Nada melhor do que calçar durante as manobras o tênis de uma marca preocupada com o desempenho dos skatistas. A história da DC SHOES é essencialmente a história dos tênis modernos de skate. Praticamente onipresente com suas iniciais estampadas em calçados e bonés em pistas e competições de skate a marca americana se tornou uma potência no segmento de esportes radicais oferecendo produtos com alto nível de inovação e tecnologia para aumentar o desempenho dos atletas, quer seja profissional ou amador.
A história
A história começou em 1989 com uma série de acasos. Nesse ano, Ken Block, então com 22 anos de idade, abandonou a carreira de arquiteto para tornar-se um snowboarder e começou a produzir uma linha de camisetas serigrafadas. Pouco tempo depois, em 1991, ele se juntou ao amigo Damon Way, um skatista que tinha sofrido um grave traumatismo craniano que abalou seu sonho de se profissionalizar. Ambos iniciaram uma conceituada marca de roupas chamada Eightball Clothing, que se tornou popular nas lojas de skate. Após contratar o pai de um amigo, Blehm Clay, para ajudar a expandir a empresa, no ano seguinte, o enorme sucesso levou a criação de uma linha de jeans com a marca Droors Clothing. O surgimento da marca Droors Clothing Shoes em 1993 foi o resultado do pensamento desses dois jovens de que os skatistas, assim como outros esportistas, também precisavam de calçados específicos, para que a prática se tornasse mais confortável e o desempenho fosse melhorado, proporcionando assim que os atletas competissem em alto nível.
O primeiro lote dos novos tênis foi fabricado pela conceituada Vans, mas o acabamento ruim não agradou aos donos da empresa, e muito menos aos skatistas. Em vista disso a marca foi renomeada como DC SHOES e seus tênis (inicialmente dois modelos diferentes) passaram a serem fabricados pela empresa francesa Etnies. Em 1994 a marca inovou ao introduzir os protetores de cadarço, conhecidos como Lace Loops. Isto foi um pequeno passo para os tênis em geral, mas um grande salto para os calçados direcionados para a prática do skate, evitando assim acidentes. A partir de então a DC SHOES continuou desenvolvendo todos seus produtos focados na inovação tecnológica e estilo, sempre visando o máximo desempenho dos atletas. Um dos fatores fundamentais para o enorme sucesso inicial dos calçados e consolidação da marca no mercado foi o endosso da dupla de skatistas profissionais Colin McKay e Danny Way (irmão mais novo de Damon e criador da Mega Rampa).
O resultado de todas essas ações pode ser sentido em 1996, quando a empresa, então com 50 funcionários e patrocinando oito atletas profissionais, faturou US$ 21 milhões. Nos anos seguintes, a DC começou a lançar produtos específicos, especialmente calçados, para outros esportes de ação, como por exemplo, snowboard, surfe, BMX e até automobilismo. Além disso, montou equipes de renome mundial em diversos esportes radicais. Com isso, os atletas patrocinados elevaram o nome da marca desenvolvendo, testando e assinando produtos em conjunto com a DC, dando assim um grande apoio aos esforços promocionais da empresa. No ano de 1999, após lançar sua primeira campanha publicitária na televisão, a DC SHOES adicionou a sua linha de produtos os calçados infantis.
Já no início do novo milênio, os calçados da DC SHOES eram vendidos em lojas especializadas e multimarcas em muitos países do mundo. Depois da produção de mais de 2 milhões de pares de tênis em 2001, a marca se tornou tão importante no cenário dos skatistas que, no ano seguinte, toda a sua história virou um livro, Agents of Change – The story of DC Shoes and its athletes, escrito pelo jornalista Eric Blehm. Com a expansão da marca, foram desenvolvidos outros projetos como o Artist Projects, Double Label Projects e Remix Series. Culturalmente estes projetos são tão relevantes quanto os modelos assinados pelos atletas profissionais, demonstrando uma forte influência dos artistas de rua e músicos. Com isso, músicos e artistas adotaram os produtos da marca em seus shows e apresentações, expondo a DC SHOES para todos os tipos de públicos, conquistando assim novos consumidores. Isso despertou, também, o interesse feminino pelos produtos da marca, o que levou ao lançamento de uma linha especificamente desenvolvida para mulheres.
