GOOSE ISLAND é mais que uma cervejaria artesanal. É uma cultura de pessoas que exploram e inovam possibilidades. E cuja missão é liderar o ofício da fabricação criando cervejas artesanais premiadas que definem estilos clássicos e inovadores para capturar o coração, a imaginação e o paladar dos consumidores. Amplamente premiada e pioneira em envelhecimento em barris de carvalho, as cervejas da marca americana respeitam à história e cultura cervejeira, bem como a paixão e inovação no processo de fabricação para criar verdadeiras obras-primas do sabor.
A história
A história começou quando o americano John Hall (foto abaixo), durante suas constantes viagens pela Europa, teve a oportunidade de saborear os mais diversos estilos de cervejas de várias regiões, e pensou: “a América merece cervejas tão boas como estas”. Apesar da fabricação de cervejas crafts (artesanais) ainda não ser amplamente conhecida e difundida na década de 1980, ao retornar da Europa John começou a fabricar cervejas artesanais em sua casa, localizada em Chicago, cidade ideal para a produção, pois apresentava gostos em rápida evolução e um dos maiores sistemas de água doce do planeta. Seguindo seu sonho, ele resolveu inaugurar no dia 13 de maio de 1988 um brewpub (bar que produz a própria cerveja) na Clybourn Avenue, região de Lincoln Park. Ele batizou o local de GOOSE ISLAND, em homenagem a uma ilha próxima a região. O nome da marca está relacionado a uma lenda de que barcos derrubariam grãos próximos a uma ilha localizada em Chicago. Esse alimento atrairia gansos, que usavam a ilha como moradia.
Seu filho, Greg, assumiu o cargo de mestre-cervejeiro. Pai e filho queriam oferecer aos habitantes de Chicago a possibilidade de experimentar estilos de cervejas inglesas e belgas. Tudo acompanhado por deliciosos petiscos. Inicialmente o novo estabelecimento produzia seis tipos de cerveja, entre elas a Goose Island Honkers Ale, uma autêntica English Bitter (que até hoje faz parte da linha regular da marca), inspirada nas visitas do fundador a pubs ingleses, que combinava aroma de lúpulo frutado com um rico meio malte para criar uma cerveja perfeitamente equilibrada.
A pequena cervejaria ganharia destaque nacional em 1992, quando Greg teve a ideia de envelhecer cervejas em barris de Bourbon para comemorar o aniversário do milésimo lote de cerveja da GOOSE ISLAND. O resultado pioneiro foi a Goose Bourbon County Stout, uma cerveja no estilo Imperial Stout bastante aclamada pela crítica na época. O sucesso foi tamanho que as cervejas envelhecidas em barril (por 8 a 12 meses) da GOOSE ISLAND se tornaram um ícone, e a partir de 2004 foram lançadas em pequenos lotes limitados todos os anos. Para envelhecer a mundialmente famosa e forte (com 13,9% de teor alcoólico) Bourbon County Stout, a marca usa predominantemente antigos barris de Heaven Hill. Em média, são barris de 12 anos. O processo de envelhecimento ocorre em um espaço não climatizado, permitindo a exposição ao calor e ao frio extremo do clima de Chicago, que contrai e expande a madeira, ajudando assim a passar o caráter do uísque do barril para a cerveja. Atualmente a Bourbon County Stout da GOOSE ISLAND tem um papel estratégico na geração de expectativa do público mais aficionado por cervejas artesanais, gerando diversas campanhas de marketing para destacar a sua chegada sazonal ao mercado, sempre no mês de novembro.
As cervejas de seu brewpub se tornaram tão popular, que para atender a alta demanda, em 1995, John decidiu abrir uma cervejaria maior com sistema de envase em garrafa, o que ajudaria no crescimento da marca GOOSE ISLAND no centro-oeste americano. Em pouco tempo a cervejaria virou referência em Chicago e naturalmente foi conquistando cervejeiros em outros estados americanos. Um segundo brewpub foi inaugurado em Wrigleyville no ano de 1999, localizado a uma quadra ao sul do icônico Wrigley Field, estádio do time de beisebol do Chicago Cubs. Nos anos seguintes a GOOSE ISLAND ampliou sua portfólio com diversas receitas de cervejas, além do lançamento de rótulos sazonais e edições limitadas. Era o surgimento de clássicos da marca como a Goose IPA (2000), cerveja com alto amargor e sabor frutado que utiliza um mix de lúpulos americanos e tradicionais lúpulos ingleses, além de malte Backbone, e cujo método dry hopping realça ainda mais o sabor do lúpulo; a Matilda (2005), inspirada em grandes cervejas trapistas, no estilo complexo Belgian Ale, fermentada com leveduras Brettanomyces selvagens, com aromas de frutas secas e de cravo e um sabor picante de levedura; e a Goose 312 Urban Wheat (2006), cerveja de trigo imensamente refrescante com aroma picante de lúpulo Cascade, seguido por um sabor frutado entregue em um corpo suave e cremoso.
