23.9.15

DICK'S SPORTING GOODS


A DICK’S SPORTING GOODS é uma autêntica rede de loja de artigos esportivos que oferece uma ampla variedade de marcas e equipamentos, vestuário e calçados para a prática de uma infinidade de esportes e atividades ao ar livre. Varas de pesca, calçados para correr, tacos de beisebol, barracas para acampar, equipamentos para futebol, raquetes de tênis, bolas de vôlei, luvas de boxe, bolas de boliche, arco e flecha. Não importa qual o seu esporte, nas enormes lojas da DICK’S SPORTING GOODS você irá encontrar tudo o que precisa para praticar o que você gosta. Afinal, a marca acredita que o esporte tem o poder de mudar vidas. 

A história 
Tudo começou quando Richard T. Stack, um jovem de apenas 18 anos que tinha o apelido de Dick, trabalhava em uma pequena loja de artigos militares na cidade de Binghamton, estado de Nova York. Ávido pescador, Dick passou para o proprietário da loja uma lista de produtos necessários para ingressar no segmento da pesca comercial. Depois que Dick apresentou suas sugestões, o proprietário lhe disse que ele era apenas um garoto e não tinha a mínima ideia do que estava fazendo. Dick chateado foi para a casa de sua avó e disse a ela o que tinha acontecido. A avó lhe perguntou quanto custaria para abrir uma loja neste segmento. Dick disse então que custaria algo em torno de US$ 300. Em seguida, ela foi até o pote de biscoitos onde guardava suas economias, deu a ele US$ 300 e disse: “faça você mesmo”.
  

Dick então usou o dinheiro e sua ética de trabalho incansável para abrir uma pequena loja em Binghamton no ano de 1948. O estabelecimento, batizado de Dick’s Army & Navy, vendia tudo que um pescador precisava, desde roupas até equipamentos, como varas e iscas. Além disso, comercializava equipamentos para acampar e caçar. Foi somente a partir de 1958, quando adotou o nome de DICK’S CLOTHING & SPORTING GOODS, que a loja iniciou a diversificação de sua linha de produtos, abrangendo também outros esportes e atividades ao ar livre, como basquete, beisebol e golfe. Em 1971 uma segunda loja foi inaugurada na pequena cidade de Vestal, também no estado de Nova York. A loja conquistou consumidores fiéis através de um ótimo atendimento, uma grande variedade de produtos e preços competitivos.
   

No final desta década, em 1977, o filho do fundador, Edward Stack, que havia começado a trabalhar na empresa aos 13 anos, comprou de seu pai as duas lojas então existentes. Seu plano era expandir a rede, não somente geograficamente, mas com novos formatos de lojas e torná-la uma empresa com presença nacional. Especificamente a partir da década de 1980 a empresa inaugurou novas lojas em outros estados americanos, especialmente na costa leste do país. E não foi só. As novas unidades eram enormes (conhecidas pelos americanos como Big Box), ofereciam uma infinidade de equipamentos, acessórios, roupas e calçados das mais renomadas marcas para diversas práticas esportivas e atividades ao ar livre. As lojas eram divididas por seções (esportes), bem organizadas, permitiam aos consumidores testarem alguns produtos e com atendimento especializado. Além disso, a empresa iniciou o desenvolvimento de marcas próprias para algumas categorias de produtos.
   

Em 1994 a rede já operava 22 lojas em quatro estados do país (Pensilvânia, Connecticut, Nova York e Massachusetts). O crescimento foi acelerado no ano seguinte com a inauguração simultânea de lojas em importantes mercados americanos. No mês de abril de 1999 a empresa adotou oficialmente o nome de DICK’S SPORTING GOODS. No início do novo milênio e já com faturamento superior a US$ 1 bilhão, a empresa abriu capital na Bolsa de Valores em outubro de 2002, o que acelerou ainda mais sua expansão nacional. Em 2003 já eram 233 lojas em 32 estados americanos.
   

Outra iniciativa foi lançar um programa de fidelidade para os consumidores mais frequentes. Além disso, procurou disponibilizar cada vez mais mercadorias infantis e também expandir o departamento feminino com quase o triplo da quantidade de equipamentos, vestuário e calçados. Com isso, a DICK’S SPORTING GOODS passou a atender toda a família. A empresa também apresentou um novo design para suas lojas, que incluía decorações específicas para cada departamento, música ambiente e televisões que passavam instruções sobre os produtos ou transmitiam importantes eventos esportivos. Nos anos seguintes a empresa continuou ampliando sua oferta de produtos, inaugurando novas lojas, além de lançar uma nova versão de seu comércio eletrônico. O site da DICK’S SPORTING GOODS oferece aos clientes, por exemplo, toda a linha de calçados para golfe FootJoy, uma seleção que seria impossível estocar em uma loja física. O consumidor pode fazer a compra no website da rede e optar pela retirada em uma de suas lojas.
  

Em 2012, quando a empresa inaugurou sua loja de número 500, a rede suspendeu as vendas de armas de assalto como resposta após o trágico tiroteio na Escola Primária Sandy Hook, que causou comoção no país. E após mais um tiroteio, desta vez na Stoneman Douglas High School em fevereiro de 2018, a rede resolveu parar de vender armas de assalto e pentes de alta capacidade e aumentou a idade mínima para comprar armas para 21 anos. Em 2019, investindo cada vez mais em marcas próprias, a rede lançou a linha de roupas DSG, que se tornaria um sucesso. Essa linha se juntou a outras marcas próprias da empresa, que incluem a linha feminina Calia e marca de moda masculina VRST.
  

