18.3.12

SKY


Inovação digital e pioneirismo. E como missão, ser um hub de conteúdo para milhões de consumidores, levando diversão e informação para todos os cantos do Brasil. Essa é a SKY, que transformou a TV por assinatura em uma vasta fonte de diversão, conteúdo e entretenimento ao alcance de todos. Oferecendo alta tecnologia e uma grande variedade de canais, conteúdo e entretenimento, que agradam toda a família, transformou a tela em um mundo aberto para o conhecimento e diversão à qualquer hora. 

A história 
A história teve origem no dia 25 de julho de 1996 quando a tradicional British Sky Broadcasting (BSkyB) juntamente com a News Corporation (conglomerado de mídia do australiano Rupert Murdoch), a Liberty Media (conglomerado de mídia americano) e o Grupo Televisa (principal e mais influente rede de televisão mexicana), resolveram fundar uma empresa para ingressar no segmento de TV por assinatura via satélite no mercado mexicano. A poderosa Globo (conheça essa outra história aqui), que também gostaria de lançar esse tipo de serviço ao Brasil, rapidamente vislumbrou nisso uma grande oportunidade e se associou ao projeto. Com isso, em um ambiente de mudança - do analógico para o digital - no dia 11 de novembro de 1996 a SKY foi lançada no mercado brasileiro, sendo a primeira empresa de TV por assinatura do país pelo sistema digital DTH (Direct to Home) em banda Ku. A recepção se dava através de uma pequena antena parabólica e de um decodificador digital, cujas funções dependiam de um cartão de acesso.
   

Desde o início, a SKY foi pioneira no lançamento de uma série de novidades e inovações tecnológicas em televisão por assinatura no Brasil, aliada à programação para os vários perfis de clientes e à excelência no atendimento. Dentre os recursos que formaram o DNA de inovação da SKY, estava o Mosaico, um sistema interativo em que o assinante acessava um canal específico clicando sob seu logotipo. Em relação aos canais, graças ao envolvimento da Globo, a SKY tinha exclusividade com as opções disponíveis pela Globosat, especialmente Telecine (conheça essa história aqui), GNT, Multishow e SporTv (saiba mais aqui). Seu primeiro aparelho receptor - GSD 100, fabricado pela Gradiente (saiba mais aqui) - oferecia grade eletrônica de três dias, reservas de programas e troca de áudio.
  

Em 1998 a SKY passou a utilizar um novo satélite, o PAS-6, desenvolvido com tecnologia mais avançada de compreensão de sinal e com maior potência. Com esse novo satélite a SKY pôde ampliar a oferta de canais, assim como as opções Pay-Per-View, com a inclusão do SKY Premiere, composto por 18 canais - 16 deles com filmes. Ainda neste ano a SKY assumiu a liderança do serviço DTH no Brasil, ultrapassando a rival DirecTV (conheça essa outra história aqui). Com crescimento e inovação constante, em 2000 a SKY já possuía 555 mil clientes no Brasil. No final de 2001 a SKY disponibilizou uma grande novidade para seus assinantes, 4 canais com recursos interativos: Tempo (previsões meteorológicas), Esotérico (consulta ao horóscopo, tarô), Games (com jogos variados, como Memória e Resta Um) e Esportes (tabela dos próximos jogos). Pouco depois, em 2003, quando já possuía 730 mil clientes, lançou o T-Commerce, a primeira operação de e-commerce por controle remoto do Brasil, que permitia ao assinante fazer compras por esse aparelho.
  

Em 2005 a empresa lançou o receptor SKY +, primeiro aparelho com gravação via satélite, o que gerou mais conforto aos clientes. No ano de 2006, com a conclusão e aprovação da fusão da SKY, então líder no mercado de TV paga via satélite, com sua maior concorrente - a DirecTV - a empresa passou a ter uma base superior a 1.5 milhões de assinantes no Brasil. E com isso, a empresa adotou uma nova marca, a Sky+DirecTV. Porém o novo nome causou confusão entre os consumidores e a empresa resolveu voltar a utilizar apenas SKY em 2007. Aliás esse ano foi marcado por grandes inovações com o lançamento do Viva Sky, um programa de fidelidade disponível para assinantes, no qual era possível obter pontos que podiam ser trocados por outros serviços na operadora. Além do serviço de TV por assinatura, a SKY passou também a oferecer pacotes com internet banda larga, telefonia fixa e móvel.
  

