6.11.21

AUSSIE


A missão da marca AUSSIE é acreditar que ter um cabelo maravilhoso não deve exigir um trabalho árduo. Para tanto, a marca propõe desenvolver uma completa linha de produtos, que atendam às necessidades de todos os tipos de cabelos e ajudem milhões de mulheres ao redor do mundo, que tem a AUSSIE como uma das queridinhas, a sentir-se melhor a cada dia. 

A história 
Tudo começou com o empreendedor americano Tom Redmond, que possuía mais de 20 anos de experiência como vendedor na indústria de cosméticos profissionais para salões de beleza. Em uma visita à Austrália, Tom descobriu uma série de ingredientes nativos que a rica natureza do país oferecia, e os quais poderiam ser utilizados em produtos para tratamento capilar. Nessa viagem, ele conheceu um químico da cidade de Brisbane que lhe deu um pequeno frasco de uma pasta marrom, nada mais que uma mistura de ervas medicinais, populares entre os aborígines, e que poderia ser um bom condicionador de cabelos. Ao retornar para os Estados Unidos ele fundou a empresa Redmond Products em Minnesota e após nove meses de pesquisas e testes resolveu criar a marca AUSSIE, que foi lançada no mercado americano em 1979. O primeiro produto da marca, batizado na época de Australian 3 Minute Miracle (mais tarde conhecido como Aussie 3 Minute Miracle, e que seria responsável pelo sucesso e popularidade da marca nos anos seguintes), era um condicionador intensivo (a partir de frutas e ingredientes silvestres) que prometia a façanha de um condicionamento intensivo e hidratação em apenas três minutos.
  

Utilizando sua grande experiência de vendedor no setor, Tom conseguiu convencer os salões de beleza a revender o tal condicionador milagroso aos seus clientes. Mas o preço era alto: US$ 9 por um frasco de 8 onças (aproximadamente 237 ml). Para superar a relutância das clientes em desembolsar tanto por um produto desconhecido, Redmond criou uma espécie de um pequeno sachê como amostra, vendidos por 99 centavos de dólar. A estratégia de amostragem atraiu compradores recorrentes. Com isso, ele rapidamente começou a vender o produto em frascos de 8 e 16 onças. Já os proprietários dos salões de beleza, satisfeitos com a rápida rotatividade do produto no ponto de venda, abriram cada vez espaço para o novo condicionador.
  

Em 1982, a marca lançou seu segundo produto: AUSSIE MEGA SHAMPOO, um xampu que utilizava como ingrediente principal em sua formulação o mamão. Outro grande sucesso da AUSSIE, que fez suas vendas naquele ano dispararem para US$ 3.5 milhões. Limitado por um orçamento de publicidade de apenas US$ 70.000, Redmond precisava obter o máximo de rendimento e atenção dos consumidores para cada dólar investido na comunicação. Ele então contratou um fotógrafo para tirar uma foto dos 13 membros da família Redmond vestidos com roupões de banho brancos. Usando-a para definir a imagem da marca, ele investiu a maior parte de seu orçamento publicitário em anúncios na revista People (conheça essa outra história aqui). Em dois anos, o conhecimento da marca AUSSIE subiu de praticamente nada para 30%. Nos anos seguintes, a marca ampliou sua linha de produtos que utilizavam ingredientes naturais e tipicamente australianos, como por exemplo, folhas de goma azul, pinha, Quandong, bálsamo de hortelã, casca de cereja selvagem e óleo de semente de jojoba. E chegou até a criar o AUSSIE HAIR SALAD (que utilizava frutas e vegetais para dar corpo a cabelos finos).
    

Em 1993, a AUSSIE já oferecia uma linha com 20 produtos, e apesar dos frascos “decorados” com o logotipo de um canguru vermelho (naquela época era essa a cor do simpático animal) e a utilização de ingredientes naturais em sua formulação, se tornarem cada vez mais populares entre as consumidoras americanas, as vendas estavam estagnadas. Tom então contratou um executivo para reorganizar a empresa. Com isso, a AUSSIE que já vendia seus produtos no varejo, adotou uma melhor distribuição da sua linha em grandes redes como Walmart (saiba mais aqui) e Walgreens (conheça a história dessa rede de drogarias aqui). Além disso, a marca aumentou o orçamento de publicidade para US$ 12 milhões. O resultado: em 1996, com participação de mercado em alta a marca registrou um recorde em vendas, atingindo US$ 120 milhões. Nessa época, a AUSSIE começava a desafiar marcas de empresas poderosas como Unilever (conheça essa história aqui) e Procter & Gamble, nas prateleiras de grandes redes de drogarias com seus xampus, condicionadores e itens auxiliadores de penteado.
   

O crescimento e popularidade da AUSSIE começaram a chamar a atenção e despertar o interesse de grandes empresas do setor, o que culminou com a sua compra pela poderosa P&G (saiba mais aqui) no ano de 2003. Utilizando a estrutura desse gigante americano no segmento de bens de consumo, o boom internacional da AUSSIE teve início quando seus produtos começaram a ter uma distribuição mais ampla e a linha foi ampliada para atender às necessidades de todos os tipos de cabelos, com o desenvolvimento de produtos específicos para os secos, quimicamente tratados e normais. Eram kits completos que auxiliavam nos cuidados com os fios. Após conquistar o enorme mercado britânico (o Aussie 3 Minute Miracle é o tratamento capilar número um do Reino Unido), a partir de 2009 a AUSSIE começou a desembarcar em outros países da Europa, e até mesmo cruzou as fronteiras do continente sendo lançada em Israel e Hong Kong. No ano de 2014, em pareceria com o canal Nickelodeon (conheça essa história aqui), a marca lançou no mercado americano sua primeira linha de xampus e condicionadores infantis, conhecida como AUSSIE KIDS.
  