Nos últimos anos a marca ganhou ainda mais popularidade ao investir pesado no patrocínio e apoio de importantes eventos esportivos e times americanos de diversas modalidades. Um de seus grandes projetos nessa área foi dar o nome do estádio (naming rights) da equipe de futebol Colorado Rapids. O estádio batizado de Dick’s Sporting Goods Park está localizado na cidade de Commerce City, no estado do Colorado. A marca também foi uma das patrocinadoras oficiais do Comitê Olímpico Americano para as Olimpíadas do Rio de Janeiro. Desde 2021, a DICK’S SPORTING GOODS é a parceira de varejo oficial da WNBA (a liga feminina de basquete profissional).
  

Um novo conceito de varejo esportivo 
Em 2021, a rede resolveu criar uma nova experiência no segmento de varejo esportivo. Batizada de DICK’S HOUSE OF SPORT, a primeira loja neste novo conceito foi inaugurada na cidade de Victor, estado de Nova York. A loja, maior do que as principais unidades da rede, vende equipamentos de última geração, explora o futuro do varejo por meio de experiências multiesportivas, utiliza tecnologia avançada para facilitar a conexão com a marca, possui uma ambientação imersiva no mundo dos esportes, além de oferecer um atendimento especializado e apaixonante.
  

A loja conta com um campo de grama ao ar livre de 2.200 m² e pista de corrida, uma parede de escalada (batizada de THE WALL), uma gaiola de rebatidas para testar tacos de beisebol com tecnologia HitTrax™ (THE CAGE), um campo de golfe digital, uma área batizada de “House of Cleats” (do campo de futebol à pista de corrida, oferece as mais inovadoras chuteiras) e uma área de saúde e bem-estar.
   

Oferece também uma completa área de serviços para amaciar luvas de beisebol, amarrar bastões de lacrosse, encordoar raquetes de tênis e construir/consertar/ajustar bicicletas. Além disso, apresenta as melhores marcas de roupas esportivas e para atividades outdoor, uma vasta seleção de calçados, os mais recentes equipamentos para esportes coletivos e equipamentos de última geração para golfe e fitness.
   

Esse novo conceito é mais que uma loja de varejo. É uma experiência. Do beisebol a ioga e da luta livre ao lacrosse, não importa como o consumidor se mantém ativo, a rede quer ajudá-lo a chegar ao topo do seu jogo. A rede não só oferece o melhores equipamentos e vestuários de que o consumidor precisa para dar o seu melhor, mas também cria um espaço interativo onde é possível encontrar inspiração e praticar suas habilidades. Atualmente esse conceito de loja já conta com 12 unidades.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. A primeira grande alteração ocorreu em 1958 quando a empresa assumiu um novo nome, DICK’S CLOTHING & SPORTING GOODS, e apresentou um logotipo totalmente remodelado e na cor vermelha. Em 1994 ocorreu uma remodelação radical: a nova identidade visual era composta por um retângulo horizontal na cor verde-escuro com o nome em letras brancas e um pequeno emblema, substituindo a vírgula entre as palavras “Dick” e “S”. O emblema era uma imagem estilizada de quatro bolas esportivas diferentes em branco, laranja e preto. A última remodelação ocorreu em 1999, quando o logotipo apresentou contornos modernos e fortes e o nome da marca foi alterado para DICK’S SPORTING GOODS. O retângulo verde ganhou um enquadramento grosso em outro tom de verde, enquanto toda a inscrição adquiriu um fino contorno preto e uma delicada sombra escura, que conferiu volume e dinamismo ao logotipo, além de torná-lo mais tridimensional. Recentemente, em 2020, o logotipo foi simplificado, perdendo a moldura e sendo adotado um tom de verde mais escuro no retângulo.
  

Os slogans 
Sports Change Lives. (2023) 
Every Season starts at Dick’s Sporting Goods. (2010)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1948 
● Fundador: Richard “Dick” Stack 
● Sede mundial: Coraopolis, Pensilvânia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Dick Sporting Goods Inc. 
● Capital aberto: Sim (2002) 
● Chairman: Ed Stack 
● CEO: Lauren Hobart  
● Faturamento: US$ 12.37 bilhões (2022) 
● Lucro: US$ 1.04 bilhões (2022) 
● Valor de mercado: US$ 12.7 bilhões (agosto/2023) 
● Lojas: 791 
● Presença global: Não (presente somente nos Estados Unidos) 
● Funcionários: 52.800 
● Segmento: Varejo 
● Principais produtos: Equipamentos, vestuários e calçados esportivos 
● Concorrentes diretos: L.L. Bean, Sportsman’s Warehouse, Foot Locker, Big 5 Sporting Goods, Sportsman’s Guide, Cabela’s e Bass Pro Shops 
● Slogan: Sports Change Lives. 

A marca nos Estados Unidos 
A DICK’S SPORTING GOODS possui mais de 790 lojas em 48 estados americanos, com maciça presença na costa leste do país. Presente em 618 cidades americanas, os estados com mais lojas da rede são Califórnia (57 unidades), Texas (53 unidades), Flórida (51 unidades) e Nova York (51 unidades). Com faturamento de US$ 12.3 bilhões em 2022, a empresa ainda é proprietária da Golf Galaxy, uma varejista especializada na vendas de equipamentos e acessórios para golfe com aproximadamente 100 lojas em mais de 30 estados americanos; e da Field & Stream, que mantém 3 lojas especializadas em pesca, caça e atividades ao ar livre. 


Você sabia? 
A DICK’S SPORTING GOODS compra produtos de 1.200 marcas e empresas diferentes. A maior fornecedora é a Nike (conheça essa outra história aqui). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 


Última atualização em 16/8/2023 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

Nenhum comentário:

Postar um comentário