O enorme sucesso diante de um público consumidor cada vez maior chamou a atenção da tradicional Quicksilver, que no dia 9 de março de 2004 acabou adquirindo a DC SHOES pela quantia de US$ 87 milhões. Em junho de 2007 a marca desembarcou oficialmente no Brasil para continuar fazendo o mesmo trabalho que realiza no mundo. Montou uma forte equipe de atletas formada por Alex Carolino, Filipe Ortiz e Carlos Iqui, três grandes nomes do skateboarding brasileiro, e aos poucos foi ganhando confiança para realizar um trabalho único e com um público especial para o cenário do skate mundial. A inovação continua sendo o foco principal da empresa, como no modelo de tênis DC SHOES PURE, que traz a tecnologia de solado Dynamic Grip que faz cada parte do calçado ter uma dureza diferente para funções diversas. No bico, a borracha é mais mole para manobras de ollie e flip; no calcanhar, onde o desgaste é maior, é mais dura. A parte superior, em couro sintético e nobuck com parte interna acolchoada, proporciona um contato suave com a pele.
Como a inovação é prioridade para a DC foi criado um centro de pesquisa e desenvolvimento na neve, o Mountain Lab, localizado próximo à Park City em Utah. Nesse avançado laboratório os atletas de snowboard, designers e a equipe de produtos da marca trabalham juntos para manter a DC dentro de seu foco, desenvolvendo botas e roupas para a prática do esporte.
Um marketing alucinante
A DC SHOES sempre primou por suas ações de marketing ousadas e criativas. Em algumas delas o protagonista é o próprio Ken Block, um dos principais pilotos de rali do mundo desde 2005, fundador e chefão da DC SHOES, que adora desafiar o perigo para promover a grife de roupas e calçados. O primeiro projeto de sucesso foi lançado no mês de novembro de 2008 com o vídeo Ken Block Gymkhana Practice (clique aqui para assistir), onde o piloto mostra seus dotes de pilotagem numa base aérea na Califórnia. O enorme sucesso do primeiro vídeo (visto por mais de 13 milhões de internautas) levou ao lançamento no dia 1 de junho de 2009 do Gymkhana Two, onde Ken Block exibe uma demonstração de perícia e total habilidade no drift, uma técnica de direção de veículos com tração traseira que consiste em deslizar nas curvas escapando a traseira.
Recursos não foram poupados para a produção deste alucinante vídeo promocional. A locação foi o porto de Los Angeles, com filmagens que duraram 4 dias, envolvendo dezenas de profissionais para captar todo o trajeto de Ken Block feito a bordo de um Subaru Impreza WRX STi 2009, devidamente preparado e tunado pela empresa Crawford Performance para alcançar os 570 cavalos de potência e andar de lado, fazendo drift, da maneira mais natural possível. Os mais de 5 minutos de performance são absolutamente estonteantes, com derrapagens controladas de encher os olhos de quem aprecia uma pilotagem técnica e agressiva, “finas” da largura de um fio de cabelo e efeitos especiais hollywoodianos. Confira o vídeo clicando no ícone abaixo.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1993
● Fundador: Ken Block e Damon Way
● Sede mundial: Huntington Beach, Califórnia
● Proprietário da marca: Quiksilver Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Presidente: Mike Warren
● Faturamento: US$ 500 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 80 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 250
● Segmento: Moda esportiva
● Principais produtos: Roupas e calçados para esportes radicais
● Concorrentes diretos: Vans, AirWalk, Element e Etnies
A marca no mundo
Hoje em dia a DC SHOES, que oferece uma enorme variedade de produtos para esportes de ação, incluindo vestuário (camisas, jeans, bonés e jaquetas) e calçados diversos, está presente em mais de 80 países ao redor do mundo através de lojas especializadas e multimarcas.
Você sabia?
● As iniciais DC, apesar de bem sugestivo, não derivam de Danny (Way) e Colin (McKay), os primeiros skatistas profissionais a endossarem a marca.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 27/8/2012
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