8.8.20

REDOXON®


Redoxon® é o seu aliado para encarar a importantíssima tarefa de manter as defesas naturais do corpo em dia. Poluição, ambientes lotados e mudanças climáticas fazem parte do seu cotidiano, não é? O sistema imunológico sabe muito bem disso e faz o possível para defender o seu corpo. Dê uma forcinha a ele nessa tarefa: escolha Redoxon®. Afinal, há mais de 80 anos Redoxon® ajuda a manter o sistema imunológico - o protetor natural do seu corpo - em sua melhor forma. 

A história 
A vitamina C foi descoberta em 1912, isolada em 1928 e fabricada 1934. Foi desenvolvida por uma equipe chefiada pelo químico polonês Tadeusz Reichstein, que descobriu um método de síntese de 30-40 gramas de vitamina C a partir de 100 gramas de glicose. O método utilizava uma etapa intermediária de criação de sorbose por meio de um engenhoso processo de fermentação descoberto por um pesquisador francês, chamado Gabriel Bertrand. O método consistia em atrair moscas de frutas para uma mistura de vinho, vinagre, caldo de fermento e sorbitol, como terreno fértil para bactérias capazes de sintetizar a sorbose. Depois de alguns dias, era possível criar 50g de sorbose e, então, sintetizar o ácido ascórbico (a popular vitamina C). Apesar dos problemas potenciais de usar uma cepa natural de bactéria para o processo de fermentação, esse método se provou superior em custo e rendimento a um processo rival desenvolvido por Albert Szent-Györgyi, que isolou a vitamina C do capsicum (pimentas).


Após a venda da patente do processo de Reichstein para a Hoffmann-La Roche, farmacêutica suíça fundada em 1896, ele se tornaria a base da produção em grande escala de vitamina C. Finalmente em 1934 a empresa suíça lançou no mercado o Redoxon®, nome comercial do primeiro ácido ascórbico sintetizado artificialmente (vitamina C) e primeiro a ser fabricado em massa na história. Inicialmente Redoxon® foi comercializado visando pessoas com deficiência de vitamina C. Rapidamente o suplemento vitamínico foi introduzido em vários países europeus, nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 1936. Nos anos seguintes Redoxon® foi lançado em novos mercados, como por exemplo, no argentino em 1950, e se posicionou como um especialista em sistema imunológico, ajudando milhões de pessoas a ser prevenir ou combater os sintomas de gripes e resfriados.


Em 2004 a alemã Bayer comprou a divisão de medicamentos sem prescrição da farmacêutica Roche por €2.38 bilhões, que incluía marcas como Redoxon®, Bepanthen, Supradyn e Berocca. Sob a gestão da empresa alemã a marca Redoxon® foi introduzida em novos mercados e ganhou reforço de marketing e comunicação onde o produto era líder ou tinha forte presença. Mas a Bayer enxergou na força da marca Redoxon® uma enorme oportunidade para ampliar sua participação no segmento de suplementos vitamínicos, além da vitamina C. Com isso foi lançado em 2008 o Redoxon® Double Protection, um suplemento vitamínico que unia 1.000 miligramas de vitamina C e 10 miligramas de zinco em um comprimido efervescente. Misturado ao tradicional ácido ascórbico, o zinco potencializa as ações da vitamina C, que ajuda a cicatrização da pele e é essencial para o adequado funcionamento do sistema imunológico.


Além disso, em 2013, a marca ingressou no segmento infantil de suplementos vitamínicos com o lançamento do Redoxitos®, que complementa as quantidades diárias de vitamina C, no divertido formato de gominhas mastigáveis, para facilitar a aceitação das crianças entre 4 e 10 anos, nos sabores de frutas como laranja, morango, uva, além da versão de frutas tropicais. Em 2016 a marca lançou no mercado um novo produto: Redoxon® Triple Action, que unia o poder da vitamina C e Zinco, reforçado com a vitamina D, e cuja fórmula avançada oferecia tripla ação no fortalecimento da imunidade contra vírus e infecções. Esse produto também é oferecido na versão goma mastigável no sabor laranja (RedoxMax®).