Sempre atenta aos hábitos de consumo e poder de compra dos brasileiros, a SKY lançou no dia 4 de julho de 2008 um serviço pré-pago, pelo qual o cliente adquiria um decodificador e recarregava com créditos, liberando assim os canais conforme o número de dias que desejasse. Em 2009 a SKY foi a primeira empresa do segmento no Brasil a disponibilizar canais em alta definição, inicialmente eram 10. E para comunicar esta grande novidade e atributos de seu novo serviço, batizado de SKY HDTV, a empresa escolheu como garota-propaganda a modelo Gisele Bündchen, que passou a estrelar as campanhas publicitárias com o novo posicionamento da marca: “HDTV é isso”. Além disso, com o avanço da tecnologia, a empresa lançou o receptor SHR 23, que além de possibilitar a transmissão de conteúdos em alta definição, oferecia grande capacidade de armazenamento, grade eletrônica de 14 dias e a possibilidade de gravar uma programação enquanto outra era exibida. No fim de 2009, SKY HDTV já oferecia 28 canais em HD, 18 pagos e dez abertos - a maior oferta do gênero na América Latina.
  

Em 2010 nasceu o serviço SKY On Demand (mais tarde rebatido como SKY Play) - exclusivo para assinantes com o equipamento SKY HDTV - que oferecia um grande conteúdo de filmes, documentários, shows e eventos, que podiam ser adquiridos e ficavam armazenados no decodificador para que o cliente pudesse assistir quantas vezes quisesse. Pouco depois, em dezembro de 2011, a SKY lançou em Brasília o primeiro serviço de internet banda larga 4G da América. Em outro movimento de inovação,  a operadora também lançou o SKY ONLINE, serviço on-line de locação e compra de vídeos e áudio sob demanda. Pouco depois, em abril de 2012, foi lançado o SKY Tunes, um serviço por assinatura de 61 estações de rádios para usuários de iPad e iPhone. No mês de maio de 2014, por US$ 45.5 bilhões, a poderosa operadora americana AT&T (conheça essa história aqui), adquiriu a DirectTV, responsável pelo controle da SKY no Brasil.
   

Em seu auge, no ano de 2015, a SKY chegou a ter 5.7 milhões de assinantes. À época, era a única operadora do segmento a atender todo o território nacional, por utilizar satélite. A tecnologia DTH, no entanto, começava a sofrer com o avanço da fibra ótica por provedores regionais, que chegavam a locais onde a infraestrutura de TV paga não conseguia alcançar, e levavam consigo a opção de assinatura de streaming e IPTV. Era preciso inovar para se manter relevante. Foi então que em 2016 a SKY chegou a um novo patamar com o lançamento do receptor SMC (SKY Media Center), que permitia cinco gravações simultâneas com reprodução em todos os equipamentos, além de um guia de programação com pôster e metadados avançados. Isso sem contar o Picture in Picture, recurso que permitia assistir a um segundo canal em uma tela menor.
   

O grande marco da empresa em 2017 foi o lançamento de seu novo satélite, o SKY Brasil-1, que demandou investimentos de R$ 1.3 bilhões, e garantiu a expansão da quantidade de canais ofertados, reafirmando assim o DNA da operadora de oferecer produtos e serviços inovadores, antecipando-se às tendências de mercado e investindo em tecnologia e infraestrutura. Em 2021 a empresa anunciou a chegada do SKY Connect, receptor inteligente com Android TV e que contava com smart speaker integrado ao Google Assistente, que responde a comandos de voz a distância e permite realizar ações como trocar o canal, aumentar e abaixar o volume, abrir aplicativos e buscar conteúdos.
  

Em 2022 a SKY fechou a compra da estrutura e da base de assinantes da operadora de TV paga Oi TV, a terceira maior do país. Com isso, a SKY somou à sua base 1.77 milhões de clientes. Além disso, passou a comercializar banda larga por fibra óptica através do serviço SKY Fibra. No final de 2023, o serviço de assinatura digital DGO - que havia sido lançado no mercado brasileiro em 2020 como DirecTV GO, foi renomeado para SKY+, que une canais de TV tradicionais com conteúdos sob demanda, em um modelo que vai se tornando o caminho para a TV por assinatura. A decisão fazia parte do planejamento estratégico da empresa para os próximos anos de concentrar os investimentos na marca SKY.
    

