23.4.15

BOZZANO


É a única marca brasileira que cuida dos homens desde 1946. E muitos fizeram literalmente barba, cabelo e bigode sempre com sua presença. Afinal, durante todo esse tempo Bozzano é a marca que cuida dos hábitos e costumes de beleza de gerações de brasileiros. A marca que mais entende de homem, acompanha a evolução de seu consumidor junto com sua vaidade e tradição no cuidado masculino, oferecendo qualidade, modernidade e tecnologia através de uma ampla linha de produtos, desenvolvida para atender a todas as necessidades do homem moderno. 

A história 
Tudo começou em 1946 no tradicional bairro paulista da Vila Mariana quando o farmacêutico Mário Mussio Bozzano, com a ajuda de sua mulher Maria Francisca Bozzano, iniciou as vendas do creme de barbear à domicílio. Já nos anos de 1950, a marca investiu em propaganda, principalmente quando um radialista famoso anunciava o creme de barbear da marca entre um passe aqui e um drible ali durante transmissões de futebol, fazendo o produto se tornar conhecido por um público mais amplo. No início da década de 1960, quando a Bozzano já contava também com loção pós-barba (chamada Água Nova), foi lançada sua primeira propaganda de TV, fazendo com que marca ficasse conhecida em todo território brasileiro. Na década seguinte, o creme de barbear Bozzano se tornou um item de sucesso e conquistou grande espaço no mercado varejista. E a Bozzano soube aproveitar muito bem deste momento para não somente vender mais, como se transformar em uma marca ícone deste segmento.
   

Nos anos de 1980, com o sucesso de seus produtos de barbear, a marca resolveu expandir sua linha de produtos e inovou ao lançar o gel modelador de cabelo no mercado brasileiro. Sempre trazendo novidades para seus consumidores, na década de 1990 a Bozzano aprimorou sua principal linha de produto ao trazer a melhor tecnologia da época para o ato de barbear. Apesar do gel modelador de cabelo, o creme de barbear era disparado o produto mais importante da marca nesta época. Afinal, o creme de barbear Bozzano embalado em uma icônica bisnaga branca e azul e com um característico cheiro forte de menta, cresceu ano a ano distribuindo rostos bem aparados para garotos e marmanjos de todo o Brasil. Tanto que o creme de barbear da marca chegou a responder por 50% de participação de mercado.
   

Só que os homens mudaram seus hábitos de consumo e a marca não poderia ficar parada. Foi obrigada a se modernizar. E a partir do final dos anos de 1990, já sob o comando da americana Revlon (conheça essa outra história aqui), revitalizou sua linha de produtos, inovou nas fórmulas, ousou nas embalagens e atingiu em cheio o público jovem. Com uma linha maior de produtos, que incluía gel, espuma, loções pós-barba e até desodorantes, a Bozzano ganhou ainda mais participação no segmento de cuidados masculino. Entre as novidades da época estava a linha Bozzano Protection, que incluía cremes de barbear em versões gel e espuma, com multivitaminas, loções cicatrizantes e proteção solar. Era a preocupação da marca em cuidar cada vez mais da pele masculina. Além disso, investiu em publicidade ao contratar o boxeador Popó como garoto-propaganda.
   

Durante anos e anos a Bozzano ficou mais restrita a produção de produtos destinados ao barbear, (creme, espuma e loção) com exceção de lâminas, segmento que a marca estreou em 2005 - ainda de forma ainda tímida - com a linha de aparelhos de barbear com duas lâminas, inicialmente importada dos Estados Unidos e embalada no Brasil. Os novos produtos estrearam no mercado com o sugestivo slogan “Aparelhos de barbear Bozzano, deixam a pele lisa, não o bolso”. Ainda em 2005 a marca inovou ao lançar uma linha específica para peles negras, composta de creme e espuma de barbear. Outra novidade foi a adoção das embalagens em tubos plásticos, que substituíram o alumínio, por serem mais flexíveis, práticas e econômicas, permitindo assim 100% de aproveitamento do produto.
   

Pouco depois, em 2007, resolveu apostar no mercado de desodorantes para os pés com o lançamento da nova linha de produtos. Em julho do ano seguinte a empresa Hypermarcas adquiriu por US$ 104 milhões algumas marcas locais da Revlon no mercado brasileiro, entre as quais a tradicional Bozzano. Começava então uma nova fase para a marca brasileira. Primeiro iniciou a ampliação de seu portfólio com o lançamento do Gel-Creme Modelador, produto completo que trazia os benefícios do creme de modelar e o brilho do gel fixador; uma nova e completa linha de aparelhos de barbear, que incluía o Magnum 5+1, com seis lâminas (sendo uma para finalização do barbear), introduzido em 2009; além de géis de barbear em seis variantes, que incluíam as versões pele sensível e barba cerrada. Depois, a Bozzano investiu na contratação do jogador Ronaldo Fenômeno como garoto-propaganda, além de estampar sua marca nas camisas de Corinthians e Flamengo.
   

A ampliação de seu portfólio continuou nos anos seguintes com o lançamento, em 2012, de uma inédita linha de desodorantes antitranspirantes, testados dermatologicamente, que ofereciam 24 horas de proteção contra a transpiração, disponíveis no formato aerossol e em quatro fragrâncias, mais uma variante sem perfume; além da linha de cuidados capilares ganhar novas variantes com o lançamento da cera e cola de modelar. Em 2014 a Bozzano recebeu pesados investimentos. Adotou um novo posicionamento (“Jeito de garoto. Cuidado de homem.”), ganhou novas embalagens (mais jovens e modernas) e contratou o ator Murilo Rosa como novo garoto-propaganda. A nova campanha contou também com ações inusitadas, como por exemplo, o Truck Bozzano, uma barbearia móvel que percorria pontos na cidade de São Paulo.
   

