década de 80, a empresa dedicava-se exclusivamente à incorporação residencial e de salas comerciais, enquanto a construção e venda dos projetos era terceirizada. Em 1981, com o objetivo de prestar serviços mais personalizados e melhores aos clientes exigentes e sofisticados, foram criadas as subsidiárias Cyrela Construtora e Seller Consultoria Imobiliária e Representações, empresas que passaram a ser responsáveis pela construção e venda, respectivamente, de seus imóveis.


A Brazil Realty S.A. Empreendimentos e Participações, antiga denominação social da atual CYRELA, foi constituída em dezembro de 1993, a partir de uma sociedade anônima entre o Sr. Elie Horn e a empresa argentina Inversiones e Representaciones S.A., com o objetivo de atuar na construção e locação de lajes corporativas de alto padrão. A empresa foi uma das primeiras a desenvolver fundos de investimento imobiliário no Brasil. Em 2002, durante a crise econômica argentina, o senhor Horn adquiriu a participação detida pela Realty, que passou a se dedicar, também, à incorporação residencial de alto padrão. A empresa soube aproveitar o bom momento que o mercado imobiliário tem vivenciado nos últimos anos. Em 2005, quando a CYRELA abriu seu capital na Bolsa de Valores, a incorporadora estava presente em duas cidades brasileiras, atuando basicamente em São Paulo, e detinha 74% das atividades de construções in-house. Com a expansão geográfica da empresa, ela rapidamente passou a atuar sete estados brasileiros.


Além disso, a partir de 2006 a estratégia operacional da empresa começou a buscar uma diversificação por região e segmento de renda, passando também a operar nos segmentos econômico e super econômico, através da subsidiária LIVING, que se tornou uma empresa independente em 2009, devido à sua importância estratégica para a CYRELA. Antes disso, a empresa focava sua atividade nos segmentos de renda média alta e luxo, oferecendo um histórico irrepreensível de entregas de imóveis de alto padrão. Em 2007 a empresa criou a CYRELA COMMERCIAL PROPERTIES (CCP), que assumiu os negócios relativos a imóveis corporativos, centros de logística e shopping centers. Desde então, a empresa só colecionou bons resultados. Quintuplicou o número de lançamentos e assistiu seu faturamento disparar. Para 2011 e 2012, a expectativa é de atingir, pelo menos, 70% dos lançamentos em obras próprias, priorizando um modelo de crescimento orgânico, resultado do pleno conhecimento e da consolidação da marca e da operação nos mercados em que atua.


Atualmente a empresa investe constantemente em pessoas por meio da sua Universidade Corporativa e programas de responsabilidade social. Uma empresa que faz questão de valorizar os bairros onde atua por meio de melhorias urbanas e cuida do meio-ambiente, faz economia de materiais, pratica gestão de resíduos em suas obras e ajuda a comunidade através de diversos projetos sociais. Uma empresa que faz questão de valorizar a vida das pessoas. Por todas as suas realizações e história inovadora, a CYRELA literalmente construiu um nome respeitado e se tornou sinônimo de qualidade e solidez.


O gênio por trás da marca
O dono de uma das maiores incorporadoras e construtoras brasileira não gosta de fazer nada muito diferente do roteiro casa-trabalho-casa. A única exceção são as visitas à sinagoga, feitas religiosamente todas as sextas e sábados. Eventos? Esqueça. Ele não vai a nenhum. Fotos e entrevistas? Nem pensar. É uma verdadeira aversão a aparições públicas. Perguntar a um de seus funcionários sobre sua personalidade ou temperamento é ver o empregado tremer de medo de perder sua vaga. Tira 15 dias de férias duas vezes por ano, sua única concessão na atribulada agenda. Esse é o mundo fechado de Elie Horn, o bilionário da construção civil com uma fortuna pessoal de US$ 2.1 bilhões, que o levou a figurar na lista dos homens mais ricos e poderosos das Américas. No caso de Horn, poderoso e misterioso. O que se sabe dele é o que poucos amigos contam. E, mesmo os amigos, sabem muito pouco sobre ele.


A evolução visual
O tradicional logotipo da marca passou por pequenas alterações ao longo dos anos, apenas para ganhar um ar mais moderno e atual.


Os slogans
Cyrela – ontem, hoje e sempre ao seu lado.
Traga os seus sonhos para morar num Cyrela.



Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1962
● Fundador: Elie Horn
● Sede mundial:
São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca:
Cyrela Brazil Realty S.A. Empreendimentos e Participações
● Capital aberto: Sim (2005)
● Chairman & CEO:
Elie Horn
● Faturamento: R$ 7.6 bilhões (2010)
● Lucro: R$ 600.2 milhões (2010)
● Valor de mercado: R$ 6.3 bilhões (agosto/2011)
● Valor da marca: R$ 587 milhões (2011)
● Imóveis entregues:
+ 45 mil
● Presença global: 3 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 15.000
● Segmento:
Incorporação e Construção
● Principais produtos: Casas e apartamentos
● Principais concorrentes: Gafisa, Abyara, Even e PDG
● Slogan:
Cyrela – ontem, hoje e sempre ao seu lado.
● Website: www.cyrela.com.br

O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca CYRELA está avaliada em R$ 587 milhões, ocupando a posição de número 15 no ranking das marcas mais valiosas do Brasil.

A marca no mundo
A CYRELA BRAZIL REALTY, uma das melhores empresas do mercado imobiliário brasileiro na incorporação de empreendimentos residenciais, é também uma das mais diversificadas em termos de oferta de produtos para diferentes rendas e regiões geográficas, contando atualmente com mais de 200 canteiros de obras em andamento localizados em 67 cidades e 16 diferentes estados do país. Os lançamentos da empresa em 2010 somaram R$ 7.6 bilhões e as vendas contratadas totalizaram R$ 6.2 bilhões. A empresa opera também em Buenos Aires na Argentina e Montevidéu no Uruguai. Desde sua fundação a CYRELA já entregou mais de 45 mil para mais de 111 mil clientes.

Você sabia?
A CYRELA tem muito dos hábitos pessoais de Horn. Os corretores não fecham nenhum negócio das 5 da tarde de sexta-feira até o pôr-do-sol do sábado. Nesse horário, o período em que dura o sábado sagrado judaico, todos os funcionários da empresa são orientados a deixar o trabalho - mesmo que um grande negócio esteja para ser fechado.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 1/8/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário