8.4.15

SULAMÉRICA


Há mais de um século a SulAmérica acompanha a evolução do Brasil e do mundo transmitindo confiança e solidez aos seus milhões de clientes. Quer seja cuidando da sua vida, dos seus bens e até mesmo do seu futuro, a principal missão da SulAmérica é proporcionar ao seus clientes segurança e tranqüilidade para todas as fases da vida. 

A história
Essa saga tem início exatamente no dia 5 de dezembro de 1895 na cidade do Rio de Janeiro quando Dom Joaquim Sanchez de Larragoiti, um homem de espírito empreendedor e cosmopolita, fundou a Sul América Companhia Nacional de Seguros de Vida. A nova empresa começou a operar no mercado brasileiro lançando diversos produtos inovadores de seguros. Dois anos mais tarde, foi pago o primeiro sinistro à família do Sr. Antônio Augusto Portugal. Também neste ano, foi criada a primeira sucursal no exterior, na cidade de Buenos Aires, na Argentina. Em 1913, com a aquisição da Anglo Sul Americana, Sociedade de Seguros e Resseguros Terrestres e Marítimos (que depois passaria a se chamar SATMA), a empresa começou a atuar também na área de seguros terrestres e marítimos em 11 capitais, adequando-se às transformações industriais e urbanas por que passava o Brasil. Pouco depois, em 1918, a empresa lançou o Seguro de Sócios, Patrões e Empregados, a primeira forma de seguro de vida em grupo do mercado brasileiro.


Em 1920, foi lançada a revista Sul América, transformando-se em um verdadeiro fenômeno editorial. A publicação, inicialmente uma ferramenta de comunicação da empresa com seus segurados, passou a ser procurada por outros públicos pela qualidade de seu conteúdo, com páginas dedicadas à literatura, ciência, ao humor e outros assuntos de interesse geral. Em 1928, estabeleceu um novo conceito de relação com os funcionários ao adotar o pagamento do 13º salário, antes mesmo que tal benefício fosse obrigatório por lei. Em 1929, a empresa aumenta seu portfólio ao oferecer o seguro de automóveis. Outros produtos lançados nesta década foram o Seguro de Acidentes Pessoais e o Sistema de Capitalização. E justamente essa diversificação de atividades que foi determinante para superar as dificuldades impostas pela Grande Depressão que se refletiu também na economia brasileira. Em 1933, consciente de sua responsabilidade social, a empresa doou recursos para a realização de obras de fornecimento de água para a cidade do Rio de Janeiro.


A década de 1940 assistiu a várias inovações por parte da SulAmérica, iniciando-se pela introdução, no país, do ramo de Seguro de Responsabilidade Civil em 1940, e prosseguiu com a ampliação da sua participação social, marcada pela campanha da erradicação da difteria e pela distribuição de lucros aos seus funcionários em 1944. Ainda nessa década, a empresa iniciou investimentos na construção de conjuntos residenciais e moradias populares. A atuação da empresa na década seguinte tem início de forma marcante com a construção do Hospital Larragoiti (1951), posteriormente doado à comunidade (atual Hospital da Lagoa). Nos anos de 1970, a empresa iniciou suas atividades no segmento de Seguro Saúde e, em 1977, firmou parceria com a empresa alemã Gerling Konzern para atuar no ramo de Seguros Industriais. Com a enorme expansão do grupo, foi criada em 1978 a SulAmérica S.A., que passou a ser a holding do grupo financeiro.