Além disso, toda sua linha de produtos foi relançada com novas fórmulas e algumas novidades. Por exemplo, a linha de barbear apresentou nova fórmula, com a exclusiva tecnologia b-Effect System, que protegia e regenerava a pele evitando irritações além de oferecer mais proteção e hidratação até o próximo barbear. Essa nova tecnologia protegia contra as agressões do barbear de forma a proporcionar um barbear mais rente com menor atrito da lâmina, deixando um aspecto de pele saudável e natural. Já as fragrâncias eram as mesmas para todas as linhas: Refrescante (na cor verde), Hidratação (na cor azul) e Pele Sensível (na cor cinza).
  

Em 2015 a Hypermarcas vendeu por R$ 3.8 bilhões sua divisão de cosméticos para a multinacional de origem francesa Coty (conheça essa outra história aqui), incluindo as marcas Bozzano, Monange, Risqué e Biocolor. Sob novo comando, em 2017 a Bozzano ampliou seu portfólio com os novos antitranspirantes para pele sensível. A marca também relançou todos os seus produtos trazendo novas embalagens e duas novas tecnologias: Comfort Repair (que amolece os pelos e prepara a pele para o barbear, evita os cortes e aumenta o deslize da lâmina, além de estimular a regeneração da pele e hidratar por 24h) e Thermo Control (auxilia no controle térmico das axilas, controlando o suor e o mau odor).
   

Ainda em 2017, aproveitando o lançamento do filme Liga da Justiça e em parceria com a DC Comics (conheça essa outra história aqui), o marketing da Bozzano, que já havia disponibilizado no mercado em 2016 desodorantes inspirados no Batman e no Superman, lançou uma linha em edição limitada com embalagens temáticas, composta por três desodorantes na versão aerossol, comercializada em conjuntos de duplas: Batman e Flash ou Superman e Flash.
   

Pouco depois, em 2021, a Bozzano adotou um novo posicionamento, identidade visual e novas embalagens, modernizando assim sua linha de produtos e evoluindo em conjunto com o homem e a sua relação com a aparência. Esse novo momento foi marcado também pelo lançamento da linha para barba, cabelo e bigode, composta por Shampoo para Barba, Cabelo e Bigode, Balm Hidratante de Barba e Bigode, Creme Modelador de Cabelo e Cera Modeladora de Cabelo. Em 2022 a linha de coloração Biocolor Homem foi renomeada para Biocolor Homem Bozzano e relançada com nova fórmula - com textura em gel - que garante uma cobertura perfeita, sem escorrer, possibilitando tonalizar os cabelos em apenas 5 minutos.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo de sua história, mas sempre manteve a tradicional cor vermelha. Em 2014, seguindo um novo posicionamento de mercado, a Bozzano adotou também uma nova identidade visual, que ganhou nova tipografia de letra, muito mais moderna e jovem, que permitiu focá-la com maior amplitude em diversos nichos do mercado de cosméticos masculinos. O atual logotipo da marca foi lançado em 2021 e apresentou um visual mais moderna e conectado com o homem contemporâneo.
  

Os slogans 
Ser você é sua beleza. (2021) 
Jeito de garoto. Cuidado de homem. (2014) 
Faz parte da sua conquista. (2011) 
Sempre com você. (2010) 
É Bozzano, é bom. (2009) 
A marca do homem. (2001) 
A qualidade que todos conhecem. (1988)
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1946 
● Fundador: Mário Bozzano 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Coty Brasil 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Nicolas Fischer 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 6 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Cuidados pessoais 
● Principais produtos: Cremes e lâminas de barbear, géis fixadores e desodorantes 
● Concorrentes diretos: Gillette, Viking, Nivea, Natura, Bic, Axe, Old Spice, Dove, Rexona e Grecin 
● Slogan: Ser você é sua beleza. 
● Website: www.bozzano.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a Bozzano, marca consolidada no universo da higiene pessoal masculina, atua nos segmentos de pré e pós-barba, modeladores para cabelos e desodorantes, e está fortemente presente em todo território brasileiro. A marca também é comercializada em alguns países da América Latina. A Bozzano é líder de mercado no segmento de gel fixador e creme/espuma de barbear, este último representa 25% do faturamento da marca. Referência de barbear, a marca oferece alta tecnologia e produtos modernos para cada momento deste ritual: Pré Barba (cremes, espumas e géis), Pós Barba (bálsamos e gel pós-barba) e lâminas de barbear (descartável e sistema). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Embalagem Marca), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 


Última atualização em 3/8/2024 

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4 comentários:

  1. Anônimo5:07 PM

    Bozzano é umas das minhas marcas preferidas,uso quase tudo da bozzano,os geis deles são excelentes,anti-transpirantes são bons tbm,aprovo essa marca.

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  2. Anônimo5:02 AM

    Enquanto tem algumas pessoas que dizem que o novo aparelho de barbear da nova Gillette Fusion rende até 15 barbear, que ao qual não usei ainda para saber se é verdade, então queria saber, quantos barbear rende da nova Bozzano Magnum 5, alguém sabe dizer? Dizem que é bom também e que sai mais encontra do que a nova Gillette Fusion.

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  3. Uso Bozano desde os meus quinze anos de idade, não mim esqueço de Bozano,é Bozano.

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  4. Foi meu tio avô que fundou a Bozzano!!Tio Frederico Mário Bozzano!! Minha avó era sua irmã!! Muita saudades dessa época!!

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