A SKY foi pioneira no lançamento dos principais recursos que transformariam a televisão brasileira, trazendo ao país serviços inéditos, como por exemplo, transmissões de filmes em widescreen (tela retangular, de 16 por 9), uso de multi-câmeras para exibição de competições e espetáculos, Enhanced Television (informações de tela adicionais aos programas e jogos), conteúdo de vídeo on demand, além da primeira TV por assinatura Pré-Paga do mercado nacional. Por essa DNA de inovação e pioneirismo, a SKY se firmou entre milhões de brasileiros como uma marca inovadora, moderna, aspiracional e desejada.
  

A comunicação 
As campanhas publicitárias da SKY são marcadas pela qualidade cinematográfica, pelo humor e entretenimento. A diversão é a sua linha mestra e o storytelling é a principal técnica empregada. E isto começou em 2009, um divisor de águas do ponto de vista de construção da marca entre os brasileiros, quando a empresa agitou o mercado de TV paga no país ao lançar a SKY HDTV - que oferecia canais em alta definição - e contratou como garota-propaganda a modelo Gisele Bündchen para estrelar o filme publicitário, que também apresentou aos brasileiros o slogan “Sky, HDTV é isso”.
  

O filme “Aeroporto” - com dois minutos de uma produção frenética - se passava no saguão do aeroporto de São Paulo, onde Gisele Bündchen caminhava tranquilamente para se acomodar em um sofá vermelho. As pessoas olham surpresas e intrigadas. A modelo símbolo de imagem perfeita, então, zapeia a TV. Primeiro, vêm os jogadores de futebol americano, em seus uniformes imensos, com gritos de guerra ocupando o espaço e a gana de vencer correndo pelas veias. Troca de canal. O repórter noticia, ao vivo, a chegada do furacão Letícia, com ventos de 180km/h. Muda. Os soldados surgem em cena, com expressão de pavor, atirando para todos os lados. Troca. Chegam homens e mulheres da Idade Média em seus trajes de gala, para o baile no salão do castelo. Troca. Ninjas voam pela sala e dão início à uma luta de vida ou morte. Muda. Trilha sonora de terror e mortos-vivos perambulando pela casa. Troca. Nova York embalada pela música de Frank Sinatra - a neve cai, e Gisele entra, sorridente, no táxi amarelo. Enfim, a assinatura: “Chegou SKY HDTV, a única com dez canais em alta definição”.

   

Em 2012, a dupla Gisele Bündchen e o ator Augusto Madeira entrou em ação em nova campanha - ela na pele de Maria Antonieta e ele como Luis XVI, rei da França decapitado na guilhotina em 1793. Já a campanha embalada por “Thriller”, sucesso de Michael Jackson, veiculada no início de 2013, contou com uma produção hollywoodiana. Uma mansão mal-assombrada ganhava vida após a chegada da SKY. Gisele, de cabelos pretos, interpretava uma vampira sensual, o técnico Bernardinho surpreendia no papel de lobisomem, e o lutador Vítor Belfort aparecia como um Frankenstein inusitado. Havia outros personagens, como um fantasma fanfarrão, um cavaleiro medieval e até um cachorro de ossos. A assinatura da vez era: “Terror é não ter SKY”. Os oito dias de gravações ocorreram em Los Angeles e contaram com 110 profissionais envolvidos - incluindo Bruce Fuller, maquiador de “Exterminador do futuro 2” e “Alien vs Predador”.

   

O ano de 2014 ficou marcado pela campanha inspirada no universo das “famiglias italianas”, com direito a trilha sonora do clássico “O poderoso Chefão”. No filme da companhia - intitulado “La Famiglia” (assista aqui) e que apresentava o conceito “Toda família quer SKY” - com o ator Augusto Madeira e Vítor Belfort, Gisele incorporava a figura de uma chefona poderosa que não perdoa, com bom humor, quem ainda não contratou a SKY. Ainda em 2014, a SKY explorou o universo circense na campanha “O espetáculo” (assista aqui), que apresentava Gisele Bündchen como estrela do circo, Augusto Madeira como apresentador, Vítor Belfort como homem mais forte do mundo, Claudia Leitte como mágica e o Jota Quest como palhaços roqueiros para formar uma trupe bem-humorada que descobria as maravilhas da SKY. Para fechar, a assinatura: “Do HD ao pré-pago, a SKY é um espetáculo”.
   