A P&G identificou um fenômeno da AUSSIE no Brasil: a marca era a queridinha e uma das mais compradas pelas brasileiras no exterior. Por isso, em 2015, a empresa resolveu lançar oficialmente a marca AUSSIE no mercado brasileiro. Com isso, a popular linha de tratamento para cabelos da marca passou a ser vendida em diversos pontos de venda do país (supermercados, drogarias e farmácias) sob o slogan “A vida não é só cabelo, mas é um bom começo”. Dentre os itens que os consumidores podiam encontrar, estavam xampus, condicionadores e a famosa linha de tratamento intensivo “3 Minute Miracle” - todas da linha Moist, de ultra hidratação. A partir de 2018, a AUSSIE resolveu investir no segmento de cabelos cacheados com o lançamento de diversos produtos que se tornaram um sucesso.
  

Atualmente a marca oferece uma completa linha de produtos para cabelos lisos, ondulados e cacheados. Entre seus produtos mais populares estão: Aussie Miraculously Smooth (um dos xampus mais indicados pelos profissionais da área para combater o ressecamento e trazer ainda mais brilho aos fios por meio de uma hidratação intensiva à base de matérias-primas naturais, como a Jojoba australiana e o Jasmim), o Condicionador Aussie Miraculously Smooth (que além de domar os fios, evita o ressecamento, deixando-os macios e leves), a Máscara Aussie Moist (à base de aloe vera, algas do mar australiano e óleo de semente de Jojoba, promove uma hidratação intensiva dos cabelos e, por isso, é indicado para os fios muito danificados), Aussie 3 Minute Miracle Moist (promete, em três minutos, uma hidratação três vezes mais potente do que os demais produtos da linha), Aussie 3 Minute Miracle Smooth (promete nutrição capilar e controle de frizz), Aussie 3 Minute Miracle Strong (torna os cabelos longos mais fortes, impedindo que eles se quebrem facilmente e percam a força), Aussie 3 Minute Miracle Color (promete prevenir desbotamento em cabelos coloridos) e Aussie 3 Minute Miracle Shine (com extratos de Ginseng australiano e pó de pérola em sua formulação, promete cabelos com brilho intenso por 24 horas).
   

A marca AUSSIE tem uma linha de comunicação divertida e que sabe bem conversar com seu público, em grande maioria jovem. Um exemplo dessa linguagem de cunho jovial são as informações contidas nos rótulos de seus produtos, que possuem uma comunicação criativa, bem divertida e descontraída. Serve de exemplo a mudança na ortografia de algumas palavras, como o acréscimo de cinco letras repetidas na palavra inglesa “deep”, obtendo-se “deeeeep”, para enfatizar a eficiência do tratamento que o condicionador da marca promete.
  

Para cuidar dos cabelos de milhões de mulheres e também da natureza, a marca AUSSIE não utiliza parabenos em seus produtos, é vegana e suas embalagens são recicláveis. Além disso, AUSSIE ostenta o selo Cruelty-Free da PETA para todas as suas fórmulas, pois não faz testes em animais.
  

A evolução visual 
Apesar de muitos pensarem que a marca é australiana, pelo nome ou por utilizar um canguru como símbolo em sua identidade visual, AUSSIE surgiu nos Estados Unidos. E o canguru (um dos símbolos da Austrália) em seu logotipo é devido a alguns ingredientes utilizados em seus produtos serem de origem australiana. E esse logotipo, que desde o início ostentou esse animal como símbolo central, passou por remodelações ao longo dos anos. A marca possui identidades visuais distintas para a Europa e Estados Unidos, mas que mantém o canguru como símbolo central.
  

Na Europa, não apenas a identidade visual é distinta, mas também as embalagens dos produtos têm design bem diferente (imagem abaixo) às utilizadas no mercado americano, com menos predominância da cor roxa (tão associada à marca).
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1979 
● Fundador: Tom Redmond 
● Sede mundial: Cincinnati, Ohio, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: The Procter & Gamble Company 
● Capital aberto: Não 
● CEO: David Taylor 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 15 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Cuidados pessoais
● Principais produtos: Xampus, condicionadores e itens para hidratação
● Concorrentes diretos: Dove, Nivea, Seda/Sunsilk, Garnier, Neutrogena, Schwarzkopf, Elseve e Pantene
● Ícones: O canguru e a cor roxa 
● Slogan: Add some Roo to Your Do! 
● Website: www.aussie.com 

A marca no mundo 
Atualmente a AUSSIE comercializa sua completa linha de produtos para cuidados com cabelos (xampus, condicionadores, géis, sprays, cremes e finalizadores) em mais de 15 países ao redor do mundo, incluindo Estados Unidos, China, França, Bélgica, Israel, Holanda, Noruega, Reino Unido e, mais recentemente, Brasil. A marca atinge um grande número de consumidores, pois oferece produtos para crianças, mulheres e homens. Os maiores mercados da marca são Estados Unidos e Reino Unido. 

Você sabia? 
Apesar da AUSSIE estar ligada a Austrália (pelo nome e alguns ingredientes de seus produtos), a marca não é vendida no país desde a década de 1990. 
A AUSSIE ainda oferece produtos específicos para cabelos loiros, descoloridos e tingidos, que permitem que a cor fixe por mais tempo sem a necessidade do retoque na tintura.
Aussie ou Ozzie é uma gíria australiana para descrever os próprios australianos. O termo se assemelha à palavra “brazuca”, usada pelos brasileiros para referirem-se a eles próprios. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Embalagem Marca e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 5/11/2021 

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