Recuperar o patrimônio do cliente, preservando a sua integridade física. Esta é a principal missão da CARSYSTEM, uma empresa 100% brasileira que atua no segmento de monitoramento e rastreamento de veículos. E a empresa fala mais alto. Afinal, é talvez uma das mais barulhentas do Brasil. Que paulistano nunca ouviu nas ruas seus alarmes estrondosos que anunciam: “Atenção, este veículo está sendo roubado, ligue para CARSYSTEM”.
A história
No início da década passada os roubos de veículos, especialmente automóveis e motocicletas, tinham se tornado praticamente uma epidemia na cidade de São Paulo. Para piorar a situação, os seguros de automóveis chegaram a um preço estratosférico, que poucos podiam pagar. Foi neste cenário catastrófico, que a santista Maria das Graças Costa vislumbrou uma grande oportunidade de negócio. Em 2001 ela fundou a CARSYSTEM, uma empresa de monitoramento, rastreamento e recuperação de veículos. Inicialmente atuando no setor de carros de passeio e motocicletas, com a instalação de bloqueadores e rastreadores, a marca se tornou conhecida pela frase de seu alarme estrondoso quando o veículo estava sendo furtado ou roubado (neste caso após ser bloqueado): “Atenção, este veículo está sendo roubado, ligue para CARSYSTEM”. O que para muitos soava irritante, para a CARSYSTEM se tornou uma ferramenta de marketing poderosa, responsável por tornar a marca conhecida por muitos paulistanos.
Nos anos seguintes a empresa investiu ainda mais em tecnologia e atendimento, aumentou sua base de clientes e iniciou a expansão de seus serviços para a região da Grande São Paulo, Baixada Santista, cidades do interior paulista e Rio de Janeiro. A empresa também investiu em sua moderna e eficiente Central de Monitoramento 24 horas, capacitada para rastrear e emitir sinal de bloqueio imediatamente após o cliente comunicar o furto ou roubo. Uma competente equipe tática especializada na recuperação, equipada com motocicletas e até helicóptero, se desloca com rapidez até o local para resgatar o veículo. Outro diferencial eram as ações assistenciais através do acompanhamento da ocorrência no local e apoio às vitimas e a comunicação da ocorrência e solicitação de assistência à Polícia Militar, Civil e Federal. Além disso, em 2009, mostrando confiança em seus serviços, a empresa lançou o CARSYSTEM PLUS, um pacote de serviços que prevê a conversão do contrato de prestação de serviços em contrato de compra e venda sobre documentos, com um limite estabelecido de até R$ 40.000 no caso de carros e até R$ 10.000 para motos. Ou seja, caso o veículo protegido pelo pacote Plus não seja recuperado, o cliente poderá vender os referidos documentos para a CARSYSTEM, desde que respeitados os deveres contratuais.
Em 2010 a empresa iniciou um processo de reestruturação, que incluiu a contratação de um executivo de renome do segmento. E uma das primeiras ações foi investir pesado no serviço de monitoramento e rastreamento de carga. Principalmente no pacote e serviços oferecidos aos clientes. Um dos mecanismos introduzidos foi o sensor que avisa ao cliente quando e em quais locais aconteceu a abertura do baú, onde fica a carga, até a velocidade média e o consumo de combustível de cada veículo. O objetivo desse serviço é conhecer como são utilizados os veículos de transportes e como se comportam seus motoristas. Como resultado desses investimentos a CARSYSTEM ganhou “musculatura” que permitiu fechar contratos com grandes e importantes empresas do país. Outro investimento foi possibilitar o cliente localizar seu veículo pela internet, de forma rápida e eficaz.
Apesar de nos últimos anos ter multiplicado seu faturamento por várias vezes, a CARSYSTEM precisa se reinventar em um segmento que ganhou concorrentes de peso. Para os próximos anos a empresa tem como desafio aumentar a participação no mercado corporativo e de transporte e ampliar a sua atuação no mercado nacional, além de fortalecer e consolidar a liderança no eixo Rio de Janeiro-São Paulo. Em paralelo à expansão pelo país com abertura de franquias em cidades como Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Curitiba, a empresa irá ingressar em novos segmentos, provavelmente em 2015, com o lançamento de um sistema de rastreamento de pessoas e animais. A ideia é garantir a segurança de idosos com problemas de memória e dificuldade de locomoção, crianças e até cachorros através de uma espécie de relógio de pulso. A empresa também pretende utilizar seu completo banco de dados de roubos nas cidades para oferecer rotas mais seguras aos seus clientes.
Atualmente a CARSYSTEM opera em três segmentos: Varejo (venda direta ao consumidor final através de central de vendas, lojas próprias e rede de revendas credenciadas), Corporativo (companhias e corretores de seguro, redes de concessionárias, montadoras, locadoras e outros) e Technology (projetos especiais para frotistas). Os produtos e serviços da CARSYSTEM combinam infraestrutura tecnológica completa, software próprio, dispositivos de telemetria para frotistas e operadores logísticos, garantindo a segurança no armazenamento e exportação de grandes volumes de dados, inclusive com análise de desempenho de equipamentos motorizados e emissão de relatórios.
Os slogans
Proteção tem nome.
A solução ideal para quem não tem seguro.
A maior empresa do país em proteção de veículos via satélite.
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 2001
● Fundador: Maria das Graças Costa
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Carsystem Alarmes Ltda.
● Capital aberto: Não
● Presidente do conselho: Maria das Graças Costa
● CEO: José Melo
● Faturamento: R$ 150 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 14
● Presença global: Não (somente no Brasil)
● Funcionários: 750
● Segmento: Tecnologia da informação veicular
● Principais produtos: Rastreamento, monitoramento e telemetria de veículos
● Concorrentes diretos: Tracker, Ituran, LoJack , Graber, Pósitron e Autotrac
● Ícones: A frase de seu alarme
● Slogan: Proteção tem nome.
● Website: www.carsystem.com
A marca no Brasil
A CARSYSTEM é a maior empresa de monitoramento e rastreamento de veículos via satélite do Brasil. Possui operação na capital, Grande São Paulo e interior paulista (principalmente Campinas e Ribeirão Preto), Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. São mais de 350.000 equipamentos instalados e aproximadamente 27.000 veículos recuperados. Cerca de 40% da base de clientes são de carros, 40% de motos, 10% de utilitários e 10% de caminhões. A empresa ainda possui 14 lojas próprias (realizam vendas, instalações e o suporte técnico dos equipamentos) e uma rede credenciada de lojas com mais de 100 unidades em todo o Brasil. São 750 funcionários treinados para dar amplo apoio em situações de rotina e emergencial. Em 2013 a central da CARSYSTEM recebeu 1.5 milhões de ligações.
Você sabia?
● A CARSYSTEM comercializa e instala equipamentos que utilizam diversas tecnologias de comunicação wireless, como radiofrequência, GSM, GPRS e satélite.
● A empresa possui a maior base de mapas digitais atualizados (são mais de 2.600) de cidades e estradas de todo o Brasil, possibilitando a roteirização por endereço de origem e chegada e a localização via internet com acesso pelo cliente.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 6/9/2014
Obrigada, por postar algo sobre esta empresa porque estamos falando sobre ela, em nossa trabalho da faculdade e estamos encontrando um pouco de dificuldade de nos aprofundarmos no trabalho.
ResponderExcluirRealmente car system e um excelente rastreador.
ResponderExcluirTrabalhei nesta empresa por 12 anos e só tenho boas lembranças e sou muito grato por tudo.
ResponderExcluir