A partir de 2006 as cervejas da marca começaram a ser distribuídas no Reino Unido. No ano de 2007 a GOOSE ISLAND decidiu ampliar o programa de cervejas envelhecidas no barril. Mas desta vez os mestres-cervejeiros utilizaram barris de vinho. A variedade de barris de vinho utilizada resultou em algumas das cervejas mais exclusivas da marca, incluindo a premiada Sofie (uma Belgian Farmhouse Ale com 20% de sua receita refermentada com raspas de laranja em barris de vinho), Juliet, Lolita, Madame Rose, Gillian e Halia. Em novembro de 2008 a GOOSE ISLAND voltou a ser notícia quando um pequeno lote da cerveja Bourbon County Stout tornou-se disponível pela primeira vez em estados do oeste americano. Outro sucesso da marca, Goose Green Line, foi lançado em 2010 como uma cerveja american pale com forte cor de mel, um aroma de lúpulo americano pronunciado e brilhante e sabor cítrico.
O enorme sucesso da GOOSE ISLAND, que vendia suas cervejas em 22 estados americanos e exportava para Inglaterra, Canadá e partes da Escandinávia, chamou a atenção do gigante cervejeiro AB InBev, que adquiriu a cervejaria de Chicago em março de 2011 por US$ 38.8 milhões. Com essa aquisição a GOOSE ISLAND BEER COMPANY passou a ter acesso a uma quantidade invejável de recursos técnicos e físicos, consultoria e uso de recursos das outras plantas, como laboratórios que permitiram um melhor controle de qualidade das cervejas ali produzidas, a uma enorme rede de distribuição e acesso sólido a grandes mercados mundiais. Para se ter a importância dessa aquisição, um ano depois as cervejas da GOOSE ISLAND já estavam sendo produzidas nas cervejarias da Anheuser-Busch localizadas em Fort Collins (Colorado) e Baldwinsville (Nova York), para distribuição nacional.
Em 2015 as cervejas da cultuada GOOSE ISLAND começaram a serem vendidas no Brasil. Com o inconfundível ganso branco impresso nas garrafas, a marca desembarcou em terras tupiniquins com dois rótulos: IPA e Honkers Ale. Nos anos seguintes, como parte de seu plano de expansão internacional, a marca inaugurou unidades da GOOSE ISLAND BREWHOUSE (bares que produzem a própria cerveja) em cidades como Londres, São Paulo e Xangai. Entre os mais recentes lançamentos da marca estão a Goose Midway IPA, a nova Session IPA da marca (leve e refrescante), um dos estilos de cervejas que mais cresce no mundo e a primeira inovação da GOOSE ISLAND produzida fora dos Estados Unidos, sendo desenvolvida especialmente para outros mercados; e a Goose So-Lo, uma IPA de baixa caloria.
Atualmente a GOOSE ISLAND tem um posicionamento claro: liderar o movimento de cervejas artesanais criando produtos premiados que definem estilos clássicos e inovadores. E mesmo depois de mais de 30 anos, a marca americana, cultuada por 10 entre 10 apreciadores de cerveja, ainda carrega seu lema principal: “Não precisamos ser a única cerveja que você bebe. Nós só queremos ser a melhor cerveja que você bebe” (em inglês “We don’t need to be the only beer you drink. We just want to be the best beer you drink”).