Além disso, a Bayer lançou a versão Redoxitos®+, suplemento vitamínico infantil à base de vitaminas C, D e zinco, com tripla suplementação e um mix de sabores que inclui laranja, morango e papaia. A marca ainda oferece, em alguns mercados, o Calcium +D Redoxon® (vitamina C, vitamina B6, cálcio e vitamina D), que ajuda a fortalecer o sistema imunológico do corpo e manter os ossos fortes; e mais recentemente, o Redoxon® BOOST & GO, versão em pequenas pastilhas refrescantes e saborosas que derretem na boca. Se no Brasil Redoxon® oferece tabletes efervescentes nos sabores lima-limão e laranja, em outros mercados é possível encontrar sabores como tangerina, morango e até uva.


Atualmente Redoxon®, que oferece uma gama de produtos inovadores contendo ingredientes eficazes e de alta resistência para apoiar e manter as defesas naturais do corpo, é indicado como suplemento vitamínico para auxiliar no sistema imunológico; pós-cirúrgico e cicatrizante; doenças crônicas e convalescença; dietas restritivas e inadequadas; anemias carenciais; e como suplemento vitamínico para os idosos. Juntamente com uma dieta saudável, rica em frutas e vegetais, e estilo de vida ativo, tomar suplementos adicionais de vitamina C, como Redoxon®, é benéfico para a reparação e regeneração de tecidos, combate a resfriados, aumenta a imunidade e neutraliza os efeitos dos nitratos encontrados nos alimentos embalados. E como especialista em imunidade, Redoxon® se esforça continuamente para oferecer inovação de ponta.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por diversas remodelações ao longo dos anos. Os primeiros logotipos da marca eram vermelhos e carregavam o nome ou o tradicional escudo da Roche. Depois, por décadas, a marca adotou a cor laranja e tipografias de letras diferentes.


Há alguns anos atrás a marca Redoxon® remodelou completamente sua identidade visual, que ganhou cores (vermelho, amarelo e laranja), nova tipografia de letra e um símbolo do lado direito do nome. Mais recentemente esse logotipo passou por uma remodelação: o símbolo ganhou novo design (agora com uma seta, que pode ser apontada para cima ou para abaixo) e foi posicionado do lado esquerdo do nome, além de uma nova tipografia de letra (mais afinada) e efeitos 3D.


Os slogans 
Redoxon®. Feel the protection. 
Because your world counts on you. 
Boost Your Immunity. 
Redoxon® Zinco, defensor da saúde. (2010)
Só Redoxon® tem qualidade Bayer. 
Ninguém entende mais de vitamina C. 
A Vitamina C da Roche. (década de 1990) 
Diversão que ajuda a proteger seu filho. (Redoxitos®) 
Salud todo los días. (espanhol)


Dados corporativos 
● Origem: Suíça 
● Lançamento: 1934 
● Criador: Hoffman-La Roche 
● Sede mundial: Leverkusen, Alemanha 
● Proprietário da marca: Bayer AG 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Werner Baumann 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 50 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Indústria farmacêutica 
● Principais produtos: Suplementos vitamínicos 
● Concorrentes diretos: Centrum, Cebion, Energil C, Cecon, Celin, Cewin e Bio-C 
● Slogan: Redoxon®. Feel the protection. 
● Website: www.redoxon.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente de propriedade da alemã Bayer, Redoxon® oferece uma gama de produtos inovadores contendo ingredientes de alta resistência para ajudar a apoiar e manter as defesas naturais do seu corpo. Os produtos, que incluem uma combinação de vitaminas (C, A, D, B6, B12 e ácido fólico) e minerais (zinco, ferro, cobre, selênio), são comercializados em mais de 50 países ao redor do mundo, com forte presença no Reino Unido (onde é líder em seu segmento), América Latina (especialmente Brasil, México e Argentina) e Ásia (Índia, China, Indonésia, Tailândia, Malásia e Cingapura). 

Você sabia? 
Os comprimidos Redoxon® atuais são preparados a partir de ácido ascórbico e de bicarbonato de sódio. Quando adicionadas à água essas substâncias reagem para produzir ascorbato de sódio, água e dióxido de carbono, produzindo assim uma efervescência. 
No Brasil ainda está disponível a versão Redoxon® Gotas, indicado como suplemento vitamínico para recém-nascidos, lactentes e crianças em fase de crescimento. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Forbes, BusinessWeek, Embalagem Marca e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 8/8/2020

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