A década de 1980 foi marcada pelo aumento da oferta de serviços que teve início com a criação da Sul América Serviços Médicos, seguida, em 1987 pela Sul América Previdência Privada S.A. (Sulaprevi) e, em 1989, pelo Seguro Sul América Saúde, o primeiro de seu gênero no país e o mais completo e flexível do mercado. No mesmo ano foi lançado, também de modo pioneiro, o Serviço de Assistência 24 Horas para veículos, um sucesso seguido por diversas empresas do mercado. A década seguinte foi marcada por novas associações e por lançamentos inovadores, como por exemplo, em 1994 com a criação da BRASILPREV, uma parceria com o Banco do Brasil para comercialização de planos de previdência privada, permitindo assim à SulAmérica utilizar, como canal de vendas, a maior rede bancária do país. Como resultado dessa associação, já no ano seguinte, a empresa assumiu a liderança do mercado brasileiro de seguro saúde. Em 1996, com a fundação da Sul América Gestão de Ativos (atual SulAmérica Investimentos), a empresa passou a atuar na administração de recursos de terceiros, expandindo assim ainda mais seus negócios.


O advento do novo século foi marcado pela parceria da SulAmérica com o grupo financeiro holandês ING GROUP. Esta associação foi resultado da aquisição, por parte da empresa holandesa, da área internacional e de administração de finanças da americana Aetna, assumindo desse modo 49% das ações da Sul América Aetna, uma joint-venture constituída no ano de 1997 com a empresa brasileira para atuar nos segmentos de seguros de saúde, vida e previdência privada. Em 2003 foram lançados dois novos produtos de previdência complementar: o PGBL e o VGBL. Nos anos seguinte a SulAmérica continuou inovando ao lançar novos produtos, como por exemplo, em 2004 com a SulAmérica Previdência Empresa Simplificado, um novo serviço voltado para as micro, pequena e média empresas; em 2005 com o SulAmérica Consórcio, oferecendo planos para aquisição de imóveis, caminhões e automóveis; e com a inauguração em São Paulo do primeiro Centro Automotivo de Super Atendimento, que revolucionou a prestação de serviços no segmento de seguros de automóveis. Para o público jovem, a empresa lançou um plano de previdência: o Educaprevi, criado especialmente para os pais que querem garantir o estudo de seus filhos, onde por meio de contribuições livres, os responsáveis financeiros podem poupar dinheiro suficiente para arcar com o estudo de seus dependentes. Este ano ainda foi marcado pela criação da Universidade Corporativa da SulAmérica (UNIVERSAS), um canal virtual de treinamento focado no aprimoramento de competências profissionais dos funcionários e dos corretores da empresa. O ano de 2013 foi um período de grandes realizações e mudanças relevantes na composição societária. Em fevereiro, a família Larragoiti assumiu 100% da Sulasapar, holding do grupo SulAmérica, adquirindo a parcela do grupo holandês ING.


Rádio como marketing 
No dia 12 de fevereiro de 2007, em parceria com o Grupo Bandeirantes de Comunicação, foi lançada a rádio SulAmérica Trânsito 92,1 FM, que transmite 24 horas por dia, boletins, notícias e dicas sobre o trânsito da capital paulista. A rádio, que utiliza o slogan “Ajudando você a enfrentar o trânsito de São Paulo”, além de se tornar uma importante fonte de informação para a sociedade, é uma ferramenta de marketing eficiente que contribuiu para a consolidação da marca da SulAmérica no maior mercado de seguros do país. A empresa ainda está ligada a uma segunda rádio, SulAmérica Paradiso no Rio de Janeiro (95,7).


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por várias remodelações ao longo dos anos. No final do século 19, sua primeira identidade visual, ilustrada com o mapa da América do Sul, era utilizada em documentos oficiais como apólices e certificados. A imagem remetia a abrangência geográfica das operações de seguros da empresa. Já no início do século 20, o mapa foi substituído pela paisagem da cidade do Rio de Janeiro, sede da empresa até aquele momento. Em 1910, o Pão de Açúcar, já considerado um importante símbolo da capital fluminense, foi adotado como marca. Usado por décadas, o símbolo era acompanhado pelo slogan “Firme como o Pão de Açúcar”, fazendo associação com a solidez da empresa. A partir de 1920, esse logotipo seguiu em paralelo com a imagem do prédio da matriz da empresa, localizado na esquina das ruas Quitanda e Ouvidor, no centro do Rio de Janeiro. Com a expansão das diferentes linhas de negócios, novas companhias foram criadas e, consequentemente, surgiram novas marcas para representá-las: Salic (SulAmérica Companhia Nacional de Seguros de Vida), a Satma (SulAmérica Terrestres, Marítimos e Acidentes) e a Sulacap (SulAmérica Capitalização).


