21.7.14

P.F. CHANG´S


Um asiático descolado. Ou pretensiosamente um bistrô chinês. Assim pode ser definido qualquer restaurante da rede P.F. CHANG’S, que oferece a milenar cultura asiática e seus sabores diversos através de uma experiência agradável que une fantásticas refeições em um ambiente sofisticado e contemporâneo, cozinha de qualidade e serviço primoroso. 

A história 
Tudo começou com Philip Chiang (imagem abaixo), que nasceu em Xangai e cresceu em Tóquio, antes de se mudar para a multiétnica San Francisco, no estado da Califórnia, instalando-se no tradicional bairro de Chinatown. No início da década de 1960, sua mãe, Cecilia Chiang, inaugurou o The Mandarin, um dos primeiros restaurantes do país a servir comida chinesa cantonesa (da região de Guangzhou). Após graduar-se na conceituada Art Center College of Design em Los Angeles, Philip Chiang comandou o The Mandarin por muitos anos antes de abrir um restaurante de conceito distinto chamado The Mandarette na badalada Hollywood em 1979. Menor e mais acessível, o restaurante servia comida asiática tradicional com um toque moderno e se tornou um sucesso atraindo a atenção do cliente e empresário Paul Fleming, que também atuava no segmento de alimentação. Finalmente em 1992, Chiang aceitou um trabalho de consultoria no restaurante chinês que Fleming tinha recém adquirido na cidade de Scottsdale, estado do Arizona. Um ano depois, exatamente no dia 20 de julho de 1993, a dupla inaugurou o primeiro P.F. CHANG’S CHINA BISTRO em um popular centro de compras da cidade. As iniciais P.F. eram de Paul Fleming e Chang’s uma forma modificada do sobrenome de Philip.
   

O restaurante, com capacidade para 175 clientes, vivia lotado e com enormes filas. O P.F. CHANG’S apresentava uma mistura de cozinha de alta qualidade, com inspiração asiática e hospitalidade americana em um ambiente sofisticado e contemporâneo. O restaurante oferecia um cardápio inovador preparado na hora e uma abordagem atenta a qualidade de serviço. O novo restaurante oferecia em seu cardápio pratos inspirados na vibrante culinária asiática contemporânea, com grande inspiração chinesa e nas variáveis das cozinhas de outras regiões, preparados com o uso da técnica milenar da wok (utensílio básico da culinária asiática), utilizando sempre ingredientes frescos e uma combinação de sabores diferentes. Como Chiang era formado em artes, havia uma grande preocupação com a apresentação visual de cada prato, que se tornou uma das marcas registradas do restaurante. Em geral os pratos possuíam um equilíbrio entre sabor, textura, cor e aroma, tudo para proporcionar uma ótima experiência gastronômica aos consumidores. E como é comum na tradição chinesa, muitos dos pratos eram formulados para irem ao centro da mesa e compartilhados.
  

Rapidamente o P.F. CHANG’S conquistou fiéis consumidores, incluindo várias celebridades e, até 1996, mais três unidades foram inauguradas nos estado da Califórnia. O enorme sucesso da rede podia ser creditado, em parte, a pratos como o Famous Chicken Lettuce Wraps (uma combinação de frango com cogumelos, cebolinha e castanha-de-água servida com alface fresca, cujo cliente preparava manualmente o próprio wrap), o Mongolian Beef (receita típica da Mongólia que trazia fatias de carne caramelizadas com molho à base de shoyu, alho e cebolinha), o Orange Peel Shrimp (camarões preparados com molho levemente picante e servidos com gomos de laranja e brotos), o Moo Goo Gai Pan (camarões e lâminas de frango cozidos em caldo de vegetais servidos com cogumelos, acelga japonesa e cenoura) e a sopa Chang’s Chicken Noodle Soup (cuja versão desenvolvida por Philip Chiang para esta clássica receita asiática trazia cogumelos shitake frescos, tomates-uva, macarrão tailandês e folhas de coentro em delicioso caldo de frango).
   