Em 2017, no primeiro primeiro filme de sua nova campanha - “SKY é Mais” -, Gisele Bündchen encarnava a clássica super-heroína da DC Comics - Mulher-Maravilha - para exaltar a liderança e diversidade de conteúdo, produtos, serviços e experiências que a operadora oferecia a seus clientes. O filme (assista aqui) trazia a modelo vestida com o uniforme vermelho e azul e ressaltava a força feminina, reproduzindo o papel que a Mulher-Maravilha tem no filme e nos quadrinhos.
  

Gisele Bündchen foi garota-propaganda e grande estrela da comunicação da SKY de 2009 a 2020, em uma das mais longevas e bem sucedidas parcerias da publicidade brasileira, sendo a principal responsável pelo alto conhecimento da marca entre os brasileiros. Outras celebridades já estrelaram campanhas da SKY, como por exemplo, a apresentadora Hebe Camargo (2010-2012), os jogadores Pelé e Romário (2011), o piloto Cacá Bueno, o humorista Fábio Porchat (2016-2021) e os atletas de vôlei Giba, Bruninho e Gustavo.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por grandes remodelações ao longo dos anos, adquirindo muito mais personalidade. A primeira remodelação ocorreu em 2003 quando o logotipo foi simplificado e adotou a cor azul e uma nova tipografia de letra, mas sem expressividade junto ao consumidor. Pouco depois, em 2006, com a fusão da SKY e da americana DirecTV, a marca foi renomeada para Sky+DirecTV e apresentou uma nova identidade visual. Porém, esse logotipo confuso - uma verdadeira sopa de letrinhas que utilizava o nome de duas antigas concorrentes - durou pouco. Isto porque, em 2007, a SKY abandonou o nome DirecTV e voltou a utilizar apenas o seu, adotando um logotipo muito mais impactante e forte, completamente em vermelho.
  

Os slogans 
Na dúvida, vai de SKY. (2021) 
A gente se diverte junto. (2020) 
SKY é mais. (2017) 
Do HD ao pré-pago, a SKY é um espetáculo. (2014) 
SKY. Você na frente sempre. (2012) 
HDTV é isso. (2009) 
SKY, TV é isso. (2007) 
O melhor vai pra você. (2000) 
Só você ainda não tem. (1999) 
Quem não assina ainda não viu nada. (1998) 
SKY. A segunda geração de TV por assinatura. (1998)
   

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 11 de novembro de 1996 
● Criador: BSkyB, News Corporation, Liberty Media e Organizações Globo  
● Sede mundial: Santana de Parnaíba, São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Sky Serviços de Banda Larga Ltda. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Vrio Corp.) 
● CEO: Gustavo Fonseca  
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Assinantes: 3.3 milhões 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 2.000 
● Segmento: Comunicação 
● Principais produtos: TV por assinatura via satélite, internet banda larga e streaming 
● Concorrentes diretos: Claro, Vivo, Oi, TIM, Unifique, Hughesnet, Globoplay, Disney+ e Netflix 
● Slogan: A gente se diverte junto. 
● Website: www.sky.com.br 

A marca no Brasil 
Hoje em dia a SKY, segunda maior operadora de TV por assinatura do mercado brasileiro, distribui sua programação 100% digital para mais de 3.3 milhões de assinantes em todo o território nacional. Já o serviço de internet banda larga possui mais de 50 mil clientes. A SKY, além de ser a maior operadora de TV por assinatura via satélite do país, oferece streaming, serviço de internet banda larga por fibra ótica, além do SKY EMPRESAS, pacotes de serviços (TV Corporativa e Ensino à Distância) direcionados para hotéis, hospitais, cruzeiros, bares, restaurantes, condomínios, academias, consultórios e clínicas médicas, clubes e até órgãos públicos. A SKY atinge 97% de conhecimento de marca entre os brasileiros. 

Você sabia? 
A marca SKY é de propriedade da SKY Internacional AG, usada pela SKY Brasil mediante licença exclusiva. 
A SKY pertence à Vrio Corp., que opera em 11 países da América Latina com as marca DirecTV, Dgo e Torneos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Veja, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Zero Hora, Estadão, Folha e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 


Última atualização em 17/8/2024 

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