Em 1968 foi criado um novo símbolo para a marca SulAmérica, o qual serviu de base para o desenvolvimento do logotipo. O símbolo do Pão de Açúcar foi estilizado e deu lugar a um triângulo, que representa a união das três empresas: Satma, Salic e Sulacap. Como resultado da associação da SulAmérica com o grupo holandês ING, em 2003, foi apresentado um novo logotipo totalmente remodelado: nova tipografia de letra, novas cores (azul e laranja, esta última predominante na identidade visual da empresa holandesa), a frase “associada ao ING” posicionada abaixo, além do nome da marca escrito junto (somente com as letras S e A em maiúsculas) e com acento em América. Em 2013 a SulAmérica apresentou sua nova identidade visual, que refletia uma nova fase após o fim da associação com o grupo holandês ING. O elemento acima da palavra SulAmérica, que passa a sensação de movimento, traz leveza e dinamismo ao novo logotipo. Da identidade visual anterior permaneceram a horizontalidade e as cores azul, laranja e branco. Estas três cores juntas trazem jovialidade, energia e alegria. E também reforçam a solidez de uma companhia com 120 anos de existência.


A identidade visual da SulAmérica Trânsito 92,1 FM também passou por remodelação, ganhando uma imagem mais moderna para os dias atuais. A tradicional placa de trânsito foi substituída por um pino de geolocalização. O logotipo também seguiu a linha de orientação da nova marca da SulAmérica.


Os slogans 
A vida é imprevisível, e isso é muito bom. (2013) 
Moderna para sempre. (2003) 
Se aborrecer pra quê? (SulAmérica Seguros, 2010) 
Tradição em inovar. (SulAmérica Capitalização) 
Firme como o Pão de Açúcar. (1941)


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 5 de dezembro de 1895 
● Fundador: Dom Joaquim Sanchez de Larragoiti 
● Sede mundial: Rio de Janeiro, Brasil 
● Proprietário da marca: Sul América S.A. 
● Capital aberto: Sim (2007) 
● Chairman: Patrick Antonio Claude de Larragoiti Lucas 
● Presidente: Gabriel Portella 
● Faturamento: R$ 16.9 bilhões (2014) 
● Lucro: R$ 548.7 milhões (2014) 
● Valor de mercado: R$ 4.76 bilhões (abril/2015) 
● Clientes: 7 milhões 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 5.000 
● Segmento: Serviços financeiros 
● Principais produtos: Seguros, previdência privada, capitalização e gestão de ativos 
● Concorrentes diretos: Porto Seguro, Mapfre, Allianz, Zurich, Bradesco Seguros, BB Seguros e Itaú Seguros 
● Slogan: A vida é imprevisível, e isso é muito bom. 
● Website: www.sulamerica.com.br 

A marca no Brasil 
Atualmente a SulAmérica, maior seguradora independente do mercado brasileiro, oferece seguros (saúde, automóvel, vida, riscos, entre outros), previdência privada, capitalização e gestão de ativos para mais de 7 milhões de clientes. A SulAmérica é a terceira maior operadora de saúde do mercado brasileiro, com 2 mais de milhões de segurados, além de 1.65 milhões de veículos segurados, com maior participação de carros de passeio. Com mais de 28.000 corretores, em 2014 a empresa seguradora mais antiga em atividade no país faturou R$ 16.9 bilhões. 

Você sabia? 
Em 2000 a empresa lançou a revista Sul América On-Line, um periódico dirigido a corretores, funcionários, colaboradores e prestadores de serviço, que enfoca o impacto dos avanços tecnológicos, em especial da internet, no dia-a-dia dos profissionais de seguros. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 8/4/2015

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