A rede também se tornou popular pelos fortes elementos da cultura asiática, como por exemplo, os enormes cavalos de terracota com 3 metros de altura instalados na entrada das unidades, um símbolo de proteção que remete à antiga cidade de Xi’an (os originais foram desenterrados da tumba do imperador Qin em 3. a.C.). Vale ressaltar que os essas icônicas estátuas de cavalos só foram utilizadas a partir do terceiro restaurante da rede, localizado em La Jolla, na Califórnia. Além disso, haviam os guerreiros, também de terracota, que decoravam o interior dos restaurantes e representavam um símbolo de força e longevidade. Hoje em dia esses dois elementos são encontrados em praticamente todas as unidades da rede espalhadas pelo mundo.
   

Depois de se estabelecer durante a década de 1990 no mercado americano com unidades instaladas em várias importantes cidades do país como Las Vegas, Houston, Denver, Nova Orleans, Nova York, Chicago e Atlanta, em 2009 a rede iniciou sua expansão internacional com a inauguração de um restaurante na Cidade do México. Nos dois anos seguintes inaugurou restaurantes no Canadá, Kuwait, Emirados Árabes Unidos e, em 2011, desembarcou na América do Sul, ingressando em mercados como Chile, Colômbia e Argentina. Além disso, em 2010, a rede resolveu estender sua marca para produtos de varejo com o lançamento, inicialmente sob licença da Unilever (conheça essa outra história aqui) e atualmente com a Conagra Brands, da linha “P.F. Chang’s Home Menu”, composta por comidas e aperitivos congelados de alguns itens populares do seu cardápio.
   

Sucesso há mais de duas décadas nos Estados Unidos, a rede P.F. CHANG’S desembarcou no Rio de Janeiro em julho de 2014 com a inauguração de um restaurante na Barra da Tijuca com capacidade para atender 320 clientes. A unidade carioca seguia o padrão internacional da rede para decoração, combinando um ambiente cenográfico (as tradicionais réplicas em terracota de cavalos e guerreiros de Xian, mural panorâmico chinês pintado à mão e o simpático Gato da Sorte, conhecido como Manekineko), atendimento, valorização dos ingredientes e modo de preparo de cada receita. O cardápio era vasto: 70 pratos, boa parte quente, preparados nos tradicionais woks, com muitas opções sem glúten e vegetarianas. Pouco depois, outra unidade foi inaugurada em São Paulo, instalada na Av. Pres. Juscelino Kubitschek. Mas com a acirrada concorrência dos típicos restaurantes japoneses, que os brasileiros tanto adoram, e a crise econômica desencadeada pela pandemia, todas as quatro lojas no Brasil foram fechadas. Em 2017, a rede inaugurou um restaurante de 138 lugares no coração de Londres, sendo o primeiro P.F. CHANG’S no continente europeu.
  

Em 2019, sobrecarregada por dívidas e pela concorrência feroz no setor, a rede P.F. Chang's foi vendida para a TriArtisan Capital Partners e a Paulson & Co. por US$ 700 milhões. Pouco depois, em janeiro de 2020, a rede inaugurou na cidade de Chicago a primeira unidade P.F. Chang’s To Go, um formato conveniente que oferece aos clientes opções mais fáceis de levar e que atendem às suas necessidades, incluindo pedidos online e por aplicativos móveis, comida para viagem, entrega (delivery) e pacotes de catering. Como parte da estratégia de refeições externas da rede, nos anos seguintes várias unidades P.F. Chang’s To Go foram inauguradas em diversas cidades americanas. Esses locais apresentam uma área menor e oferecem um cardápio mais simplificado centrado nos clássicos da rede (não se preocupe, Wraps de Alface e o The Great Wall of Chocolate® estão garantidos) para viagem e delivery. Na verdade, o P.F. Chang’s To Go é uma maneira mais rápida, fácil e acessível de aproveitar as comidas icônicas da P.F. CHANG’S. Em uma nova fase de expansão internacional inaugurou restaurantes em novos mercados como Aruba (2020), Equador (2021) e Índia (2023).
  