As micro-cervejarias do ganso
A marca utiliza como forte ferramenta de marketing e branding a GOOSE ISLAND BREWHOUSE, bares onde as cervejas são produzidas e consumidas. Hoje em dia são 9 nove unidades localizadas nas cidades de Chicago, Filadélfia, Toronto, São Paulo, Londres, Seul, Xangai e Monterrey. A unidade brasileira foi inaugurada no final de 2016 em São Paulo. Localizada no bairro de Pinheiros, oferece a experiência de provar novos rótulos cervejeiros e diferentes sabores gastronômicos. Nos grandes tanques de inox, que podem ser vistos ao fundo logo que se entra no bar, são produzidos até 15.000 litros de cerveja por mês. Tudo para ser consumido na própria casa, através de uma das 30 torneiras (em forma de cabeças de ganso) distribuídas entre os dois andares, que oferecem mais de 10 tipos de chopes, didaticamente listados no cardápio. No local a ideia, de acordo com o mestre-cervejeiro, é sempre produzir novas receitas. Ou seja, acabou o lote, ele vai repensar os sabores e criar algo novo, sempre com atenção à sazonalidade. A primeira receita brasileira sob a tutela da marca americana foi a Goose Brasil, uma american wheat ale, muito fresca e aromática.
O espaço ainda conta com um “barrel room”, uma espécie de adega com 20 barris de carvalho trazidos de Salinas (MG) que serão utilizados para futuros experimentos. Outro ponto alto da casa, além das cervejas, é o enorme terraço no andar de cima, ou “biergarten” já batizado em português, como o jardim da cerveja. O ambiente é totalmente aberto, com vista panorâmica para as praças do Largo da Batata e com um componente extra no fim do dia: o por do sol que pode ser admirado dali, acompanhado por um chope ou um dos pratos do extenso cardápio com pegada americana. O local também tem uma lojinha de souvenires, para quem quiser levar para casa copos, bonés ou camisetas impressas com o ganso da marca, além é claro, das cervejas da marca, incluindo rótulos especiais e sazonais.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos, adquirindo uma grafia mais moderna e atraente, mas sempre manteve o ganso branco como símbolo principal. A mais recente modernização de seu logotipo ocorreu em 2014.
Os slogans
Think Big About Beer. (2018)
Here’s To What’s Next. (2013)
Drink local. (2002)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 13 de maio de 1988
● Fundador: John Hall
● Sede mundial: Chicago, Illinois, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Goose Island Beer Company
● Capital aberto: Não (subsidiária da Anheuser-Busch InBev SA/NV)
● CEO: Carlos Brito
● Presidente: Todd Ahsmann
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 30 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Cervejarias
● Principais produtos: Cervejas artesanais e chopes
● Concorrentes diretos: Sam Adams, Lagunitas, Blue Moon, Leinenkugel, New Belgium, Dogfish Head, Bell’s, Harpoon, Founders e Sierra Nevada
● Ícones: O ganso branco
● Slogan: Think Big About Beer.
● Website: www.gooseislandsp.com
A marca no mundo
A GOOSE ISLAND BEER oferece mais de 45 tipos de cervejas artesanais (incluindo a linha regular, especiais, edições limitadas e sazonais), está presente em mais de 35 países ao redor do mundo, com forte presença nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, e possui ainda 9 bares/micro-cervejarias (chamados de Brewhouse). A GOOSE ISLAND BEER COMPANY cultiva mais de 50 diferentes tipos de lúpulos na fazenda Elk Mountain Farms no norte do estado de Idaho. Atualmente a GOOSE ISLAND faz parte do vasto portfólio da AB InBev, sendo reconhecidamente uma das melhores marcas de cerveja do mundo.
Você sabia?
● Desde 1989 as cervejas da GOOSE ISLAND ganharam mais de 110 medalhas no Great American Beer Festival, na Copa do Mundo de Cerveja e em outras competições internacionais.
● A origem da cerveja IPA - sigla de “India Pale Ale” - veio da época que a Índia era colonizada pela Inglaterra. Os ingleses estavam em busca de um método para aumentar a conservação das cervejas durante as viagens de navio para a sua colônia. Para ajudar a suportar a longa viagem desde a Inglaterra, sujeita a variações de temperatura e muito chacoalhar, a bebida era produzida com bastante lúpulo, o que lhe conferia sabor fortemente frutado e maior teor alcoólico. E assim foi criada a cerveja IPA, carregadas de lúpulo e, por isso, bem amargas.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Inc.com, Veja, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Estadão, Folha e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 20/7/2020
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