Hoje em dia tanto o cardápio como os ingredientes utilizados pela rede P.F. CHANG’S se mantém muito fiéis aos padrões internacionais. Com raízes na culinária chinesa, o cardápio se estende por toda a Ásia, homenageando culturas e receitas do Japão, Coréia, Tailândia e outros lugares do continente. As adaptações feitas em cada país são mais aplicadas aos temperos, para se adequar ao paladar local. Dependendo do país, o cardápio sofre algumas mudanças para oferecer itens diferentes e respeitar alguns hábitos culturais. Por exemplo, no Oriente Médio a rede não vende carne suína ou bebidas alcóolicas. Já em Porto Rico, oferece um corte de carne local com toque asiático e no Brasil o chegou a incluir chope e caipirinhas. Mas vale lembrar que em todos os restaurantes da rede no mundo, o icônico Chang’s Lettuce Wraps (wraps de alface) é o prato mais pedido e popular e o Chang’s Spicy Chicken (um frango picante) mantém sua receita original criada pela mãe do fundador.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos, apesar de sempre manter a mesma tipografia de letra. Primeiro perdeu as duas árvores e depois retirou a frase “China Bistro”. Mais recentemente, em 2017, a marca começou a utilizar um logotipo mais limpo e abreviado, apenas com o nome P.F. CHANG’S.
  

Os slogans 
Unlock bold asian flavors at P.F. Chang’s. (2022) 
Farm to Wok®. (2016) 
Asian Fusion. 
Acknowledge The Craving. 
Chinese cuisine and American hospitality. 
Bring your special occasion to our table. 
We are really glad you are here and we will do everything we can to make you come back.
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 20 de julho de 1993 
● Fundador: Philip Chiang e Paul Fleming 
● Sede mundial: Scottsdale, Arizona, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: P.F. Chang’s China Bistro Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da TriArtisan Capital Advisors) 
● CEO: Eduardo Luz 
● Faturamento: US$ 1.2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Restaurantes: 316 
● Presença global: 22 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 20.000 
● Segmento: Restaurantes casuais 
● Principais produtos: Comidas asiáticas 
● Concorrentes diretos: Benihana, Nobu, Pei Wei Asian Kitchen, Kona Grill, BIBIBOP, Pick Up Stix e The Cheesecake Factory 
● Ícones: Os enormes cavalos de terracota 
● Slogan: Unlock bold asian flavors at P.F. Chang’s. 
● Website: www.pfchangs.com 

A marca no mundo 
Hoje em dia a rede, que é de propriedade da TriArtisan Capital Advisors, possui 226 restaurantes em 39 estados americanos e Washington D.C., e outras 90 unidades espelhadas por 21 países como México, Canadá, Argentina, Chile, Panamá, Costa Rica, Equador, Kuwait, Arábia Saudita, Coréia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Catar e Reino Unido. A P.F. CHANG’S é a maior rede de restaurantes causais de comida asiática do mercado americano, onde fatura aproximadamente US$ 1 bilhão ao ano. 


Você sabia? 
Na rede P.F. CHANG’S, os ingredientes são especialmente selecionados e chegam frescos diariamente aos restaurantes. Já os icônicos dim sum, wontons e rolinhos de ovo são enrolados à mão diariamente em todos os restaurantes da rede. Outra curiosidade: a rede distribui mais de 52 milhões de biscoitos da sorte por ano para seus clientes. 
Até alguns anos atrás Philip Chiang atuava como consultor culinário, assegurando que o P.F. CHANG’S permanecesse fiel à sua visão original de criar uma comida saborosa, que os clientes não podiam encontrar em nenhum outro lugar. Ele também supervisionava o desenvolvimento de novos pratos e era responsável pelo cardápio da rede. 
Os ex-jogadores de basquete Michael Jordan e Charles Barkley frequentavam o primeiro restaurante da rede na cidade de Scottsdale, estado do Arizona. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 


Última atualização em 14/11/2023 

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